O que ver e fazer em Paris em 4 dias
Quatro dias em Paris são propícios a muitas actividades divertidas e interessantes. O segredo é a organização!
Qualquer que seja a sua versão de Paris, um itinerário de viagem de 4 dias é tempo suficiente para conhecer tudo o que a Cidade Luz tem para oferecer: arte, monumentos, gastronomia, cultura... Siga este itinerário e vai apaixonar-se pela capital francesa.
Dia 1: Explorar o 7º e 8º arrondissement de Paris
No primeiro dia do seu itinerário de viagem, recomendo que concentre os seus esforços em conhecer os locais mais encantadores dos 7º e 8º arrondissements. Pode fazer a maior parte do percurso a pé, embora reservar um lugar no Big Bus de Paris seja sempre uma excelente opção para uma primeira abordagem à cidade, especialmente se for a primeira vez que a visita.
Café e passeio matinal nos Campos Elísios
Comece o seu primeiro dia em Paris com um passeio mat inal ao longo dos Campos Elísios, a mais bela avenida comercial da cidade. Durante o seu passeio pela avenida, encontrará alguns dos melhores cafés, restaurantes, casas de moda e grandes lojas de Paris.
Se gosta de fazer compras, aproveite este momento! Poderá também ver alguns dosmonumentos parisienses mais representativos, como o Arco do Triunfo.
Tire fotografias, pare para admirar as estátuas gigantes que compõem as suas paredes e a estrutura do arco, e se quiser entrar para ver a vista panorâmica ou visitar a exposição que alberga, não se esqueça de reservar os seus bilhetes com antecedência. Finalmente, chegará àPlace de la Concorde, a maior praça de Paris e o local onde os nobres franceses, incluindo o rei Luís XVI, foram executados durante a Revolução. Reserve um momento para observar o Obelisco e as duas maravilhosas fontes em cada extremidade.
Reservar um almoço na Torre Eiffel
A partir da sua localização na Place de la Concorde, é fácil chegar à Torre Eiffel, basta apanhar a Pont de la Concorde, atravessar o Sena e subir à direita os passeios ao longo do Sena. É uma caminhada de 30 minutos onde se pode desfrutar de uma paisagem atraente.
Uma vez lá, tem várias opções:
- Pode reservar bilhetes sem fila para a Torre Eiffel, que incluem também o acesso opcional ao topo.
- Pode também fazer uma visita guiada à Torre Eiffel para descobrir todos os seus segredos.
- Ou, se estiver com fome, pode reservar um almoço na Madame Brasserie da Torre Eiffel para uma experiência única!
Visitar o mercado da Rue Cler
A apenas 10 minutos a pé dos jardins que ladeiam a Torre Eiffel, encontra-se o mercado da Rue Cler, uma autêntica rua comercial de estilo parisiense onde os habitantes locais se reúnem para comprar os seus alimentos preferidos e se sentam com amigos para tomar um café e desfrutar da companhia.
Altamente recomendado para umas horas de um primeiro dia tranquilo em Paris e especialmente se quiser visitar um destino algo único e pouco concorrido.
Visitar o Jardin du Trocadero e a Place de Trocadero
Depois de um café no mercado da Rue Cler, dirija-se à Praça e aos Jardins do Trocadero para ver o pôr do sol sobre a Torre Eiffel. Tem a sua máquina fotográfica consigo? É o momento de a tirar! O aspeto mais caraterístico doJardim do Trocadero é o seu espelho de água gigante com numerosas fontes à sua volta que proporcionam um espetáculo espantoso. Em certas alturas do dia, como o pôr do sol ou o nascer do sol, o efeito da fonte espelhada é verdadeiramente belo.
Situada mesmo em frente aos jardins, a Place du Trocadéro é o melhor local em Paris para tirar fotografias da Torre Eiffel. Não precisa de ser um fotógrafo experiente, a vista é tão perfeita que tudo o que precisa de fazer é limpar a lente da sua câmara e focar corretamente.
Termine o dia com um cruzeiro com jantar
Não consigo imaginar melhor maneira de terminar o seu primeiro dia em Paris do que com um cruzeiro no rio Sena, com jantar gourmet e música ao vivo.Será****uma noite inesquecível!
Dia 2: Explorar o 1º, 4º e 5º arrondissement de Paris
Faça uma visita de meio dia ao Bairro Latino
O Quartier Latin de Paris é uma zona conhecida pela sua vida estudantil, atmosfera animada e deliciosos bistrôs de comida.
No seu segundo dia em Paris, recomendo que participe numa visita guiada ao Bairro Latino para conhecer as atracções e curiosidades deste canto de Paris. Entre ospontos de interesse que visitará estão :
- O Panteão de Paris, onde se encontram os restos mortais de Victor Hugo e Voltaire e que também pode visitar comprando bilhetes para ir sozinho.
- Os Jardins do Luxemburgo.
- A Universidade de Sorbonne.
- Shakespeare & Co.
Visite a Catedral de Notre Dame e a Sainte-Chapelle
Num curto passeio de 5 minutos do Quartier Latin (5º arrondissement) até à Île de la Cité (4º arrondissement) para visitar Notre Dame e a Sainte-Chapelle, ambas jóias da arquitetura gótica francesa, admiradas em todo o mundo.
Ambas jóias da arquitetura gótica francesa, admiradas em todo o mundo, a Notre Dame é uma joia arquitetónica da Idade Média que, infelizmente, está fechada ao público desde o incêndio devastador de 2019 que fez cair o telhado e a torre central. No entanto, o acesso à Place Frontal é permitido e você também podefazer um tour pelo exterior de Notre Dame com entrada para a cripta que o deixará encantado.
Por seu lado, a Sainte-Chapelle é considerada uma das maiores obras da arquitetura gótica, graças à sua rica decoração interior e aos seus vitrais de sonho.
Se quiser visitar o interior, recomendo-lhe que reserve os seus bilhetes para a Sainte-Chapelle com antecedência.
Fazer uma visita guiada ao Louvre
Deixando a Île de la Cité para trás, apanhe a Pont au Change para atravessar o Sena, à esquerda apanhe o Boulevard Georges Pompidou a caminho do Louvre. A pé, demorará cerca de 13 minutos, com vista para as margens do Sena.
O Louvre é um museu de dimensões gigantescas e as obras de arte que o compõem são quase infinitas.
Para uma visita bem passada ao Louvre, recomendo que compre bilhetes para o Louvre sem filas de espera com antecedência e, se estiver realmente interessado em arte, reserve uma visita guiada na qual em 2 horas e meia pode apreciar as obras mais emblemáticas do museu.
Tomar um aperitivo num bar de vinhos parisiense
Em francês, um aperitivo é um aperitivo tomado antes do jantar e é um ritual tradicional francês.
Em Paris, encontrará muitos bares que oferecem este tipo de experiência gastronómica, bem como um ambiente descontraído que o ajudará a terminar a sua segunda noite em grande.
Dia 3: Excursões fora de Paris e descoberta do 14º arrondissement
Excursão de meio dia a Versalhes
Versalhes é uma comunidade francesa nos arredores de Paris, conhecida mundialmente como o local onde se situa o Palácio e os jardins de Versalhes, uma das maiores expressões da arte barroca francesa. Para além da impressionante quantidade de detalhes no interior dos seus extravagantes salões, é surpreendente a forma como toda a estrutura estábem preservada, apesar da sua idade. Versalhes foi declarada Património Mundial da Unesco e estáaberta ao público todos os dias.
A partir de Paris, pode reservar uma excursão a Versalhes para visitar o interior do palácio e os jardins exteriores.
Visita ao Museu d'Orsay
No regresso de Versalhes, recomendo que reserve algumas horas da sua tarde para visitar o Museu d'Orsay.
Considerado um dos museus mais importantes de Paris e do mundo, é imperdível para quem gosta de arte e história. Nas suas instalações pode encontrar uma dasmaiores colecções de arte moderna e impressionista com obras de artistas como:
- Monet.
- Degas.
- Van Gogh.
- Rodin.
Dois conselhos que lhe permitirão tirar o máximo partido da sua visita ao Museu d'Orsay:
- Se for sozinho, reserve os seus bilhetes para o Museu d'Orsay com antecedência para evitar filas de espera.
- Se quiser tirar o máximo partido da sua visita, considere reservar uma visita guiada ao Museu d'Orsay com a duração de uma hora e meia.
Dia 4: Explore o 3º e 18º arrondissement de Paris
No seu último dia em Paris, acorde cedo para ver três importantes monumentos históricos localizados perto uns dos outros no 3º arrondissement e depois vários museus alternativos de Paris.
Praça da Bastilha
Durante a Revolução Francesa, a Bastilha, então símbolo da frivolidade e do poder despótico do rei de França, foi tomada por uma multidão armada de parisienses nos primeiros dias da revolta, preparando o terreno para o movimento político que culminaria com a abolição da monarquia e a execução dos reis.
Praça dos Vosges
Sendo uma das praças mais antigas de Paris, é também uma das mais belas.
Passeie por baixo dos seus arcos, percorra os caminhos ajardinados e admire as belas fachadas de tijolo vermelho das suas lojas. Pode parar para tomar um café! Em seguida, visite aMaison Victor Hugo, casa do famoso escritor, poeta e político francês, que se tornou um museu algum tempo depois da sua morte. Está localizada perto da Place des Vosges.
Visita ao Museu Picasso
No Museu Nacional Picasso, em Paris, encontra-se uma grande coleção de esculturas do artista, bem como milhares de documentos e fotografias que pertenceram a esta importante figura da história da arte. O próprio museu é um centro de investigação sobre a vida e obra de Picasso, por isso, se sente admiração ou curiosidade pela sua obra, não pode deixar de o visitar.
Da Place des Vosges até ao Museu Picasso em Paris é uma curta caminhada de 8 minutos pelas ruas de Le Marais.
Como sempre, recomendo que compre os seus bilhetes para o Museu Picasso com antecedência para poupar tempo e filas desnecessárias.
Sacré Coeur
A partir do Museu Picasso, pode chegar ao Sacre Coeur de metro. Apanhar a linha 8 na estação Saint-Sébastien - Froissart e depois mudar para a linha 4 para sair na estação Barbès-Rochechouart. Finalmente, terá de subir a colina a pé em 15 minutos.
Também pode investir alguns euros e fazer uma viagem de táxi de 25 ou 30 minutos pelos bairros parisienses importantes do norte da cidade.
No entanto, a minha opção preferida é fazer uma visita privada ao Sacre Couer, que o levará do coração do bairro de Montmartre até à basílica, enquanto um guia lhe conta todos os segredos dos artistas que ali viveram.
Museu Dali Paris
Descendo as colinas do Sacre-Coeur, a apenas 5 minutos da basílica, encontra-se o Museu Dali ou Espaço Dali.
Aqui encontrará uma exposição permanente do mestre do surrealismo, com uma coleção de 300 obras disponíveis.
A visita a todo o museu não demora normalmente mais de 1 hora.
Passeio pela Praça de Montmartre
A poucos minutos do Museu Dalí, encontra-se um dos locais de diversão preferidos de Montmartre.
Esta praça, situada no cimo da colina, é famosa em toda a Paris pelos pintores que sempre ali expuseram os seus melhores trabalhos.
Antigamente, figuras históricas importantes, como Monet ou Picasso, faziam parte da vibrante localidade de Montmartre, à medida que as suas carreiras se desenvolviam e as suas obras ganhavam fama e reconhecimento.