Como visitar a Catedral de Notre Dame de Reims

A Catedral de Reims é um dos destinos turísticos mais importantes do nordeste de França. Aqui estão todas as informações que precisa de saber antes da sua visita.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 8 minutos

Como visitar a Catedral de Notre Dame de Reims

Catedral de Reims | ©Maria Lucia Dornas

Explorar o património arquitetónico e histórico é uma das melhores coisas a fazer em Reims. Esta pequena cidade tem vários edifícios de grande importância para a história de França e mesmo da Europa, o que faz dela um lugar que merece ser visitado durante uma visita à região vinícola de Champagne.

Aqui está tudo o que precisa de saber antes de visitar a Catedral de Notre Dame em Reims.

Como chegar à Catedral de Notre Dame de Reims?

Catedral de Reims| ©GaudiumPress Imágenes
Catedral de Reims| ©GaudiumPress Imágenes

A primeira coisa que precisa de saber sobre o acesso à Catedral de Notre Dame é que ela está localizada no centro da cidade, num ponto que é fácil de identificar porque é o edifício mais alto de toda a cidade. Fica na Rue Cardinal Luçon e, embora tenha diferentes portas, a entrada principal fica na fachada frontal, na Place du Parvis. A entrada é gratuita e pode mesmo fazer uma visita privada. Uma opção muito interessante para mergulhar na sua arquitetura e história.

É, sem dúvida, a atração turística mais importante de Reims e, por isso, não pode faltar no itinerário de uma visita de três dias a Reims, nem de uma visita de dois dias a Reims e aos seus arredores. É também uma visita obrigatória se reservar uma excursão privada a Reims.

Se reservar uma excursão privada a Re ims não se arrependerá, especialmente se a sua estadia em Reims for curta, pois um guia ajudá-lo-á a conhecer todos os pormenores importantes, bem como os edifícios mais impressionantes da cidade.

Reservar uma visita privada a Reims

Horário de abertura da Catedral de Notre Dame de Reims

Exterior da catedral| ©Juan Garavito
Exterior da catedral| ©Juan Garavito

O horário de abertura da Catedral de Reims é muito alargado. Está aberta todos os dias da semana a partir das 7h30 e fecha às 19h30 nos dias úteis. Aos domingos e feriados, encerra às 19h15m. No entanto, o acesso termina 15 minutos antes da hora de encerramento.

Se pretender visitar as torres e o cam panário, deverá contactar a administração do Palais de Tau, uma vez que o horário de abertura é ajustado mediante pedido. Este pedido deve ser efectuado com 15 dias de antecedência e deve ser indicado o número de pessoas presentes. A abertura deve contar com a presença de um mínimo de 10 pessoas.

O horário de abertura nos dias feriados varia consoante as missas. Visitar a Catedral é uma das melhores coisas a fazer em Reims durante o Natal, uma vez que as visitas guiadas são organizadas sem reserva prévia e há frequentemente missas especiais.

Reservar uma visita guiada a Reims com visita à adega

Há visitas guiadas à Catedral de Notre Dame de Reims - valem a pena?

Decoração da Catedral| ©Paco Barranco
Decoração da Catedral| ©Paco Barranco

Se quiser fazer uma visita guiada à Catedral de Notre Dame , há duas possibilidades. Uma delas é contactar o Palais du Tau para organizar uma visita que inclua a possibilidade de subir às duas torres e ver o campanário. Para tal, é necessário um número mínimo de participantes e a reserva deve ser efectuada até 15 dias antes.

A outra alternativa é reservar uma visita privada às principais atracções da cidade de Reims, incluindo a Catedral, o Palais de Tau e a Basílica de Saint Remi. Os três locais foram declarados Património Mundial. É de grande importância histórica, uma vez que o palácio era a residência onde a família real se preparava antes das coroações e a Catedral era o local onde se realizava a cerimónia oficial de coroação do próximo rei francês.

Em qualquer caso, optar por uma visita guiada só é recomendável se já tiver tido a oportunidade de participar numa das melhores excursões a partir de Reims. Reims é conhecida pela sua proximidade com as zonas vitícolas da região de Champagne, conhecidas pela sua qualidade.

Reservar uma excursão privada a Reims

Quem tem acesso à Catedral de Notre Dame de Reims?

Pormenores das muralhas| ©Patrick Demory
Pormenores das muralhas| ©Patrick Demory

A Catedral de Notre Dame de Reims está aberta a todos os amantes da história e àqueles que desejam ver a arte no seu interior, independentemente da religião, idade ou local de origem. Não há limitações, independentemente de haver eventos especiais para datas comemorativas católicas, como a Páscoa ou o Natal.

De facto, nestas datas especiais, é comum encorajar visitas, mesmo por aqueles que não se consideram católicos fiéis, uma vez que o local é bastante importante para a identidade histórica e arquitetónica de Reims e para o turismo do nordeste francês.

Reservar uma visita guiada a Reims com visita às adegas

Como chegar à Catedral de Notre Dame de Reims a partir do resto da cidade?

Comboio a partir de Reims| ©Jc Flac
Comboio a partir de Reims| ©Jc Flac

A Catedral de Notre Dame de Reims é melhor alcançada a pé se for a sua primeira vez na cidade. Sendo uma cidade tão pequena, pode chegar lá a partir da estação de comboios em menos de cinco minutos. De facto, percorrer a pé o centro de Reims é algo que se pode fazer em menos de quatro ou cinco horas.

De qualquer forma, o elétrico tem uma estação chamada Opera-Cathedrale que o pode ajudar a chegar e a sair desta igreja, caso esteja alojado noutra parte da cidade. Isto é prático, sabendo que este meio de transporte é o mais próximo que existe de um sistema de transporte de massas como o metro em Reims.

Também deve saber que não é recomendável chegar de carro particular, pois não é confortável, embora o parque de estacionamento da CPA Cathedrale lhe permita estacionar o seu carro por alguns euros num local confortável e seguro. Fica a menos de 300 metros da praça da Catedral, na Rue des Capuchins, entre a Rue Libergier e a Rue Henri Hadart.

Reservar uma visita privada a Reims

É aconselhável ir à Catedral de Notre Dame de Reims com crianças?

Conhecer o interior da catedral| ©Galeria Arautos
Conhecer o interior da catedral| ©Galeria Arautos

Não há limitações para a entrada de crianças de todas as idades na Catedral de Notre-Dame de Reims. No entanto, é preciso ter em conta que esta pode não ser a atividade mais divertida para as crianças pequenas. Por isso, é bastante conveniente saber que em frente à Catedral há uma praça com outros monumentos próximos que pode ver do exterior enquanto está com os mais pequenos.

O meu conselho é ir durante o início da manhã ou ao fim da tarde, no caso de estar com crianças, porque haverá menos visitantes e será mais confortável.

Outra forma de tornar a visita a uma Catedral mais suportável quando se viaja com crianças pequenas é participar numa excursão guiada, como uma visita privada a Reims.

Reservar uma visita privada a Reims

A não perder na Catedral de Notre Dame de Reims

Um dia para ver a catedral| ©mayeka_a19z
Um dia para ver a catedral| ©mayeka_a19z

Sem dúvida, a Catedral de Reims é uma maravilha da arquitetura gótica francesa e uma visita obrigatória se reservar uma excursão privada a Reims. Eis o que não deve perder:

  • O seu exterior, que tem três pórticos diferentes, está repleto de estátuas e estatuetas muito características das catedrais europeias. De facto, só a Catedral de Chartres é a que tem mais figuras esculpidas em França. O pórtico principal é uma das principais atracções a que se deve prestar atenção. É dedicado à Virgem Maria e tem diferentes esculturas de figuras católicas. O anjo com o sorriso é uma das mais características.
  • Outro aspeto da fachada são as torres, que têm 86 metros de altura e outras cenas esculpidas na sua estrutura.
  • O interior é também um local a que deve prestar muita atenção e caracteriza-se por um estilo arquitetónico bastante unificado, uma vez que a construção não durou mais de dois séculos e ocorreu principalmente durante um deles, o século XIII. Este facto era invulgar na construção destas magníficas igrejas.
  • Os arredores da Catedral também são algo que deve ser apreciado, pois a fachada frontal não é a única coisa impressionante. De facto, há quem diga que as suas paredes laterais são o aspeto mais impressionante da estrutura.

Reservar uma visita guiada a Reims com visita à adega

Quanto tempo é necessário para visitar a Catedral de Notre Dame de Reims?

Detalhes do exterior| ©PLINIO LEAL
Detalhes do exterior| ©PLINIO LEAL

O tempo que precisa de despender para visitar a Catedral de Reims depende do seu interesse em ver a arte exposta no interior e a complexa estrutura da catedral. A maioria das pessoas pensa que meia hora é tempo mais do que suficiente, mesmo que se olhe para ela em pormenor. No entanto, há aqueles que desejam sentir a paz deste lugar por interesses espirituais ou religiosos e, portanto, acreditam que devem passar pelo menos uma hora no interior.

A minha recomendação é reservar uma visita privada a Reims que a inclua na sua visita, uma vez que um guia especializado irá explicar-lhe a importância de cada uma das coisas que está a ver.

Reservar uma visita privada a Reims

Dicas para visitar a Catedral de Notre Dame de Reims

O interior da catedral| ©Grotevriendelijkereus
O interior da catedral| ©Grotevriendelijkereus

Como já viu, visitar a Catedral de Notre Dame é uma das melhores coisas para fazer em Reims. Há algumas dicas que posso dar para aproveitar ao máximo a sua visita, quer esteja a viajar com crianças, numa excursão planeada ou por conta própria. Conselhos que devem ser seguidos se quiser tirar o máximo partido desta cidade:

  • Vá quando quiser: A primeira coisa que lhe posso dizer é que vá quando quiser, uma vez que está aberta 12 horas por dia e não há limite de tempo para a entrada gratuita. Por isso, não precisa de ter pressa. De facto, se há algo que caracteriza o turismo em Reims, é o facto de ser muito mais calmo e moderado do que noutras cidades com um maior número de visitantes.
  • Aproveitar para conheceros arredores: Sendo o edifício mais importante da cidade, a zona envolvente está repleta de instituições importantes, como o Palácio da Justiça, a Ópera de Reims, o Museu de Belas Artes, o Palácio Tau ou a Place Royale , com os seus cafés e edifícios institucionais. A zona em redor da Catedral é também a zona mais visitada da cidade e, por isso, a oferta comercial e gastronómica é bastante abundante.
  • Evitar coincidir com uma missa: Se quiser poder falar calmamente e passear pela Catedral sem pressões, é preferível que a sua visita não coincida com uma missa. A realidade é que estes actos religiosos não seguem um horário específico ao longo do ano e seguir o padrão é muito complexo. Por isso, no caso de se encontrar numa missa, é preferível ir almoçar ou visitar o palácio vizinho e depois regressar para fazer a sua visita nos seus próprios termos.
  • Reservar uma visita guiada: Sempre que tiver oportunidade, reserve uma visita privada a Reims.

Reservar uma visita privada a Reims