11 coisas para fazer em Washington DC em novembro

novembro é um dos meses mais interessantes para visitar Washington DC. A temperatura é ideal para passear pela cidade, que se prepara para uma das celebrações mais tradicionalmente americanas: o Dia de Ação de Graças.

Nicolas Reffray

Nicolas Reffray

leitura de 8 minutos

11 coisas para fazer em Washington DC em novembro

Dr. King em Washington | ©John Brighenti

Durante o mês de novembro, há muitas coisas para ver e fazer em Washington DC. Os seus parques e espaços verdes ainda conservam o encanto avermelhado do outono, o que faz com que seja um prazer explorar a cidade a pé. Este mês, o espírito da Black Friday está a levar toda a gente à loucura e, para além do Dia de Ação de Graças, há vários eventos e festivais na cidade que não pode perder. Fique comigo, pois vou contar-lhe as 10 melhores coisas para fazer em DC neste mês de novembro. Aqui vamos nós!

1. Celebrar o tradicional Dia de Ação de Graças

Dia de Ação de Graças| ©Tima Miroshnichenko
Dia de Ação de Graças| ©Tima Miroshnichenko

O tradicional Dia de Ação de Graças é, sem dúvida, um dos feriados favoritos dos americanos, onde todos agradecem pelo que têm.

Tradicionalmente, o Dia de Ação de Graças tem lugar na última quinta-feira de novembro, mas a cidade começa a preparar-se para a celebração algumas semanas antes. É uma altura muito especial para estar nos Estados Unidos.

Embora seja tradicionalmente um feriado familiar (não espere encontrar muitas lojas e restaurantes abertos no Dia de Ação de Graças), algumas cidades têm grandes desfiles. Em Washington, pode assistir ao Montgomery County Thanksgiving Parade, um desfile colorido realizado uma semana antes do Dia de Ação de Graças.

2. Enlouqueça na Black Friday em Georgetown

Desfrute de um passeio pelo encantador bairro de Georgetown.| ©Sonara Arnav
Desfrute de um passeio pelo encantador bairro de Georgetown.| ©Sonara Arnav

Na sexta-feira a seguir ao Dia de Ação de Graças, chega um dos novos "clássicos" americanos que tomou o mundo de assalto. Claro que estou a falar da Black Friday ou, se preferir, da Sexta-Feira Negra, o dia em que os preços de quase tudo são mínimos e não há ninguém que não se agarre à oportunidade de deitar a mão a qualquer coisa.

Um dos locais onde pode encontrar um bom número de lojas é Georgetown. Aqui, para além de grandes pechinchas, pode desfrutar de um passeio por um dos bairros mais tradicionais de DC.

Classificado como National Historic Landmark, Georgetown é um local encantador com a sua arquitetura georgiana e aspeto pitoresco. Se quiser saber um pouco mais sobre esta joia do rio Potomac, faça uma das excursões de Georgetown, que lhe darão uma visão interessante da sua história, ou reserve uma excursão gastronómica de Georgetown. Delicioso!

Reserve uma excursão gastronómica em Georgetown

3. Veja os Washington Wizards ao vivo!

Washington Wizards|©m01229
Washington Wizards|©m01229

Se és fã de basquetebol, vais querer ver os Washington Wizards jogar na Capital One Arena, um pavilhão desportivo com capacidade para 20.000 pessoas, onde os Wizards jogam os seus jogos em casa.

A época começa praticamente em novembro (começa em meados de novembro), por isso, com este grande plano, vais ter uma experiência inesquecível e sentir a adrenalina a subir.

No entanto, recomendo que reserves os teus bilhetes para veres os Washington Wizards o mais cedo possível, porque eles voam e o preço aumenta à medida que a data do jogo se aproxima. Não deixes passar esta oportunidade!

Reservar bilhetes para ver os Washington Wizards

4. Visite os Museus Smithsonian sem as multidões

Museu de Ciências Naturais Smithsonian| ©Umesh Kumbar Bande
Museu de Ciências Naturais Smithsonian| ©Umesh Kumbar Bande

novembro é uma óptima altura para visitar DC, até porque não encontrará muitas multidões nas atracções da cidade. Poderá desfrutar ao máximo das atracções turísticas, restaurantes, bares e cafés. A temperatura também é ótima.

Um dos pontos turísticos imperdíveis são os Museus Smithsonian, em Washington DC. Se já os conhece, siga o meu conselho e tente visitá-los em novembro. Verá que, como não há tanta gente, desfrutará como se fosse uma visita privada. E se nunca lá esteve, reserve uma visita guiada ao Museu Nacional Smithsonian para não perder nenhuma destas jóias da cidade.

Reservar uma visita guiada ao Museu Nacional Smithsonian

5. Participe da Parada dos Heróis no Dia dos Veteranos

Dia dos Veteranos| ©SETH PERLMAN
Dia dos Veteranos| ©SETH PERLMAN

O dia 11 de novembro é o Dia dos Veteranos nos Estados Unidos. Com eventos, desfiles, música ao vivo e homenagens em diferentes pontos da cidade, as pessoas saúdam aqueles que serviram o seu país nos vários conflitos em que os Estados Unidos estiveram envolvidos.

É uma óptima oportunidade para participar numa das cerimónias mais comoventes de Washington. O Desfile dos Heróis começa nos degraus do Lincoln Memorial.

No Cemitério Militar de Arlington, pode visitar o túmulo de John F. Kennedy e ver como uma cidade inteira presta homenagem aos seus heróis de guerra.

6. Aproveite o bom tempo para visitar os Memoriais

Noite na piscina reflectora do Lincoln Memorial| ©Vince Costanzo
Noite na piscina reflectora do Lincoln Memorial| ©Vince Costanzo

Washington DC é a cidade com o maior número de monumentos aos presidentes que deixaram sua marca na história da nação. Sempre incluídos nos passeios pela cidade de Washington, os memoriais são uma visita essencial para entender o passado e o presente dos Estados Unidos:

  • Se visitar o belo e circular Thomas Jefferson Memorial, situado na Tidal Basin, pode depois caminhar ao longo do Potomac e desfrutar de algumas das melhores vistas de Washington DC

  • Outra visita obrigatória é o memorial ao Presidente Lincoln, um dos indiscutíveis Pais Fundadores do país e responsável pela abolição da escravatura no país.

Uma dica? Combine desporto, ar livre e cultura reservando um passeio de bicicleta por Washington DC que o levará a passar por alguns dos memoriais mais importantes da cidade.

Reservar um passeio de bicicleta em Washington DC

7. Experimente uma noite incrível no DC Beer Festival

Festival da Cerveja de DC| ©A DC Journey
Festival da Cerveja de DC| ©A DC Journey

Se é daqueles que só atingem o nirvana com uma cerveja gelada na mão, está com sorte, porque todos os anos, no início de novembro, tem lugar uma das celebrações mais importantes em Washington DC para os amantes da cerveja: o DC Beer Festival.

O DC Beer Festival tem lugar no estádio dos Washington Nationals, a equipa de basebol da cidade, e reúne mais de 80 produtores de cerveja artesanal da região. Além disso, pode desfrutar de espectáculos de música ao vivo, DJ's, food-trucks com a melhor comida rápida e uma degustação de diferentes estilos de cervejas especiais sazonais.

E se a cerveja é um dos seus principais interesses, recomendo que reserve uma visita guiada a uma cervejaria em Washington DC. Ótimo!

Reservar uma excursão a uma cervejaria em Washington DC

8. Celebrar o Hanukkah em Washington DC

Menorah nacional| ©USCapitol
Menorah nacional| ©USCapitol

Se visitar Washington DC em novembro, poderá assistir à celebração de um dos feriados judaicos mais importantes, a seguir ao Yom Kippur: o Hanukkah.

É um evento familiar, com discursos, actuações e música ao vivo de bandas militares, e todos estão convidados. Ficará surpreendido quando o Rabino Levi Shemtov acender a Menorá Nacional em frente à Casa Branca, na Ellipse.

Independentemente das suas crenças religiosas, assistir à celebração do Hanukkah em Washington é uma daquelas experiências que o toca até ao âmago. Note-se que não é necessário ser judeu para participar nesta celebração.

9. Visitar o National Mall

National Mall| ©Sebastian Bassi
National Mall| ©Sebastian Bassi

Visitar o clássico National Mall em novembro é um prazer, pois não encontrará as multidões que tendem a reunir-se aqui noutras alturas do ano.

Estrategicamente localizado no centro de tudo, a partir daqui pode visitar os melhores monumentos de Washington DC, tais como o Memorial da Guerra da Coreia, o Memorial do Vietname, os Memoriais Lincoln, Jefferson, Washington, Martin Luther King e Roosevelt, bem como vários dos museus mais importantes e imperdíveis de DC.

Com belos espaços verdes e uma arquitetura deslumbrante, passear por este lugar incrível causará definitivamente um impacto.

Reservar um passeio de bicicleta em Washington DC

10. Apaixone-se pelas cores do outono no Rock Creek Park

Caminhando pelo Rock Creek Park| ©Nicolas Raymond
Caminhando pelo Rock Creek Park| ©Nicolas Raymond

Situado no centro da cidade, o Rock Creek Park tem sido o local preferido de muitos dos seus presidentes ao longo dos anos. Este imenso pulmão natural tem mais de 20 quilómetros de trilhos, um planetário, 24 campos de ténis, um grande centro equestre, um campo de golfe, delicadas pontes de pedra e um anfiteatro.

Um local perfeito para visitar em novembro, pois ainda se pode apreciar a tonalidade avermelhada da sua vegetação, os seus tapetes de folhas secas e um piquenique improvisado em qualquer lugar, uma vez que a temperatura é ideal para isso.

Se o que lhe interessa é uma vida saudável e ar puro, o Rock Creek Park tem tudo o que precisa para passar um bom bocado rodeado pela natureza, e o som do riacho é um relaxante natural. Siga o meu conselho, não se vai arrepender. Outra visita gratuita que pode fazer nesta cidade fantástica.

11. Experimente o festival anual Trabants no Museu da Espionagem

Museu Internacional da Espionagem| ©John Goucher
Museu Internacional da Espionagem| ©John Goucher

Todos os anos, em novembro, tem lugar o fantástico festival Trabants no Museu da Espionagem. Os Trabants**(que em alemão significa "satélite"**) são carros de coleção, popularizados durante a era comunista na Alemanha. Ver centenas destes belos carros alemães a circular pela cidade de Washington é, por si só, um espetáculo.

Pequenos, simples e extremamente pitorescos, os Trabants são muito procurados por coleccionadores de todo o mundo. Embora na sua estreia se tenham destacado como um veículo económico, ao longo dos anos tornaram-se um dos automóveis mais procurados e os seus preços actuais podem deixar-nos de boca aberta.

Uma boa oportunidade para os ver de perto e aprender tudo sobre eles. O Festival anual do Trabant tem lugar no Museu do Espião, outro ponto de passagem obrigatório na sua visita a DC em novembro.

Aqui ficam algumas dicas extra para a sua viagem a Washington em novembro

Bom tempo em Washington| ©Sergiy Galyonkin
Bom tempo em Washington| ©Sergiy Galyonkin

Eis alguns dos meus conselhos para ter em conta quando estiver a ultimar os pormenores da sua viagem a Washington em novembro.

Como é que está o tempo em Washington em novembro?

novembro é um ótimo mês para visitar Washington DC, especialmente porque o tempo é bastante agradável, embora um pouco fresco. Normalmente, não é um mês com muita chuva e as temperaturas rondam os 15 graus durante o dia, o que o torna perfeito para explorar a cidade a pé.

É mais caro ficar em DC nesta altura do ano?

Muito pelo contrário! Durante a semana do Dia de Ação de Graças não há conferências nem reuniões de negócios em DC, pelo que pode conseguir excelentes ofertas de alojamento.

O que devo ter em conta ao fazer a minha mala?

Como já referi, as temperaturas em DC em novembro são bastante agradáveis, pelo que roupas confortáveis, camisolas e um casaco leve deverão mantê-lo confortável durante o dia.

No entanto, não se esqueça que, nesta altura do ano, escurece por volta das 17h00, por isso, se quiser aproveitar ao máximo o dia, deve começar de manhã cedo e depois do pôr do sol, pelo que precisará de roupa quente.