O que ver e fazer em Nice no verão
Nice é um dos locais mais glamorosos do Mediterrâneo francês e alberga centenas de actividades e atracções para fazer nos meses mais quentes do ano.
Se ainda não decidiu quando viajar para Nice, o verão é a altura ideal do ano para o fazer. Estando perto do mar, Nice é conhecida pelas suas luxuosas praias e estâncias, bem como por uma série de actividades que aproveitam ao máximo o bom tempo.
É por isso que, para além de todas as atracções que pode encontrar regularmente em Nice, pode juntar-se ao verão com festivais, actividades aquáticas ou simplesmente relaxar nas praias.
1. Assistir ao Festival de Jazz de Nice
Se gosta de jazz e de boa música, não pode perder este evento, que se realiza todos os Verões em Nice desde 1971. Embora tenha sido organizado pela primeira vez em 1948, com a participação de músicos como Louis Armstrong e Django Reinhard, foram necessários cerca de 23 anos para que voltasse a realizar-se. Desde então, tem sido uma constante no verão da cidade.
Atualmente, é um dos festivais de música mais famosos da Europa, tendo contado com a participação de artistas como Miles Davis, Ray Charles, Ella Fitzgerald, Harbie Hancoock e muitos outros.
O festival, que inicialmente contava apenas com músicos de jazz, mudou a sua estética nos últimos anos para incluir outros géneros musicais. Se olharmos para o cartaz das edições anteriores, podemos encontrar artistas de todos os géneros: jazz, funk, rock, reggae, indie e até rhythm & blues.
Por este motivo, os Festivais de Música Jazz são uma óptima oportunidade para alargar os seus gostos musicais.
É normalmente organizado na segunda quinzena de julho e o local varia de ano para ano. Os eventos anteriores tiveram lugar nos Jardinsde Cimiez, o local de um antigo anfiteatro romano.
Informações úteis
- Quando: Terceira semana de julho
- Duração: Entre 3 e 5 dias
- Onde: A confirmar, geralmente no Jardin du Monastère de Cimiez e na Place Masséna.
- Preços: O passe de 5 dias custa cerca de 180 euros. A entrada para qualquer dia custa cerca de 50 euros.
2. Dançar até de madrugada nos festivais de música eletrónica
Se veio a Nice em busca de diversão e de festas na praia, recomendo-lhe que vá ao Crossover Music Festival. Este festival reúne os melhores DJs e artistas da cena house, da música eletrónica experimental e do psytrance.
O festival realiza-se normalmente no final de agosto e início de setembro, por isso fica atento às datas, pois os bilhetes vendem-se como bolos quentes.
O evento dura normalmente entre 3 e 5 dias, durante os quais DJs e artistas de todo o mundo te farão dançar e desfrutar dos seus espectáculos durante horas.
O evento decorre simultaneamente nas praias, palcos e clubes mais seleccionados da cidade. O seu objetivo é representar de igual modo tanto os artistas emergentes como os mais aclamados da cena.
Também durante os primeiros dias de agosto, o Plages Electroniques é normalmente organizado na vizinha Cannes. Enquanto Cannes é famosa pelo seu festival de cinema independente em maio, o Plages Electroniques não é menos popular.
Também recomendo que considere uma viagem de um dia a Cannes a partir de Nice, uma vez que fica apenas a 40 quilómetros de Nice, pelo que pode desfrutar de ambas as cidades.
3. Assistir a uma nova edição do Ironman
Se é fã de desportos de competição, um atleta altamente treinado ou se gostaria de ver como muitas pessoas dão 100% para chegar à meta, o Ironman é a escolha ideal para uma visita de verão a Nice.
Este famoso triatlo é organizado todos os anos na última semana de junho e atrai atletas de todo o mundo. Enquanto alguns procuram a glória e um novo recorde, as exigências desta competição são tais que a maioria compete para ultrapassar os seus próprios limites e simplesmente chegar à meta.
Como todos os triatlos, o evento é extremamente difícil e está dividido em 3 secções: Começa com uma natação de 4 km na Baía dos Anjos, depois um passeio de bicicleta de 180 km em torno da Côte d'Azur e, finalmente, uma corrida de 42 km para um final épico na Promenade des Anglais, de frente para o Mediterrâneo.
Se preferir assistir à corrida em vez de correr, recomendo que esteja atento à data e hora de chegada. Assim, terá tempo de reservar um lugar perto da meta para se juntar às festividades dos vencedores.
4. Participar numa corrida em águas abertas
Se estiver interessado neste tipo de evento desportivo, pode participar ou ser espetador no Prom'Swim. Esta prova de natação em águas abertas é organizada todos os anos nos últimos dias do verão, em meados de setembro.
Esta competição consiste em nadar toda a extensão da "Baie des Anges" e tem a vantagem de ter muitas categorias para que todos sejam encorajados a participar. As 7 categorias a participar são
- 500 metros: competição para crianças
- 500 metros corrida de estafetas (3 estafetas)
- Corridas individuais (1, 3, 5 ou 10 quilómetros)
- estafetas de 10 quilómetros (3,3 km cada)
Esta corrida é um evento muito divertido, tanto para quem compete como para quem assiste da praia. Durante a competição, pode desfrutar das actividades de aquecimento a todo o ritmo, participar nos cursos de iniciação para aprender a nadar em águas abertas e assistir à cerimónia de entrega de prémios.
Esta é a parte mais divertida e tem lugar no último dia da competição, quando se realiza uma espetacular festa na praia, com muita comida, música e jogos insufláveis para os mais pequenos.
Factos úteis
- Quando: Segundo fim de semana de setembro
- Onde: Promenade des Anglais
- Preço: Entre 10 e 60 euros aproximadamente, consoante a categoria em que se inscreve.
5. Navegar na Riviera Francesa
Se gosta de velejar ou quer ver o esplendor da Côte d'Azur a partir do Mediterrâneo, recomendo-lhe que considere esta fantástica opção.
Algumas empresas de turismo oferecem excursões de um dia à Riviera Francesa a partir de Nice, quer por estrada quer a bordo de um navio de cruzeiro. Uma das vantagens de fazer a excursão no verão é que o tempo é ideal para todas as actividades que se podem fazer a bordo.
Pode fazer snorkeling para descobrir as diferentes espécies subaquáticas graças à cor turquesa da água, descobrir praias e enseadas escondidas, nadar nas águas quentes da Baía dos Anjos ou simplesmente apanhar sol no convés do barco.
Se escolher a opção de um barco à vela, esta é uma atividade ideal se tiver viajado num grupo grande, uma vez que o barco tem espaço para 6 a 12 pessoas. Como o veleiro não é grande, não tem restaurante, pelo que recomendo que leve comida e bebida.
Por outro lado, se optar por um cruzeiro turístico, terá a oportunidade de ver as mais belas vistas das cidades costeiras da região de uma forma muito descontraída.
6. Visitar o desfiladeiro de Verdon para
O desfiladeiro de Verdon é uma opção ideal para conhecer a incrível geografia da região: com elevações de até 700 metros, este desfiladeiro fluvial de quase 25 quilómetros de comprimento é uma escolha ideal para os amantes de desportos de aventura e caminhadas.
Esta viagem também oferece a possibilidade de visitar o belo lago de Sainte-Croix, onde se pode nadar nas suas águas azul-turquesa, remar, andar de caiaque e praticar muitos outros desportos aquáticos. Também tem algumas belas praias à beira do lago para relaxar depois de qualquer passeio.
Recomendo que visite o desfiladeiro de Verdon no verão, pois é a altura em que todas as flores silvestres da região estão em flor, e especialmente os campos de lavanda estão em plena cor.
Informações úteis
- Como chegar Recomendo que reserve uma excursão para esta atividade, uma vez que, apesar de se situar a cerca de 150 quilómetros de Nice, não existe nenhum autocarro ou comboio que o leve diretamente à aldeia de Nice. A maioria leva-o até à aldeia de Castellane, onde terá de apanhar um táxi. Este trajeto pode demorar até 4 horas.
- Qual é a melhor altura para visitar: Pode fazer este passeio em qualquer altura do ano, mas recomendo que o faça entre maio e junho, altura em que pode desfrutar de um bom tempo sem as multidões de turistas que visitam a região durante o verão.
- Levar protetor solar: Lembre-se que esta zona de França é muito solarenga e que durante todo o passeio não terá muita sombra, pelo que o protetor solar é essencial para proteger a sua pele.
7. Relaxar na praia
Se é do tipo de pessoa que pensa em viajar para relaxar e desfrutar de um dia tranquilo de areia, sol e mar, Nice tem mais de 7 quilómetros de praias por onde escolher e o verão é a melhor estação para as desfrutar.
Se optar por passar três dias em Nice, passar algumas horas simplesmente a relaxar na praia é sempre a melhor opção.
Já deve ter ouvido falar que esta cidade era a estância de verão preferida pela aristocracia de Inglaterra e do resto da Europa. Não só a água da baía é calma, turquesa e refrescante, como a extensão das estâncias balneares significa que é sempre um local tranquilo para relaxar.
A cidade tem uma escolha de praias públicas tranquilas a praias privadas mais exclusivas, pelo que pode escolher a opção que preferir. As praias mais conhecidas são:
- Praia das Carras: Uma das praias mais extensas do sector Oeste, tem 350 metros de comprimento e acesso para deficientes. Tem campos de areia para jogar voleibol de praia e locais para alugar jet skis.
- Praia do Centenário: É a praia vizinha de Carras. Tem chuveiros para se lavar e colchões para alugar, caso os calhaus incomodem. Devido à sua localização, não tem muitas ondas e costuma ter bandeira azul durante todo o verão.
- Praia do Lenval: É uma das praias públicas mais calmas devido à sua localização. Situa-se em frente ao Casino Ruhl e junto ao belo jardim Albert 1.
8. Festival Internacional de Fogos de Artifício de Cannes
Adora fogo de artifício e já alguma vez assistiu a um festival internacional de fogo de artifício? Então esta é a sua oportunidade.
Cannes e Nice, sendo cidades vizinhas, ficam apenas a 45 minutos de comboio ou de autocarro. Isto faz com que qualquer grande evento que se realize na cidade vizinha seja muito fácil de alcançar a partir de Nice.
Neste caso, o Festival de Fogos de Artifício de Cannes éuma oportunidade perfeita para desfrutar de uma bela noite de verão.
Este Festival de Arte Pirotécnica reúne os melhores artistas de fogo de artifício do mundo. É organizado desde 1998 na praia da Croisette e pode ser visto nos últimos fins-de-semana de julho e nos dois primeiros fins-de-semana de agosto.
Embora seja mais comum ver fogo de artifício em eventos ou celebrações, este tipo de festival é completamente diferente. Os fogos de artifício fazem parte de uma coreografia de cores e sons que se reflectem nas águas do Mar Mediterrâneo.
A altura do fogo de artifício é tão grande que não só pode ser visto perfeitamente a partir da praia de 800 metros de comprimento, mas também a partir de barcos que navegam na baía.
9. Apreciar a Fete de la Musique
O dia 21 de junho, bem como o início do verão em França, é celebrado com um dos eventos mais interessantes graças à mundialmente famosa "Fete de la Musique".
Oficialmente criada em 1981 por Jack Lang, Ministro da Cultura francês, esta festa tem como objetivo democratizar e partilhar a música em todos os seus estilos, gratuitamente para todos.
Nice é uma cidade ideal para celebrar o Dia da Muisca, pois verá músicos a juntarem-se para tocar em todas as ruas, bem como pessoas a dançar e a juntarem-se à vez. Além disso, há vários anos que a cidade organiza festivais gratuitos com artistas de renome para promover a cultura francesa.
Aproveitando a data, os restaurantes e bares da cidade levam as suas mesas para a rua para tornar a festa completa. Não perca um passeio pelas praias da Promenade des Anglais, onde pode dançar ou improvisar com um instrumento nas famosas rondas de músicos.
Sugiro também uma paragem na Place Masséna, a praça principal de Nice, na parte antiga da cidade. Há sempre um evento muito importante organizado aqui, onde encontrará músicos de todos os géneros durante todo o dia, respeitando o espírito desta festa. A entrada é totalmente gratuita.
10. Dia Nacional da França
Todos os dias 14 de julho são feriados em França, pois celebra-se o Dia Nacional e Nice não é exceção. Este dia comemora a tomada da Bastilha em 1789, que marcou o início da Revolução Francesa.
Desde 1880, é feriado bancário e são organizadas actividades para celebrar a nação francesa.
Em Nice, a celebração tem geralmente lugar na Promenade des Anglais, onde se realizam desfiles e concertos de rua ao longo do dia. Na Place Masséna, também se encontram stands e actividades para toda a família.
À noite, o cenário é geralmente o céu noturno de verão da Baie des Anglais, onde se pode assistir a um belo espetáculo de fogo de artifício.
O tempo em Nice no verão
Embora a localização de Nice signifique que pode ser visitada em qualquer altura do ano, o verão é uma excelente escolha por várias razões.
Em primeiro lugar, embora as temperaturas sejam mais elevadas durante esta época do ano, não se tornam opressivas graças à proximidade do mar. Além disso, estando rodeada de praias públicas, qualquer altura é perfeita para se refrescar nas águas da Baie des Anges.
Como se isso não bastasse, Nice tem um índice de nebulosidade bastante baixo para a região e que desce ainda mais no verão. Isto significa que os meses de junho, julho e agosto têm muito pouca precipitação: em média, chove entre 1 ou 2 dias por mês.
Finalmente, o verão é a altura em que se encontram mais horas de sol, o que é ideal para aproveitar ao máximo as suas férias. O sol nasce normalmente entre as 6h e as 7h da manhã, ideal para quem gosta de acordar cedo.
O sol põe-se entre as 20 e as 21 horas, pelo que terá muito tempo para passear ou relaxar na praia.
Bons preços de verão
Os preços no verão podem ser um pouco mais elevados do que durante o resto do ano. Isto deve-se ao facto de ser um destino de férias popular para muitos europeus, especialmente do sul e centro de França, bem como do norte de Itália.
Por exemplo, o alojamento mais barato pode ser encontrado perto da parte mais antiga da cidade. Isto porque, muitas vezes, é necessário subir algumas escadas para lá chegar, uma vez que estão situados numa zona elevada da cidade. Em contrapartida, as zonas mais caras para alugar situam-se perto da Promenade des Anglais e do Carre d'Or.
Embora os preços no verão sejam mais elevados do que o habitual, o lado bom de Nice é que terá muito por onde escolher. Assim, terá a possibilidade de adaptar as suas férias ao seu orçamento.