O que ver e fazer em Avignon em 3 dias
Avignon ainda exala a atmosfera do seu período mais glorioso, a Idade Média. Há tanto para ver na cidade, que eu digo-lhe como aproveitar ao máximo os três dias em Avignon.
Avignon é uma das cidades mais bonitas e interessantes de França, mas três dias são suficientes para desfrutar dela e dos seus arredores à vontade. O meu conselho é que passe os dois primeiros dias a explorar a cidade e deixe para o terceiro dia uma das muitas excursões interessantes que pode escolher.
Dia 1: Pont de Bénézet, Palais des Papes, muralhas e Ilha Barthelasse
O primeiro dia em Avignon deve ser dedicado a visitar as suas grandes jóias arquitectónicas, aquelas pelas quais a cidade é Património Mundial e algumas outras que também fazem parte da sua essência. Só a visita ao Palácio dos Papas, ao complexo episcopal, às muralhas da cidade e à famosa ponte ocuparão uma boa parte do dia.
Mas também haverá tempo para relaxar, pois Avignon tem jardins e zonas verdes idílicas. São perfeitos para descansar e recarregar baterias, pois ainda há muito para visitar na cidade. Esta é a minha sugestão para o seu primeiro dia.
Ponte de Saint Bénézet
O dia começa na Ponte de Saint Bénézet, um dos símbolos da cidade. Foi construída no século XII e, na altura, era uma obra de engenharia incrível. Hoje não é possível vê-la, mas tinha 900 metros de comprimento e 22 arcos.
O tempo, o abandono e as cheias do rio quase destruíram a ponte. De facto, só restam quatro desses arcos. Mas são suficientes para imaginar a magnitude e a beleza desta infraestrutura nos seus anos de esplendor.
E, caso se esteja a perguntar, sim, esta é a ponte que inspirou a canção Sur Le Pont d'Avignon, que tenho a certeza que já ouviu antes. Mais uma razão para comprar bilhetes para a Pont d'Avignon, que também inclui o Palácio Papal.
Palácio dos Papas
Da ponte, através das muralhas, chegará ao maior palácio gótico do mundo. Foi construído em apenas 20 anos e é um dos monumentos mais visitados de França. Por isso, vale a pena passar uma boa parte da manhã a percorrer as impressionantes salas do Palácio dos Papas.
As capelas, os apartamentos papais e os terraços são todos impressionantes. Mas a visita não revelará apenas um edifício magnífico. Ficará também a saber porque é que houve nove papas que não tiveram a sua sede em Roma. O meu conselho: compre os seus bilhetes para visitar o Palácio dos Papas com antecedência para evitar esperas.
Notre-Dame des Doms
Fica ao lado do Palais des Papes e é o único edifício em Avignon que se atreve a ofuscá-lo: é a basílica de Notre-Dame des Doms. Embora possa não parecer quando se olha para ela, os trabalhos de construção começaram no século XII. O edifício que vai ver é o resultado de inúmeras modificações.
Antes de entrar, olhe para cima e veja a impressionante figura da Virgem que coroa a sua torre sineira. É feita de chumbo dourado e mede seis metros. Uma vez lá dentro, admire o mausoléu gótico do Papa João XXII, o coro ou a capela da Ressurreição, são magníficos.
Uma opção fantástica para não perder nada é reservar a visita de Avignon com uma visita guiada ao Palácio Papal.
Jardin des Doms
Ao lado da Notre-Dame des Doms, um pequeno oásis espera por si. O Jardin des Doms situa-se na parte mais alta de Avignon, onde a cidade nasceu. Atualmente, é um parque encantador. Mas se vale a pena visitá-lo, não é apenas por esta razão, mas também porque daqui terá uma vista magnífica de Avignon.
Uma paragem para provar a gastronomia de Avignon
Em França, come-se cedo, entre as 12:00 e as 13:00. Nos arredores do Palais des Papes, encontrará uma série de locais para recarregar as baterias. Arlequin, La Cuisine de Papa ou La Sou'pape, se quiser comer algo rápido, são algumas opções.
O que se pode comer? A bouillabaisse é uma sopa muito típica, tal como o ratatouille. E se estamos a falar de doces, experimente os papalines d'Avignon, que são curiosos chocolates cor-de-rosa com um coração de chocolate negro.
A muralha de Avignon
Para aproveitar ao máximo a tarde, o meu conselho é explorar um dos grandes tesouros da cidade. No tempo dos romanos, uma muralha rodeava Avignon. Mas a que está prestes a ver é muito posterior, datando da época medieval.
A muralha . tem pouco mais de 4 quilómetros de comprimento e abraça a cidade velha. Mas a sua função não era apenas protegê-la dos inimigos, mas também das cheias do Ródano, as mesmas cheias que arrastaram a ponte de Saint Bénézet.
Se o dia estiver bom e lhe apetecer caminhar, pode dar um passeio à volta da muralha e descobrir as suas 7 portas principais e as suas 39 torres (36 quadradas e 3 circulares). Caso contrário, basta admirá-lo a partir da margem do rio.
E não se esqueça de que , ao reservar uma excursão a Avignon, passará pelas muralhas e desfrutará de uma vista maravilhosa.
A ilha de Barthelasse
A partir da parte das muralhas com vista para o rio, sugiro que atravesse o rio e dê um passeio pela Ile de la Barthelasse. Não se trata de uma ilha qualquer, é a maior ilha fluvial da Europa e um ótimo local para obter as melhores vistas da cidade, com a sua famosa ponte em primeiro plano.
Se ainda tiver energia, alugue uma bicicleta e percorra-a de bicicleta. É uma das melhores excursões em Avignon. Caso contrário, basta dar uma volta. A propósito, pode lá chegar atravessando a ponte Daladier, que não fica longe do Palais des Papes. Também pode apanhar o ferry no rio, é grátis.
Avignon à noite
De volta à cidade, e para terminar o dia, recomendo que dê um pequeno passeio pelo centro da cidade para o ver iluminado. A propósito, pode jantar num dos bares com esplanada, se o tempo estiver quente. E se quiser apenas tomar uma bebida, La Place Pie, no coração do centro da cidade, é o sítio ideal.
Dia 2: visita ao centro histórico, museus e passeio ao longo do Ródano
O segundo dia em Avignon será dedicado a um passeio pelo centro histórico. Para a tarde, proponho-lhe duas alternativas: visitar um dos museus da cidade ou fazer um passeio de barco no Ródano.
Praça do Relógio
Esta praça sempre animada é o coração de Avignon e um local perfeito para começar o seu segundo dia na cidade. Situa-se no topo do antigo fórum romano e está repleta de bares e esplanadas. Poderá também admirar dois magníficos edifícios: a Câmara Municipal e a Grande Ópera de Avignon do século XIX.
Mas porque é que se chama Place de l'Horloge ou Praça do Relógio e não outra coisa? Se olharmos para a Câmara Municipal, vemos uma antiga torre sineira que se projecta para fora dela. O seu relógio, no qual se vêem duas figuras enormes, é o que dá o nome à Place de l'Horloge.
Basílica de São Pedro
Seguindo a Rue Favart, em breve chegará à Basílica de São Pedro. Trata-se de uma bela igreja gótica construída no século XIV.
Não perca os pormenores da fachada, como as suas duas torres ou as suas portas monumentais, cheias de detalhes. No interior, é possível admirar seis belas capelas e um fantástico retábulo de madeira.
Mercado Les Halles
Da basílica, basta atravessar a longa Place Jérusalem para chegar ao mercado Les Halles. É inconfundível devido ao jardim vertical que cobre a sua fachada. Mas a melhor parte está no interior.
O mercado abriga cerca de 40 lojas onde se pode encontrar algumas das iguarias típicas da Provença, incluindo carnes curadas, queijos, conservas, doces e, claro, vinhos.
Rue des Teinturiers
A partir do mercado, recomendo um passeio sem pressa pelo centro de Avignon, seguindo a Rue de la Bonneterie até chegar à Rue des Teinturiers, ou rua dos tintureiros. É uma das ruas mais bonitas de Avignon.
A rua segue um antigo canal onde ainda se conservam rodas de moinho. Era aqui que se encontravam os teares para tecer tecidos e seda e onde os tintureiros os pintavam e lavavam. De facto, este era um dos negócios mais prósperos de Avignon no século XVIII.
Uma pausa para o almoço
Se quiser comer qualquer coisa antes de continuar a sua visita, aconselho-o a regressar ao mercado Les Halles. Se preferir algo mais calmo, dirija-se de novo à Place de l'Horloge. Aí encontrará uma série de restaurantes onde se poderá banquetear e depois continuar a descobrir os tesouros de Avignon.
A partir daqui, sugiro dois planos diferentes para a tarde. A escolha de um ou de outro dependerá dos seus interesses ou simplesmente do que lhe apetecer fazer nesse momento.
Primeira opção para a tarde: museus em Avignon
Se gosta de arte, há uma série de museus em Avignon que lhe podem interessar. A primeira opção que vos proponho para terminar o dia é visitar um deles. Aqui está uma pequena lista dos mais notáveis:
- Museu do Petit Palais: fica ao lado do Palácio dos Papas, na antiga residência do arcebispo. Exibe uma grande coleção de obras, especialmente de mestres italianos do Renascimento e da Escola de Avignon. A entrada é gratuita.
- Coleção Lambert: se prefere a arte contemporânea, não perca este museu. Exibe um bom número de obras a partir de meados do século XX, propriedade do negociante de arte Yvon Lambert. A entrada geral custa cerca de 10 euros.
- Museu Calvet: Este é o Museu de Belas Artes e Arqueologia. Aqui poderá ver pinturas e esculturas de diferentes períodos, mobiliário, tapeçarias, peças históricas e uma coleção de moedas egípcias, entre outros tesouros. A visita é gratuita.
- Museu Angladon: alberga a Coleção Jacques Doucet. Aqui pode admirar obras de Degas, Manet, Picasso, Cèzanne e Van Gogh, entre outros artistas. A entrada geral custa cerca de 8 euros.
- Museu Louis Vouland: é uma antiga mansão nobre convertida num museu de artes decorativas. A entrada geral custa cerca de 6 euros.
Segunda opção para a tarde: cruzeiro no rio Rhône
Se preferir passar a tarde de uma forma diferente, por exemplo, se estiver a viajar com crianças, uma das actividades mais divertidas para fazer em Avignon é entrar num pequeno barco e fazer um cruzeiro no Ródano. A partir das águas do rio , terá uma visão completamente diferente da cidade e dos seus principais tesouros arquitectónicos.
Pode também descer até Villeneuve-lès-Avignon. É uma cidade medieval que vai adorar. Não perca uma visita ao Forte de Santo André. Depois, pode embarcar de novo para regressar a Avignon.
Actividades culturais
Se lhe apetecer, uma boa maneira de terminar o seu segundo dia na cidade é desfrutar de um evento cultural. A agenda de Avignon está normalmente repleta de espectáculos de todos os tipos, especialmente teatrais.
Dia 3: Excursões nos arredores de Avignon
Avignonfica a dois passos de Avignon e há muitos sítios maravilhosos para visitar. Por isso, o meu conselho é que reserve o último dia para descobrir alguns deles. Pode escolher entre excursões de dia inteiro a partir de Avignon ou combinar duas viagens de meio dia. Tudo depende do que se quer ver, e há muito por onde escolher.
Excursão ao coração da Provença
Reservar uma excursão à Provença a partir de Avignon permitir-lhe-á visitar alguns dos tesouros desta bela região francesa. Verá aldeias encantadoras como Roussillon ou Gordes. As excursões incluem frequentemente a icónica abadia de Notre-Dame de Sénanque e Sault, conhecida como a capital da lavanda. Também pode escolher entre diferentes excursões à Provença a partir de Bordéus.
Visita aos sítios romanos
Os vestígios do passado romano na Provença são abundantes e , ao reservar uma excursão à Provença Romana a partir de Avignon, pode visitar alguns dos locais mais interessantes.
As excursões incluem uma visita a Nîmes, com o seu fantástico anfiteatro, ou a Maison Carée, um antigo templo romano que ainda está intacto.
As excursões aos sítios romanos a partir de Avignon incluem frequentemente uma visita à Pont du Gard, um impressionante aqueduto com 2.000 anos de história, e ao teatro romano em Orange.
Rota do vinho do Vale do Rhône
O Vale do Rhône é conhecido, entre outras coisas, pela qualidade dos vinhos que aí se produzem. Se gosta do mundo da enologia, esta é uma excursão que não vai esquecer. As visitas têm geralmente lugar na cidade de Chateauneuf-du-Pape.
Na visita aos vinhos deChateauneuf-du-Pape, percorrerá imensas vinhas para aprender tudo sobre os vinhos da região com um especialista. Também visitará uma adega e participará em provas de vinhos.
Excursão para descobrir os vestígios de Van Gogh na Provença
Vincent Van Gogh passou muito tempo na Provença. Viveu em Arles, onde pintou cerca de 300 das suas obras. Também passou algum tempo num hospital psiquiátrico em St-Rémy de Provence.
Reservar uma excursão a Van Gogh a partir de Avignon é uma atividade a não perder se for um amante de arte. Os passeios a pé de Van Gogh na Provença dar-lhe-ão uma visão de alguns dos episódios mais interessantes da vida do pintor.
Excursão no Luberon
O maciço do Luberon é um território montanhoso que esconde paisagens espectaculares e algumas das mais belas aldeias de França. São aldeias medievais com um sabor autêntico que vai adorar, como Gordes, Vaucluse ou Roussillon.
Outras excursões alternativas
Avignon tem uma localização privilegiada. Assim, em função dos seus interesses e preferências, pode também aproveitar este terceiro dia para visitar outros locais de grande interesse.
Reservar uma excursão a Saint Rémy, Pont du Gard e Les Baux para uma excursão de 5 horas onde poderá mergulhar na história deste canto de França com um guia especializado é uma excelente forma de terminar a sua viagem.