Mais sobre: As melhores atividades em Lyon
A França tem muitas cidades importantes, mas Lyon estará sempre no topo da lista. Esta é uma das cidades mais antigas da Europa e, quando a visitar, verá os vestígios da Roma Antiga, mas também as renovações arquitectónicas mais modernas. É uma cidade que liga o presente e o passado para que possa desfrutar da melhor forma.
Em Lyon, há muitas coisas para ver e fazer porque, quando lá estiver, vai perceber que pode simplesmente passear e perder-se nela. Parques, teatros, rios, museus, comida tradicional nos bouchons... Esta cidade tem muito para oferecer. Queres conhecê-la?
1. Conhecer a velha Lyon
Lyon é uma das cidades mais tradicionais de França. Isto deve-se, em grande parte, ao seu centro histórico, tradicionalmente conhecido como Velho Lyon ou Vieux Lyon em francês. Esta zona da cidade é a primeira atividade que o convido a fazer, porque transmite a essência de Lyon desde a sua fundação no século V a.C. até aos nossos dias.
Imagina estar na parte mais antiga de uma cidade com mais de dois mil anos de história? Então não tenha medo e passeie por estas ruelas estreitas e sombrias. Ao longo deste bairro, poderá descobrir diferentes bouchons, ou restaurantes típicos e tradicionais de Lyon. Este passeio é obrigatório se escolher uma das melhores excursões de Lyon, porque não há como perder esta magnífica área.
A maior parte da Velha Lyon que vê hoje foi estabelecida no auge do mercantilismo na Europa, durante o Renascimento, porque Lyon era uma cidade bancária muito próspera em toda a região. Mas também poderá ver alguns vestígios da história medieval da cidade, se for esse o seu interesse. Passeie por estes vestígios de história enquanto passeia e tira as melhores fotografias numa das cidades mais antigas do continente.
2. Comer num bouchon
Quando se pensa em comida na cidade de Lyon, a palavra bouchon vem automaticamente à mente. São os restaurantes típicos da cidade, a tal ponto que, desde 1997, os bouchons autênticos são oficialmente reconhecidos e existem muito poucos. No entanto, existem muitos outros restaurantes que imitam este estilo.
A particularidade dos bouchons é o facto de servirem comida tradicional de Lyon, como a salada de Lyon ou as quenelles, que são cilindros feitos de farinha de trigo misturada com manteiga e algum tipo de carne. Há também muitas outras especialidades servidas pelos bouchons. Sem dúvida, quando se faz uma das melhores visitas gastronómicas de Lyon, os bouchons são o centro das atenções.
O meu conselho é não perder a oportunidade de ir a pelo menos um bouchon oficial e reconhecido. Não será a comida mais barata, mas será a mais autêntica. Cada lugar tem a sua especialidade e, com as suas paredes cor de terracota, pode tirar as melhores fotografias da gastronomia tradicional de Lyon.
3. Subir ao miradouro
Na zona central de Lyon, tudo é suficientemente perto, mas há uma subida que vale a pena fazer. É a subida ao miradouro, onde se pode admirar os melhores pores-do-sol da cidade. Para lá chegar, é preciso ir até à basílica e depois apreciar um espaço plano e alto, de onde se tem uma bela vista de grande parte da cidade e do rio.
Esta vista pode ser obtida a partir da colina Fourvière, que se destaca na zona central com a sua basílica e de onde se pode ver a cidade a uma cota mais baixa. Esta é provavelmente a razão pela qual tantos fotógrafos ficam cativados quando chegam: é possível ver a cidade a partir de uma altura ligeiramente superior à dos telhados, o que permite distinguir as torres e as diferentes elevações da cidade.
Para chegar aqui, existem várias opções. A mais básica é caminhar, embora a subida seja um pouco íngreme. Para quem tem dificuldades de locomoção, existem melhores opções. Pode utilizar o funicular terrestre que sobe até ao cimo deste monte e que o deixará mesmo ao lado da igreja.
Tenha também em conta que esta é uma zona muito concorrida pelos turistas, pois todos querem tirar a melhor fotografia da cidade. Por isso, recomendo que vás com bastante antecedência e procures as horas de menor movimento, embora se quiseres apenas passear durante alguns minutos, não será um problema.
4. Visitar o Teatro Galo-Romano
Obra de arte por si só, o teatro gal o-romano é uma manifestação do que é Lyon: uma cidade com origens imponentes no passado. Pensava que a coisa mais antiga que podia encontrar era a parte medieval da cidade? Pois bem, o teatro galo-romano vai mostrar-lhe uma obra-prima da antiguidade.
É um anfiteatro construído por volta de 15 a.C. e tem as características tradicionais de um teatro romano deste tipo. A sua capacidade já não é tão grande como na altura da sua conceção, mas é um belo local para passear, tirar fotografias e conhecer parte da história da cidade. A melhor parte é que o acesso para turistas é gratuito.
Se for no verão, na primavera ou mesmo em certos dias do inverno, poderá desfrutar do teatro galo-romano no seu melhor: com concertos e eventos culturais, tal como foi concebido. É por isso que esta é uma das melhores coisas para fazer no Natal em Lyon. Nestes casos, se possível, é possível comprar bilhetes e assistir a um concerto num local com mais de dois mil anos. Está disposto a isso?
Informações práticas
- Localização: 17 Rue Cleberg, 69005, Lyon, França
- Preço: a entrada é gratuita se se tratar apenas de uma visita guiada. Para os eventos, a entrada varia consoante o evento.
- Horário de abertura: das 7:00 às 19:00 horas. Os eventos realizam-se geralmente depois das 21 horas.
5. Visitar o Instituto Lumière
É um amante do cinema francês? Então deve saber que uma grande parte da origem do cinema está ligada aos irmãos Lumière, que viveram em Lyon e fizeram muitas das suas invenções a partir da sua casa. Hoje, a sua casa, que remonta ao final do século XIX, é o Instituto Lumière, que se dedica à preservação do património cinematográfico, especialmente do cinema francês.
Trata-se de um espaço muito completo que lhe permitirá conhecer verdadeiramente a história do cinema. Para começar, existe o Museu Lumière, que conta a história do cinema através das diferentes máquinas utilizadas pelos irmãos Lumière, mas também tem diferentes exposições temporárias para além das permanentes.
O instituto é mais do que apenas o museu. Existe também o First Film Hangar, que é um espaço de cinemateca onde são projectados filmes e se realizam ciclos de cinema, palestras e conferências. Existe também uma biblioteca e uma livraria, onde se podem consultar não só livros, mas também diferentes produtos audiovisuais. Recomendo-lhe que experimente este instituto ao máximo, porque é sem dúvida um dos melhores dedicados à preservação de filmes na Europa.
Informações práticas
- Localização: 25 rue du Premier - Film BP 8051 69352 - Lyon, França
- Preço: entrada geral cerca de 8 euros, tarifa reduzida de 7 euros para jovens dos 7 aos 18 anos, pessoas com mais de 60 anos, desempregados e estudantes. Para as sessões de cinema e conferências, o custo pode variar entre 6,5 e 10 euros.
- Horário: no First Film Hangar, o horário de funcionamento é de terça a sexta-feira das 19:00 às 21:00, quarta-feira das 14:00 às 21:00 e sábado e domingo das 14:30 às 18:00. Para o museu, de terça a domingo das 10:00 às 18:30 h.
6. Prestar atenção aos frescos da cidade
Lyon tem algo muito caraterístico, que poucas cidades partilham. Ao passear, especialmente nos edifícios mais antigos, irá reparar que muitos deles têm belos frescos nas suas fachadas. Estas pinturas têm diferentes origens e histórias e é certo que as vai encontrar em muitas ocasiões.
Uma das mais famosas, sem dúvida, é a que se encontra em frente ao rio Saona. Poderá vê-lo de vários lados, porque a sua superfície é enorme, cobrindo mais de 800 metros quadrados. Todo este fresco mostra partes da história da cidade, especialmente nos últimos séculos, que se destaca como um monumento vivo, especialmente para as pessoas mais importantes de Lyon.
Mas este não é o único. Um dos mais importantes é o enorme fresco da biblioteca de Lyon, que mostra uma biblioteca misturada com um café. A ideia é mostrar personagens da vida quotidiana da cidade num ambiente assim, cheio de livros e muitos cafés. De facto, muitos turistas tiram fotografias de si próprios com um livro engraçado prestes a cair. Será que vai ser um deles?
7. Assistir à Ópera Nacional
Quando se passeia por Lyon, nota-se que é uma cidade que tem um pé no passado e um olho no futuro. Isso pode ser visto em belos edifícios como a Ópera Nacional de Lyon. O edifício data originalmente do século XIX e foi finalmente inaugurado em 1831. Quando se olha para a sua base, é um edifício totalmente clássico, mas a novidade está no topo.
Em 1993, o famoso arquiteto Jean Nouvel realizou uma das mais notáveis obras de renovação arquitetónica: uma extensão da Ópera Nacional de Lyon, para cima e de uma forma moderna. Isto pode ser visto graças à cúpula transparente, que soma seis andares e rouba todos os olhares, porque mistura o estilo tradicional do século XIX com um estilo muito vanguardista do final do século XX.
Recomendo que, para além de tirar muitas fotografias, entre neste magnífico edifício, para que possa ver o produto da passagem do tempo e da sua remodelação. O ideal é entrar e fazer uma visita guiada individual ou em grupo, que inclui até uma visita aos bastidores do palco. Para além disso, e se se enquadrar na sua agenda, convido-o a não perder um espetáculo da temporada de ópera na cidade.
Informações práticas
- Localização: 1 place de la comédie, 69001 Lyon, França.
- Preço: uma visita individual custa cerca de 10 euros, mas uma visita de grupo de 10 pessoas pode custar mais de 150 euros, mais uma vez dependendo do horário. Há preços diferentes para cada espetáculo.
- Horário: As visitas guiadas realizam-se às quartas-feiras e sábados às 13:00 e às quintas-feiras às 17:30. Os espectáculos de ópera são normalmente ao fim da tarde.
8. Passear ao longo das margens do rio Saône
Lyon é uma cidade que nasceu na confluência de dois rios: o Ródano e o Saône. É este último que tem uma história de maior importância, principalmente devido à sua integração na paisagem urbana.
Neste caso, uma das melhores coisas a fazer em Lyon é passear ao longo das margens do Saône, sem medo de se perder e apenas contemplar a paisagem e as diferentes pontes entre as duas margens.
Pode começar o seu passeio ao longo do Saône a partir da parte norte, mesmo em frente à frescura de Lyon. É aqui que começa a península ou presqu'ile e termina no lado sul, na confluência com o rio Rhône. Ao longo do passeio, pode passar pela Velha Lyon, com igrejas, frescos e edifícios históricos, que podem ter mais de mil anos, acompanhando os Lyonnais todos os dias. Relaxe e desfrute do passeio.
Além disso, pode atravessar o rio de e para a península através de algumas belas pontes, onde irá certamente parar e tirar as melhores fotografias. Por exemplo, a ponte pedonal de San Vicente é conhecida por ser apenas para peões, pelo que terá todo o tempo do mundo para estar no rio Saona e viver a história. Sugiro que termine o seu passeio no majestoso e moderno Museu das Confluências, onde os dois rios se encontram.
9. Respire ar fresco no parque Tête d'Or
Lyon não é só arte e arquitetura: é também uma bela cidade para relaxar, respirar e seguir em frente. É por isso que o Parque Tête d' Or é um dos parques mais importantes de toda a cidade e onde se pode passar um belo dia, seja qual for a estação do ano. É claro que as melhores cores podem ser vistas na primavera, mas este passeio vale a pena em qualquer altura.
O tamanho do parque também é uma vantagem, pois o Parque Tête d'Or tem 117 hectares, o que faz dele um dos maiores parques urbanos de França. É enorme e tem nas suas instalações diferentes destaques, como um belo jardim botânico, onde se pode aprender mais sobre a flora francesa e mundial, bem como um velódromo e diferentes estufas e monumentos.
Esta é também uma atividade fantástica para fazer com as crianças em Lyon e tenha em mente que o parque nunca será um obstáculo, porque tem oito entradas, para que possa entrar, sair e continuar com a sua rotina. Especialmente nos meses mais quentes, este parque é um centro de actividades culturais e artísticas em geral, pelo que é uma visita a não perder.
Informações práticas
- Localização: 9006 Lyon, França
- Preço: a entrada é gratuita, embora possa haver eventos pagos no interior do parque, para além dos serviços que contrata.
- Horário de abertura: diariamente, das 6h30 às 20h30
10. Passar pela Torre Fourvière
Muitos turistas, quando passeiam por Lyon, vêem uma torre ao longe e pensam que é a Torre Eiffel ou uma réplica. Quando a vêem de perto, apercebem-se de que não é a Torre Eiffel, mas o que é? É uma torre metálica situada na colina de Fourvière que não é simplesmente uma torre de telecomunicações, mas que pretende transmitir a mesma essência da Torre Eiffel em Paris.
Esta torre, para a zona em que se situa, é muito alta, com 85,9 metros de altura, e quase não existem edifícios altos à sua volta. A torre data do final do século XIX e foi originalmente planeada para comunicações, embora mais tarde tenha sido acrescentado um restaurante e uma área de observação.
Infelizmente, o interior da torre não pode ser visitado e o restaurante já desapareceu há muito tempo, mas à noite é um espetáculo, pois as luzes são ac esas e as pessoas podem vislumbrar um dos maiores ícones de Lyon. Além disso, muitas pessoas juntam-se à volta da torre, especialmente turistas, pelo que será acompanhado por uma grande atmosfera.