O que ver e fazer em Lyon

Se está a planear visitar a maravilhosa Lyon, vou dizer-lhe quais são os lugares que não deve perder durante a sua estadia para desfrutar de uma experiência inesquecível na cidade.
O que ver e fazer em Lyon

    Mais sobre: O que ver e fazer em Lyon

    Lyon é um epicentro da cultura e da arte francesas por excelência. Foi considerada uma das cidades mais bonitas de França e o seu centro histórico (Vieux Lyon), com a sua arquitetura deslumbrante, foi declarado Património Mundial pela UNESCO.

    Quer procure um fim de semana romântico, uma viagem em família ou apenas alguns dias de diversão, há muitas coisas para fazer em Lyon. Pode visitar museus ou explorar a cidade velha e as suas praças, fontes e bairros, envoltos numa atmosfera dinâmica e efervescente. Neste artigo, vou falar-lhe das melhores coisas para ver e fazer em Lyon. Por isso, se procura inspiração para planear a sua viagem à cidade francesa, se se questiona sobre os locais a não perder ou se procura dicas de viagem para Lyon, esta lista é para si.

    1. Passeio pelo bairro Croix Rousse

    Vista das casas do Croix Rousse| ©Olivier
    Vista das casas do Croix Rousse| ©Olivier

    Para conhecer um pouco da história de Lyon, não perca a oportunidade de passear pelo antigo bairro dos canuts, o Croix Rousse. Este lugar era o coração da indústria têxtil. Em meados do século XIX, os operários da seda lideraram uma grande revolta para melhorar as suas condições de trabalho e salários. Hoje em dia, é um bairro boémio e artístico, conhecido pelos seus numerosos traboules e pela sua impressionante muralha.

    Além disso, para completar este período interessante da história francesa, sugiro que visite a Maison des Canuts, uma antiga oficina de tecelões de seda, e o Fresque des Canuts, um enorme mural de 1200 metros quadrados que oferece um vislumbre da vida dos trabalhadores e do bairro.

    Esta atividade é uma das melhores coisas para fazer em abril em Lyon, pois a primavera é a altura ideal para passear ao ar livre e apreciar a beleza do bairro. Pode fazer este passeio sozinho, mas para tirar o máximo partido dele, recomendo que o faça com um guia profissional, pois este é um dos melhores passeios em Lyon.

    Reservar uma visita guiada à Croix-Rousse

    2. Conhecer Lyon a bordo do seu autocarro turístico

    Autocarro turístico de Lyon| ©Bus Box
    Autocarro turístico de Lyon| ©Bus Box

    O que poderia ser melhor do que explorar Lyon ao seu próprio ritmo e no conforto de um autocarro de dois andares? Nas melhores excursões de autocarro hop on hop off de Lyon, encontrará excelentes opções de serviço, todas com comentários áudio disponíveis em até oito idiomas diferentes. Desfrutará de uma experiência única enquanto aprende tudo sobre a cidade, a sua história, património culinário e pessoas famosas.

    Com 14 paragens diferentes, incluindo locais icónicos como a Place des Jacobins, Passerelle Palais de Justice, Musée des Confluences, Parc des Hauteurs e muitos mais, terá a oportunidade de ver tudo o que Lyon tem para oferecer. Além disso, pode entrar e sair quantas vezes quiser em cada paragem, e ficar o tempo que precisar para explorar cada lugar. Devido à grande otimização do tempo e dos locais visitados, esta é uma atividade ideal para fazer em Lyon em 1 dia.

    3. Passeio gastronómico a pé pelo melhor da cidade

    Macarons| ©Laura Agar
    Macarons| ©Laura Agar

    Lyon é um lugar cheio de sabores incríveis e experiências culinárias únicas que não pode perder. Quer desfrutar de uma experiência gastronómica inesquecível? Então deixe-me falar-lhe de um dos melhores passeios gastronómicos em Lyon.

    Para uma experiência gastronómica única, faça um passeio a pé pelos locais mais emblemáticos de Lyon acompanhado por um guia local. Desta forma, poderá visitar monumentos, bairros pitorescos, apreciar a bela arquitetura da cidade e, ao mesmo tempo, desfrutar de degustações culinárias excepcionais.

    Neste tipo de passeio, terá a oportunidade de provar mais de 10 produtos gastronómicos locais diferentes. E se for um fã de gastronomia, recomendo-lhe que complemente esta experiência com uma das melhores visitas guiadas de vinho em Lyon.

    Reservar uma visita guiada a Lyon

    4. Visita à península de Lyon

    Praça dos Terreaux| ©Andrey Sulitskiy
    Praça dos Terreaux| ©Andrey Sulitskiy

    A península de Lyon é um lugar fascinante a não perder durante a sua visita à cidade. Esta zona histórica alberga alguns dos monumentos mais emblemáticos e bonitos da cidade. Caminhando ao longo da rua pedonal Victor Hugo, encontrará uma grande variedade de lojas e restaurantes que lhe darão um sabor autêntico da cultura local. Há também muitas praças e parques para relaxar e desfrutar do ar livre.

    Um dos seus pontos turísticos mais impressionantes é a Place des Terreaux, que apresenta uma fonte de 360 toneladas criada pelo famoso escultor francês Bartholdi. É uma obra-prima arquitetónica que certamente chamará a sua atenção. Também na zona, pode visitar a Place des Jacobins e a Ópera de Lyon, que se situa na Place des Célestins.

    Outro local que encontrará aqui é o Palais de la Bourse. Atualmente, acolhe exposições temporárias e permanentes que oferecem uma visão fascinante da história de Lyon e de França. Este passeio é ideal para estadias curtas e é uma das melhores coisas para fazer em Lyon em 3 dias, pois engloba história, paisagens fascinantes e cultura.

    Reservar um passeio de bicicleta

    5. Apreciar a Place Bellecour

    Praça Bellecour| ©Kirk K
    Praça Bellecour| ©Kirk K

    Sem dúvida, um dos lugares mais impressionantes de Lyon é a Place Bellecourl, um espaço público icónico com 62.000 metros quadrados. Foi construído no século XVII e testemunhou importantes acontecimentos históricos, como a Revolução Francesa e a Primeira Guerra Mundial.

    Este local é muito popular entre os habitantes locais, que o utilizam como ponto de encontro. É também um excelente ponto de referência para aceder aos locais turísticos.

    Esta praça também tem a distinção de ser a maior praça pedonal da Europa e oferece uma vista espetacular de Fourvière. É uma das melhores coisas para fazer em maio em Lyon, pois o tempo é mais quente e seco, permitindo-lhe desfrutar da praça no seu melhor.

    6. Visitar a colina e a basílica de Fourvière

    A colina de Fourvière| ©didier.camus
    A colina de Fourvière| ©didier.camus

    Entre as muitas razões pelas quais a colina de Fourvière e a sua basílica são um destino obrigatório, não posso deixar de mencionar que estes lugares testemunharam as origens históricas de Lyon desde 43 a.C.

    Se estiver disposto a isso, recomendo uma atividade que, embora possa ser cansativa, é realmente gratificante: subir a colina de Fourvière. No entanto, se preferir uma opção mais confortável, pode apanhar o funicular La Ficelle na estação Vieux-Lyon e subir sem gastar energia.

    Basílica de Fourvière

    De uma forma ou de outra, no topo, terá a oportunidade de admirar a Basílica de Fourvière, um monumento religioso que é uma verdadeira atração turística e que simboliza a história religiosa de Lyon. Foi construída no século XIX para honrar a Virgem Maria, a quem se atribui a salvação da cidade de uma epidemia de cólera. A decoração interior é impressionante. Os tectos estão cobertos de pinturas intrincadas e douradas, e as paredes de mosaicos e esculturas.

    Mas a verdadeira joia da Basílica de Fourvière é o seu terraço. De lá, é possível desfrutar de vistas deslumbrantes da cidade de Lyon. É um local ideal para tirar fotografias e apreciar a paisagem.

    Reservar uma visita privada a Lyon

    7. Conhecer a fauna marinha no Aquário de Lyon

    Aquário de Lyon| ©David L
    Aquário de Lyon| ©David L

    Se está a visitar a cidade de Lyon, não pode perder o seu aquário. Ao contrário de outros aquários, o Aquário de Lyon não é apenas um grande aquário com peixes exóticos e coloridos, mas tem uma verdadeira vocação educativa. O Aquário de Lyon ocupa uma área de 5.000 m², dos quais 2.500 são dedicados à descoberta do fundo do mar pelo público, através de um longo passeio entre rios e oceanos.

    O passeio subaquático começa na sala de água doce temperada, onde se podem observar peixes do hemisfério norte. De seguida, encontrará espécies do hemisfério sul e a sala de água doce tropical. Continuando o passeio, chegará à sala das águas marinhas tropicais, onde poderá admirar os fantásticos peixes-borboleta, garoupas e barracudas. Poderá também ver tubarões visíveis em dois andares num enorme tanque de 500.000 litros, onde andam à volta de um navio.

    A visita termina na sala dos cinco sentidos, onde o tato é o sentido predominante. Aqui, é possível tocar em espécies como gobies, anémonas, moluscos e equinodermes e, durante dez minutos, reviver uma tempestade tropical na "floresta tropical".

    O Aquário de Grand Lyon é obrigatório para os amantes do mundo marinho e para aqueles que querem aprender mais sobre a importância da conservação da vida selvagem marinha. E se a natureza é o seu forte, recomendo um dos melhores passeios de um dia a partir de Lyon para aprender mais sobre a flora e a fauna dos arredores.

    Compre o seu bilhete para o Aquário de Lyon

    8. Conhecer o bairro da Confluência

    As bicicletas e o Museu da Confluência| ©martyr_67
    As bicicletas e o Museu da Confluência| ©martyr_67

    Outro local de visita obrigatória em Lyon é o bairro da Confluência, situado (precisamente) na confluência dos rios Ródano e Saône. O que era uma zona industrial foi agora transformado num bairro residencial ecológico, com uma arquitetura contemporânea verdadeiramente impressionante. Confluence tem um centro comercial, restaurantes, um cinema, o Museu da Confluência e espaços verdes para desfrutar do ar livre.

    De tudo isto, recomendo uma visita ao Museu da Confluência. Tem um design futurista e alberga exposições sobre as origens da vida, incluindo uma secção arqueológica e representações fascinantes da morte. Mas compre os seus bilhetes com antecedência, pois é um dos mais populares da cidade.

    9. Dar um passeio ao longo dos cais do Ródano e do Saône

    Passear junto ao rio Saône| ©Joan
    Passear junto ao rio Saône| ©Joan

    Lyon possui paisagens naturais deslumbrantes e uma grande variedade de actividades ao ar livre. Uma delas é um passeio ao longo dos cais do Ródano e do Saône. Neste passeio, pode desfrutar de vistas panorâmicas sobre os rios, que são rodeados por belas colinas verdes e edifícios históricos coloridos.

    À volta dos cais, encontrará os famosos "bouchons", pequenos restaurantes típicos que oferecem deliciosos pratos regionais da alta cozinha francesa. Além disso, os mercados locais oferecem uma grande variedade de produtos frescos, tais como queijos, carnes curadas, frutas e legumes, ideais para aqueles que procuram satisfazer o seu paladar.

    Durante o seu passeio, encontrará uma grande variedade de lojas e empresas que vendem produtos artesanais, reflectindo a cultura local. Poderá mesmo ver barcaças flutuantes que oferecem recordações da cidade. E se estiver à procura de uma opção mais ativa, alugar uma bicicleta eléctrica para passear ao longo da orla marítima é uma excelente ideia. As ciclovias estão muito bem conservadas e oferecem vistas deslumbrantes sobre a paisagem natural. E se esta atividade lhe interessar, recomendo que considere fazer um dos melhores passeios de bicicleta em Lyon.

    Embora este seja um passeio encantador durante todo o ano, a visita é uma das melhores coisas a fazer em junho em Lyon, pois o tempo está agradável e pode desfrutar das vistas do rio e das pontes.

    Reservar um passeio de bicicleta em Lyon

    10. Visitar o Museu de Belas Artes de Lyon

    No interior do museu| ©` Toshio '
    No interior do museu| ©` Toshio '

    Se é um amante de arte, não pode perder o Musée des Beaux-Arts, situado na histórica Abbaye des Dames de Saint-Pierre, no bairro Presqu'île de Lyon, ele próprio um monumento histórico. Com mais de 70 salas de exposição, este museu alberga uma vasta coleção de pinturas e esculturas que vão desde a Antiguidade até aos nossos dias.

    Durante a sua visita, pode percorrer as muitas galerias e ver desde peças do antigo Egipto até obras de artistas famosos como Picasso, Monet, Rubens e Rembrandt, entre outros. Para além disso, o museu oferece visitas guiadas e exposições temporárias que mudam frequentemente, o que significa que há sempre algo novo e excitante para ver. A entrada no museu é gratuita se tiver o cartão da cidade de Lyon, o que é uma grande vantagem se for um amante de arte.

    É definitivamente uma visita obrigatória nesta cidade e uma das melhores coisas para fazer em Lyon em 2 dias ou estadias curtas. Quanto à época do ano, esta atividade é uma das melhores coisas para fazer em Lyon em novembro, uma vez que o tempo é mais fresco e chuvoso durante esse mês, o que o torna ideal para passar tempo dentro de casa. Além disso, o Musée des Beaux-Arts tem uma impressionante coleção de arte que o manterá ocupado durante horas.

    Comprar o cartão da cidade de Lyon

    11. Conhecer o bairro Part-Dieu

    Part-Dieu| ©Alexandru Velcea
    Part-Dieu| ©Alexandru Velcea

    O bairro Part-Dieu é um ponto turístico atraente na cidade de Lyon, situado no local do que foi outrora o grande Hôtel-Dieu de Lyon, um hospital que foi um marco no desenvolvimento de práticas médicas inovadoras em toda a França. Hoje em dia, a zona é conhecida como um bairro de negócios e alberga um grande centro comercial que atrai muitos visitantes de todo o mundo, tornando-se uma das melhores coisas para fazer em Lyon.

    Toda a arquitetura de Lyon é impressionante e, neste aspeto, o bairro Part-Dieu não é exceção. Três torres em particular destacam-se da sua estrutura : a Torre InCity, a Torre Crayon e a Torre Oxigénio, que se tornaram símbolos da paisagem urbana. A Torre Crayon tem até um restaurante no 32º andar, que oferece uma vista panorâmica de 360 graus da cidade enquanto se desfruta de uma refeição requintada.

    Há muito para descobrir e desfrutar no bairro Part-Dieu, e não se trata apenas de restaurantes gourmet e compras. Se gosta de história e arquitetura, explore as ruas antigas do bairro e visite o Musée d'Art Contemporain de Lyon, um local vizinho que alberga uma impressionante coleção de arte moderna e contemporânea.

    12. Passear pelas icónicas traboules

    Num Traboule| ©Peter Meuris
    Num Traboule| ©Peter Meuris

    É obrigatório explorar os famosos traboules da cidade. Este é o nome francês para uma série de passagens pedonais únicas e pitorescas que passam por baixo das casas e permitem que os visitantes se desloquem confortavelmente de uma rua para outra enquanto apreciam a arquitetura deslumbrante.

    Existem centenas de traboules por toda a cidade, pelo que explorá-los por conta própria pode ser uma experiência agradável e interessante. Mas se quiser ter a certeza de que tem acesso aos mais famosos e aprender mais sobre a sua história e arquitetura, uma visita guiada pode ser uma excelente opção. Para além dos traboules, a cidade de Lyon tem muitos outros locais interessantes para explorar se gostar de caminhar.

    Percorrendo as ruas de Lyon, encontrará locais emblemáticos de interesse turístico, como a Basílica de Notre-Dame de Fourvière, a Place Bellecour, o bairro histórico de Vieux Lyon e a sua catedral gótica, entre muitos outros.

    13. Passear no Parque da Tête d'Or

    Parque da Tête d'Or| ©Gilles Poyet
    Parque da Tête d'Or| ©Gilles Poyet

    Situado a poucos metros do Espace Tête d'Or, o Parc de la Tête d'Or é uma atração turística popular pela sua beleza e ambiente descontraído. Se procura uma atividade relaxante, esta é uma excelente escolha. Os próprios habitantes de Lyon vêm aqui para passear e aproveitar o sol.

    A construção do Parc de la Tête d'Or começou em 1856. Projetado pelos irmãos Denis e Eugène Bühler, o parque apresenta jardins botânicos, um grande lago, um roseiral e vários pontos de interesse. Este local emblemático representa um exemplo excecional do estilo arquitetónico paisagístico do século XIX e é um local excecional para relaxar e recrear em Lyon.

    É sem dúvida uma das melhores coisas para fazer com crianças em Lyon, graças às suas muitas atracções. O parque tem um jardim zoológico, um jardim de rosas, um jardim botânico, um passeio de comboio e barcos a pedal no lago.

    14. Maravilhar-se com a Festa das Luzes em Lyon

    Festa das Luzes em Lyon| ©Irma-48
    Festa das Luzes em Lyon| ©Irma-48

    Se tiver a sorte de estar em Lyon no final do ano, não perca a Festa das Luzes de Lyon. Este evento religioso, que se realiza todos os anos em dezembro, desde 1852, em honra da Virgem Maria, é uma verdadeira maravilha visual e uma das 10 melhores coisas para fazer no Natal em Lyon.

    Não é preciso ser religioso para assistir a este maravilhoso evento, pode apreciar as luzes espectaculares e as projecções artísticas que iluminam as fachadas dos monumentos mais emblemáticos da cidade. A entrada é gratuita e vale totalmente a pena, pois a Festa das Luzes de Lyon é um dos eventos mais populares da cidade e, graças a atrair visitantes de todo o mundo, está entre as melhores coisas para fazer em dezembro em Lyon e, claro, entre as melhores coisas para fazer em Lyon à noite.

    Para alémdos impressionantes espectáculos de luz, o festival também oferece uma grande variedade de actividades e entretenimento para todas as idades. Pode desfrutar de concertos, espectáculos de rua, mercados de artesanato e, claro, provar a deliciosa gastronomia de Lyon. Durante o festival, os restaurantes oferecem menus especiais e as bancas de comida de rua permitem-lhe provar alguns dos pratos mais emblemáticos da região, como a quenelle, o macarrão gratinado e o boudin noir.

    Avaliações de outros viajantes

    4.8
    · 6604 Avaliações
  • N
    N.
    5
    (0 Avaliações)
    O aquário oferece uma experiência interactiva única, com actividades práticas tanto para crianças como para adultos.
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    É o lugar perfeito para amantes de animais, crianças e casais que procuram uma actividade divertida.
  • V
    V.
    4
    (0 Avaliações)
    Fiquei surpreendido com o quão limpo e bem conservado estava todo o aquário.
  • G
    G.
    5
    (0 Avaliações)
    A visita ao aquário é muito bem organizada, e leva-o através de cada secção de uma forma ordenada e educativa.
  • M
    M.
    5
    (0 Avaliações)
    Eu recomendaria definitivamente uma visita ao aquário a qualquer pessoa que visitasse a cidade.