Mais sobre: Visitas guiadas ao Louvre em Paris
O Louvre, em Paris, é o terceiro maior museu do mundo (e está classificado em primeiro lugar entre os museus mais importantes de Paris) com uma superfície de 60 000 m². O Louvre passou de um palácio real francês a um museu com uma vasta coleção de cerca de 380 000 obras de arte.
Visitar o museu com um guia dar-lhe-á uma visão mais completa da arte desde a Idade Média até 1848. O Louvre é um museu extenso, todos os anos há mais mudanças e variedade de obras; por isso, um guia profissional ajudá-lo-á a otimizar o seu tempo e a não se perder no meio de tanta arte e beleza...
Visita guiada ao Museu do Louvre
O seu bilhete para o Museu do Louvre com uma visita guiada num pequeno grupo e sem filas de espera.
Desfrute de uma experiência inesquecível visitando o Louvre e as suas obras-primas na companhia de um guia especializado com muito para contar.
Ir ao Museu do Louvre é uma obrigação na sua viagem a Paris, mas se também tiver a oportunidade de ter a história e o contexto de cada uma das obras da sua coleção explicados numa visita guiada, garanto-lhe que o viverá ainda mais.
Recomendado se... Não está disposto a perder tempo nas longas filas de espera à entrada de um dos museus mais visitados do mundo e também tem a certeza de que quer ter uma visita guiada com um especialista na matéria.
Quanto custam as visitas guiadas ao Museu do Louvre?
Infelizmente, não há visitas guiadas gratuitas ao Louvre. A visita áudio-guiada é a opção mais económica disponível e custa cerca de 5 euros. A duração da visita guiada depende do tipo de visita e dura geralmente entre 1,5 e 3 horas.
Se viajar para Paris como estudante, ou se houver estudantes no seu grupo, estes podem usufruir de entrada gratuita, bastando apresentar o cartão de estudante.
Além disso, todas as pessoas (independentemente da idade, nacionalidade, etc.) podem aceder gratuitamente ao Louvre em determinados dias do mês. Estes dias são o Dia da Bastilha (14 de julho de cada ano) e o primeiro domingo do mês, de outubro a março. Como seria de esperar, nestes dias o Louvre está repleto de visitantes.
Vale a pena fazer uma visita guiada ao Louvre e quais são as vantagens em relação a uma visita autónoma?
Resposta curta: Sim, se tiver um bom guia, a sua visita será muito melhor. O Louvre é um museu enorme com mais de 100.000 obras de arte; algumas das obras de arte mais famosas do Louvre estão também entre as mais famosas do mundo. Desde esculturas de Michelangelo, Bernini e Canova até pinturas de Da Vinci e Delacroix.
Estamos a falar de uma atração que foi literalmente construída e decorada pelos maiores artistas do mundo. Encontrará esculturas que foram construídas pelos antigos romanos, esculturas do próprio Michelangelo, pinturas de Rafael e 25% de todas as restantes pinturas de Da Vinci!
Por tudo isto, ter a experiência de alguém com anos de sabedoria pode fazê-lo recuar no tempo, compreender a filosofia do artista, as condições em que as obras foram criadas e como algo aparentemente simples pode estar impregnado de emoção, sentimento e habilidade. Sem dúvida, um bom guia pode mudar a forma como se aprecia uma obra.
Os bons guias podem tornar interessante um pormenor aparentemente sem sentido. Quando se combina um bom guia com um museu fantástico como o Louvre, pode ter-se uma das experiências mais memoráveis da sua vida.
Que tipos de visitas guiadas estão disponíveis no Louvre?
Existem geralmente vários tipos de visitas guiadas ao Museu do Louvre. Estas diferenciam-se pela sua duração, pelas suas características e pelo tipo de experiência proporcionada. Logicamente, quanto mais longa for a duração, mais obras de arte poderá ver e com mais pormenor, além de poder esclarecer dúvidas e fazer perguntas. Em qualquer caso, o simples facto de visitar o museu com um guia profissional é suficiente para apreciar melhor as obras, o tipo de visita guiada dependerá um pouco dos seus gostos,mas lembre-se de estar atento ao horário de funcionamento do Louvre e de chegar sempre a horas.
- Visitas privadas: Trata-se de uma visita feita à medida, concebida especificamente em função dos seus interesses. Uma visita privada permite-lhe concentrar-se em colecções ou peças específicas (por exemplo, talvez esteja fascinado pela arte grega e só se interesse por esse tipo de escultura).
- Visitas de grupo: A visita normal é muitas vezes a melhor opção se não quiser gastar muito e estiver apenas interessado em ver os destaques genéricos e ter alguém para responder às suas perguntas.
- Visitas rápidas: Esta é uma visita super rápida com uma visão geral dos destaques do museu.
- Visitas áudio: As visitas áudio são a opção perfeita se estiver interessado em descobrir tudo sozinho e ter toda a informação na ponta dos dedos. Pode ser um pouco aborrecido, mas não deixa de ser uma opção muito económica.
- Passeios para crianças e famílias: São passeios feitos à medida, criados para manter os mais pequenos entretidos e atentos.
- Visitas de manhã cedo e à noite: Uma óptima opção para evitar as multidões e a pressa.
- Visitas temáticas: Outro tipo de visita guiada é a que incide sobre um tema específico. Recomendada para os amantes de história e de artistas específicos.
Existem visitas guiadas para crianças e como são?
Se está a planear uma visita para crianças, recomendo que opte por uma visita privada concebida para famílias. O orçamento para uma família de até 4 pessoas é apenas ligeiramente superior ao de uma visita de grupo pequeno, para além de ter a vantagem de ter um guia experiente que mantém as crianças ocupadas e entretidas com a arte.
Estas visitas duram normalmente 2,5 horas e são conduzidas por um historiador de arte especialmente formado para toda a família. Semelhante a um curso intensivo, esta visita leva-o a descobrir as colecções mais espectaculares que podem ser de maior interesse para as crianças.
Principais obras que verá durante a visita guiada
Algumas das obras-primas mais famosas do mundo estão expostas aqui, incluindo a Mona Lisa de Leonardo da Vinci e a Vénus de Milo.
Um grande número de pinturas do museu foi propriedade dos vários reis que viveram no Louvre quando este era uma residência real. Outras peças foram adquiridas graças aos tratados da França com o Vaticano e a República de Veneza. A coleção foi ainda enriquecida com o espólio de Napoleão I.
A visita guiada centrar-se-á principalmente em três salas, a Ala Denon, a Ala Richelieu e a Ala Sully, que contêm as obras mais representativas do museu e as mais populares do mundo. Entre as obras que o guia lhe mostrará contam-se: Mona Lisa, Les Noces de Cana, Victoire de Samothrace, Le Sacre de l'Empereur Napoléon Ier**, La Liberté Guidant le Peuple**, Vénus**, Louis XIV****, La Dentellière**.
Para cada obra, o guia tentará situá-lo no tempo e no espaço e passará alguns minutos a explicar o contexto histórico e artístico de cada obra, para depois falar do estado emocional e mental de cada artista em particular. Poderá também colocar ao guia todas as perguntas que tiver, tanto sobre a obra em si como sobre o artista.
Quanto tempo dura a visita guiada ao Louvre?
As visitas duram habitualmente 1,5, 2 e 3 horas, mas tenha em conta que ver uma obra de arte sem dedicar muito tempo a compreender todo o seu contexto é uma visita sem sentido(semelhante a ver o resumo de um jogo de futebol em vez de o ver na sua totalidade com toda a emoção).
- Em 1,5 horas, é habitualmente possível ver a Mona Lisa, a Vitória Alada, a Vénus de Milo e outras obras-primas famosas que constituem o top 10 das obras mais valiosas do Louvre.
- Em 2 horas no Louvre é possível ver obras-primas como a Mona Lisa e a Vénus de Milo, bem como outras obras de arte como esfinges e múmias egípcias. E não se esqueça das jóias da coroa real na Galeria Apollo.
- Em 3 horas, a visita torna-se ainda mais interessante, porque também pode ver outras pinturas e esculturas, bem como os luxuosos apartamentos de Napoleão III.
Qual é a melhor altura para fazer uma visita guiada ao Louvre?
Sendo o museu mais visitado do mundo, as multidões no Louvre podem ser esmagadoras. As melhores alturas para visitar o Louvre são as quartas e sextas-feiras à noite, quando o museu está aberto até às 21:45h. Além disso, se puder evitar ir durante a época alta, tanto melhor.
Se uma visita nocturna não couber no seu itinerário, recomendo que vá um pouco mais tarde, quando os grandes grupos de turistas já tiverem partido.
Dicas para visitar o Louvre
Depois de comprar os bilhetes, a maioria das pessoas vai diretamente para ver a "Mona Lisa", a "Vénus de Milo" e a "Vitória Alada". No entanto, outra abordagem recomendada seria começar a sua visita na ala Richelieu, que alberga as obras de arte mais antigas, incluindo o Código de Hamurabi.
Antes de deixar a ala Richelieu, uma jogada inteligente seria subir um andar para ver os opulentos apartamentos de estado de Napoleão III. Originalmente construído pelo sobrinho de Napoleão I, este era um grande espaço de receção para os chefes de Estado.
Não deixe também de ver o ciclo de pinturas do artista flamengo Peter Paul Rubens, cujas obras foram encomendadas por Marie de Medici, mulher de Henrique IV, no início do século XVII. O tema destas 21 pinturas diz respeito à vida "um pouco agitada", mas finalmente triunfante, de Maria de Médicis e representa um feito impressionante da arte feminina numa época dominada pelos homens.
Nesta altura, pode visitar as 3 principais obras do museu (provavelmente à sua vontade) e depois terminar com a arte egípcia.
Esta é, sem dúvida, uma das melhores estratégias para desfrutar da visita guiada sem ser interrompido pela multidão e sem ficar com vontade de ver mais.
Nesta altura, aconselho-o a fazer um recado numa das lojas do Louvre, ou mesmo a comer num restaurante perto do museu (é natural que tenha fome).