10 coisas para ver e fazer em Helsínquia no inverno
Se visitar Helsínquia no inverno, então tem de aproveitar experiências únicas como flutuar no gelo, desfrutar de um banho de sauna ou conhecer os jardins de inverno - eu conto-lhe tudo!
Helsínquia é um destino mágico no inverno, pois o clima frio e as atmosferas festivas enchem todos os cantos. De dezembro a março, pode esperar temperaturas médias que variam entre os 7° e os -11°. A queda de neve também é comum nesta altura do ano, deslizando pelos caminhos e até congelando o Mar Báltico. Além disso, começa a época baixa, pelo que pode aproveitar as atracções mais procuradas sem multidões.
Se quiser aproveitar ao máximo as melhores actividades de Helsínquia, pode desfrutar de um típico banho de sauna, saborear um copo quente de glögi, ver a cidade iluminada pelo Festival LUX ou visitar os jardins de inverno. A capital finlandesa é também o lar do Parque das Renas, muito semelhante ao da Lapónia. Outros planos divertidos incluem visitar uma quinta de huskies éticos, flutuar no gelo num hovercraft ou aproveitar ao máximo as pistas de patinagem.
1. Não perca as actividades de inverno de Suomenlinna.
Suomenlinna é uma área onde a queda de neve no inverno tem maior impacto, por isso não deixe de tirar partido de todo o entretenimento que lhe é oferecido. É uma fortaleza a apenas quinze minutos de ferry de Helsínquia que não o deixará indiferente. A partir do momento em que se zarpa e se entra no Mar Báltico, é impossível ignorar a paisagem de inverno coberta de decorações natalícias, típicas das primeiras semanas da estação.
Durante a viagem, sente-se o embate do barco contra os pedaços de gelo, produto do congelamento do mar. No entanto, isto faz parte da experiência e não há motivo para preocupações, pois a viagem é curta. À chegada, recomendo que se dirija aos mercados locais para se aquecer com um glögi finlandês, uma espécie de vinho quente com especiarias, exclusivo desta estação.
Depois, passear pelos locais mais emblemáticos para ver os edifícios antigos completamente cobertos de neve. Pode apreciar a paisagem coberta de neve ao longo dos trilhos assinalados, mas tenha cuidado para evitar os terrenos baldios, pois pode escorregar e não encontrar ajuda a tempo.
Além disso, não perca a oportunidade de brincar na neve, pois há muita por toda a ilha. Se preferir manter-se quente, pode visitar o Museu Suomenlinna, onde pode ver um antigo submarino finlandês. Pode desfrutar desta atividade por si próprio ou juntar-se a uma das melhores excursões a partir de Helsínquia.
2. Proteja-se do frio nos museus locais
Os melhores museus de Helsínquia são uma excelente opção de entretenimento em qualquer altura do ano, permitindo-lhe aprender enquanto se diverte. No inverno, tornam-se um cobertor ideal para o proteger do frio intenso. Considerando que as temperaturas podem por vezes descer até aos -4°C, nunca é demais ter planos para o dia dentro de casa.
Outra razão para visitar os museus nesta estação é o facto de grande parte do inverno estar iluminado com decorações de Natal e exposições do festival LUX. Além disso, alguns estão incluídos no Cartão de Helsínquia, com um preço a partir de 64 euros, que oferece entrada gratuita nos principais museus e atracções, bem como utilização ilimitada dos transportes públicos. Eis os museus mais emblemáticos, embelezados com toques de inverno e a não perder:
- Ateneum: um dos museus mais centrais, com a mais importante coleção de arte clássica da Finlândia.
- Kiasma: se quiser ver um contraste com o museu anterior, deve visitar as suas salas de arte contemporânea, onde são preparadas exposições especiais para o Natal.
- Museu do Design: é uma maravilha com obras nacionais e internacionais, centradas no design industrial, na moda e no design gráfico. É também uma das muitas atracções isentas pelo Helsinki Card, que é um passe turístico que permite poupar alguns euros durante a sua viagem.
3. Ver a aurora boreal em Helsínquia
As Luzes do Norte são um fenómeno colorido e visualmente atraente, mas infelizmente não podem ser vistas de qualquer lugar. Os países nórdicos e os que se situam na faixa do Pólo Norte são privilegiados, embora seja difícil determinar exatamente quando e onde podem aparecer, em Helsínquia são bastante comuns no inverno.
De facto, é a razão pela qual muitos turistas se aventuram durante esta estação. Para aumentar as suas hipóteses de apanhar uma, pode subscrever alertas meteorológicos como o Aurora Alert Realtime, que lhe diz quando são mais fortes e mais visíveis, bem como as próximas datas com estatísticas de avistamento elevadas. Outra opção é consultar o Instituto Meteorológico Finlandês, que dá uma visão geral do tempo em todas as cidades do país.
Algumas pessoas pensam que é preciso ir para longe da cidade para ver uma aurora boreal, mas há locais a curta distância com as condições adequadas para testemunhar este fenómeno. Entre eles estão:
- As docas de Helsínquia: são pontos de observação fundamentais, especialmente as localizadas em Kaivopuisto e Eira. O contraste da paisagem de inverno com o Mar Báltico gelado e as cores ondulantes das auroras é simplesmente de cortar a respiração.
- Parque Nacional de Nuuksio: embora as renas sejam a principal atração, este local remoto e livre de poluição luminosa é ideal para ver todas as cores da aurora.
- Observatórios locais: o mais proeminente é o Observatório Ursa, embora o Observatório Tähtiorninmäki tenha uma localização privilegiada numa encosta que favorece as vistas da aurora. Se preferir, pode juntar-se a uma das melhores excursões de Helsínquia para participar numa busca guiada.
- Ilha de Suomenlinna: Uma visita guiada a Helsínquia e Suomenlinna aumenta as hipóteses de testemunhar o fenómeno, uma vez que a ilha de Suomenlinna está localizada longe das luzes da cidade, o que facilita a sua observação.
4. Aproveite ao máximo o Lux Helsinki de Helsínquia ou o Festival de Artes Luminosas
Os finlandeses procuram uma forma de equilibrar a escuridão durante o inverno para incentivar uma atmosfera festiva na capital. Assim, todos os anos, a cidade enche-se de luzes brilhantes que revestem as principais ruas e edifícios emblemáticos. Para além das decorações de Natal cintilantes, pode encontrar o Festival LUX ou o Festival de Artes Luminosas, que se realiza entre dezembro e janeiro, após o solstício de inverno.
É possível encontrar nas ruas da cidade exposições interactivas, por exemplo, as que simulam fenómenos naturais como a aurora boreal. Geralmente, a maioria das iluminações está disponível durante 5 dias e começa todas as noites a partir das 17:00. Os locais mais emblemáticos que costumam ser decorados são a Praça do Senado, o Parque Esplanade, o Jardim Zoológico Korkeasaari e várias galerias ou cafés da cidade. Note-se que há exposições gratuitas, mas algumas requerem entrada.
Se quiser compreender a história deste evento e maravilhar-se com os locais fantásticos, então sugiro que se junte às melhores excursões em Helsínquia. Desta forma, pode desfrutar de uma experiência personalizada com horários noturnos, o que lhe permite explorar toda a cidade ao máximo e encontrar os mais belos espaços iluminados.
5. Divirta-se com uma visita a uma quinta tradicional de huskies com um passeio de trenó
É claro que não pode faltar uma visita a uma quinta ética onde poderá conhecer Huskies Siberianos, Samoyeds, Malamutes do Alasca e Eurohounds, raças nórdicas conhecidas pelo seu gosto pelo frio e corpos atléticos e enérgicos. Estes animais gostam de brincar, correr e fazer exercício, pelo que serão os seus fiéis companheiros durante um passeio de trenó na neve. No comando estará um musher, um condutor que lidera a tripulação de cães, mas também pode receber conselhos sobre como conduzir você mesmo.
Pode aprender como os cães são treinados, o seu estilo de vida e comportamentos alimentares. Também pode explorar as florestas cobertas de neve e outras paisagens de inverno típicas de Helsínquia. É uma das melhores coisas para fazer na cidade, mas é essencial optar por aqueles onde os animais são tratados humanamente com veterinários, rotinas adequadas às suas capacidades e pausas. Desta forma, pode desfrutar de uma experiência de turismo sustentável.
6. Maravilhar-se com o Parque das Renas de Helsínquia
O Parque Nacional de Nuuksio é um destino popular de inverno, ideal se planear passar pelo menos 3 dias em Helsínquia. Foi fundado em 1994 e oferece um ambiente natural espetacular, com escarpas, lagos, florestas e diferentes espécies animais.
Dê um toque de magia às suas férias com as suas paisagens nórdicas, onde pode alimentar renas, experimentar a típica combinação de café e pão finlandês, aquecer-se com um vinho com especiarias e assar salsichas numa fogueira. Claro que, se planear visitar Helsínquia no Natal, pode desfrutar dos parques de renas únicos, com passeios educativos que o levam a conhecer a história e a importância deste mamífero para a cultura Sami.
As aves siberianas e os esquilos voadores são também muito populares, mas tenha cuidado com estes últimos, pois são brincalhões e podem roubar as suas coisas. No geral, sentir-se-á como se estivesse no Pólo Norte e poderá apreciar a beleza das renas sem as magoar. Outras actividades divertidas no parque incluem a pesca no mar gelado, a escalada nas montanhas próximas, a apanha de fruta na floresta, o aproveitamento dos passeios de barco em Helsínquia e o esqui de fundo na neve.
A entrada custa normalmente 25 euros para adultos e a partir de 10 euros para crianças.
7. Navegar sobre o gelo num hovercraft
Flutuar no gelo é uma experiência extraordinária e invulgar, que tem lugar nas profundezas do arquipélago gelado do Mar Báltico. Pode aventurar-se nas águas do Ártico, sem acabar congelado, uma vez que a atividade foi concebida para que possa passar um bom bocado numa cabina aquecida. Note-se que o hovercraft é uma embarcação anfíbia que permite deslocar-se sobre a terra, o mar, a neve, o gelo e a areia. Por conseguinte, durante o passeio, pode fazer paragens para caminhar sobre o gelo, de preferência espesso e sólido.
Também pode flutuar sobre o gelo numa jangada, usando um fato de mergulho especial para o manter quente. É claro que é importante fazer este tipo de visita com profissionais e nunca por conta própria. No entanto, a única forma de chegar a estas profundezas do mar finlandês é se decidir juntar-se às melhores excursões a partir de Helsínquia.
8. Desfrute de um copo de glögi quente nos mercados de inverno
Saúde! O glögi é uma bebida tradicional cuja história remonta aos anos 1500, quando era fabricado para que os mensageiros que viajavam pelas paisagens nevadas da Finlândia pudessem suportar o frio implacável. Numa determinada altura da história, acreditava-se mesmo que tinha propriedades curativas. Outro facto curioso é que quase desapareceu durante a era nórdica, quando o álcool foi proibido, mas os finlandeses conseguiram criar uma versão de sumo de bagas.
Atualmente, é consumido exclusivamente nos meses frios de inverno, especialmente nos mercados de Natal em Helsínquia e em várias regiões próximas. É normalmente acompanhado por pipari, um tipo de biscoito de gengibre fabricado no norte da Europa. Existem variações, mas o tradicional tem especiarias, uvas e mirtilos. Alguns têm rum, vodka, vinho da Madeira, sumo de frutos silvestres ou sumo de amêndoa. Veja aqui onde pode encontrar uma deliciosa chávena quente desta bebida:
- Mercados de Natal: o mais famoso é o mercado na praça de Helsínquia, mais conhecido como Kauppatori. Nesta altura do ano, a tradição é beber uma chávena de glögi e depois saborear um prato de peixe fresco.
- Hvitträsk: trata-se de uma antiga mansão, onde se pode provar a versão original deste vinho.
- Festivais: na maioria dos eventos ao ar livre, as pessoas pedem um glögi para se aquecerem.
Se planeia visitar Helsínquia no verão, pode tirar partido de outras bebidas tradicionais, como o lonkero, uma bebida refrescante feita de gin e sumo de toranja.
9. Desfrutar de um banho de sauna
Não se esqueça de um fato de banho se for a Helsínquia no inverno - por muito louco que pareça, vai precisar dele para uma das experiências mais incríveis da estação. A cultura finlandesa da sauna consiste em relaxar o corpo e a mente ao ar livre, enquanto se admira a paisagem de inverno, ou em mergulhar em cabinas pouco iluminadas com vistas de sonho. Ao contrário dos tradicionais banhos de vapor, aqui é criado um ambiente seco, sem água nem vapor, com uma humidade entre 5-20% e temperaturas que variam entre 80-100°C.
É, sem dúvida, uma das melhores actividades em Helsínquia, e alguns dos destaques incluem:
- Löyly: um restaurante à beira-mar com modernas instalações de sauna para todos os gostos, podendo escolher entre saunas públicas a lenha e cabinas privadas.
- Kuusijärvi: é um café junto ao lago, que oferece saunas eléctricas. Aqui pode encontrar uma fusão de saunas clássicas e nórdicas, chamadas saunas de fumo finlandesas e são meticulosamente preparadas. Antes de entrar na sala, é queimada madeira no interior para criar um ambiente vaporoso com um aroma agradável.
Existem algumas recomendações gerais, a principal é respeitar o silêncio, os finlandeses são muito simpáticos mas preferem um ambiente calmo durante as noites de sauna. Em todo o caso, existem experiências privadas, mas é divertido desfrutar da diversidade cultural que as saunas públicas oferecem.
Além disso, estas experiências não são adequadas para recém-nascidos nem para pessoas com problemas de saúde, especialmente com problemas cardíacos. Tenha em atenção que é comum que lhe ofereçam para abanar alguns ramos de bétula para se purificar, ou que lhe perguntem se quer uma cerveja.
10. Visitar os Jardins de inverno de Helsínquia
Os jardins de inverno são uma beleza exótica imperdível, que infelizmente por vezes passa despercebida. Nas suas estufas, encontrará experiências educativas através de diferentes temas botânicos. Os seus acolhedores espaços interiores mantê-lo-ão quente enquanto explora a requintada flora local. Tem duas opções:
- Jardim Botânico de Kaisaniemi: propriedade da universidade local,o Jardim Botânico de Kaisaniemi oferece workshops, seminários e palestras no inverno. Também pode ver líquenes, musgos e flores do Ártico através das suas paisagens de inverno.
- Jardim de inverno de Helsínquia: é gratuito e está situado junto a um porto virado para o mar. A sua idade torna-o uma joia local, uma vez que foi construído no século XIX. As suas actividades e exposições de inverno são muito interessantes. Tem também um jardim de rosas no terraço.