10 coisas para ver e fazer em Helsínquia no verão
Se estiver na capital finlandesa de junho a setembro, não perca a variedade de atracções, festivais e actividades de verão - continue a ler!
O verão em Helsínquia está cheio de vida e é a estação mais aguardada, especialmente por aqueles que adoram o ar livre e querem desfrutar das melhores actividades locais. Com temperaturas agradáveis que variam entre os 9° e os 21°, a cidade dá início à época alta. Claro que não se pode esperar águas extremamente quentes no meio de um dos países mais frios da Europa, mas pode aproveitar-se a particularidade das famosas noites brancas. Este é um fenómeno que ocorre por altura do solstício de verão, fazendo com que nunca escureça completamente na cidade.
Dificilmente se aborrecerá, pois a diversão é proporcionada por passeios de barco e viagens às principais ilhas locais. Se quiser ver as vistas, aproveite o passeio sazonal de autocarro turístico que só está disponível de maio a outubro. É claro que pode assistir aos coloridos festivais sazonais e passar a tarde nos típicos cafés de verão de Lippakioski. Se quiser aproveitar ao máximo as suas férias em Helsínquia, deixe-me guiá-lo através do verão em Helsínquia!
1. Desfrutar de um passeio de lancha por Helsínquia
Um passeio de lancha em Helsínquia é a forma ideal de começar o verão. Esta atividade emocionante levá-lo-á ao longo da costa do arquipélago e mostrar-lhe-á locais emblemáticos. Prepare-se para vislumbrar a fortaleza marítima de Suomenlinna, de uma perspetiva que lhe permite apreciar a sua muralha em forma de estrela.
É impossível ficar indiferente à paisagem marítima da cidade, especialmente quando maravilhas como o submarino finlandês Vesikko e o premiado Silo 648 aparecem diante dos seus olhos. A água fresca das ondas e o constante saltitar do barco vão acelerar o seu pulso, mantendo a sua adrenalina a bombear.
Tenha em mente que esta é uma aventura por sua conta e risco, por isso escolha empresas certificadas e fiáveis e evite zarpar quando as ondas estiverem agitadas ou o vento estiver forte. Além disso, certifique-se de que a experiência inclui um fato de flutuação, colete de flutuação e óculos de velocidade, que são equipamentos de sobrevivência essenciais.
Esta experiência pode ser combinada com um passeio de helicóptero sobre Helsínquia, caso queira ver a cidade de diferentes perspectivas, para ver as vistas de terra e mar e desfrutar de vistas desobstruídas.
2. Relaxar nas ilhas de Helsínquia
Helsínquia beneficia da sua localização geográfica privilegiada no meio do Mar Báltico, onde o litoral é dominado por paisagens medievais. Algumas delas têm mesmo pequenas praias de calhau ou praias de areia macia que envolvem os pés, oferecendo uma experiência relaxante - veja as mais paradisíacas para esta estação!
Vartiosaari
Vartiosaari é uma antiga ilha no sudeste com uma história interessante, com anedotas da era Viking escondidas nas suas florestas, vilas e jardins. Fica apenas a uma curta distância e pode ser alcançada pelo ferry Suomen Saaristokuljetus, duas vezes por dia. Especificamente, no verão, sai todos os dias, mas se planear visitar Helsínquia no inverno, só o poderá fazer aos fins-de-semana.
A paisagem única deste local é embelezada durante o verão, com a chegada das ovelhas da quinta Haltiala, que podem ser vistas a alimentar-se nos campos da ilha. O Dia de Vartiosaari é celebrado no final da estação com áreas para crianças, entretenimento ao vivo e actividades culturais. Além disso, nesta altura do ano, é possível fazer caminhadas nos trilhos bem marcados ou:
- Dar um mergulho refrescante nas falésias, que, a propósito, estão rodeadas de pássaros, morcegos e outros animais locais.
- Apanhar bagas e cogumelos, que são abundantes no verão e no outono.
- Subir ao miradouro de Vartiokallio, que oferece vistas do arquipélago e das cidades vizinhas, como Porvoo.
Kaunissaari
Kaunissaari é uma ilha do arquipélago de Sipoo, cuja atração é a sua localização em mar aberto. Pode fazer um passeio de barco de Helsínquia até à marina e depois seguir a rede de trilhos que interligam a ilha. Esta zona costeira tem uma praia, mas não é seguro nadar para além da costa. Há outras opções idílicas como a pesca ou o paddle boarding para observar as aves que nidificam em junho.
Esta ilha é conhecida pela sua gastronomia local, cujos restaurantes permitem reservar uma experiência de sauna, fria ou quente. Outra atração local é a procura do famoso orak, uma espécie protegida e em vias de extinção. Se ainda estiver à procura de entretenimento, pode acampar ao ar livre, mas tenha em atenção que não há casas de banho e é uma experiência selvagem que só pode ser feita em áreas marcadas.
Se planear juntar-se às melhores excursões a partir de Helsínquia, poderá desfrutar da tranquilidade da ilha entre as 23:00 e as 7:00, quando não há muitos turistas por perto. Durante este período, evite os trilhos clandestinos e respeite a natureza.
Seurasaari
Uma ilha próxima que oferece um ambiente agradável com uma variedade de opções de entretenimento ao ar livre, bem como uma viagem no tempo ao passado do arquipélago. Aqui pode relaxar nas belas praias, assistir a um espetáculo no teatro ao ar livre e fazer uma visita a um dos melhores museus de Helsínquia, com exposições dos séculos XVIII e XX que preservam antigas quintas, moinhos, barracões e casas.
A coisa mais especial durante o verão é que poderá ver esquilos, que são desavergonhados, divertidos e estão sempre prontos para brincar. É claro que deve manter uma distância segura por precaução, mas pode alimentá-los de acordo com as instruções dadas pelos guardas florestais.
Suomenlinna
Uma viagem a Suomenlinna é obrigatória durante a sua estadia em Helsínquia, especialmente no verão. Pode lá chegar em menos de 15 minutos no ferry, que funciona das 10 às 18 horas. A praia aqui é o melhor plano para umas férias de verão relaxantes, embora seja apenas uma pequena enseada privada onde se pode passar algum tempo a chapinhar. Recomendo que não se limite, a ilha tem muito para oferecer. A começar pelo Museu Suomenlinna, onde está guardado o modelo do último submarino finlandês.
Outra possibilidade mais descontraída é fazer um passeio de barco à volta de Helsínquia, para ver a ilha a partir do mar. Pode também desfrutar de um piquenique na costa e explorar a beleza da fortaleza, cuja história, imortalizada por detrás das muralhas e dos canhões, o deixará cativado. Além disso, a ilha acolhe eventos culturais no verão, que podem variar de ano para ano, e a maioria das atracções só estão abertas durante esta estação.
3. Descubra edifícios abandonados e renovados na Semana do Design de Helsínquia
A Semana do Design de Helsínquia ou Helsinki Design Week é um evento anual que apresenta as melhores actividades da cidade na época de verão. Especificamente, ocorre normalmente em setembro, no final do verão e início do outono. Pode explorar edifícios icónicos abandonados, bem como aprender sobre o processo de recuperação e remodelação de alguns deles. A sua história é interessante e algo pungente, uma vez que, desde 2005, recuperaram espaços como o antigo armazém da alfândega Tulli-ja pakkahuone e o antigo armazém portuário Jätkäsaari.
Este programa local tornou-se uma atividade cultural emblemática, que o leva numa interessante busca de edifícios esquecidos pela cidade. Na verdade, oferece cerca de 250 eventos em diferentes partes de Helsínquia - não é por acaso que é o maior festival de design dos países nórdicos. Note-se que alguns requerem inscrição e é aconselhável combiná-lo com uma visita guiada à arquitetura local para ver os marcos mais emblemáticos que podem chamar a sua atenção durante o festival.
4. Percorrer a cidade no autocarro turístico de Helsínquia
A excursão em autocarro turístico de Helsínquia é uma atividade a não perder nesta época, uma vez que se trata de uma excursão sazonal que só se realiza de maio a outubro. Se é um daqueles viajantes que gostam de se perder nas ruas de uma cidade desconhecida, não hesite em aproveitar o bom tempo e os dias mais longos na capital finlandesa. A bordo deste enigmático transporte de dois andares, pode descobrir locais de interesse e aproveitar as vistas de 360° que não o deixarão indiferente.
Além disso, pode desfrutar de cerca de 19 paragens gratuitas, onde pode entrar e sair enquanto o bilhete estiver ativo. Geralmente, pode escolher entre 24 ou 48 horas de validade para se deslocar confortavelmente ao seu próprio ritmo. Outras vantagens deste passeio incluem Wi-Fi gratuito, um guia áudio para o ajudar a conhecer a cidade e ar condicionado para não suar com o calor. Note-se que é ideal se planear estar em Helsínquia durante pelo menos 3 dias e pode ser combinado com os passeios de barco locais.
Aqui estão alguns dos pontos turísticos que pode ver:
- Palácio do Governo, a residência oficial do Presidente da Finlândia.
- Teatro Sueco, um belo teatro com diferentes programas culturais oferecidos em sueco, finlandês e inglês.
- Museu Kiasma: um dos melhores museus de Helsínquia com colecções de arte contemporânea. A entrada está incluída no Cartão de Helsínquia, que lhe dá acesso a diferentes atracções da capital.
5. Conhecer a cidade de bicicleta
A cidade ganha um aspeto único durante o verão, pelo que muitas pessoas alugam bicicletas para explorar a cidade. Existem aplicações que oferecem guias áudio ou percursos cobiçados, bem como um mapa em tempo real para que não perca nada. Em geral, a experiência permite-lhe tirar partido das pistas especiais para ciclistas e desfrutar do ar fresco que caracteriza os países nórdicos.
No verão, pode ser uma óptima maneira de aproveitar ao máximo o bom tempo e a luz solar extra que lhe dá a opção de pedalar durante mais tempo. É claro que também pode explorar os trilhos urbanos e manter-se em movimento durante as suas férias. Além disso, os finlandeses são adeptos dos desportos motorizados e dos transportes ecológicos, algo que descobrirá durante a sua visita.
Esta excursão é sazonal e pode ser feita de abril a outubro a preços acessíveis. Poderá explorar as cidades, as ilhas, as florestas e as zonas costeiras. Pode desfrutar de umas férias de bicicleta em Helsínquia por sua conta, mas se quiser um itinerário cuidadosamente planeado, pode juntar-se às melhores excursões locais. Uma excursão personalizada pode ser uma boa opção para beneficiar da privacidade, exclusividade e conhecimento de um guia profissional.
6. Aproveite as actividades ao ar livre em Helsínquia
Para os dias amenos de verão, não há nada melhor do que o ar livre. Há opções para todos os gostos e idades, onde estará rodeado de beleza natural e das melhores actividades em Helsínquia. Aqui estão as opções imperdíveis para esta estação:
- Art District: A energia vibrante de Helsínquia é intensificada nas ruas coloridas desta zona, que dá vida à arte e está repleta de murais, galerias de arte e exposições apelativas.
- Jardim Zoológico de Helsínquia em Korkeasaari: Este jardim zoológico é imperdível, uma vez que o dinheiro das entradas é utilizado para proteger espécies em vias de extinção. Aqui pode ver animais por continente e centros de conservação. A entrada custa a partir de 20 euros.
- Jardim Botânico de Kaisaniem: destaca-se pelo ar fresco que se respira entre as suas plantas e flores, e por vezes são organizados concertos e festivais ao ar livre.
- Cruzeiro no Canal de Helsínquia: uma atividade relaxante que permite navegar à volta da ilha de Korkeasaari, do estreito de Hevossalmi, da ilha de Villinki, da ilha de Vartiosaari, da fortaleza marítima de Suomenlinna e do canal de Degerö, construído no final do século XIX. A bordo, os comentários do audioguia enriquecem a experiência.
7. Assistir aos festivais de Helsínquia
As cores do verão contrastam com eventos enérgicos, pelo que não é de estranhar que a oferta de festivais e actividades ao ar livre aumente consideravelmente durante esta estação. A maioria dos eventos que se realizam durante esta época do ano gira em torno da música, incluindo:
- Festival de Arte ou Festival de Helsínquia: Realizado todos os anos no final da estação, as animações incluem actuações da orquestra local, espectáculos de música contemporânea e outros eventos culturais.
- Flow Festival: Do folk ao indie, pode desfrutar de diferentes géneros de música e de um programa artístico variado.
- World Village Festival: Este festival gratuito realiza-se entre maio e junho nas aldeias de Helsínquia.
8. Não perca o Midsummer Midsummer Festival
O Solstício de verão é um acontecimento astronómico anual que tem lugar a 21 de junho em toda a Finlândia. Tem lugar quando o sol está no seu ponto mais alto e há mais luz do que em qualquer outro dia do ano, e acredita-se mesmo que é uma porta de entrada para a natureza que traz novos começos.
Encontrará muitas actividades e uma atmosfera animada na capital. No entanto, o ponto alto é o Dia de verão na Finlândia. Costumava ter lugar a 23 de junho, mas há muito que foi unificado para criar uma grande celebração.
Neste dia, não escurece de todo, o que dá um encanto especial ao festival e o torna uma das melhores coisas a fazer em Helsínquia para dar início ao verão. Em geral, acendem-se fogueiras ou kokko para afastar os maus espíritos, enquanto outros optam por relaxar nas típicas saunas e esperar pelo sol da meia-noite.
Prepare também o seu melhor fato, porque pode encontrar-se num casamento. Muitos casais optam por se casar em cerimónias públicas e privadas, para tirar partido da magia do solstício.
9. Visite os Lippakioski, os famosos cafés de verão de Helsínquia
No verão, surgem os famosos cafés de verão ou Lippakioski, caracterizados por pequenos quiosques que são uma tradição desde os anos 1920. Podem ser identificados por serem bancas de madeira que vendem doces tradicionais e refrigerantes. Encontrá-los-á em diferentes zonas pitorescas, como Arabia, Hakaniemi e Harju. Existem pelo menos 19 opções na cidade, por isso não há desculpa para não fazer uma paragem rápida e explorar as tradições locais.
Esta é uma das melhores coisas para fazer em Helsínquia nesta época, uma vez que outros formatos de quiosques surgiram nos últimos anos. Por exemplo, o R-kioski que é uma cadeia nacional que mantém o formato antigo e vende sobretudo jornais, comida e bebidas.
Há também quiosques de comida onde recomendo que experimente as salsichas Grillimakkara ou quiosques de padaria para provar os famosos pãezinhos de canela Korvapuusti. Se preferir ficar num local um pouco mais acolhedor e com lugares para se sentar, os cafés temáticos Moomin são ideais, pois são inspirados na banda desenhada da escritora finlandesa Tove Jansson.
10. Divirta-se no parque de diversões Linnanmäki, em Helsínquia
Linnanmäki é um popular parque de diversões de verão, que só está aberto de abril a setembro. O seu legado estende-se por quase um século, com ofertas tentadoras para todas as idades. Desfrute da adrenalina nos seus carrosséis, passeios de comboio, montanhas-russas turbulentas e zonas interactivas para crianças. Outras opções de entretenimento incluem espectáculos, representações teatrais, jogos de tiro e bancas de recordações.
Em setembro, pode aproveitar o Festival de Terror iik!week, cujo ambiente assombrado é adequado para maiores de 15 anos. Aconselho-o a vestir-se a rigor para se integrar no tema e tenha em conta que as entradas custam a partir de 47 euros.