10 coisas para ver e fazer em Helsínquia em novembro

O preâmbulo do Natal é muito famoso em Helsínquia, tendo lugar em novembro e oferecendo desfiles, festividades tradicionais, eventos de advento, passeios mágicos e actividades para toda a família.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Helsínquia em novembro

Tranvía en la calle |©Pekka Vanhanen

novembro é a transição do outono para o inverno, com temperaturas que variam entre 0° e 4°. Os dias são curtos, especialmente no final do mês, quando as horas de sol começam a diminuir consideravelmente. Naturalmente, é importante usar roupas quentes para umas boas férias. Por outro lado, a época baixa favorece os passeios pela cidade, que está repleta de decorações espantosas que valem a pena ver.

Pode aproveitar as melhores actividades de Helsínquia, ver uma aurora boreal sem se afastar muito do núcleo central ou assistir à ligação de Natal no Desfile das Luzes de Natal. Se nunca foi a uma festa Pikkujoulu, então tem de visitar a capital finlandesa durante esta época especial - continue a ler para saber mais!

1. Passeio de elétrico pela cidade de Helsínquia

elétrico verde|©David Vilaplana
elétrico verde|©David Vilaplana

O passeio de elétrico em Helsínquia é uma das coisas mais especiais a fazer em novembro, por muitas razões. Em primeiro lugar, a cidade muda para uma paisagem de inverno digna de ser admirada a partir do conforto deste serviço. Terá uma vista panorâmica dos seus edifícios pitorescos, que, aliás, começam a exibir as suas luzes de gala instaladas para os festivais de luz de inverno. As decorações de Natal também ganham vida nesta altura do ano, criando uma atmosfera mágica.

Gradualmente, as ruas transformam-se com a chegada da neve e, no final do mês, é possível assistir à montagem dos mercados de Natal. De facto, uma das paragens é a Praça do Senado, onde é montado o famoso mercado de Natal Tuomaan Markkinat. Durante o passeio de cerca de três horas, passará também pela elegante avenida Esplanade, pela Catedral Luterana, pelo Parque Sibelius e por outros locais da capital.

Outra razão pela qual recomendo esta atividade é o baixo tráfego de turistas nesta altura do ano, o que é perfeito para um passeio tranquilo e mais descontraído. No geral, é muito especial, pois é um dos eléctricos mais antigos do mundo. A cidade também oferece uma visita autoguiada no autocarro turístico, com paragens gratuitas que lhe dão mais liberdade. Infelizmente, só funciona de maio a outubro, pelo que pode ser uma boa opção se quiser visitar Helsínquia no verão.

Reservar um passeio de autocarro turístico

2. Desfrute de um espetáculo natural de aurora boreal

Luzes do Norte|©Pixabay
Luzes do Norte|©Pixabay

Em novembro, as noites nórdicas são suficientemente escuras para ver as Luzes do Norte. É difícil determinar a hora exacta em que se formam, pelo que é aconselhável verificar os alertas locais. Uma alternativa é o Aurora Alert Realtime, onde se pode registar e receber notificações instantâneas, e até lhe indica as melhores horas e locais e oferece avisos antes de serem visíveis.

Se está ansioso por esta experiência, os melhores locais para ver este fenómeno em Helsínquia são:

  • Suomenlinna: é uma fortaleza a apenas quinze minutos de ferry, onde as auroras podem ser melhor apreciadas, devido ao facto de a luz ser normalmente mais baixa.
  • Parque Nacional de Nuuksio: situado a quarenta minutos do centro da cidade, tem pouca poluição luminosa, pelo que se podem ver belas auroras boreais durante esta estação. Para lá chegar, pode apanhar o comboio da Finnish Railways.
  • Kaivopuisto e Eira Quays: este é o local mais próximo para avistamento de auroras, apenas a seis minutos de viagem nos transportes públicos Helsingin Seudun Liikenne. Aqui podem ser ainda mais especiais, pois reflectem-se na água e a paisagem contrasta com os barcos e as vistas do horizonte.

As auroras são causadas quando as partículas do sol colidem com os gases do escudo magnético da Terra. Algumas culturas atribuem-lhe a presença de forças divinas e vêem-nas mesmo como um portal para a vida depois da morte. De maio a agosto, é menos provável ver este fenómeno, uma vez que ainda há demasiadas horas de luz do dia. Além disso, se decidir apanhar o ferry para Tallinn a partir de Helsínquia ou visitar a Lapónia, pode aumentar as suas hipóteses de os ver durante a sua viagem à Finlândia.

Reservar uma visita guiada a Helsínquia e Suomenlinna

3. Participe na visita à arquitetura de Helsínquia e desfrute dos eventos na Catedral de Helsínquia

arquitetura em Helsínquia|©Cesar Zeppini
arquitetura em Helsínquia|©Cesar Zeppini

Um clássico de novembro é a visita à arquitetura de Helsínquia, que o leva numa viagem de aprendizagem pela cultura e história finlandesas. É a desculpa perfeita para fazer um dos melhores passeios da cidade e apreciar os edifícios incluídos no passeio que brilham com as luzes de Natal prematuras e eventos especiais.

Por exemplo, na Catedral de Helsínquia, pode deleitar-se com a sua impressionante arquitetura neoclássica, bem como apreciar as exposições na cripta e os concertos do coro. O Dia dos Santos tem lugar a 1 de novembro e as manifestações religiosas são comuns neste local sagrado, incluindo o acender de velas em memória dos entes queridos que partiram deste plano.

Pronto para fazer esta visita arquitetónica? É definitivamente uma das melhores coisas para fazer em Helsínquia, pois é muito abrangente e permite-lhe ver os destaques arquitectónicos.

Reservar uma visita guiada de arquitetura

4. Maravilhe-se com os eventos do Advento

Luzes do Advento|©ast2009
Luzes do Advento|©ast2009

Os finlandeses adoram o Natal, e é provavelmente por isso que começam as festividades mais cedo, com os eventos do Advento. A partir de novembro, pode esperar todo o tipo de surpresas que se tornaram verdadeiras tradições, como coros de gospel, pratos de inverno, as primeiras visitas do Pai Natal e muito mais. Além disso, após o primeiro domingo do Advento, os cemitérios enchem-se de velas e coroas de Advento, seguindo a antiga crença de que, durante as férias, os espíritos visitam a cidade.

Os calendários do Advento são também uma tradição, pelo que pode encontrá-los em diferentes lojas e supermercados de Helsínquia. Os mais populares e deliciosos são os de chocolate, que fazem as delícias de crianças e adultos. Além disso, a rua comercial Aleksanterinkatu acolhe concertos, desfiles e acendimento de luzes, que são um preâmbulo das actividades de Natal.

Estes eventos são complementados pelas celebrações do Dia de Ação de Graças. Embora não seja oficialmente celebrado na Finlândia, a comunidade americana oferece banquetes de comida tradicional, bom vinho e espírito caloroso.

5. Assistir ao Desfile de Luzes de Natal em Helsínquia

Lux Helsínquia|©Mika Laitinen
Lux Helsínquia|©Mika Laitinen

Uma tradição muito especial a não perder é o Desfile de Luzes de Natal de Helsínquia. Realiza-se todos os anos em novembro na rua Aleksanterinkatu, normalmente no final do mês. O cortejo inclui pessoas tão queridas como duendes, renas e todo o equipamento do Pai Natal. Como os dias são mais escuros, algumas pessoas levam velas ou luzes para iluminar o caminho.

No final do percurso, é possível assistir ao acender das luzes que dá início às actividades de Natal na cidade. O ambiente é mágico e acolhedor, cheio de luzes cintilantes e de montras que fazem pecar. A grande árvore de Natal é montada na Plaza del Senado, com espectáculos ao vivo, mercados de pulgas e animação infantil, como oficinas de artesanato e contos com o Pai Natal.

Atenção: é frequentemente confundida com a Parada de Lúcia, uma das actividades de dezembro em Helsínquia com um programa completamente diferente.

6. Não perca as festividades de Pikkujoulu, um preâmbulo do Natal

pessoas à volta da mesa|©Esko Kurvinen
pessoas à volta da mesa|©Esko Kurvinen

As festividades de Pikkujoulu são uma celebração muito importante em novembro, pois significa "Pequeno Natal" e é o companheiro do Advento. É uma tradição finlandesa que tem lugar em novembro e reúne o melhor da gastronomia, cultura, música e entretenimento de Helsínquia. De um modo geral, existem diferentes opções na cidade. Há festas informais nas casas dos habitantes locais, bem como eventos formais em restaurantes, hotéis e zonas turísticas.

Independentemente disso, estes tipos de festas têm uma coisa em comum: a diversão é garantida. Podem incluir visitas do Pai Natal, danças tradicionais, jogos infantis, peças de teatro, musicais em teatros locais e cânticos de Natal. As raízes do Pikkujoulu remontam à Segunda Guerra Mundial, quando começaram a ser realizados clandestinamente para manter vivo o espírito natalício. Daí o melhor da comida festiva, que inclui:

  • Joulutorttu é uma massa folhada, recheada com doce de ameixa e polvilhada com açúcar em pó.
  • Pudim de arroz ou Riisipuuro: bastante espesso, aromatizado com açúcar e canela.
  • Glögi: um vinho quente, considerado uma bebida tradicional que deve ser provada se planear visitar Helsínquia no inverno.
  • Joulukinkku: uma tábua de presuntos finlandeses é um must durante a época festiva.
  • Rosolli: uma salada especial de beterraba e batata, aromatizada com molhos tradicionais.

7. Aproveitar ao máximo as pistas de patinagem de Helsínquia

Parque de skate|©Michael Holler
Parque de skate|©Michael Holler

Naturalmente, com a chegada dos dias mais frios, as pistas de patinagem estão prontas para receber os turistas. Há muitas opções onde se pode passar um bom bocado, dependendo do que se procura. Há pistas ao ar livre e outras cobertas. O melhor é que algumas oferecem o preço acessível de zero euros.

Como recomendação geral para patinar em Helsínquia, sugiro usar almofadas de segurança e escolher pistas com instrutores se for a sua primeira vez a patinar. Com isto em mente, digo-lhe que entre os destaques encontrará:

  • Oulunkylän jäähalli: esta é uma pista de patinagem confortável, localizada dentro de um complexo desportivo. É ideal se estiveres à procura de coisas para fazer em Helsínquia no inverno. Oferece cursos para principiantes e conselhos em qualquer altura.
  • Töölönlahden luistelurata é uma pista de gelo natural, que se forma a partir do final de novembro no lago Töölönlahti. À noite, a iluminação é espetacular, o que torna a experiência ainda mais agradável. É também totalmente gratuito.
  • Micropolis Skate Park: Este é um parque de skate gratuito que normalmente é montado durante os meses de inverno com decorações sazonais e algum gelo artificial, mas se preferir actividades de verão em Helsínquia também o pode encontrar, mas com o pavimento completamente seco.

8. Aventure-se num safari de renas

Safari de alces a cavalo|©faun070
Safari de alces a cavalo|©faun070

As renas são um dos ícones do Pólo Norte e acredita-se que só as pode ver na Finlândia se viajar até à Aldeia do Pai Natal na Lapónia - boas notícias! Helsínquia tem experiências muito semelhantes que pode desfrutar durante a sua viagem. O local mais próximo é o Jardim Zoológico de Korkeasaari, o famoso jardim zoológico de Helsínquia, onde é possível ver renas e desfrutar de uma visita educativa.

Há também outros animais que as crianças podem ver, se estiver a viajar em família. Existem também pistas de patinagem e de hóquei, com cursos para principiantes. Pode chegar ao mágico Parque Nacional de Nuuksio apanhando o autocarro 280 ou uma combinação de táxi e comboio. Se viajar cedo, pode tirar partido de todas as actividades que o parque tem para oferecer.

Porque recomendo este parque? Aqui estão as minhas razões pelas quais esta é uma visita obrigatória em novembro:

  • Safari de Renas: É claro que esta é a principal atração, pois têm uma quinta de renas onde estas são mantidas. Pode alimentá-las sob supervisão, aprender sobre a sua história e dar um passeio de trenó nas florestas de nogueiras próximas.
  • Visitas do Pai Natal**:** este parque é visitado pelo icónico Pai Natal todos os fins-de-semana entre novembro e dezembro, pelo que pode aproveitar ao máximo uma visita se planear estar em Helsínquia durante pelo menos 3 dias.
  • Riqueza da natureza e da vida selvagem: neste parque, pode também deliciar-se com mais de 150 lagos, bem como admirar o habitat de alces, veados, raposas e esquilos voadores.
  • Viagem pela cultura Sami: aqui pode aprender sobre os povos indígenas da Lapónia, com exposições interactivas.
  • Centro Natural de Halti: onde pode aprender sobre os parques naturais nacionais da Finlândia ou visitar um abrigo de mineração de ametista para obter uma pedra da sorte.

9. Trilho de Natal de Seurasaari

Ilha de Seurasaari|©hugovk
Ilha de Seurasaari|©hugovk

Entre novembro e dezembro, o Trilho de Natal de Seurasaari, uma das melhores actividades de Helsínquia, é uma tradição consagrada pelo tempo. É um evento anual que se afasta da típica época festiva e vai para além de tudo o que se possa imaginar. É possível conviver com os habitantes locais, desfrutando de tradições antigas.

O evento tem lugar na ilha de Seurasaari, à qual se chega de autocarro na linha 24. Aqui pode esperar concursos de arte, mercados de alimentos, exposições de presépios e dramatizações do nascimento de Jesus. É como um país das maravilhas finlandês, com trenós puxados por cavalos, personagens por toda a ilha (geralmente duendes), iluminação de velas, cânticos de Natal e um desfile de fantasias.

A ilha é também conhecida pelo seu museu, que mostra como era a vida na Finlândia noutras épocas da história. Além disso, nos últimos anos, a celebração foi adoptada em cidades próximas, como Korso, onde se podem esperar fogueiras, decorações feitas de material reciclado, presépios e concursos de árvores de Natal, entre outros. Para lá chegar, pode apanhar o comboio ou o autocarro 731.

10. Fazer caminhadas nas florestas de Helsínquia

caminhadas em Helsínquia|©Elena Paschinger
caminhadas em Helsínquia|©Elena Paschinger

Não há dúvida de que Helsínquia está rodeada de experiências mágicas, por exemplo, em novembro as condições meteorológicas são ideais para tirar partido das florestas e dos lagos. Para isso, pode fazer um percurso pedestre e conhecer os arredores da capital finlandesa.

Um dos destinos mais bem cotados para este tipo de atividade é o Parque Nacional de Sipoonkorpi, que serpenteia por entre florestas verdejantes. Aqui pode fazer um piquenique, tomar um banho quente numa sauna, acampar e fazer uma fogueira ou simplesmente apreciar as vistas. É facilmente acessível por comboio, táxi ou pela linha de autocarro 739.

A uma curta distância, encontra-se também Uutela, um pouco mais remota, mas que vale bem o seu tempo. Em qualquer caso, recomendo sair cedo para completar o troço em forma de oito. Tem dois trilhos, pode fazer apenas um ou combiná-los para desfrutar de pântanos, cabanas pitorescas, paisagens de inverno e muito mais. Se planear ficar pelo menos 3 dias em Helsínquia, pode passar a noite aqui.