10 coisas para ver e fazer em Lyon em dezembro

Se viajar para Lyon em dezembro, encontrará muitas coisas para incluir no seu itinerário, desde admirar a arquitetura até desfrutar das festas de Natal.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

10 coisas para ver e fazer em Lyon em dezembro

Natal em Lyon | ©Mat MirrorLessons

dezembro é a altura ideal para explorar Lyon. Com as suas ruas cobertas de neve e uma atmosfera mágica, a cidade francesa é um país das maravilhas de inverno que recomendo explorar.

Apesar das temperaturas mais frias, dezembro é um mês muito popular para uma viagem a este destino. Para além das habituais atracções que Lyon tem para oferecer, esta época do ano é marcada por eventos como o Festival das Luzes e, claro, as celebrações de Natal.

1. Explore a magia da Festa das Luzes em Lyon

O Natal em Lyon| ©martyr_67
O Natal em Lyon| ©martyr_67

Se procura uma forma única de passar as férias de dezembro, a melhor maneira de viver a Festa das Luzes é dar um passeio pela cidade, sozinho ou numa das excursões que percorrem Lyon.

A Festa das Luzes é celebrada anualmente em Lyon a 8 de dezembro em honra de Maria, mãe de Jesus. O evento remonta a 1852 e desde então tornou-se parte integrante das celebrações natalícias da cidade.

Nesta noite, muitos dos monumentos da cidade são iluminados com espectaculares jogos de luzes, criando uma bela atmosfera para todos apreciarem. Durante as festividades, os habitantes de Lyon e os visitantes reúnem-se para festejar e admirar os espectáculos deslumbrantes que têm lugar por toda a cidade.

Reservar uma visita guiada a Lyon

2. Assistir à Ópera de Lyon em dezembro

Ópera Nacional de Lyon| ©Manuel Farnlacher
Ópera Nacional de Lyon| ©Manuel Farnlacher

Uma das melhores coisas para fazer em Lyon em dezembro é assistir a um espetáculo numa casa de ópera icónica. A Ópera de Lyon oferece espectáculos durante todo o mês. Este local encantador é o lugar perfeito para passar uma noite cheia de cultura e beleza.

O cenário é ótimo e os espectáculos são de grande qualidade. O teatro em si é uma visita altamente recomendada, especialmente pelo seu design neoclássico. Com as suas colunas de mármore e os seus interiores grandiosos, o teatro é um exemplo perfeito da elegância francesa.

A ópera, tal como os museus e outras atracções de Lyon, são perfeitos para visitar no inverno, pois são boas opções para evitar o frio. Para além disso, a Ópera de Lyon oferece descontos especiais para o mês de dezembro que não devem ser ignorados. Isto torna muito mais fácil desfrutar de uma noite inesquecível na Ópera de Lyon.

Se decidir visitar a Ópera de Lyon em dezembro, não se arrependerá: uma experiência inesquecível para todos os amantes da cultura francesa e para todos aqueles que gostam de uma noite de arte. Não pode perder esta experiência!

Informações práticas

  • Endereço: 1 place de la comédie
  • Horários: embora sujeitos a alterações, os espectáculos começam geralmente às 20:00.
  • Preços: variam consoante o local e o espetáculo

Comprar o cartão da cidade de Lyon

3. Visitar os mercados de Natal

Mercado de Natal de Lyon| ©viet_france2001
Mercado de Natal de Lyon| ©viet_france2001

Se visitar Lyon no Natal, um dos melhores locais para procurar presentes únicos e entrar no espírito natalício é num mercado festivo.

Há vários mercados de Natal espalhados por Lyon, cada um com as suas ofertas únicas. Percorra as bancas que vendem presentes feitos à mão, prove algumas iguarias tradicionais francesas de Natal e ouça música de Natal ao vivo enquanto passeia pelos mercados.

Os principais mercados de Natal de Lyon estão localizados em Vieux Lyon, Place des Terreaux e Place Bellecour. Todos os três têm uma grande variedade de artigos especiais de Natal, como decorações de Natal, velas, chocolate e vinhos típicos da região.

4. Patinagem no gelo em Lyon em dezembro

Patinagem no gelo em Lyon| ©thedib
Patinagem no gelo em Lyon| ©thedib

Em dezembro, a temperatura desce, a neve cai e as pistas de pat inagem no gelo abrem por toda a cidade de Lyon. Esta é sem dúvida uma atividade de inverno divertida para fazer com os amigos ou se estiver à procura de algo para fazer com as crianças.

Lyon tem várias pistas de patinagem no gelo interiores e exteriores que podem ser utilizadas durante os meses de inverno. Existem várias pistas públicas de patinagem no gelo em toda a cidade, incluindo o Parc de la Tête d'Or, Baraban e Patinoire Charlemagne.

O Patinoire Charlemagne é um ótimo lugar para patinar na cidade e oferece aluguer de patins, aulas em grupo ou aulas particulares para aqueles que querem aprender a patinar melhor. Está aberto todos os dias durante as férias, por isso não há desculpa para não participar neste divertido desporto de inverno.

Traga os seus próprios patins ou alugue-os no local para uma tarde divertida no gelo. Quer seja um patinador experiente ou esteja apenas a começar, há muitas opções para passar um bom bocado no gelo em Lyon em dezembro.

5. Não perca um dos muitos bouchons de Lyon.

Entrada de um bouchon| ©Jeanne Menjoulet
Entrada de um bouchon| ©Jeanne Menjoulet

A cidade de Lyon é famosa pela sua gastronomia, e a melhor maneira de a experimentar é parar num dos bouchons. Os bouchons são restaurantes tradicionais de Lyon, conhecidos pela sua comida farta, ambiente acolhedor e decoração colorida.

Nestes pequenos restaurantes poderá provar a cozinha típica de Lyon, como as salsichas de Lyon (chamadas "andouillette") e pratos de carne de porco (como o "cochon aux pommes" (carne de porco com maçãs) e especialidades regionais como a "cervelle de cañuto" (um molho de queijo).

Mas o que realmente os distingue é o seu ambiente. Muitos bouchons são empresas familiares desde que abriram as suas portas há décadas, o que significa que tiveram muito tempo para aperfeiçoar as suas receitas.

A minha recomendação é que comece por fazer uma visita gastronómica a Lyon ou uma visita aos vinhos, para que o guia o possa orientar e depois descobrir quais são os melhores locais da cidade.

Reservar uma prova de vinhos e queijos no vale do Ródano

6. Explore a cena única de arte de rua de Lyon com menos visitantes

Arte de rua| ©Jeanne Menjoulet
Arte de rua| ©Jeanne Menjoulet

Para começar, Lyon tem um dos movimentos de arte de rua mais vibrantes do sul de França. Muitos destes artistas organizam workshops para ensinar aos outros as suas habilidades, por isso há muitas oportunidades para aprender e apreciar o talento local, mesmo que esteja na cidade apenas por dois dias.

Lyon também se tornou conhecida como o epicentro da arte de rua, com artistas de todo o mundo a virem deixar a sua marca na cidade. De gigantescos murais a intrincados graffitis, a cidade está cheia de impressionantes obras de arte. Passeie por qualquer bairro e de certeza que encontrará algo novo e inesperado em cada esquina.

O bairro Croix-Rousse é um ótimo local para descobrir murais. Um dos meus preferidos situa-se no cruzamento da Rue du Chariot com a Rue des Pieces. É uma obra colorida, cheia de vida e de inspiração. Lembrou-me a diversidade de Lyon, onde parecem coexistir muitas culturas e estilos.

São cerca de 150 imensas obras de arte que decoram e animam os edifícios de toda a cidade, transformando-a numa verdadeira galeria a céu aberto. Que tal jogar um jogo de descoberta?

Reservar uma visita guiada à Croix-Rousse

7. Aproxime-se das melhores estâncias de esqui de França: Espace Nordique Du Bario e Les Sept Laux.

Les Sept Laux| ©Richard Child
Les Sept Laux| ©Richard Child

Procura a estância de esqui perfeita para uma escapadela de inverno? Não procure mais do que o Espace Nordique Du Bario e a Station De Ski Les Sept Laux.

Estas duas estâncias de esqui são conhecidas pelas suas vistas deslumbrantes, excelentes condições de esqui e hospitalidade imbatível.

O Espace Nordique Du Bario está situado na região dos Alpes Marítimos, no sudeste de França. É uma das estâncias de esqui mais populares em França, com mais de 45 quilómetros de pistas preparadas que vão desde o nível de iniciação ao avançado.

Les Sept Laux é outra estância de esqui popular localizada a algumas horas de carro de Lyon, nos Alpes franceses. Tem 25 quilómetros de pistas de downhill adequadas a todos os níveis e uma extensa rede de pistas de esqui de fundo.

8. Descubra Annecy, o melhor destino perto de Lyon em dezembro

Em Annecy| ©Paul PORRAL
Em Annecy| ©Paul PORRAL

Annecy situa-se no extremo norte do lago com o mesmo nome, oferecendo aos visitantes belas vistas sobre as montanhas circundantes. No inverno, no entanto, tudo se resume ao esqui e ao snowboard. Devido à sua localização, pode ser uma das melhores excursões a partir de Lyon.

Se não gosta de esquiar ou fazer snowboard, mas quer aproveitar o que Annecy tem para oferecer, há muitas outras actividades disponíveis na cidade. A cidade velha tem ruas calcetadas repletas de lojas, restaurantes e galerias de arte que vale a pena explorar.

Existem também vários locais históricos nas proximidades, como o Château d'Annecy, que data de 1510. E se estiver a sentir-se aventureiro, pode até fazer um passeio de balão de ar quente sobre o Lago Annecy para ter uma vista deslumbrante do alto.

9. Veja a iluminação da Basílica de Notre Dame de Fourvière e entre para uma visita

Basílica Notre Dame de Fourvière na época natalícia| ©Davide Denti
Basílica Notre Dame de Fourvière na época natalícia| ©Davide Denti

Todos os anos, em dezembro, esta cidade francesa transforma-se num paraíso de inverno com milhares de luzes cintilantes e decorações. Todos os dias, de novembro até ao final de janeiro, a deslumbrante Basílica Notre Dame de Fourvière apresenta um incrível espetáculo de luzes que fará parar o seu coração.

Mesmo sem iluminação, a Basílica Notre Dame de Fourvière não desilude. Situada no topo da colina de Fourvière, oferece uma vista deslumbrante de Lyon a partir dos seus miradouros. O seu interior também a torna uma das mais belas igrejas da Europa, e a sua combinação de arquitetura impressionante e atmosfera tranquila fazem dela um destino popular tanto para turistas como para habitantes locais.

Visitar a Basílica Notre Dame de Fourvière é mais do que ir à igreja: é uma oportunidade de recuar no tempo e apreciar um pedaço de história que remonta a séculos.

10. Visitar o Parc de la Tête d'Or em Lyon em dezembro

Parque da Torre de Ouro| ©Gilles Poyet
Parque da Torre de Ouro| ©Gilles Poyet

O inverno pode ser uma altura de hibernação, mas isso não significa que não se possa desfrutar de diversão ao ar livre. Um dos lugares mais bonitos para explorar durante os meses mais frios é o Parc de la Tête d'Or de Lyon. Este parque extenso é o lar de belas vistas, trilhos cobertos de neve e muitas actividades para todos.

Situado a norte do centro da cidade, o Parc de la Tête d'Or possui jardins bem cuidados, lagos, trilhos e até um jardim zoológico. O parque estende-se por 117 hectares e oferece algumas das melhores coisas para fazer em Lyon. Para os entusiastas dos desportos de inverno, explorar o parque durante os meses mais frios pode ser uma experiência emocionante e gratificante.

Há algo de mágico em passear pelo maior parque público de Lyon durante o inverno. A paisagem de neve é de uma beleza deslumbrante e constitui o cenário perfeito para as suas fotografias de férias.

Desde passeios de trenó puxado por cavalos e passeios com raquetes de neve até à exploração de aviários e jardins botânicos, este parque extenso tem algo para todos, independentemente do tipo de aventura que procura.

Qual é o tempo como em Lyon em dezembro?

Véspera de Natal em Lyon| ©Fred Romero
Véspera de Natal em Lyon| ©Fred Romero

Se está a planear uma viagem a Lyon em dezembro, deve saber como está o tempo. Situada na região de Rhône-Alpes, no sudeste da França, Lyon tem um clima oceânico caracterizado por invernos húmidos e verões quentes.

Chuva e precipitação

A quantidade de precipitação em Lyon aumenta drasticamente durante o mês de dezembro. Com uma média de 57 mm de precipitação ao longo do mês, é provável que os visitantes se deparem com alguma chuva durante a sua estadia, mas não se preocupe, há muitas maneiras de se manter seco apesar da precipitação!

Os guarda-chuvas são indispensáveis para quem passa algum tempo ao ar livre nesta altura do ano. É também uma boa ideia levar um casaco impermeável para o manter quente e confortável mesmo quando está a chover.

Queda de neve

Apesar de ocasionalmente nevar em dezembro, não é frequente. Para quem procura um Natal branco, o melhor é procurar noutro sítio!