Os 10 melhores mercados de Natal de Paris
Durante o Natal, a capital francesa está repleta de mercados de Natal onde se pode apreciar a comida, os objectos oferecidos e as decorações. Se estiver em dúvida sobre quais visitar, aqui está uma pequena lista dos mais interessantes
Paris muda de aspeto durante as férias de Natal e a lista de planos intemporais inclui iluminação pública, decoração de montras, pistas de patinagem e, claro, os seus maravilhosos mercados de Natal, desde o do Jardin des Tuileries ao de St Germain des Prés. Se está a planear uma viagem à capital francesa durante estas datas, quer viajecom crianças, a dois ou mesmo sozinho, uma visita a um destes mercados é imperdível.
Irá mergulhar no espírito natalício, desfrutando da atmosfera enquanto bebe um revitalizante vinho quente.
1. A magia do Natal - Jardin des Tuileries
Situado no Jardim das Tulherias, um dos mais belos jardins, a localização deste mercado de Natal torna-o um ponto de passagem obrigatório para quem visita Paris no Natal. Milhares de pessoas acorrem a este mercado a meio caminho entre a Place de la Concorde e o Museu do Louvre.
É composto por mais de 200 barracas que oferecem o melhor da gastronomia francesa e objectos de decoração. Se for a este mercado, especialmente depois de ter passado o dia a visitar osmelhores museus da capital francesa ou outras atracções turísticas, não pode deixar de provar o Vin Chaut, nome dado em França ao vinho quente com especiarias.
Também vale a pena comprar algumas castanhas (marrons) ou uma Galette des Roi, o equivalente ao Bolo dos Reis Magos. Há também muitos mercados que oferecemtodo o tipo de artesanato e artigos de iluminação de alta qualidade para que possa imitar as luzes de Natal de Paris em casa. No início do mercado, na Place de la Concorde, é instalada todos os anos uma grande roda gigante de onde se obtêm as melhores vistas da cidade. Por fim, encontrará também uma enorme pista de patinagem com cerca de 500 m².
Informações práticas
- Datas de abertura: abre normalmente em meados de novembro e encerra a 5 de janeiro.
- Horário de abertura: todos os dias, entre as 11 e as 20 horas.
2. Mercado de Natal de Notre Dame
Uma das grandes atracções deste mercado de Natal é a sua excelente localização: em frente ao rio que banha a Catedral de Notre Dame.
Sem dúvida, um cenário incomparável para passear entre as bancas que se instalam durante a época natalícia e um plano ideal para quando terminar a sua visita a Notre Dame. O mercado está instalado num pequeno parque a partir do qual se pode fotografar perfeitamente astorres medievais da Catedral.
Como no resto dos mercados deste tipo, os passeantes vêm provar algumas das especialidades gastronómicas típicas do inverno parisiense, como as castanhas e o vinho quente. Aatmosfera e o ambiente deste mercado são dois dos factores que o tornam imperdível. Para além da comida, pode comprar uma grande variedade de obras de arte, jóias, louça e objectos de cerâmica feitos por artesãos que são populares pela qualidade do seu trabalho. As crianças que viajam para Paris também têm o seu lugar, com concursos de desenho e contadores de histórias. Sem esquecer, é claro, a presença do Pai Natal.
Informações práticas
- Onde: Praça René Viviani, ao lado da Catedral de Notre Dame.
- Datas de abertura: de meados de dezembro até antes da véspera de Natal.
- Horário de abertura: de segunda a quinta-feira, das 10h às 20h. Às sextas-feiras, sábados e domingos, encerra às 21 horas.
3. Mercado de Natal de Saint Germain des Prés
Perto da famosa igreja de Saint Germain des Prés, abre-se todos os anos um outro mercado de Natal que vale a pena visitar. Com quase 30 barracas, a sua principal atração é a oferta de artigos de luxo, como jóias, malas de couro e artesanato.
Além disso, os parisienses vêm frequentemente comprar velas e chocolates perfumados. Este mercado é obra dasgrandes lojas da zona, que oferecem as suas mercadorias ao mesmo tempo que organizam um grande número de actividades para todas as idades.
É claro que não podem faltar muitas das especialidades gastronómicas sazonais que se encontram numa visita gastronómica a Paris, pelo que também se pode desfrutar de tudo, desde o delicioso chocolate ao vinho quente. Mas, sem desvalorizar o mercado, o melhor de tudo é, sem dúvida, o bairro onde se encontra. É umbairro com um ambiente moderno, no qual se pode vislumbrar o seu passado como ponto de referência da vida intelectual da capital francesa. Passear por ali não significa apenas ver alguns monumentos interessantes, mas também descobrir grandes galerias de arte, pequenas livrarias e vários cafés de estilo parisiense.
Informações práticas
- Onde: na Place Saint Germain des Prés, ao lado da esplanada da igreja que dá nome à praça.
- Datas de abertura: do início de dezembro até cerca de 6 de janeiro.
- Horário de abertura: todos os dias, das 10 às 19 horas.
4. Aldeia de Natal no Parvis de La Défense
Ao longo da Esplanada de la Défense, encontra-se o maior mercado de Natal de Paris, com mais de 400 barracas.
Uma autêntica aldeia que oferece uma grande variedade de produtos perfeitos para oferecer, especialmente artigos de couro e jóias de qualidade. Pode lá chegar facilmente com o autocarro turístico de Paris. É um dos mercados que abre as suas portas mais cedo, em meadosde novembro, e a sua localização torna-o um dos mais convenientes graças à ausência de tráfego e de ruído do trânsito. Nas suas cabanas, é possível provar as especialidades gastronómicas da Alsácia, a região onde começou a tradição dos mercados de Natal em França. Outros pratos a provar são os waffles, o vinho quente e os crepes dignos das melhores creperias de Paris.
Passear por esta aldeia de Natal é a melhor forma de o fazer regressar à sua infância. Uma atmosfera mágica envolve todo o local com as suas decorações festivas e as actividades organizadas para crianças ou não.
Informações práticas
- Onde: Paris La Défense - Parvis de la Défense.
- Datas de abertura: de meados de novembro até pouco antes da passagem de ano.
- Horário de abertura: das 11h00 às 20h00 de domingo a quinta-feira, e das 11h00 às 22h00 às sextas-feiras e sábados.
5. 15º Mercado de Natal
O 15º arrondissement de Paris tem o seu próprio mercado de Natal. Não o pode perder quando visitar a Torre Montparnasse em Paris. A melhor maneira de lá chegar é de metro.
Aqui está um pequeno guia do metro de Paris para que saiba como utilizar este transporte se tiver dúvidas. Este mercado de Natal reúne bancas montadas porartesãos e comerciantes locais para expor os seus produtos. Encontrará de tudo, desde artigos de moda a produtos alimentares.
É um dos melhores se estiver à procura de um presente para o seu regresso a casa. Com20 a 30 bancas, o que mais chama a atenção é a animação oferecida. Muitos deles, como a "entrega de chocolates" ou um passeio no trenó do Pai Natal, destinam-se aos mais pequenos, mas outros, como os cânticos de Natal, são para toda a família. Por fim, para recordar o verdadeiro espírito do Natal, uma das bancas é gerida por várias instituições de caridade que vendem doces.
Informações práticas
- Onde: na Rue Péclet, no 15º distrito de Paris.
- Datas de abertura: de meados de dezembro até à véspera de Natal.
- Horário de abertura: de segunda a sexta-feira, das 11 às 19 horas.
6. Mercado de Natal da Praça das Abadessas (Montmartre)
Embora não seja um mercado de Natal muito grande, o da Place d'Abbesses é considerado um dos mais encantadores de Paris. Para começar, a sua localização é extraordinária, em pleno coração de Montmartre, um dos bairros mais boémios de Paris.
Quer reserve ou não a visita guiada a Montmartre, não a perca. O mercado enche-se todos os Natais de turistas e habitantes locais que mergulham na sua atmosfera inebriante. As bancas oferecem uma enorme variedade de alimentos e bebidas, roupas e artesanato.
Com um copo de vinho quente na mão, vale a pena subir ao topo da colina que forma o bairro e visitar o Sacré Coeur para apreciar a vista da cidade.
Informações práticas
- Onde: Place Abbesses, no coração do bairro de Montmartre.
- Datas de abertura: desde o início de dezembro até à véspera de Natal.
- Horário de abertura: das 10h00 às 17h00, todos os dias da semana.
7. Mercado de Natal do Champs de Mars, junto à Torre Eiffel
O Champ de Mars é o lar de um dos mercados de Natal mais bem vistos da cidade, um plano ideal para coincidir com a sua visita à Torre Eiffel. Com cerca de 100 bancas, tem uma grande variedade de comida tradicional que se pode sentar e apreciar com vista para a Torre Eiffel, o monumento mais famoso da capital francesa.
Entre os pratos mais populares estão o foie gras, o salmão e as aves, todos acompanhados por uma taça de champanhe. E se gosta de doces, não perca a bûche de Noël, um pãozinho com creme e gelado.
Para além dos produtos alimentares, este mercado destaca-se pelasdecorações de Natal e pelo artesanato. Se está à procura de um presente, aqui também encontrará muitos brinquedos que os mais pequenos da família vão adorar. Tal como outros mercados, inclui uma grande pista de patinagem. Se se atrever, pode dar umas voltas à volta dele com a Torre Eiffel como pano de fundo.
Informações práticas
- Onde: no Champ de Mars, entre a Torre Eiffel e a École Militaire.
- Datas de abertura: do final de novembro até depois de 6 de janeiro.
8. Mercado de Natal de Les Halles (Canopée des Halles Christmas Village)
O bairro de Les Halles, situado no centro da cidade, tem o seu próprio mercado de Natal desde há alguns anos. A melhor parte é que conseguiu criar uma atmosfera totalmente mágica, e é por isso que é considerado um dos melhores em Paris para visitar com a família.
Parte da sua atração é o local onde está instalado, com as cabanas dispostas em torno de uma pista de gelo (La Canopée) e um abeto de 20 metros de altura totalmente decorado e iluminado. Provavelmente já viu o local se apanhou um dos autocarros turísticos de Paris a partir da capital. O mercado tem cerca de 30 bancas de Natal feitas de madeira.
Nestas bancas, pode comprar todo o tipo de acessórios de Natal, bem como produtos alimentares, artesanato e moda. Se está à procura de ideias para decorar a sua casa para o Natal, é aqui que encontrará mais variedade e qualidade. Além disso, pode tomar algumas das bebidas quentes típicas, como o vinho com especiarias, o chocolate ou o chá. Se as acompanhar com tartiflettes ou waffles, a sensação será realmente maravilhosa.
Informações práticas
- Onde: situado no Quartier des Halles, mesmo por baixo da cúpula do centro comercial Les Halles.
- Datas de abertura: entre a segunda semana de novembro e os últimos dias do ano.
- Horário de abertura: todos os dias, das 10 às 21 horas.
9. Mercado de Natal da Alsácia
A tradição dos mercados de Natal em Paris (e noutras regiões francesas) vem da Alsácia, no norte do país.
Esta zona, na sua história conturbada, fez parte da Alemanha em várias ocasiões, pelo que tem algumas diferenças culturais que se reflectem nos seus mercados. Todos os anos, em Paris, é montado um mercado de Natal àimagem dos alsacianos.
Aqui, é possível encontrar produtos típicos da região, como chucrute, kougelhopf ( uma espécie de brioche doce em forma de vulcão), compotas, pão de gengibre e vários tipos de queijo. Se for com crianças no dia 6 de dezembro, dia de São Nicolau, elas receberãogratuitamente um presente de pão de gengibre e canela em forma do santo.
Informações práticas
- Onde encontrar: na estação de comboios Gare de l'Est, Place 11 November 1918.
- Datas de abertura: do início de dezembro até cerca de 20 de dezembro.
- Horário de abertura: de segunda a sábado, das 9 às 20 horas; aos domingos, das 10 às 19 horas.
10. Mercado de Natal Les Féeries d'Auteuil
Este é outro mercado a incluir na lista de coisas para ver e fazer em Paris no Natal. Embora não seja um dos maiores de Paris, a intenção com que Les Féeries d'Auteuil é montado todos os anos faz com que valha a pena uma visita.
Este mercado é organizado pela Fundação Auteuil para angariar fundos para a sua organização, que ajuda crianças e jovens em dificuldades. Para isso, são vendidos artigos como móveis, velas, cerâmicas, chapéus e jóias, tudo a um preço muito acessível.
No total, o mercado é composto por cerca de 27 barracas. Todas elas estão decoradas com grande pormenor e criam um conjunto iluminado e cheio de detalhes natalícios. Durante os poucos dias que dura o mercado, cerca de 9 dias, há vários espectáculos de todos os tipos, como concertos e exposições.
Informações práticas
- Onde: nos jardins da rue Jean de la Fontaine, no 16º arrondissement de Paris.
- Datas de abertura: geralmente na segunda semana de dezembro.
- Horário de abertura: das 11h00 às 19h00, todos os dias.