10 coisas para ver e fazer em Nice no Natal

Descubra as melhores atracções da Pérola da Côte d'Azur. Surpresas agradáveis em qualquer altura do ano.

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Nice no Natal

Nice no Natal | ©Markus Geisse

Procura o que ver e fazer em Nice durante a época natalícia? Em dezembro, o Sul de França é um destino perfeito para uma escapadela de alguns dias (ou mesmo para umas férias mais longas). O mar no inverno é fascinante e não faltam eventos para celebrar a época festiva.

Para além das atracções da cidade, pode aproveitar para visitar as cidades vizinhas ou fazer uma prova de vinhos nas adegas próximas. Continue a ler para descobrir os melhores planos de Natal.

1. Compras de Natal na Place Masséna

A Marcha do Natal| ©Christopher Geloni
A Marcha do Natal| ©Christopher Geloni

A Marche Noël é a aldeia de Natal que anima Nice todos os anos em dezembro. Na verdade, abre no final de novembro e termina no início do Ano Novo. Encontra-se no coração da cidade, entre a Praça Masséna e os Jardins Albert I, um percurso que também pode ser visitado através da contratação de um autocarro turístico pela cidade.

Este evento reúne cerca de 60 chalés com vinho quente, artesanato, queijos, carnes frias... e conta ainda com um carrossel, jogos insufláveis e uma zona de restauração que organiza after-work com um DJ set. Tudo é completado por árvores de Natal, Pai Natal e esplêndidas luminárias.

Reserve o seu autocarro turístico em Nice

2. Provar a cerveja de Natal de La Brasserie Artisanale

A cerveja de Natal de La Brasserie Artisanale| ©Courney
A cerveja de Natal de La Brasserie Artisanale| ©Courney

No Norte da Europa, as festas de Natal são celebradas com deliciosas cervejas especiais. Esta tradição também se instalou em Nice e o responsável tem nome e apelido: Olivier Cautain. Ele é o proprietário da destilaria La Brasserie Artisanale, um lugar que está legitimamente entre os melhores bares da cidade. Também pode reservar um pub crawl por Nice para descobrir todas as suas curiosidades.

A variedade de inverno é feita a partir de grãos de cacau e destaca-se pelo seu sabor quente e envolvente. Não espere muito tempo, pois são de edição limitada e tendem a esgotar-se rapidamente. Se não tiver sorte, pode também tratar da sua garganta com uma boa caneca de Hopstock (cerveja vermelha feita com lúpulo Cascade) ou Blùna, uma cerveja branca feita com malte leve, casca de laranja bigarade e coentros.

Situa-se na Avenue Villermont, 14, não muito longe do Museu Nacional Marc Chagall. Garanto-vos que vale a pena.

Reserve o seu pub crawl em Nice

3. Levar os mais pequenos ao Théâtre de Verdure

Teatro de Verdure| ©Mona Zimba
Teatro de Verdure| ©Mona Zimba

Durante a época natalícia, o Théâtre de Verdure organiza espectáculos, eventos e concertos gratuitos dedicados aos mais pequenos da família. Situado ao ar livre, mesmo ao lado dos Jardins Albert I, é uma visita obrigatória se viajar para Nice com crianças.

Pode aproveitar a oportunidade para explorar a área reservando o seu autocarro turístico de Nice. É sempre uma boa opção quando as temperaturas são baixas e está frio lá fora, especialmente se estiver a viajar com crianças.

Reservar o seu autocarro turístico de Nice

4. Patinagem no gelo

Patinagem no gelo| ©beyondhue
Patinagem no gelo| ©beyondhue

Todos os anos em dezembro, a pouca distância da Fonte das Três Graças, há um ringue muito popular entre os turistas e os habitantes locais. O aluguer dos patins custa cerca de 5 euros por hora. Em alternativa, pode optar pelo circuito coberto do complexo desportivo Jean Bouin (2 rue Jean Allègre).

Se quiser patinar e não se importar de sair da cidade, recomendo uma viagem a Monte Carlo, que fica perto. Todos os anos, são montados dois ringues em Port Hercule (um para adultos e outro para crianças). O preço ronda normalmente os 7 euros. Se quiser visitar a cidade-estado, recomendo reservar uma excursão ao Mónaco e Èze a partir de Nice, que lhe dará a oportunidade de ver o glamour de Monte Carlo, visitar as suas boutiques de luxo, verificar o seu famoso circuito de motos e aprender tudo sobre a cidade com um guia profissional.

Reserve a sua excursão ao Mónaco e a Èze a partir de Nice

5. Prove as melhores ostras

Ostras do Bistrot Marin| ©Alexandra Laik
Ostras do Bistrot Marin| ©Alexandra Laik

Em França, as ostras são uma verdadeira instituição. Pode comê-las em qualquer altura do ano, mas o inverno é a altura ideal para as comer. Além disso, se quiser saber mais sobre os pratos típicos da cidade, pode reservar um passeio gastronómico em Nice.

Para provar umas boas ostras em Nice, recomendo os seguintes restaurantes:

  • Bistrot Marin, um restaurante elegante no bairro Jean Médecin. Recomendo reservar com antecedência (11 bis Rue Grimaldi).
  • Les Pêcheurs, um clássico de Nice. Situa-se no antigo porto e oferece um menu rico em peixe. Para além das ostras, recomendo que prove a Bouillabaisse (sopa de peixe de rocha) e a dourada em crosta de sal (18 Quai des Docks).
  • Boccaccio, onde a cozinha francesa e italiana se encontram. Recomendo dois pratos: "Les Huîtres spéciales de la Maison Gillardeau" ou "Le Plateau Royal de Fruits de Mer" (7 Rue Massena).
  • L'Oustaou, um estabelecimento simples no bairro multicultural da Gambetta. Um dos poucos sítios onde se pode provar huîtres sem gastar muito (43 Boulevard Gambetta).

Reservar uma visita gastronómica a Nice

6. Fuga para Lucéram

Lucéram| ©Patrick Rouzet
Lucéram| ©Patrick Rouzet

Lucéram é uma pequena aldeia medieval no interior de Nice. Se tenciona alugar um carro, recomendo que venha de carro. Fica a menos de 30 quilómetros do centro e demora menos de uma hora. Também pode apanhar o autocarro (linha 340 de Nice Vauban).

Desde o final de novembro até ao início de janeiro, Lucéram enche-se de centenas de presépios. Vêem-se por todo o lado: em carrinhos, nos parapeitos das janelas, nas montras... Esta recorrência nasceu por acaso, quando uma senhora que adora presépios teve a ideia de trazer as suas criações para a rua.

7. Subir na roda gigante

Roda gigante em Nice| ©David
Roda gigante em Nice| ©David

Na altura do Natal, por detrás da aldeia natalícia, é montada uma grande roda gigante decorada com elegantes luzes de Natal. Normalmente abre no final de novembro e é desmontada no início de janeiro. Custa cerca de 8 € (5 € para os bilhetes de criança) e vale bem o dinheiro.

Do cimo da roda gigante, pode desfrutar de uma vista muito evocativa. Se não conseguir encontrar um lugar, pode optar por outros pontos de vista:

  • Skylounge Nice Bar & Rooftop, o telhado do hotel Mercure Nice Centre Notre Dame. Encontra-se no 8º andar (28 Avenue Notre Dame).
  • O Parc d'Estienne d'Orves, situado no cimo de uma colina e pouco frequentado pelos turistas. Os autocarros 64 e 75 param nas imediações; basta sair na paragem Beau Site e apanhar o autocarro. No inverno, o parque fecha às 18:00.
  • Castelo, a melhor vista de Nice. Em dias claros, é possível ver Antibes e Saint-Jean Cap Ferrat. Pode subir a pé ou de elevador a partir da Rue des Ponchettes 1. Está aberto todos os dias da semana das 10:00 às 17:30.

8. Festejar Santa Lúcia

Dia de Santa Lúcia| ©yann ellesse
Dia de Santa Lúcia| ©yann ellesse

Segundo a tradição cristã, Lúcia era uma rapariga que viveu em Siracusa entre 283 e 304 d.C.. Quando a sua mãe adoeceu, dirigiu-se ao túmulo de Santa Ágata, que lhe apareceu e lhe pediu que dedicasse a sua vida à ajuda dos mais fracos e perseguidos. O seu culto mantém-se na Provença, mas também noutras cidades, como Bérgamo ou Verona, em Itália.

No folclore, a noite de Santa Luzia - 13 de dezembro - é a noite mais longa do ano e, por isso, a festa está ligada à luz. Os habitantes locais deixam velas nos parapeitos e atrás das janelas, criando uma atmosfera mágica. O azevinho e o azevinho começam a aparecer nas casas e nos espaços públicos.

9. Aluguer de esquis ou de pranchas de snowboard

Isola 2000| ©alulacheery
Isola 2000| ©alulacheery

Nice é uma cidade mediterrânica, mas os Alpes estão muito perto. A menos de 2 horas da pérola da Côte d'Azur, encontrará estâncias de inverno de renome internacional:

  • Isola 2000, um destino entre dois parques naturais: Mercantour (França) e Alpi Marittime (Itália). É um destino na moda, onde também se pode desfrutar de actividades como o tobogã com lobos brancos ou caminhadas na neve.
  • Auron, 135 quilómetros de pistas na aldeia de Saint-Etienne de Tinée. Recebeu o rótulo "Famille +" pelas suas atracções adaptadas aos mais jovens da família.
  • Roubion - Les Buisses, para esquiar durante todo o ano. É um dos poucos locais onde se pode fazer uma excursão com motos de neve eléctricas.
  • Turini - Camp d'Argent. Se isto lhe soa familiar, é provavelmente porque a estrada Col de Turini é bem conhecida no mundo dos ralis. No entanto, é também um bom sítio para aprender a esquiar. Para além das disciplinas tradicionais, aqui pode experimentar o snooc, uma mistura de esqui e tobogã.

10. Provar o chocolat chaud de L'Art Gourmand

Chocolat chaud| ©Michelh95
Chocolat chaud| ©Michelh95

O inverno agradável é bastante ameno, mas a chuva é bastante frequente. Quando o céu se tolda, tem a desculpa do mau tempo para se refugiar numa chocolateria.

No coração do centro histórico, a dois passos do Palácio da Justiça, encontra-se o L'Art Gourmand, um ponto de passagem obrigatório no seu itinerário. Sente-se no salão do primeiro andar e peça uma chávena de chocolate quente. Não ficará desiludido (21 rue du Marche).

A França é conhecida pela sua alma gourmand, por isso este não é o único sítio onde se fazem chocolates deliciosos. Para quem gosta de doces, há muito por onde escolher:

  • JP Paci Chocolatier, conhecido pelas criações feitas com manteiga de cacau 100% pura. Eles reinventaram a chave doce de um clássico local: Ravioli Niçois (19 avenue Notre Dame).
  • Pâtisserie LAC, terceiro lugar entre os "melhores dos melhores" chocolatiers de França, atribuído pelo prestigiado Club des Croqueurs de Chocolat (18 Rue Barla).
  • Les Délices de Borriglione, uma boutique e sala de chá a poucos metros da igreja dedicada a Joana d'Arc. Também vale a pena experimentar os macarons (30 avenue Borriglione).

Bonus track: viagem a Cannes e Saint Tropez

Em Saint Tropez| ©steve lorillere
Em Saint Tropez| ©steve lorillere

Quando iluminado pelas luzes de Natal, o destino cinematográfico da Côte d'Azur fica ainda mais bonito. Para além dos pinheiros lindamente decorados e das iluminações na cidade velha, vale a pena ir admirar "La Chevauchée de la Steppe" (um desfile com duendes, cavaleiros e músicos programado para o início de dezembro) e a Canadian Christmas Village na Place du Marché.

Se quiser combinar o ambiente natalício com uma visita à cidade, recomendo que reserve uma viagem de um dia a Cannes a partir de Nice. Outro destino a explorar é Saint Tropez. Há menos turistas e será mais fácil misturar-se com os habitantes locais.

As multidões são mais reduzidas, o que é ideal para patinar na pista de gelo da Place des Lices (o aluguer custa cerca de 2 euros) ou admirar a Crèche Provençale, um presépio de grandes dimensões instalado na Chapelle de la Miséricorde (Rue Gambetta, aberto das 14h00 às 19h00).

Se viajar com os seus filhos, vai gostar de saber que, todos os dias 24 de dezembro , o Pai Natal chega à cidade de barco. Eles vão adorar este espetáculo. Para mais informações, aconselho-o a ler o artigo sobre as excursões de um dia a Saint Tropez a partir de Nice.

Reservar uma viagem de um dia a Saint Tropez a partir de Nice

Qual é a temperatura em Nice no Natal?

Nice no Natal| ©Danilo
Nice no Natal| ©Danilo

Em dezembro, o tempo é seco mas um pouco "duro". A temperatura mínima ronda os 6°, mas a máxima raramente ultrapassa os 10°/12°. Um bom casaco e um cachecol resolvem o problema. No entanto, a chuva é o inimigo número um do inverno e dezembro é o mês menos chuvoso. Se isso não for do seu agrado, pode sempre visitar Nice no verão.

Getting around Nice

Elétrico de Ligne d'Azur| ©Roberto Caña
Elétrico de Ligne d'Azur| ©Roberto Caña

Os autocarros e eléctricos de Ligne d'Az ur são o meio de transporte público mais barato. Um bilhete único custa cerca de 1,5 euros e pode ser utilizado durante 74 minutos. Estão abertos das 4:00 às 21:00.

Se as temperaturas o permitirem, pode também utilizar o serviço de partilha de bicicletas. Chama-se Vélobleu e tem vários parques de estacionamento para bicicletas, tanto na cidade velha como nas cidades vizinhas. Para a sua chegada, recomendo-lhe que leia o post sobre os transferes do aeroporto de Nice.

O que é que posso fazer em caso de chuva?

Palácio Lascaris| ©Andres J
Palácio Lascaris| ©Andres J

Na Côte d'Azur, os Invernos não costumam ser muito frios, mas a chuva está à espreita. dezembro é um mês bastante seco, mas nunca se sabe. Se a tempestade não lhe der tréguas, recomendo as seguintes opções:

  • Desfrutar de uma massagem. No centro de Nice, existem spas de primeira classe. Recomendo que marque uma sessão no L'Instant (23 rue Maréchal Joffre) ou no Splendid (50 Boulevard Victor Hugo).
  • Visitar um museu. É sempre uma boa opção para fugir ao mau tempo. Na minha opinião, vale a pena descobrir a Villa Masséna (65 Rue de France), o Palais Lascaris (15 Rue Droite) ou o Museu Matisse (164 avenue des Arènes de Cimiez).

-Visitara Villa Ephrussi de Rothschild. Se chover, um bom plano é reservar uma visita à Villa Ephrussi de Rothschild, uma magnífica mansão do século XX, situada na Riviera Francesa e inspirada no Renascimento italiano. Um audioguia irá contar-lhe todos os pormenores deste lugar e poderá admirar cada canto.

  • Participar de um curso de culinária. Empresas como o L'Atelier Cuisine Niçoise organizam workshops dedicados à cozinha local.
  • Jogarno casino. Tem mesas de póquer, slots, blackjack e muito mais. Mais informações no site oficial (1 Promenade des Anglais).
  • Desfrutarde uma boa bebida. Em Nice, pode fazer uma prova no Château de Bellet (482 Chemin de Saquier) ou nas caves de vinho no centro da cidade.

As multidões de turistas de Natal em Nice

Dia de Natal| ©Yannick Daligault
Dia de Natal| ©Yannick Daligault

Por ocasião da época festiva, Nice atrai um bom número de turistas. Mesmo assim, a cidade não está tão cheia como durante o verão. É claro que o preço do alojamento sobe um pouco. Afinal de contas, ainda estamos na época alta. Se quiser encontrar menos gente (e poupar um pouco), recomendo duas épocas: setembro ou os meses de março e abril.