10 coisas para ver e fazer em Paris em setembro
Se está a planear uma viagem a Paris em setembro e está a pensar se há algum evento ou atividade que não pode perder? Está a ler o artigo certo!
setembro é um mês ideal para visitar Paris e desfrutar do clima de outono na cidade. Há também muitos eventos interessantes a decorrer. Aqui estão todas as coisas que pode fazer para passar o melhor tempo da sua vida em Paris em setembro.
1. Fazer um passeio de barco ao longo do rio Sena como um verdadeiro turista
Dizem que Paris é a cidade do amor e da luz, e há poucos planos mais românticos do que reservar um cruzeiro no Sena. Além disso, o outono transforma Paris num autêntico cenário colorido com uma atmosfera verdadeiramente especial.
Descobrir a cidade e os seus monumentos a partir desta perspetiva torna-se uma experiência emocionante. O rio Sena é uma dasmelhores coisas românticas para fazer em Paris. Sobretudo nesta altura do ano. A bordo de um cruzeiro, a cidade parece diferente e pode desfrutar de novas vistas da Torre Eiffel, da Catedral de Notre Dame, do Museu do Louvre ou do Museu d'Orsay.
2. Parece que sabe distinguir entre um Bordéus e um Borgonha
Se gosta de vinho, não pode visitar a capital francesa e não reservar uma prova de vinhos e queijos numa adega de Paris.
Alguns dos melhores vinhos do mundo são produzidos em França, nomeadamente nas regiões da Borgonha, Champagne, Bordéus, Vale do Loire e Alsácia. Por isso, recomendo que reserve uma tarde da sua viagem para desfrutar de uma prova de vinhos em Paris, em Paris. Além disso, certamente aprenderá a distinguir algumas variedades e descobrirá curiosidades interessantes e coisas que não sabia antes.
3. Desfrutar de uma cidade com uma banda sonora própria
Paris é uma das capitais internacionais do jazz e, em setembro, acolhe um festival único e mágico, o Jazz à la Villette. Por isso, se estiver em Paris nos primeiros dias de setembro, não pode perder um dos concertos deste festival.
O programa inclui artistas mundialmente famosos, mas também artistas locais e verdadeiros inovadores do jazz, representando todos os estilos. Todos os anos, mais de30.000 entusiastas acorrem aos vários locais de La Villette para ver os seus artistas favoritos e descobrir novos talentos (no Cabaret Sauvage, na Philharmonie de Paris...) O festival de música é frequentemente acompanhado por outras actividades interessantes: exposições, master classes, projecções de filmes, etc. E se estiver interessado em eventos culturais, não se esqueça de fazer umavisita guiada à Opéra Garnier. Em suma, está no local perfeito para desfrutar da vasta gama de eventos culturais que uma cidade como Paris tem para oferecer.
4. Descubra os edifícios mais emblemáticos de Paris durante as Jornadas Europeias do Património
As Jornadas Europeias do Património têm lugar todos os anos no terceiro fim de semana de setembro em Paris.
Durante estes dias, os edifícios, museus e monumentos mais importantes abrem as suas portas ao público para revelar os seus segredos mais íntimos. Durante dois dias, pode visitar numerosos sítios e monumentos, alguns dos quais não estão habitualmente abertos ao público. É o caso, por exemplo, doPalácio do Eliseu, a residência presidencial francesa. No entanto, a lista de monumentos é bastante extensa, pelo que este fim de semana parisiense é a altura ideal para visitar os melhores museus de Paris. Pode visitar o Cirque Bouglione, o Institut de France ou as famosas Galerias Lafayette, entre outros.
Também pode comprar os seus bilhetes para subir à Torre Eiffel e tirar uma fotografia do topo da famosa Place du Trocadéro. Outros pontos turísticos a visitar incluem a bela Basílica do Sacré Coeur, o Ministério da Justiça e, sim, também pode reservar uma visita guiada sem filas ao Museu do Louvre, sem filas!
5. Não perca um dos espectáculos do Festival de outono!
Em novembro começa uma das festas culturais mais importantes da cidade: o Festival de outono. Desde 1972, este festival oferece um vasto programa de eventos culturais que abrange a música, o cinema, o teatro e a dança, entre outras disciplinas. Por isso, se é um apaixonado pela cultura, está no sítio certo à hora certa.
O Festival de outono acolhe um total de 50 espectáculos e começa em setembro, mas prolonga-se até dezembro e talvez ainda mais. Estes espectáculos têm lugar em diferentes locais parisienses, cada um mais emblemático do que o outro: no Musée d'Orsay, no Théâtre de la Bastille, no Centre Pompidou, etc.
Se estiver em Paris em setembro, consulte o programa do festival e escolha um dos espectáculos para se divertir. Outra boa ideia para a sua viagem seria reservar bilhetes e jantar para o Moulin Rouge - é o cabaret mais famoso do mundo. Vai adorar!
6. Ir à Techno Parade e ver o ambiente
Se gosta de música eletrónica, não pode deixar de vir assistir à Techno Parade que se realiza em setembro. Esta festa reúne mais de 400.000 amantes deste género musical.
As ruas e avenidas de Paris são transformadas num espetáculo sonoro e visual com carros alegóricos coloridos, trajes coloridos, música e uma atmosfera festiva espetacular. A Paris Techno Parade começa com umdesfile de carros aleg óricos que transportam grandes altifalantes com música eletrónica e uma multiplicidade de variações. As pessoas nos carros alegóricos dançam e desfrutam do momento, tal como as pessoas que passeiam pelas ruas acompanhando o desfile. Além disso, os organizadores do festival trazem vários DJ internacionais para manter as pessoas a dançar. Assim, quando o desfile termina, a festa continua nos clubes noturnos da cidade.
Se quiser descobrir Paris como se estivesse num dos carros alegóricos da Techno Parade, pode escolher alguns dos melhores autocarros turísticos da cidade e descobrir os seus locais mais interessantes sem se cansar.
7. Festejar o início do outono na "Fete des Jardins a Paris"!
O outono começa em setembro com a "Festa dos Jardins de Paris".
Durante dois dias, a área em torno da imponente igreja de Notre Dame é transformada num enorme jardim com actividades emocionantes. De facto, todos os jardins e parques da cidade se juntam à celebração e preparam festas e eventos para jovens e idosos.
Por exemplo, é possível participar em ateliers de jardinagem, encontrar-se com paisagistas, falar com os responsáveis pelos parques da cidade, assistir a exposições e eventos culturais relacionados com o tema, desfrutar de concertos ao ar livre, etc. É, portanto, uma atividade para toda a família que vale bem a pena. Se estiver emParis com crianças em setembro, este pode ser um excelente evento a incluir nos seus planos. Pode também reservar uma visita privada à Notre Dame, à Île de la Cité e à igreja de Saint-Séverin para crianças.
8. Deslocar-se livremente pela cidade no Dia sem Carros
Em setembro, Paris celebra o Dia sem Carros. Isto significa que todas as ruas da cidade são fechadas ao trânsito para uso e gozo dos peões.
Durante um dia inteiro, parisienses e turistas saem às ruas para explorar a cidade livremente e ao seu próprio ritmo. É a sua oportunidade de caminhar, reservar um passeio de bicicleta em Paris, desfrutar de uma visita guiada ao bairro de Montmartre ou simplesmente apaixonar-se pelas belas paisagens da cidade sem carros.
9. Participe na Paris Design Week e aprenda sobre design e decoração
A famosa Semana de Design de Paris também se realiza em setembro, por isso, se estiver na cidade por essa altura e quiser aprender sobre design e decoração, só tem de descobrir o programa do festival e tomar nota das actividades que mais lhe interessam. A Semana de Design de Paris apresenta as novas colecções de moda dosmaiores estilistas conhecidos: Christian Dior, Iris Van Herpen, Stella McCartney e até Channel. No entanto, não são apenas os típicos desfiles de moda que vemos na televisão, mas também outros tipos de actividades para o cidadão comum. Por exemplo, realizam-se workshops de design e decoração, há exposições gratuitas, concursos e casas de mobiliário, muitas delas, apresentam os seus novos produtos.
Além disso, se souber orientar-se em Paris, a própria cidade está organizada em percursos temáticos: design digital, arquitetura e design, arte e design, design gastronómico, design em França. Cada pessoa pode escolher o que mais lhe interessa, consultar o programa do evento e fazer a visita guiada - é uma coisa maravilhosa!
10. Participe (se for mulher) em La Parisienne e sinta-se melhor consigo própria!
La Parisienne é uma corrida exclusivamente feminina.
Realiza-se todos os anos desde 1997, em setembro, e reúne milhares de mulheres de toda a Europa. O evento convida todas as mulheres que queiram participar a correr e a descobrir as ruas de uma das mais belas cidades do mundo. E não precisa deser uma corredora profissional.
Se quiser participar, pode simplesmente correr, juntar-se à multidão e desfrutar da atmosfera. O percurso pode mudar de ano para ano, mas é geralmente de cerca de7 quilómetros e atravessa o centro de Paris. Começa normalmente na Pont de Jena e termina no Champ de Mars. Também é possível participar em equipas de duas pessoas: amigos, mães e filhas, familiares, equipas de empresas, etc. La Parisienne é também uma corrida de beneficência que angaria fundos para a investigação do cancro da mama. Assim, se participar, estará a dar o seu contributo para a luta contra esta terrível doença.
O tempo em Paris em setembro
O tempo na capital francesa em setembro continua a ser muito confortável para planear todas as actividades a realizar em Paris.
Embora possa haver variações durante o dia, mantém-se estável e maioritariamente ensolarado, o que faz deste um dos melhores meses para visitar a cidade. Na primeira quinzena, a temperatura pode variar entre uma máximade 23°C e uma mínima de 13°C. No entanto, durante a segunda quinzena, a temperatura pode ser tão baixa quanto 23°C e tão alta quanto 13°C. No entanto, durante a segunda metade do mês, as temperaturas começam a descer e variam entre uma máxima de 18ºC e uma mínima de 9ºC.
O número de turistas em Paris em setembro
No início de setembro, o número de turistas ainda é elevado porque muitas pessoas ainda estão de férias. De facto, é possível encontrar longas filas de espera na maioria dos grandes monumentos, especialmente na Torre Eiffel.
No entanto, a partir da segunda semana de setembro, quando terminam as férias escolares, o número de turistas diminui e a cidade torna-se mais calma e tranquila. Esta é a altura ideal para visitar e descobrir os melhores passeios e excursões que pode fazer na capital francesa.
O que levar na mala para uma visita a Paris em setembro
Não é fácil fazer a mala para uma viagem a Paris em setembro. As temperaturas podem ser quentes durante o dia, mas à noite descem e pode apanhar frio.
Por isso, é melhor levar um pouco de tudo: - T-shirts de manga curta para o caso de estar sol, bem como um chapéu ou óculos de sol - Sweatshirts e uma camisola para as noites mais frias - Um casaco fino ou um casaco leve - Um guarda-chuva dobrável para o caso de chover - Sapatos confortáveis para passear pela cidade - Se tiver frio, um cachecol e mais roupa quente - Um casaco ou um casaco leve para as noites - Um casaco leve ou um casaco leve - Um guarda-chuva dobrável para o caso de chover - Sapatos confortáveis para passear pela cidade - Se tiver frio, um cachecol e mais roupa quente.