O que ver e fazer em Reims em 2 dias

48 horas é tempo suficiente para percorrer Reims. Convido-o a descobrir as melhores coisas para ver e fazer nesta cidade durante uma visita de dois dias.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 8 minutos

O que ver e fazer em Reims em 2 dias

Monumento de Reims | ©Sandra Cohen-Rose

Uma das grandes vantagens de visitar as pequenas cidades do nordeste de França é que a maioria dos edifícios históricos e atracções turísticas podem ser vistos num período relativamente curto. Uma viagem de dois dias a Reims dar-lhe-á a oportunidade de ver a cidade e os seus arredores.

Dia 1: Explorar as atracções de Reims

Porte Mars| ©Hélène Baudart
Porte Mars| ©Hélène Baudart

O primeiro dia da sua visita à cidade de Reims deve ser passado a explorar as principais atracções turísticas da cidade. Apesar de ser uma cidade pequena, é verdade que tem alguns edifícios muito importantes, incluindo alguns Patrimónios Mundiais da Unesco.

Por esta razão, a lista de locais que planeei para visitar durante as suas primeiras 24 horas em Reims segue um plano logístico que não fará perder tempo ou dinheiro em transportes desnecessários, o que muitas vezes acontece se for de uma ponta à outra sem qualquer sentido lógico.

Começar o dia na Porte Mars

A Porte Mars é uma das atracções turísticas mais interessantes da cidade de Reims e, ao mesmo tempo, destaca-se por ser totalmente gratuita. Trata-se de um arco triunfal romano, o mais largo do seu género e a mais antiga construção romana a norte dos Alpes ainda de pé.

Durante muitos anos, serviu de porta de entrada para a cidade e, hoje em dia, esta menção honrosa ainda se mantém pelo facto de se situar mesmo ao lado da estação ferroviária da cidade. Por esta razão, será o primeiro lugar que verá se chegar de comboio.

Também deve ter em conta que este arco triunfal faz parte de um parque público que se destaca pela sua beleza e extensão, e passear antes ou depois de visitar a Porte Mars é uma ideia divertida. É preciso também saber que este sítio faz parte das visitas privadas organizadas por alguns guias da cidade de Reims.

Reservar uma visita privada a Reims

Tomar o pequeno-almoço na Place Royale

A Place Royale situa-se a duas ruas da Porte Mars e, durante todo o ano, funciona como um epicentro da vida citadina no centro de Reims. É conhecida pelas suas decorações de Natal e pela sua oferta gastronómica.

Por isso, se ainda não tiver tomado o pequeno-almoço quando chegar a Reims, recomendo que o faça em qualquer um dos cafés situados nesta praça ou nas ruas próximas. Especialmente porque o passeio desde a Porte Mars até este local ajudá-lo-á a descobrir a beleza que caracteriza os edifícios desta cidade, que são uma mistura de tendências medievais com a modernidade do pós-guerra.

Reservar uma visita privada a Reims

Ver a Catedral de Notre Dame de Reims e o Palsais du Tau

Catedral de Reims| ©GaudiumPress Imágenes
Catedral de Reims| ©GaudiumPress Imágenes

Reims é uma cidade pequena e a maioria das atracções turísticas estão a uma curta distância a pé. Por isso, depois de tomar o pequeno-almoço na Place Royal, recomenda-se que vá à Catedral de Notre Dame de Reims, o monumento histórico mais importante da cidade, localizado a uma rua da famosa praça.

Para saber como visitar a Catedral de Notre Dame de Reims, deve saber que a entrada é gratuita e está aberta das 7:30 às 19:30 horas. Se quiser desfrutar de uma visita tranquila, recomendo que a faça fora das horas de missa e aconselho-o a prestar igual atenção ao seu interior e exterior, pois é uma das maiores jóias arquitectónicas do gótico francês.

Por outro lado, mesmo ao lado da Catedral, encontrará o Palais du Tau, o edifício onde os monarcas franceses se vestiam antes da coroação que tinha lugar na Catedral vizinha. Por esta razão, ambos os edifícios foram declarados Património Mundial pela Unesco. A visita a ambos os locais não demorará mais de duas horas, embora deva saber que existe um museu no palácio e que tem de pagar a taxa de entrada, que custa cerca de 8 euros.

Reservar uma visita privada a Reims

Caminhe para sul até ao campus do Sciences Po

Embora Reims seja uma cidade relativamente pequena, é um destino universitário. Isto tem a ver com o facto de não só a universidade local estar aí localizada, mas também de existir um campus da Faculdade de Ciências Po, uma das mais importantes universidades de ciências políticas do mundo.

Assim, visitar as instalações deste campus universitário é um plano recomendável tanto numa viagem curta como durante uma visita de três dias à cidade de Reims. Acima de tudo, porque o passeio por estas instalações é totalmente gratuito e porque se trata de uma maravilha arquitetónica que conserva na perfeição vários edifícios da época medieval e pós-renascentista, combinados com edifícios modernos.

Também deve ter em conta que este campus universitário fica a meio caminho da próxima paragem do seu itinerário. Por isso, recomenda-se que chegue a este local através de um passeio pela famosa Rue du Barbâtre, onde também encontrará diferentes alternativas para comer a um preço muito bom, algo lógico por se tratar de um bairro universitário.

Reservar uma visita privada a Reims

Ir à Basílica de Saint-Remi

Outra importante atração turística da cidade de Reims é a Basílica de Saint-Remi, que, juntamente com a Catedral e o Palácio Tau, foi declarada Património Mundial pela Unesco. Desde 553 que conserva as relíquias de São Remígio, bispo da cidade que, segundo as crenças católicas, converteu Clóvis, o primeiro rei dos Francos a unificar o território francês tal como é concebido hoje.

Este edifício, ao longo dos seus mais de 1000 anos de história, evoluiu de uma pequena capela para uma igreja significativamente grande , combinando diferentes estilos arquitectónicos, incluindo o românico e o gótico. Para além disso, a sua importância histórica está ligada a figuras como Carlos Magno e a acontecimentos da Revolução Francesa.

Está aberto todos os dias, de segunda a domingo, das 11:00 às 18:30 horas. No entanto, aos fins-de-semana, o horário de visita é alargado até às 19 horas. A basílica funciona como um museu e, por isso, o preço aproximado de um bilhete de entrada é de cerca de 3 euros por pessoa.

Reservar uma visita privada a Reims

Terminar o dia com um passeio no Parc de Champagne

Depois de se fartar de passear pelas ruas e edifícios históricos do centro e sul de Reims, pode aproveitar a proximidade de um dos mais belos parques urbanos da cidade para descontrair e esperar pelo pôr do sol. Estou a falar do Parc de Champagne, um local ideal para passear, apreciar a queda das folhas no outono ou o bom tempo nas tardes e noites de verão.

O acesso é gratuito e o parque é muito seguro. Os espaços verdes públicos abundam nesta zona de Reims e, se não estiver interessado em caminhar até ao Parc de Champagne, pode atravessar a ponte da eclusa número 10 para chegar diretamente à Coulée Verte, outro parque público que se estende ao longo das margens do rio e que fica muito mais perto da Basílica de Saint-Remi.

Dependendo do local onde estiver alojado, pode escolher onde jantar, embora a minha recomendação seja que , se estiver alojado no centro, vá a pé até à Pont de Venise. Terá muito por onde escolher, com comida francesa, africana, marroquina e argelina.

Reservar uma visita privada a Reims

Dia 2: Surpreenda-se com a beleza da região

Fonte da Solidariedade| ©Tourisme Champagne
Fonte da Solidariedade| ©Tourisme Champagne

O outro grande trunfo da cidade de Reims tem a ver com a sua localização privilegiada na região de Champagne. Esta parte da França é conhecida mundialmente por ser o local onde se produz este tipo de vinho espumante de qualidade indiscutível e que fez desta zona do país um Património Mundial da Unesco. Assim, o segundo dia foi orientado para que possa explorar a beleza da paisagem circundante. Existem duas alternativas, bem como um plano de animação urbana.

Fazer algumas compras e tomar o pequeno-almoço em torno da Fontaine de la Solidarité

Os arredores desta pequena praça no centro da cidade de Reims são conhecidos pelo facto de a maioria dos estabelecimentos comerciais estarem aí localizados. Além disso, vários restaurantes estão localizados neste perímetro de quatro ou cinco ruas. Assim, passear por esta zona à hora do pequeno-almoço é uma boa maneira de começar o seu segundo dia. Especialmente se estiver interessado em entrar numa ou duas lojas para fazer algumas compras antes de continuar o seu itinerário.

Esta é uma das áreas mais recomendadas para visitar durante o mês de dezembro e é definitivamente uma das melhores coisas para fazer em Reims durante o Natal, uma vez que é uma área orientada para as compras e para o consumo e muitas lojas estão decoradas com luzes e decorações.

Reservar uma visita privada a Reims

Participar numa visita aos campos de produção de champanhe

A primeira alternativa, se estiver a pensar em participar numa das melhores excursões de um dia a partir de Reims, é uma excursão de minibus que o leva a diferentes caves pertencentes a famílias produtoras de champanhe. Esta alternativa é altamente recomendada pelo facto de poder conhecer as tradições culturais relacionadas com o mundo do vinho diretamente dos seus protagonistas.

Esta é uma atividade muito completa em que será acompanhado por um guia. Poderá também fazer diferentes provas nas diferentes adegas. De facto, é comum reservar a excursão para a região de Epernay, a capital da produção de champanhe nesta região. Quanto à duração da excursão, deve saber que dura quatro horas e meia. Uma excelente maneira de explorar a maior parte desta região sem se preocupar com despesas adicionais e com total tranquilidade.

  • Preço: uma excursão como esta custa normalmente cerca de 124 euros por pessoa.

Reservar uma visita guiada à região de Epernay

Optar por um passeio de bicicleta

Adega de Reims| ©Jaime
Adega de Reims| ©Jaime

Ao mesmo tempo, é possível desfrutar da região vinícola de Champagne de uma forma um pouco mais ativa se reservar um passeio de bicicleta eléctrica. Desfrutará de cinco degustações em adegas familiares, juntamente com um almoço típico francês.

Destas excursões, deve saber que parte do passeio é combinado em miniautocarro, uma vez que o passeio completo dura sete horas, incluindo visitas a restaurantes, adegas e campos de vindima. Esta é uma atividade disponível para toda a família, embora seja importante que a pessoa tenha altura e peso adequados para pedalar uma bicicleta eléctrica.

  • Preço: O preço médio deste tipo de passeio é de cerca de 188 euros por pessoa.

Reservar um passeio de champanhe numa bicicleta eléctrica

Regresso ao centro de Reims para um jantar de despedida.

Depois de ter desfrutado da visita guiada e das melhores coisas para ver e fazer em Reims durante estas 48 horas, termine a sua viagem no centro da cidade com um jantar de despedida antes de continuar a sua viagem para outras regiões de França ou de regressar a casa. Há um número infinito de restaurantes onde se pode ir para desfrutar do melhor da variada oferta gastronómica. Eis dois exemplos:

  • Le Tablier de Reims destaca-se como uma alternativa recomendável porque o seu menu está centrado na comida tradicional francesa.
  • O Bistró des Anges também é uma excelente opção, especialmente devido à sua proximidade com a Praça da Catedral.

Reservar uma visita privada a Reims