10 dicas para visitar o Palácio de Versalhes e aproveitar ao máximo a sua visita
Tome nota destes conselhos para desfrutar desta visita imperdível a Paris. Boa viagem!
O palácio e os jardins de Versalhes ficam perto de Paris e, se quiseres, podes reservar uma visita organizada, porque vale mesmo a pena. Tanto o edifício como os seus arredores são tão impressionantes que hoje em dia é um local de visita obrigatória (tem cerca de 15 milhões de visitantes por ano) e foi declarado Património da Humanidade.
Neste post dou-lhe as dicas que deve seguir para evitar contratempos e desfrutar ao máximo da sua viagem.
1. Reserve o seu bilhete com antecedência
O Palácio de Versalhes é uma atração turística muito popular. Aconselho-o a comprar o seu bilhete para o Palácio com antecedência, escolhendo uma destas opções: visitar o palácio com os jardins incluídos, para o qual pode reservar os seus bilhetes agora, ou aproveitar a sua visita para ver o palácio, os jardins e a propriedade de Maria Antoñeta, reservando estes bilhetes. Se, por outro lado, pretender comprá-los na bilheteira, tenha em conta que poderá encontrar uma fila muito longa.
Nos primeiros domingos de cada mês da época alta (de maio a setembro) a entrada no Palácio é gratuita, mas mesmo assim, é imprescindível reservar o bilhete com antecedência. O meu conselho é que, se conseguir encaixar as datas, escolha outro dia para visitar o Palácio.
O Palácio de Versalhes está aberto todos os dias , exceto às segundas-feiras. Os jardins e o parque estão abertos todos os dias e podem ser visitados gratuitamente. Como os jardins são muito grandes, esta é uma visita gratuita que pode aproveitar e desfrutar sem qualquer problema.
2. Se vem de Paris, reserve uma visita organizada
Se a sua visita a Versalhes for uma viagem curta a partir de Paris, tem a possibilidade de reservar uma visita organizada.
Esta opção é muito cómoda, pois permite-lhe poupar tempo para organizar o transporte e decidir o que ver. O que é que esta visita inclui? Com a ajuda de um guia especializado que lhe contará todos os pormenores, a história, as anedotas...
Visitará todos os cantos do palácio, câmaras, corredores... Sairá de Versalhes com uma ideia completa do espetacular palácio do século XVII. Para além disso, com esta visita, poderá também visitar o famoso Salão dos Espelhos, onde foi assinado o Tratado de Versalhes, e os jardins, com 800 hectares de superfície, onde poderá desfrutar das suas fontes, lagos, plantas? Uma visita inesquecível!
Em suma, esta é uma opção cómoda onde pode conhecer em profundidade tudo sobre o local, fazer um transfer cómodo e seguro, e ter o seu bilhete com antecedência para não ter de fazer fila ou esperar muito tempo.
Informações úteis
- Transporte: de autocarro a partir de Paris.
- Partida: 22 Rue Jean Rey, 75015 Paris, França.
- Duração: Cerca de 5 horas.
- Preço: A partir de 109 €.
2. Aproveite o Paris Pass
Uma outra opção para viajar para Versalhes a partir de Paris é **aproveitar a entrada no palácio incluída no seu Paris Pass. Neste caso, não terá de pagar a entrada, mas terá de pagar a viagem de regresso e o almoço.
Se você decidir fazer isso, recomendo baixar o aplicativo do Palácio de Versalhes, para que você possa chegar com as informações necessárias para aproveitar sua visita (eu conto tudo sobre esse aplicativo na dica número 7. Continue lendo!).
4. Decida antes de viajar quanto tempo vai durar a sua visita
Recomendo que dedique pelo menos 4 horas para a sua visita ao Palácio de Versalhes e aos jardins. Não se esqueça que o Palácio de Versalhes não é um simples museu nem um simples passeio. É um dos maiores patrimónios culturais do mundo. Se quiser passar lá 6 ou 7 horas, não se vai aborrecer.
Durante a sua visita, pode desfrutar de mais de cem salas, das colecções de pintura e escultura do Museu da História de França, da Galeria dos Espelhos, da capela real, da Galeria das Batalhas... e perder-se nos 30 hectares de jardins. O que quero dizer é que há muito para ver.
Por exemplo, aconselho-o a não perder os estábulos. Para além das carruagens, é possível ver os carrinhos de bebé dos filhos de Maria Antonieta ou os seus trenós. É uma parte do sítio de Versalhes que pode passar despercebida ao lado da grandiosidade oferecida por outras salas do Palácio, mas é muito interessante.
Factos interessantes
- Horário de abertura: O palácio está aberto das 9:00 às 17:30. Os jardins têm um horário de abertura um pouco mais alargado, das 8:00 às 18:00.
5. Usar os sapatos mais confortáveis que tiver
É inevitável associar Versailles a filmes de época, mas para visitar os seus 787 hectares é melhor usar sapatos confortáveis, não acha?
A visita ao Palácio dura 1 hora e meia (embora eu recomende que lhe dê o tempo que merece e pare para o apreciar ao seu próprio ritmo), à qual tem de acrescentar o passeio pelo parque e jardins e a viagem de regresso a Paris.
Em suma, uma visita a Versalhes ocupa o dia inteiro e, embora os conselhos seguintes lhe dêem algumas dicas para descansar ou fazer as coisas com calma (como alugar um carro elétrico para visitar os jardins ou parar para fazer um piquenique no parque), não deixe que sapatos desconfortáveis o impeçam de desfrutar deste cenário único.
6. Organizar o almoço na sua visita a Versalhes
É possível comer dentro do recinto do Palácio de Versalhes? É claro que sim! E tem várias opções que vão certamente corresponder às suas expectativas. O preço reflecte a situação destes locais (é um pouco mais caro do que o que se encontra no exterior), mas pode comer algo simples a um preço razoável sem sair do recinto. Mas quando comer durante a sua visita a Versalhes? Pode organizar a sua visita em função da entrada no Palácio, que tem uma hora e uma duração definidas. Uma boa opção é visitar os jardins de manhã, sentar-se para almoçar num terraço ou numa das áreas de piquenique e depois visitar o Palácio.
Eis alguns locais para comer no recinto, embora também se possa trazer comida de fora e comer à vontade.
Uma opção simples: La Brasserie de la Girandole
Nos jardins, encontra-se a famosa Brasserie de la Girandole, com duas esplanadas onde pode almoçar, tomar o pequeno-almoço ou fazer um lanche
. Também oferecem comida para levar, se preferir sentar-se sozinho ou continuar a passear enquanto mata a fome. Quer dar uma vista de olhos ao menu?
- Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10:00 às 18:00h.
Fazer um piquenique num cenário único
Também pode fazer um piquenique sozinho em qualquer parte do parque (não nos jardins, note-se), exceto na área coberta. Pode comer o que quiser nos jardins ou junto ao canal. A melhor coisa desta alternativa é a vista. Uma sandes não tem o mesmo sabor neste cenário.
Apreciar a cozinha de um chefe em Versalhes
Se for um pouco gourmet ou quiser mimar-se, pode desfrutar do restaurante Ore, do chefe Alain Ducasse, no Palácio de Versalhes.
Esta é uma opção mais cara do que as duas anteriores: por cerca de 60 euros, pode comer num pavilhão do século XVII.
Este restaurante está aberto de segunda a sexta-feira das 11h30 às 15h e aos fins-de-semana entre as 9h e as 17h
Fazer um workshop de pastelaria
E se gosta de doces, pode também frequentar um atelier de pastelaria em Versalhes para aprender a fazer os mais típicos doces franceses com um chefe profissional. Está localizado numa zona muito fácil de encontrar da cidade e vai certamente divertir-se muito com a experiência. Se quiser experimentar esta experiência, reserve o seu lugar aqui.
Enjoy!
7. Instalar a aplicação do Palácio de Versalhes
A aplicação do Palácio de Versalhes é gratuita. Pode descarregá-la para um tablet ou para o seu telefone e obter um audioguia do palácio e dos jardins, bem como um mapa interativo de todo o sítio de Versalhes.
O guia áudio está disponível em 12 línguas (incluindo espanhol) e pode ser utilizado offline, pelo que é perfeito para a viagem a Versalhes.
Uma vez lá, pode ajudá-lo a decidir o itinerário: tem informações sobre curiosidades para além da visita oficial, como as árvores do Trianon e duas visitas áudio para crianças (adaptaram a visita aos jardins e às fontes musicais para os mais pequenos).
É um recurso gratuito e muito útil para aprender mais sobre a história do Palácio de Versalhes. Um luxo muito bem pensado que pode melhorar a sua experiência de viagem. Recomendo-o.
8. Subir no Petit Train para percorrer os jardins
Se, apesar dos seus sapatos confortáveis, precisar de fazer uma pausa durante a sua visita a Versalhes, aqui está uma daquelas dicas para o ajudar a descansar e a respirar.
A organização facilita-lhe a tarefa: os Petit Trains estão disponíveis para visitar os jardins. Trata-se de um pequeno comboio queo levapelos jardins, ligando os diferentes edifícios da visita.
O Petit Train pára no Chateau, nos Trianons, no Canal e nos jardins. Pode usá-los para ir de um lado para o outro e ver tudo o que há nos jardins de Versalhes: ou pode sentar-se um pouco e apreciar a vista enquanto descansa um pouco.
Factos interessantes
- Horários: Os comboios Petit são muito frequentes, de 15 em 15 ou de 20 em 20 minutos. É livre de entrar e sair.
- Preço: Cerca de 8 euros. Inclui um guia áudio em 10 línguas (sim, também em espanhol) a partir de 5 euros.
- Percurso: O comboio parte do terraço norte do Palais para o Petit Trianon. Em seguida, vai para o Grand Trianon e continua até à cabeceira do Grande Canal.
- Crianças: Claro! Ver Versalhes com crianças é uma boa ideia.
9. Apreciar o espetáculo "Grandes Eaux Musicales"
Nos jardins do Palácio de Versalhes, todos os sábados de verão (do início de junho ao final de setembro), entre as 20h30 e as 23h05, realiza-se um espetáculo de música e de luz: as "Grandes Eaux Musicales".
As luzes são projectadas nas fontes dos jardins e bosques para iluminar este cenário único. Os jactos de água coreografados e os efeitos de luz são imperdíveis. A noite termina de forma mágica com um espetáculo de fogo de artifício. É a forma perfeita de apreciar a beleza dos jardins.
Aconselho-o a verificar a previsão meteorológica antes de reservar o seu bilhete, uma vez que os bilhetes custam cerca de 30 euros e não são reembolsáveis (mesmo que esteja a chover torrencialmente nessa noite). No entanto, a entrada é gratuita para crianças com menos de 5 anos e existe uma taxa reduzida para crianças com menos de 17 anos ou estudantes.
Factos interessantes
- Horário: Sábados à noite, do início de junho ao final de setembro, entre as 20h30 e as 23h05.
- Preço: O preço varia consoante o espetáculo, mas há bilhetes a partir de aproximadamente 25€.
- Adequado para crianças: Sim, de facto é uma atividade especialmente recomendada para crianças.
10. Escolha a altura ideal para a sua visita
Visite Versalhes no verão para desfrutar plenamente dos jardins e do cenário do Canal. A época alta na região parisiense vai de maio a setembro. As temperaturas são agradáveis (entre 18 e 21 graus Celsius) e amenas, pelo que é perfeito para passear e apreciar a paisagem.
Esta é também a única altura do ano em que pode desfrutar dos espectáculos ao ar livre nos jardins, como os que mencionei na dica anterior.
Se for no inverno, a temperatura média é de 6 graus Celsius. O norte de França é uma zona fria e muitos dos locais onde se pode comprar algo para comer no recinto do Palácio de Versalhes estão fechados.
Isto não significa que a visita não valha a pena - de todo! O interior do Palácio de Versalhes tem uma enorme riqueza cultural, pelo que se pode passar o dia inteiro a percorrer estas salas. Apenas a visita aos jardins será provavelmente mais curta, mas é uma perspetiva diferente deste lugar único.
Espero que aproveite a sua visita a um lugar tão incrível como o Palácio de Versalhes com estas dicas. Boa viagem!