Mais sobre: Os 8 melhores tours de Avinhão
A cidade de Avignon é um lugar com muitos monumentos e espaços naturais que o vão cativar. Poderá ver de perto todo o legado histórico, arquitetónico, artístico, religioso e cultural que esta cidade francesa conseguiu preservar ao longo dos séculos.
E, para isso, opte por um passeio de bicicleta ao longo das muralhas, um passeio panorâmico no centro histórico ou os passeios temáticos (gastronómicos, fotográficos...) de que vos falarei a seguir, pois um guia turístico dar-vos-á todos os detalhes e anedotas dos principais monumentos da cidade.
1. Visita ao Palácio do Papa

O Palais des Papes é um destino obrigatório durante a sua viagem, quer esteja de passagem pela cidade ou queira ficar 3 dias em Avignon, ou até mais. Se reservar bilhetes para o Palácio Papal de Avignon, ficará a saber muito sobre a história da cidade e a razão do seu esplendor no período medieval.
Ficará surpreendido com o tamanho imponente do palácio que, segundo os especialistas, o seu volume corresponde a 4 catedrais góticas, ou seja, cerca de 15.000 m2. Também deve concentrar a sua atenção nos detalhes arquitectónicos presentes nas portas, colunas, arcos e teto.
Terá então acesso a um total de 25 salas, incluindo a Grande Audiência, o Claustro do Papa Bento XII, a sala de banquetes, a capela de São Marcial, os quartos dos Papas que viveram no palácio ao longo do século XIV, entre outros. Todos eles, com mobiliário, frescos e tapeçarias. Também se pode visitar a loja-livraria com recordações e objectos de interesse, os jardins privados do Papa e os terraços com vistas panorâmicas privilegiadas.
Detalhes interessantes
- Preço: o custo médio é de 12 euros por pessoa; o custo reduzido é de 10 euros e as crianças pagam 6,50 euros.
- Duração: é necessário pelo menos meio dia para descobrir e desfrutar de cada um dos espaços deste palácio gótico-medieval.
- Meios de transporte: a pé.
2. Visita às paisagens de lavanda de Sault

Uma das minhas opções preferidas é a excursão às paisagens de lavanda de Sault, uma excursão ideal para visitar a Provença, embora só a possa fazer durante a primavera e o verão, quando a lavanda floresce e poderá tirar fotografias de postal
Esta excursão, que dura cerca de 5 horas e se destina a grupos de oito pessoas no máximo, é feita numa carrinha. Juntamente com um guia especializado, visitará:
- Sault: Protegida pela UNESCO, nas encostas desta aldeia encontrará campos de lavanda. Visitará uma quinta de lavanda onde aprenderá como se extraem os óleos essenciais.
- Gordes: aldeia medieval onde visitará a Praça Genty Pantaly, o Castelo, a Igreja de São Firmino e alguns locais panorâmicos sobre o rio Luberon.
- Abadia de Notre-Dame de Sénanque: Construída no século XII por monges cistercienses e situada num vale rodeado de campos de lavanda, é uma joia arquitetónica perfeitamente conservada.
Detalhes interessantes
- Preço: 60 euros por pessoa.
- Duração: 5 horas.
- Meio de transporte: minivan.
3. Passeio pelas ruas de Avignon

Um dos melhores passeios de Avignon é o passeio a pé pela cidade velha. É uma maneira rápida e fácil de ver os diferentes monumentos arquitectónicos da cidade, ao mesmo tempo que se mergulha na história e cultura do lugar.
Este tipo de atividade pode ser feito por conta própria ou tem a opção de se juntar a uma experiência guiada, na qual percorrerá as ruas da cidade com um guia local, que lhe contará a história de cada lugar à medida que for passando. Qualquer que seja a opção escolhida, percorrerá o exterior de uma série de monumentos imperdíveis da cidade. Alguns deles são:
- O Palácio dos Papas, que é um dos edifícios mais importantes de Avignon e um verdadeiro exemplo do estilo gótico-medieval.
- A Catedral de Notre Dame des Doms, o local de culto católico local.
- A ponte de Saint Bénézet, considerada uma ruína medieval de grande valor histórico.
A visita não pode ficar completa sem um passeio ao longo das imponentes muralhas defensivas que rodeiam Avignon. E se quiser sentir-se como um local, deve percorrer a Rue des Teinturiers, ladeada de casas de pedra . Encontrará também os moinhos de roda que, entre os séculos XIV e XIX, eram utilizados para tingir seda.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 57 euros por pessoa. No entanto, se fizer a atividade por conta própria, esta é gratuita.
- Duração: aproximadamente 2 horas.
- Meio de transporte: a pé.
4. Passeio de bicicleta pelas muralhas de Avignon

Na sua viagem, encontrará diferentes formas de explorar a cidade, sendo uma delas o passeio de bicicleta ao longo das imponentes muralhas. Esta é uma das actividades incluídas nas visitas guiadas aos sítios romanos de Avignon, que lhe permitirá descobrir o valor histórico destas muralhas construídas no século XIV. Esta experiência começa geralmente na ponte de Saint-Bénézet, uma ruína medieval de onde se tem uma vista privilegiada de Avignon.
O percurso circular percorre pouco mais de 4,3 quilómetros ao longo das muralhas. Ao longo da ciclovia, será possível admirar as muralhas de 3 metros de largura e 8 metros de altura que rodeiam a cidade e que a protegem atualmente das inundações ocasionais do Ródano.
Terá a oportunidade de ver de perto um total de 14 portas do século XIV e o sistema de torres defensivas das muralhas, composto por 3 estruturas semicirculares e 36 quadradas. Existem também algumas escavações e vestígios. Por exemplo, a Plaza del Reloj, que foi outrora o fórum romano.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 150 euros por pessoa.
- Duração: cerca de 3 horas.
- Meio de transporte: bicicleta eléctrica.
5. Visita fotográfica de Avignon

Entre outras excursões e passeios de um dia em Avignon que podem interessar-lhe, esta atividade fotográfica permitir-lhe-á fazer belas recordações da sua viagem. Percorrerá alguns dos destinos da cidade com um fotógrafo e aprenderá a tirar fotografias de qualidade profissional. Para esta experiência, encontrar-se-á com o fotógrafo-guia no centro da cidade e iniciará o passeio pelas ruas em busca dos melhores cenários para as suas fotografias.
O itinerário deste passeio pode variar, permitindo-lhe escolher entre percorrer espaços naturais ou as fachadas dos principais monumentos, entre outros locais de interesse. Aprenderá também alguns conceitos básicos de fotografia antes de partir. Alguns dos destinos mais frequentes são:
- Os moinhos de roda, situados na Rue des Teinturiers.
- A fachada do Palais des Papes, com o seu estilo nostálgico que lembra a época medieval.
- A muralha defensiva da cidade com as suas torres quadradas e semi-circulares.
- A Praça do Relógio ou antigo fórum romano.
- A ilha de Barthelasse, um pequeno pulmão natural com uma fauna e uma flora espantosas.
Detalhes interessantes
- Preço: 250 ¤ por pessoa.
- Duração: aproximadamente duas horas.
- Meio de transporte: a pé.
6. Visita gastronómica ao mercado de Les Halle

Se se interessa por gastronomia, não perca o mercado Les Halle, onde encontrará bares, restaurantes e bancas de comida com preparações doces e salgadas para deliciar o seu paladar. Pode provar os famosos bolos locais, doces de maçã, tarte de framboesa e tarte de alperce, acompanhados por um delicioso café.
Encontrará mais de 40 bancas de comida com frutas e legumes frescos, carnes, queijos, azeitonas, especiarias e outros produtos. Há também um bar de vinhos ou um bar de ostras, onde se pode tomar uma bebida ou um aperitivo. Na verdade, pode pedir uma prova de vinhos e aprender um pouco sobre a cultura vinícola da região.
Também é importante saber que se visitar em qualquer sábado do ano, a partir das 11 horas, os chefes locais oferecem demonstrações gratuitas. Desta forma, aprenderá a preparar alguns pratos utilizando produtos colhidos em Avignon.
Detalhes interessantes
- Preço: gratuito.
- Duração: aproximadamente 2 horas.
- Meio de transporte: a pé.
7. Visita gratuita aos templos religiosos

Pode não ser uma pessoa religiosa, mas isso não é uma desvantagem para incorporar no seu itinerário de pelo menos 2 dias em Avignon uma visita livre aos templos desta cidade histórica. Terá a oportunidade de descobrir as jóias escondidas no interior da Catedral e da Igreja de Saint Didier.
- Catedral de Avignon ou Notre-Dame-des-Doms: é um local religioso com uma história que remonta ao século XII. Ao chegar, verá a escultura de São João e da Virgem Maria. Além disso, na torre ocidental, encontrará uma Virgem dourada de 6 metros que coroa o edifício. No interior, verá vários elementos arquitectónicos: o mausoléu do Papa João XXII, as naves de estilo gótico, o coro, o retábulo do crucifixo de 1520, as tribunas barrocas, etc.
- Igreja de São Didier: edifício religioso com mais de 600 anos e exemplo da arquitetura gótica na cidade. Verá a sua fachada de pedras aparelhadas, arco triplo com colunas coroadas por capitéis antropomórficos e vegetais. Entretanto, no seu interior encontrará pinturas de finais do século XV, como o baixo-relevo da Subida ao Calvário de Francesco Laurana, entre outras.
Pormenores de interesse
- Preço: a entrada na Catedral de Avignon e na Igreja de Saint Didier é gratuita.
- Duração: não há restrições de tempo para desfrutar de cada sítio. No entanto, estima-se que uma hora seja suficiente para visitar cada destino.
- Meios de transporte: a pé.
8. Passeio no comboio turístico

Uma forma diferente de percorrer Avignon é participar num passeio no pequeno comboio turístico. Percorrerá as ruas da cidade, enquanto contempla as fachadas dos seus monumentos, museus e outras atracções. Tudo isto, enquanto ouve um audioguia que o informa sobre os destinos que está a ver.
Para desfrutar deste circuito, terá de se dirigir à Place du Palais Papal. Aí, embarcará no pequeno comboio e iniciará um passeio panorâmico de 45 minutos. Passará por 11 destinos diferentes com paragens gratuitas. Alguns dos locais do percurso do comboio são os seguintes:
- O Jardim Rocher des Doms, um jardim implantado numa rocha monumental.
- Ponte St-Bénézet, considerada a primeira ponte do período românico.
- Place des Saints Corps, antigo convento dos Celestinos (século XIV).
- Musée d'Angladon, com importantes colecções de arte dos séculos XVIII, XIX e XX.
Detalhes interessantes
- Preço: 9,50 ¤ para adultos, cerca de 6 ¤ para crianças dos 4 aos 12 anos e gratuito para crianças com menos de 4 anos.
- Duração: 45 minutos. Cada comboio parte normalmente de 30 em 30 minutos da Praça do Palácio Papal.
- Meio de transporte: pequeno comboio turístico.
Porque é que é aconselhável fazer uma visita guiada em Avignon?

Fazer uma visita guiada a Avignon durante a sua visita é a melhor maneira de aproveitar ao máximo o seu tempo, pois é uma cidade com muitos destinos a descobrir: monumentos, museus, locais religiosos, áreas naturais e outros locais de interesse cultural e histórico.
Basicamente, ao aderir a uma das visitas guiadas a Avignon, terá a oportunidade de se concentrar nos aspectos que realmente gosta (arquitetura, arqueologia, história da cidade, fotografia, arte preservada ao longo dos anos, etc.). Desta forma, poderá explorar cada local com mais pormenor.
Duração dos passeios em Avignon

Uma excursão é uma das melhores coisas a fazer em Avignon. Na sua viagem, encontrará uma grande variedade de passeios que lhe permitirão descobrir a cidade. A duração destes passeios pode variar de uma a quatro horas. Pode até encontrar actividades com um período de tempo mais longo.
Por exemplo, as visitas guiadas à cidade velha duram normalmente cerca de duas horas. No entanto, se fizer a visita por conta própria, pode passear pelas ruas de Avignon durante um período de tempo ilimitado. Para além disso, existem locais como o Palais des Papes, que devido à sua grande dimensão, requerem pelo menos meio dia para serem apreciados.