O que fazer em Nice
Deixe-se surpreender pelo encanto de Nice, a capital da Côte d'Azur. Um lugar onde a naturalidade da Provença se encontra com o luxo da Riviera Francesa - vai adorar!
Situada a meio caminho entre Cannes e Mónaco e aninhada entre os Alpes Marítimos e o Mar Mediterrâneo, Nice é o epicentro da Côte d'Azur e um dos destinos que milhares de viajantes sonham visitar um dia.
É fácil apaixonar-se por Nice porque tem tudo. Aqui, cada viajante encontra rapidamente o seu lugar. Quer seja para explorar a cidade velha e os mercados tradicionais, nadar nas praias de águas cristalinas, fazer caminhadas nos arredores ou apreciar a gastronomia local, tome nota de todas as coisas para ver e fazer em Nice durante umas férias na famosa Côte d'Azur!
1. Passeio de cima para baixo na Promenade des Anglais
Falar da capital da Riviera Francesa sem mencionar a famosa Promenade des Anglais é praticamente impossível, pois é um dos principais pontos turísticos a visitar em Nice.
Localizada no coração da cidade, esta promenade de 7 quilómetros de comprimento tem as suas origens no século XIX, quando as famílias aristocráticas europeias costumavam viajar para aqui para passar alguns dias a relaxar na costa mediterrânica, pelo que era comum ver muitos nobres ingleses a passear por este local, apreciando a paisagem, especialmente no inverno. Foi aqui que ganhou o seu nome.
E apesar de muitos anos terem passado desde então, o Paseo de los Ingleses continua a ser um belo local onde turistas e locais vêm relaxar no meio da natureza, caminhando sob a luz do Mediterrâneo e ouvindo o plácido murmúrio das ondas ao fundo.
A Promenade des Anglais é, por conseguinte, um local típico da Riviera Francesa a não perder. Existem numerosas excursões a Nice que o levam a percorrê-la e é uma forma altamente recomendada de explorar a cidade.
Como caminhar ao longo da Promenade des Anglais?
Se é a sua primeira vez em Nice, recomendo que percorra a pé a zona que vai da cidade velha de Nice até ao Hotel Negresco, passando pelo frondoso jardim de Alberto I e pelo Palais de la Méditerranée. É muito bonito e poderá tirar muitas fotografias de recordação!
No entanto, se quiser percorrer toda a sua extensão , desde a Colina do Castelo até ao aeroporto de Nice , recomendo que faça o percurso em patins ou numa bicicleta. Existem estações de aluguer self-service da Vélo Bleu ao longo da Promenade des Anglais e vai divertir-se imenso.
Se precisar de fazer uma pausa, pode sempre sentar-se num dos cafés com esplanadas ao longo da Promenade des Anglais ou nas famosas "chaise bleue", essas pequenas cadeiras azuis que se tornaram um ícone em Nice e que até têm a sua própria escultura como homenagem.
2. Explorar o centro histórico de Nice
Um dos locais mais recomendados para visitar em Nice durante uma viagem à Riviera Francesa é a maravilhosa cidade velha conhecida como "le vieux Nice", um bairro com um toque italiano, cheio de ruas estreitas ladeadas por casas e palácios coloridos, mercados animados, pequenas igrejas barrocas e praças animadas onde pode desfrutar da vibrante vida nocturna francesa.
Não há nada melhor do que passar um dia das suas férias a explorar esta zona encantadora de Nice, que faz lembrar uma antiga aldeia. Não só na sua aparência, mas também no seu modo de vida, uma vez que a cidade velha ainda é o lar de muitos habitantes locais que verá a tratar dos seus negócios no bairro.
O que ver na cidade velha de Nice?
-
Catedral de Santa Reparata: Situada na praça Rossetti, esta igreja de fachada barroca do século XVII é inspirada na igreja de Santa Susanna em Roma. Parece um simples templo no exterior, mas no interior o barroco é exibido em toda a sua glória através do estuque e do mármore. Uma verdadeira obra de arte ao serviço da espiritualidade.
-
Piazza Rossetti: Uma praça cheia de restaurantes e cafés onde se encontra a famosa gelataria Fenocchio, uma das melhores da cidade.
-
Place du Palais de Justice: É aqui que se situa o tribunal de justiça de Nice. A arquitetura neoclássica da praça dá um toque único à cidade velha e é um prazer de ver. Há muitos cafés e restaurantes nesta zona, onde se pode relaxar e passar um bom bocado.
-
Palais Lascaris: Este é um dos edifícios imperdíveis de Nice. De estilo italiano, foi construído no século XVII e alberga atualmente uma exposição permanente sobre a história e a cultura de Nice.
-
Place Saint-François: De manhã, as peixarias instalam-se à volta da bela fonte da praça, enchendo de animação esta zona da cidade velha. Muito recomendado para conhecer o lado mais autêntico de Nice.
-
Igreja de São Martinho e Santo Agostinho: Esta igreja paroquial data do século XVI e é a mais antiga de Nice. O interior tem um belo estilo barroco. Como curiosidade, diz-se que Giuseppe Garibaldi foi batizado aqui e que até Martinho Lutero veio dizer missa.
3. Visitar o mercado de flores de Cours Saleya
Uma das coisas que recomendo vivamente fazer numa viagem para sentir o pulso da cidade que está a visitar é ir a qualquer um dos seus mercados para passear, procurar entre as bancas e misturar-se com os habitantes locais.
No caso de Nice, não perca o mercado ao ar livre de Cours Saleya, no coração da cidade velha. Este é o principal mercado da cidade, onde os habitantes se reúnem para comprar produtos frescos locais, embora às segundas-feiras se transforme numa interessante feira da ladra de antiguidades.
Na minha opinião, uma visita ao mercado Cours Saleya é uma das melhores coisas a fazer em Nice durante uma pausa na cidade. Com as cores vivas das bancas de frutas e legumes exóticos e as deliciosas fragrâncias das bancas de flores, este mercado tornou-se uma grande atração turística - não é por acaso que é conhecido como o Mercado das Flores!
Quando visitar o mercado?
Se quiser evitar as multidões, o meu conselho é ir ao Cours Saleya de manhã cedo, para poder apreciar o mercado em todo o seu esplendor, misturar-se com os habitantes locais e cheirar mais intensamente as rosas, os lírios, os gerânios e os cravos. Desta forma, evita-se a multidão da hora de ponta e tira-se todas as fotografias que se quiser.
No entanto, não podemos esquecer que este espaço da Rue Cours Saleya não é apenas uma atração turística, mas também um verdadeiro mercado, por isso recomendo que vá com algum dinheiro no bolso, porque vai acabar por morder uma das bancas. Eu, por exemplo, levei para casa umas deliciosas caixinhas de macarons.
Quando o mercado de Cours Saleya começar a encher, pode aproveitar para tomar uma bebida numa das esplanadas dos cafés da praça.
Eis alguns factos interessantes sobre o mercado de Cours Saleya!
-
Se visitar a cidade no verão, outra das melhores coisas a fazer em Nice é assistir ao mercado noturno de artesanato Cours Saleya, que se realiza de terça a domingo a partir das 18 horas no Cours Saleya. É perfeito para as noites de verão e pode sempre percorrer as bancas de artesanato enquanto passeia pela cidade velha.
-
E termino contando uma curiosa coincidência: o pintor francês Henri Matisse, o maior representante do fauvismo, viveu no número 1 da mesma rua, Cours Saleya.
4. Mergulhem na comida de lagarto!
Uma das coisas que mais gosto de fazer em qualquer viagem é provar a comida local. Tendo em conta que estamos em França, não há dúvida de que se gosta de comer e se considera um foodie, vai divertir-se imenso em Nice.
A Côte d'Azur é o local ideal para desfrutar dos pequenos prazeres da vida, também no que diz respeito à gastronomia.
A cozinha de Nice é tradicional mediterrânica com influências italianas e a comida de rua é tão boa que durante a sua estadia poderá alimentar-se dela, embora existam também alguns restaurantes muito bons no centro onde se pode sentar para uma refeição tranquila.
São muitos os pratos deliciosos que saem das cozinhas de Nice, mas sugiro cinco que não pode perder, e se os acompanhar com um vinho rosé provençal, melhor ainda.
Quais são os pratos imperdíveis em Nice?
-
Salada de Nice: é preparada com legumes frescos crus (tomate, pimento verde e vermelho, por vezes pepino, talos de aipo e alcachofra crua tenra), alguns pickles, ovo cozido, anchovas e por vezes atum, cebola, alho e azeitonas de Nice (pequenas e pretas), tudo regado com azeite e aromatizado com manjericão fresco.
-
Pão Bagnat: É a sandes tradicional de Nice feita com os ingredientes da salada de Nice. Ideal para comer na rua, ao sol, ou a caminho da próxima paragem da rota turística.
-
Pissaladière: É um pastel típico de Nice da Riviera Francesa, muito semelhante à pizza italiana, mas sem tomate. Tem cebola confitada, uma pasta de sardinhas e anchovas chamada pissalat e azeitonas pretas para guarnecer - muito bom!
-
Socca: Muitas vezes confundido com crepes, é na realidade uma espécie de pão cozido no forno com farinha de grão-de-bico, azeite e pimenta preta, muito típico do sudoeste de França. Recomendo que o comam acabado de cozer e quente porque é muito mais saboroso.
-
Farcis: É um prato muito saboroso cozinhado com legumes recheados com carne picada e cozinhados no forno. Pode ser servido quente ou frio.
5. Fazer uma visita guiada a Nice no comboio turístico
Se viaja com a sua família, uma das coisas mais divertidas a fazer em Nice é andar no comboio turístico- as crianças adoram! É também uma excelente forma de conhecer alguns dos locais mais turísticos da cidade sem que se cansem de andar, e no caso de Nice vale bem a pena.
Vai divertir-se imenso com as crianças enquanto o comboio o leva pela Promenade des Anglais, a cidade velha, o animado Mercado das Flores, a Place Masséna, a Baie des Anges ou a Colina do Château, entre muitos outros locais.
O comboio turístico de Nice funciona durante todo o ano e dispõe de guias áudio em várias línguas que descrevem os locais visitados. O passeio dura cerca de uma hora e, quando chega à Colina do Castelo, pára durante cerca de 15 minutos para que os passageiros possam sair e apreciar as vistas panorâmicas da cidade enquanto tiram algumas fotografias da paisagem.
Informações úteis
-
Onde apanhar o comboio: O comboio turístico de Nice parte de 30 em 30 minutos da Promenade des Anglais, em frente ao jardim Albert I.
-
Horário: Na época baixa, funciona das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h. Na época alta, funciona das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 18h.
-
Línguas: Os audioguias do Comboio Turístico de Nice estão disponíveis em inglês, chinês, francês, alemão, italiano, japonês, russo, espanhol e francês.
-
Preço: Os bilhetes para o circuito do "Centro da Cidade" custam 10 euros para os adultos e 5 euros para as crianças dos 4 aos 12 anos. Por outro lado, o bilhete para o circuito superior "Castelo" custa 12 euros para os adultos e 6 euros para as crianças dos 4 aos 12 anos. As crianças com menos de três anos têm entrada gratuita.
6. Vir ao porto de Nice
Um dos locais mais antigos de Nice, na Côte d'Azur, e o que mais gostei é o seu porto, também conhecido como Port Lympia.
Localizado no coração da cidade e construído no século XVIII nas margens do Mediterrâneo, é um dos lugares mais bonitos e pitorescos que encontrará aqui durante a sua escapadela, uma vez que se encontra num enclave estratégico de Nice, rodeado por edifícios históricos coloridos e monumentos como a igreja românica de Notre-Dame-du-Port.
Noutras coisas no porto de Nice também pode ver atracados muitos dos iates e veleiros típicos que caracterizam a Riviera Francesa e a tornaram mundialmente famosa.
7. Subir a colina do Château, o miradouro mais impressionante de Nice
Muito perto do porto de Nice encontra-se o melhor miradouro da cidade, de onde se pode desfrutar de espectaculares vistas panorâmicas da Promenade des Anglais, da cidade velha, da Baie des Anges, das montanhas e das praias da cidade. .
Pode subir ao topo da Colina do Castelo (o ponto mais alto da cidade) no comboio turístico, no elevador art déco gratuito ou a pé. Recomendo que subas pelas escadas, se puderes, porque podes passar pelo miradouro da Torre Bellanda, que tem uma bela vista sobre a Baía dos Anjos.
Adoro este sítio porque, quando se está lá em cima a contemplar a bela paisagem, descobre-se diante dos nossos olhos porque é que esta região francesa se chama Côte d'Azur. Foi uma experiência magnífica ver a nossos pés aquele mar anil em toda a sua imensidão a cintilar à luz do Mediterrâneo.
No cimo da colina do Château há também um parque onde se podem visitar as ruínas de uma antiga fortaleza militar, um cemitério histórico e uma bela cascata artificial.
Considero-o um local muito agradável para um passeio ou um piquenique romântico à sombra das árvores. Se viaja com a sua família, este é um ótimo local para visitar em Nice com crianças, pois pode deixá-las brincar ao ar livre num dos parques infantis do parque do Château enquanto faz uma pausa.
Dica de viagem da Isabel
Suba ao topo da colina do Château ao fim da tarde para apreciar o mais belo pôr do sol de Nice. Simplesmente espetacular!
8. Passeie pela Place Masséna, a praça mais bonita de Nice
Outro dos lugares imperdíveis de Nice que eu mais gostei foi a Praça Masséna, a maior e mais famosa da cidade, localizada muito perto da Promenade des Anglais, no centro.
É um lugar que atrai muita atenção porque é cercado por antigos edifícios históricos com um piso de estilo geométrico muito particular. Há também uma bela fonte escultural chamada "fontaine du Soleil", no centro da qual se encontra uma estátua colossal dedicada ao deus Apolo.
Aqui pode tirar muitas fotografias, fazer compras ou mesmo tomar uma bebida numa das esplanadas dos cafés pitorescos que enchem a Place Masséna, enquanto desfruta da atmosfera animada e assiste a um dos espectáculos de rua que se realizam regularmente.
Quer seja de dia ou de noite, recomendo que passe algum tempo na Praça Masséna, pois é um local movimentado a não perder.
9. Visitar os museus de Nice
Para além das suas belas paisagens, do seu estilo de vida descontraído e dos seus monumentos, a capital da Côte d'Azur tem uma vasta gama de ofertas culturais interessantes em vários museus dedicados à arte, à história e às tradições locais.
Durante uma escapadela, nunca pode faltar uma visita cultural na nossa agenda e, se amanhecer um dia de chuva, ainda mais. É por isso que recomendo que reserve algum tempo para visitar alguns dos muitos museus para ver em Nice. Estes são os imperdíveis!
-
Museu de Arte Moderna e Contemporânea (MAMAC): Localizado perto da Place Garibaldi, este é um dos mais belos museus de Nice. Aqui poderá ver obras que pertencem às tendências minimalistas, da escola de Nice, da arte concetual ou da pop art. Do seu terraço há excelentes vistas da cidade e do porto.
-
Museu Matisse: Situado no bairro de Cimiez, na Villa des Arenes, este museu é dedicado à obra do pintor francês Henri Matisse, que viveu em Nice durante mais de trinta anos. Nas suas paredes podem ver-se algumas das suas obras mais importantes, desde os seus primórdios até ao seu período final.
-
Museu Nacional Marc Chagall: Este museu é composto pelas obras sobre a Bíblia que o artista doou ao Estado francês na década de 1970. Altamente recomendado para quem gosta de arte surrealista e neoprimitivismo. Encontra-se na Avenida Doutor Ménard, no bairro de Cimiez.
-
Museu Arqueológico de Nice: Neste museu pode aprender sobre o passado da cidade desde os tempos pré-históricos até à Idade Média. Tem colecções muito interessantes de cerâmica, numismática, joalharia, vidro e escultura. Está situado no parque Arenas de Cimiez.
-
Palais Lascaris: Este é um dos mais belos museus a visitar em Nice. Abriga uma exposição permanente sobre a história e a cultura de Nice, bem como uma coleção de instrumentos musicais, alguns deles muito peculiares! Está localizado na cidade velha, na 15 Rue Droite.
Isabel's Traveler Tip
Adquira o Nice Museum Pass se planeia visitar muitos museus na cidade.
10. Faça uma viagem a Eze, Mónaco e Monte Carlo a partir de Nice
Com o seu clima ameno, edifícios elegantes, monumentos, gastronomia deliciosa e belas praias, Nice é a joia do sudeste de França e um destino que atrai milhares de viajantes de todo o mundo.
No entanto, na minha experiência, um dos maiores prazeres de viajar na Provença e na Côte d'Azur é explorar a incrível variedade de paisagens para além da capital da Riviera Francesa. É por isso que recomendo que reserve algum tempo das suas férias em Nice para fazer uma viagem de meio dia a Eze, Mónaco e Monte Carlo.
Lembro-me de ter sido uma das experiências mais agradáveis da viagem! Visitará a aldeia medieval de Eze, a fábrica de perfumes Fragonard, o Mónaco e o luxuoso bairro de Monte Carlo. Se quiser saber mais sobre esta atividade, veja o post Como visitar o Mónaco e Eze a partir de Nice e este sobre as melhores excursões e locais a visitar na Provença francesa.
Outras escapadelas a partir de Nice
Aqui está uma lista de outras sugestões de excursões que pode estar interessado em fazer na sua viagem a Nice:
- Como visitar o desfiladeiro de Verdon
- Excursões à Riviera Francesa a partir de Nice
- Excursões a Cannes a partir de Nice
- Excursões a St Tropez a partir de Nice
Como se pode ver, Nice é um destino com uma grande variedade de actividades e coisas para fazer, independentemente da época do ano em que se vá. Para organizar bem a sua viagem e não perder nada na capital da Riviera Francesa, recomendo-lhe que consulte os nossos guias de viagem nos quais lhe digo o que ver e fazer em Nice em 3 dias e este sobre o que ver e fazer em Nice em 7 dias. Finalmente, se viajar em dezembro e quiser saber que actividades a cidade tem para oferecer nesta época do ano, aqui está uma lista de 10 coisas para fazer e coisas para fazer em Nice no Natal.