O que ver e fazer em Avinhão em 2 dias
Dois dias não são suficientes para visitar a cidade de Avignon e, de facto, haverá muitos lugares que ficarão de fora. Mas eu digo-vos os melhores planos para um par de dias na cidade.
Avignon é uma bela cidade, por isso é fácil compreender porque é que foi outrora a casa do Papa. Durante dois dias, terá a oportunidade de passear pelas suas encantadoras ruas calcetadas, apreciar a sua arquitetura histórica e experimentar algumas das melhores coisas para ver e fazer em Avignon.
Verá museus de classe mundial, bem como restaurantes incríveis, no meio desta cidade francesa que o fará apaixonar-se. Acredite ou não, dois dias é tempo suficiente para ver o melhor da cidade, mas não tanto que se aborreça ou sinta que perdeu o seu tempo.
Dia 1: Templos religiosos, palácios, museus, praças e jardins
No primeiro dia da sua viagem, conhecerá a maior parte da cidade, vendo alguns dos sítios mais interessantes e culturais de Avignon. Verá a Basílica de São Pedro, a Place de l'Horloge, entrará na Catedral de Avignon, atravessará a Ponte de Avignon, entre muitas outras coisas.
O dia começa muito cedo, por isso, penso que estarás na cidade ao fim da tarde do dia anterior ao início da visita. Recomendo que se levante bem cedo para começar bem o dia e que faça com que este primeiro dia dure o suficiente para ver o máximo de sítios possível por si próprio ou inscrevendo-se numa das melhores excursões de Avignon.
Entrar na Basílica de São Pedro
Depois de um pequeno-almoço, irá diretamente para uma das atracções mais populares, que não é outra senão a Basílica de São Pedro. É uma das mais antigas e belas igrejas da Europa e é um ponto de passagem obrigatório para qualquer viajante que visite Avignon. Recomendo ficar pelo menos uma hora e meia para explorar completamente a basílica e as suas muitas obras de arte. A entrada é gratuita.
Vai adorar a impressionante arquitetura do monumento e as várias obras de arte importantes espalhadas pela basílica, como uma pintura da Virgem Maria e uma escultura de mármore de São Pedro.
Passeio pela Piazza Horloge
Por volta das 8h30, pode continuar até à Place Horloge, que é um importante local histórico da cidade de Avignon. A estrutura, que se diz ter 1.000 anos, é uma obra de arte que é usada todos os dias para marcar as horas no relógio.
É um bom sítio para passear, aproveitar o sol da manhã para passear um pouco e também para tirar algumas fotografias na praça antes de continuar para o próximo ponto do seu itinerário, que não é outro senão a Catedral de Avignon. Meia hora será suficiente para conhecer todo o local.
Visitar a Catedral de Avignon
Por volta das 9:00 horas, deve chegar à Catedral de Avignon, que fica muito perto da Place Horloge. Esta catedral é um dos edifícios mais bonitos e emblemáticos de toda a cidade, e é também um ótimo lugar para aprender sobre a sua história e arquitetura. Ficará também impressionado com a sua arte e os seus belos vitrais.
A entrada é gratuita e, durante cerca de uma hora, terá a oportunidade de aprender que esta imponente estrutura está cheia de narrativas interessantes. Por exemplo, diz-se que o edifício foi concebido para se assemelhar a uma fortaleza, o que é apropriado, dada a sua localização perto da fronteira italiana.
Descobrir os Jardins des Doms
Quando chegar aos Jardins des Doms, o seu relógio deverá marcar pouco depois das 10:00, pelo que é a altura ideal para se perder neste oásis no meio da cidade, que vale bem a pena visitar. Os jardins foram construídos no século XVI pelo Rei François I como um local de descanso e fuga da azáfama da cidade, e ainda hoje são um destino popular para os turistas.
Dentro dos jardins encontrará milhares de flores e árvores deslumbrantes, bem como um belo lago. Os jardins albergam também o maior e mais antigo rosário do mundo, que se encontra exposto na capela. Está também dividido em várias secções, incluindo os jardins de rosas e jasmim, a floresta de ciprestes e louros e os jardins da lua e das estrelas.
Impressionar-se com o Petit Palais
Quando sair dos Jardins des Doms, irá diretamente para o Petit Palais, que é definitivamente uma visita obrigatória em Avignon. É um museu que foi construído em 1781 e serviu como residência do embaixador do Papa. Atualmente, alberga obras desde a Idade Média até ao século XX. Também se podem ver obras-primas de artistas como Rubens, Rembrandt, Van Dyck, Degas e Toulouse-Lautrec.
Para visitar o Petit Palais, pode ir todos os dias, exceto à segunda-feira, e a entrada é gratuita. A única coisa que não é gratuita é o guia áudio, que custa 3 euros para adultos e 2 euros para crianças, aproximadamente. Poderá ficar aqui cerca de duas horas, pelo que sairá daqui por volta da 1:00, a caminho do seu próximo destino.
Atravessar a Pont d'Avignon
Depois da sua visita ao Petit Palais, terá a oportunidade de continuar até à Pont d'Avignon, que antigamente ligava Avignon a Villeneuve-lès-Avignon. Foi construída no século XIII e atravessava o rio Ródano, o que faz dela uma das pontes mais antigas de França, e chamava-se originalmente Pont Saint-Bénézet.
O interessante é que a Ponte de Avignon foi renovada várias vezes ao longo dos séculos, o que a torna muito valiosa. Para a visitar, terá de pagar cerca de 9 euros por pessoa, e pelo menos 6 euros por cada criança. Também são oferecidas visitas guiadas ao longo do dia, mas é necessário reservar com antecedência. O tempo de visita não deve ser superior a 30 minutos.
Almoço em qualquer restaurante próximo
Depois de alguns minutos a conhecer a Pont d'Avignon, é provável que tenha fome e queira comer qualquer coisa, e para isso existem várias alternativas no centro da cidade. Uma opção é La Bouchee, um bistrô acolhedor que serve pratos clássicos franceses com um toque moderno.
Outros sítios a visitar para almoçar são o Le Gourmet e o Restaurant du Pont, que estão entre os mais populares da zona. Terá cerca de uma hora para um almoço rápido para continuar a sua visita ao próximo ponto do seu itinerário de dois dias em Avignon, pelo que deverá sair do restaurante um pouco antes das 14:30 para chegar a tempo à sua visita guiada ao Palácio Papal.
Aproveitar ao máximo a visita guiada ao Palácio Papal
Depois do almoço, terá de ir diretamente para o Palaisdes Papes, outra visita obrigatória em Avignon. A visita começa às 14:30 e dura cerca de 2 horas, pelo que ficará aqui até cerca das 16:30. A visita inclui uma visita aos apartamentos privados do Papa, onde se pode ver o seu quarto, o seu escritório e outras divisões utilizadas para fins pessoais.
A visita ao Palácio dos Papas custa cerca de 10 euros por pessoa, e as crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita. O Palácio pode ser visitado de quinta a domingo e está fechado às segundas, terças e quartas-feiras. Pagará cerca de 5 euros para adultos e 3 euros para crianças dos 7 aos 17 anos de idade. As crianças com menos de 7 anos têm entrada gratuita.
Ir ver o Museu Calvet
Como sairá do Palácio Papal aproximadamente às 16:30, terá tempo de chegar ao Museu Calvet para se juntar ao último grupo de visitantes. Vai adorar porque é um museu pequeno mas bonito, com muitas exposições que mostram a história e a cultura da cidade.
O Museu Calvet abriga mais de 1.400 pinturas e esculturas de artistas como Claude Monet, Paul Cezanne, Louis Valtat e Edgar Degas. Há também muitas peças que foram criadas por artistas famosos, mas nunca foram vendidas ou colocadas em exposição pública até serem doadas ao museu após a sua morte. Há também uma pequena coleção de artefactos egípcios que datam de há milhares de anos.
Entrar na Igreja de Saint Didier
A poucos quarteirões do Museu Calvet encontra-se a Igreja de Saint Didier, a sua próxima paragem no itinerário e uma visita obrigatória se estiver a visitar Avignon em 3 dias ou menos. Você pode fazer uma visita guiada à igreja, onde você pode aprender sobre sua história e arquitetura. O seu guia irá contar-lhe tudo sobre este edifício do século XIII e como foi restaurado depois de ter sido gravemente danificado durante a Segunda Guerra Mundial.
Depois da sua visita, não se esqueça de passar pela loja de recordações para comprar lembranças únicas da sua viagem. As visitas guiadas são normalmente organizadas de manhã, mas, neste caso, a igreja será visitada à tarde, por volta das 17h30, e recomendo que fique pelo menos uma hora e meia a percorrer o local.
Jantar e bebidas num restaurante próximo
Depois de terminar a visita à igreja de Saint Didier, por volta das 19:00, está quase na altura de ir ver um pouco da vida nocturna de Avignon. É uma bela cidade com muitos lugares para comer e beber, por isso aqui estão algumas das melhores opções para jantar em Avignon antes de festejar.
Um dos lugares mais populares é o Le Petit Comptoir, um lugar que muda o seu menu diariamente, por isso pode sempre contar com uma variedade de pratos como confit de pato, truta gratinada ou as clássicas frites frites. A carta de vinhos é extensa, para que possa fazer um bom acompanhamento da sua refeição. Pode demorar o tempo que quiser.
Saborear a vida nocturna em Avignon
Depois de um par de bebidas, nada melhor do que ir experimentar a vida nocturna de Avignon, onde há muitos locais diferentes onde se pode dançar, beber uns copos e festejar com os amigos. A Place de l'Horloge, no centro da cidade, reúne muitos bares e restaurantes.
Se procura algo mais calmo, o Le Clipper Lounge é um bom sítio para passar o tempo e está localizado na cidade velha. Embora pequeno, é o lar de algumas das melhores vidas nocturnas da Europa. Se quiser ir a uma discoteca, Avignon também oferece um ótimo ambiente para música eletrónica, hip-hop, rock ou qualquer outro ritmo.
Pode desfrutar desta atividade durante o tempo que quiser, ou pode saltá-la, ir para o seu hotel ou local de alojamento para descansar, para continuar com um segundo dia em Avignon.
Dia 2: Rue des Teinturiers, museus, muralhas e Ilha Barthelasse
Para este segundo dia de aventuras na cidade de Avignon, é provável que esteja um pouco cansado, por isso vai querer dormir um pouco mais, e é por isso que o segundo dia da sua visita à cidade começará por volta das 9:00, quando fizer o check-out do seu hotel ou alojamento.
Pequeno-almoço em Les Halles
Para começar o dia com o pé direito, recomendo que tome o pequeno-almoço em Les Halles, que é a praça principal de Avignon. É uma estrutura rodeada de restaurantes e cafés para tomar o pequeno-almoço. É também uma oportunidade para comprar jóias e lembranças.
Pode completar o seu pequeno-almoço com fruta ou iogurte e granola num dos cafés da praça. Mas sem dúvida que o prato estrela que não pode perder são os crepes, um prato francês feito com farinha e ovos sob a forma de panquecas finas. São normalmente recheados de várias formas, por exemplo, com queijo ou chocolate, e depois dobrados em triângulos.
Em Les Halles pode encontrar muitos restaurantes e cafés, incluindo o Café de la Poste, Le Cafe du Pont ou La Brioche d'Or, onde pode experimentar deliciosos croissants que são escamosos por fora, mas macios e amanteigados por dentro. Recomendo que não demore mais de uma hora a tomar o pequeno-almoço, para poder partir para a próxima paragem do itinerário por volta das 10:00.
Passeio pela Rue des Teinturiers
Depois de um bom pequeno-almoço, o passeio leva-o até à Rue des Teinturiers, em Avignon, uma rua cheia de lojas de tecidos e de cores que não encontrará em mais lado nenhum do mundo. Foi construída pelas famílias de tintureiros entre os séculos XV e XVII. Durante este período, os tintureiros viviam na rua com as suas famílias e trabalhavam nas suas empresas.
O ambiente era único, pois os tintureiros juntavam-se aos seus vizinhos para partilhar ideias e experimentar novas técnicas de coloração e design. Com o tempo, estes costumes perderam-se e, atualmente, apenas uma pequena parte desta história permanece na rua, mas ainda é possível ver alguns elementos. Demorará meia hora a conhecer o local.
Visitar a Coleção Lambert
Saindo da Rue des Teinturiers, seguirá para a Coleção Lam bert para uma das visitas mais interessantes da zona. A coleção está aberta de quarta a segunda-feira das 10:00 às 18:00 e fecha às terças-feiras, por isso é perfeito se chegar por volta das 10:30.
No interior, pode ver arte contemporânea, arte minimalista e concetual, bem como arte dos anos 1980 e fotografias dos anos 1990. Quanto às visitas guiadas, tem a oportunidade de as fazer às sextas-feiras, sábados e domingos às 15:00. Infelizmente, não é possível trazer crianças com menos de 7 anos para a coleção.
Almoço em qualquer sítio próximo
Perto da Coleção Lambert existem diferentes locais para almoçar por volta das 12:30 e antes de continuar a sua visita, sendo um dos mais populares o Le Petit Poucet, que serve saladas, sopas, carne e peixe, sobremesas e pratos vegetarianos.
O preço deste restaurante varia entre 10 e 15 euros por prato. Outro restaurante excelente é o Le Gant D'Or, que oferece uma variedade de pratos franceses, incluindo canard au foie gras, tártaro de atum e almôndegas de borrego. A faixa de preço por prato também fica entre 15 e 20 euros.
Visitar o Museu Angladon
Depois do almoço, pode passar à próxima paragem do itinerário, que é o Museu Angladon, um local maravilhoso para visitar, com muito para ver no interior. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10:00 às 18:00, mas neste caso, a visita será efectuada entre as 13:30 e as 15:00.
A entrada custa a partir de 8 euros para adultos, 4 euros para estudantes com um cartão de identificação válido e é gratuita para crianças com menos de 18 anos. As visitas guiadas ao museu realizam-se habitualmente todos os sábados entre as 11:00 e as 13:00.
Visita às muralhas de Avignon
Por volta das 13:00, pode visitar as muralhas de Avignon, que são um exemplo importante da arquitetura defensiva da Idade Média. Para entrar, terá de pagar cerca de 6 euros para adultos e 3 euros para crianças.
É possível efetuar visitas guiadas, que devem ser reservadas com antecedência. Estas muralhas protegiam a cidade dos ataques externos durante a Idade Média. Poderá ver os restos das torres de vigia, os portões de entrada e as muralhas largas.
Passeio de barco à ilha de Barthelasse
Depois de percorrer as muralhas de Avignon, recomendo-lhe que apanhe um barco que o levará das muralhas de Avignon à ilha de Barthelasse, no meio de um passeio que demora cerca de 10 a 15 minutos. Terá de pagar cerca de 8,50 euros por pessoa. Os barcos partem de 30 em 30 minutos entre as 9:00 e as 19:00.
Desfrute de todas as actividades disponíveis na ilha
Quando sair do barco, terá chegado à ilha de Barthelasse, um destino turístico ideal para passar um bom bocado, no meio de uma das melhores excursões a partir de Avignon. Há muitas coisas divertidas para fazer na ilha: explorar a ilha, visitar os parques, fazer caminhadas e apreciar as vistas panorâmicas.
Pode desfrutar de várias actividades ao ar livre, como caiaque, canoagem e windsurf. Há também oportunidades para actividades aquáticas, como a pesca, o mergulho e o snorkelling. Na ilha, pode encontrar locais de encontro como cafés, bares e restaurantes, bem como lojas, parques aquáticos e outros locais para se divertir.
Jantar fora e aproveitar ao máximo a vida nocturna da ilha
Quando a noite cai, a Ile Barthelasse oferece uma grande variedade de opções para desfrutar. Para jantar, pode visitar o restaurante La Civette, que serve cozinha tradicional francesa com um toque moderno.
Existem também vários bares e pubs no local, como o Bar de l'Esprit, que oferece excelentes cocktails e uma vista deslumbrante sobre o Rio Ródano. Se procura algo um pouco mais animado, pode visitar o clube de dança La Maison Rouge, onde pode dançar a noite toda, antes de ir descansar.
Ficar num dos hotéis ou albergues da ilha
Depois de se fartar da festa, há muitas opções de alojamento na ilha, incluindo hotéis e outros locais muito confortáveis para ficar. Existem também alguns parques de campismo e alojamentos na ilha, bem como aluguer de casas e chalés. Em todo o caso, pode consultar todas as opções de alojamento no sítio Web da ilha de Barthelasse.
Na manhã seguinte, é hora de regressar a Avignon para a viagem de regresso a casa, para a qual recomendo embarcar num dos autocarros que saem da Ilha Barthelasse às 7:30 e às 8:30. A viagem demora cerca de uma hora e custa cerca de 7 euros.