10 coisas para ver e fazer em Reims no Natal

Convido-o a descobrir os planos de Natal que pode fazer em Reims para aproveitar ao máximo esta época do ano na cidade.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 7 minutos

10 coisas para ver e fazer em Reims no Natal

Natal em Reims | ©P.K. - Paris

As melhores coisas para fazer em Reims têm a ver com explorar os seus edifícios históricos, bem como as suas vinhas. Mas na época do Natal isso muda um pouco, pois abre a possibilidade de desfrutar de uma ampla gama de tradições que têm a ver com este feriado especial.

Aqui estão as melhores coisas para fazer em Reims na época do Natal para que possa planear uma visita que se adapte às suas expectativas e interesses.

1. Ir ao famoso Mercado de Natal de Reims

Mercado de Natal de Reims| ©Vincent Noel
Mercado de Natal de Reims| ©Vincent Noel

A atividade natalícia mais famosa de Reims é o seu mercado de Natal, com cerca de 1000 comerciantes diferentes e 150 barracas de madeira, que atrai centenas de visitantes de Paris e de outras cidades do norte de França, ano após ano.

O ambiente é acompanhado por carolinas, espectáculos de luz, bandas de jazz, mágicos e todo o tipo de animação de rua. Neste mercado de Natal, há também uma secção gourmet, bem como uma roda gigante com cabines aquecidas para apreciar a vista com conforto.

O champanhe também é abundante em todos os cantos da cidade e vários produtores artesanais oferecem degustações gratuitas ou pagas nas suas bancas.

Informações úteis

  • Data: aberto do início ao fim de dezembro, ganha vida à tarde e à noite.
  • Dica: no Natal, os mercados podem ser incluídos no itinerário quando se reserva uma visita privada a Reim.

Reservar uma visita privada a Reim

2. Ir a Épernay para ver os Hábitos de Lumière

Vinha em Épernay| ©gasdub
Vinha em Épernay| ©gasdub

Épernay é uma cidade situada a alguns quilómetros a sul de Reims, conhecida por ser a capital incontestável da produção de champanhe. De facto, pode reservar a visita guiada do champanhe em Épernay e Hautvillers para conhecer este mundo em profundidade.

Mas no segundo fim de semana de dezembro, Épernay enche-se de instalações artísticas, som e luzes com vários espectáculos de teatro de rua, música e provas de champanhe. Tudo isto faz parte das festividades de Natal conhecidas como Habits de Lumière.

No domingo, o dia de encerramento, há também um desfile de carros de prestígio do século passado, que ao longo dos anos se tornou um dos eventos mais representativos desta festa de Natal. Assim, se estiver de visita a Reims durante 2 dias ou mais, deve aproveitar ao máximo os Habits de Lumière.

Reservar o passeio de champanhe em Épernay

3. Assistir à missa de Natal na Catedral de Notre Dame de Reims

Catedral de Reims| ©GaudiumPress Imágenes
Catedral de Reims| ©GaudiumPress Imágenes

A Catedral de Notre Dame de Reims é a atração turística mais visitada da cidade durante todo o ano, e especificamente na época do Natal, porque oferece missas especiais que têm a ver com a origem desta festa católica. Tanto assim que é frequentemente incluída no itinerário quando se reserva uma visita guiada a Reims.

Nos dias 24 e 25 de dezembro, são organizadas missas durante a tarde e a noite para comemorar o nascimento de Jesus Cristo. Ao mesmo tempo, oferecem novas reflexões sobre a fé católica no século XXI e sobre a espiritualidade desta religião.

Mas as missas de Natal não se realizam apenas na data oficial desta celebração. Durante todo o mês de dezembro, são organizados estes eventos religiosos, que podem ser muito divertidos e interessantes mesmo para os não crentes.

Informações úteis

  • Preço: a entrada na Catedral e a assistência à missa são totalmente gratuitas.
  • Recomendação: é importante saber como visitar a Catedral de Notre Dame de Reims no momento da sua visita, a fim de apreciar a sua importância histórica e o seu papel nas tradições cristãs do Natal.

Reservar uma visita guiada a Reims

4. Visitar as caves Moët & Chandon e inscrever-se numa prova de vinhos

Degustação durante a visita| ©Eric Flexyourhead
Degustação durante a visita| ©Eric Flexyourhead

No Natal, várias das grandes empresas de champanhe organizam frequentemente provas especiais no espírito da época. Isto significa que tipos muito específicos de champanhe são normalmente oferecidos com o acompanhamento de música ao vivo e até mesmo de decorações de Natal.

Se, para além disso, estiver interessado na ideia de aprender um pouco sobre o processo de criação do champanhe, bem como sobre a história das principais marcas que se tornaram uma referência mundial, recomendo que reserve uma visita às caves Moët & Chandon e Taittinger a partir de Reims.

Esta é uma das melhores excursões a partir de Reims e o melhor de tudo é que será acompanhado por um guia, num pequeno grupo e poderá ser recolhido diretamente no seu hotel. Para além de conhecer estes dois grandes produtores, a excursão inclui provas de champanhe e visitas a adegas familiares.

Reservar uma excursão às adegas Moët & Chandon

5. Ver as exposições espaciais no Palais du Tau

Palácio do Tau| ©Grotevriendelijkereus
Palácio do Tau| ©Grotevriendelijkereus

Outra grande atração turística da cidade de Reims é o famoso Palais du Tau. Este local situa-se mesmo ao lado da catedral e era a residência onde os monarcas franceses se vestiam antes de irem para a cerimónia de coroação.

No seu interior, existe um museu que expõe as jóias e as roupas usadas pelos reis franceses durante a sua subida ao trono. Mas o melhor é que, durante o Natal, o museu costuma oferecer exposições especiais destinadas a conhecer as tradições dos monarcas. Isto significa que pode ver as jóias ou roupas usadas durante os banquetes da véspera de Natal.

Como este museu está localizado mesmo ao lado da principal atração turística e no coração do centro histórico da cidade, pode incluí-lo na sua visita quando reservar uma visita privada a Reims e vê-lo sem problemas se estiver a visitar Reims em 3 dias ou menos.

Reservar uma visita privada a Reims

6. Assistir a um concerto na Ópera de Reims

Ópera em Reims| ©Fred Romero
Ópera em Reims| ©Fred Romero

A Opéra de Reims organiza concertos especiais no final do ano e no dia 25 de dezembro. A hora exacta e o tema destes concertos mudam todos os anos, pois é possível que se trate de um evento de ópera ou de um concerto organizado pela orquestra sinfónica local.

De qualquer forma, a ideia de desfrutar de um evento numa sala de teatro tão especial é uma experiência única para muitos turistas, especialmente numa altura tão divertida e especial como o Natal.

Note-se que estes concertos de Natal são quase sempre realizados aos fins-de-semana, por ser mais conveniente tanto para os turistas como para os habitantes locais que trabalham durante a semana.

7. Compras nas Galerias Lafayette Reims

Galerias Lafayette Reims| ©ritsch48
Galerias Lafayette Reims| ©ritsch48

Para muitas pessoas, o Natal é também sinónimo de consumo e de compras. Para isso, o centro histórico de Reims tem várias zonas comerciais que podem ser favoráveis para comprar presentes para os seus entes queridos ou algumas lembranças.

Um dos locais mais recomendados é a Galeries Lafayette, um famoso armazém francês, onde pode encontrar tudo o que precisa, desde roupas e objectos convencionais a marcas de design.

Além disso, no Natal, tanto o interior como o exterior desta loja costumam estar cheios de decorações natalícias, pelo que pode ser uma atividade turística mesmo que não pretenda comprar nada. Se está preocupado com os preços, deve saber que, apesar de ser uma loja com reputação de ser cara, encontrará pequenas ou grandes coisas que se adaptam ao seu orçamento.

8. Ir a um jogo do Stade de Reims

Estádio Auguste Delaune| ©Josian Tremlet
Estádio Auguste Delaune| ©Josian Tremlet

A equipa de futebol local de Reims joga na Ligue 1 e chama-se Stade de Reims. Durante o mês de dezembro e na altura do Natal, é habitual haver jogos no estádio Auguste Delanue, uma vez que estas datas fazem parte do calendário de competições da liga francesa de futebol.

Se se considera um adepto de futebol, então este local é imperdível. Além disso, fica mesmo ao lado de um dos parques urbanos mais bonitos da cidade, pelo que pode ser uma excelente alternativa de entretenimento para os mais pequenos se viajar em família.

A data exacta destes jogos depende da evolução da Ligue 1 na altura da sua viagem, mas é provável que haja pelo menos dois ou mesmo três jogos desta equipa ao longo do mês de dezembro na sua cidade.

9. Não se vá embora sem provar um autêntico jantar de Natal

Boudin blanc| ©Danielle Scott
Boudin blanc| ©Danielle Scott

A gastronomia francesa caracteriza-se por ser bastante peculiar. Por esta razão, não deve perder a oportunidade de conhecer como são as refeições de Natal neste país, e a sua visita à cidade de Reims em dezembro e durante o Natal é uma ocasião perfeita para este fim.

A maioria dos restaurantes gastronómicos oferece, na época natalícia, pratos representativos da quadra, como as fuagras de pato, o boudin blanc e o peru assado.

Quanto às sobremesas, saiba que a bûche de Noel é um bolo em forma de tronco com chocolate e recheado com creme. O meu conselho é que o experimente, pois muitos descrevem-no como um prato delicioso.

10. Aproveite a oportunidade para fazer uma pequena viagem a Paris

Em Paris| ©Patrick Nouhailler
Em Paris| ©Patrick Nouhailler

Reims fica muito perto de Paris, a cerca de 90 minutos de distância. É por isso que muitos parisienses visitam Reims quando querem fugir para o campo. No seu caso, pode fazer uma viagem na direção oposta para desfrutar das atracções natalícias que a capital francesa tem para oferecer:

  • As ruas decoradas com as luzes típicas desta época.
  • As suas zonas comerciais para fazer as suas compras de Natal com uma gama de produtos muito mais diversificada.
  • Os parques com decorações e as típicas luzes de Natal.
  • A Torre Eiffel e os seus arredores tornam-se o epicentro do espírito natalício numa das maiores cidades do mundo.

Se a sua viagem à cidade de Reims for suficientemente longa para que considere visitar outras partes do norte de França, então deve reservar um ou dois dias para visitar a capital.