10 coisas para ver e fazer em Bali em dezembro
O último mês do ano em Bali está cheio de tradições, festivais locais, jantares de Natal e preparativos para o Ano Novo. Aqui está uma lista de coisas para fazer este mês!
Em dezembro, a maré de turistas na ilha aumenta, pois muitas pessoas escolhem este destino para terminar o ano. Apesar de ser o mês com maior pluviosidade, as temperaturas mantêm-se agradáveis e oscilam entre os 24° e os 30°. De facto, existem muitas alternativas para aproveitar ao máximo a sua estadia, como visitar os melhores templos locais, passear pelos emblemáticos terraços de arroz e aprender a fazer jóias de prata.
Neste mês também se celebram festas religiosas, rituais de Ano Novo e jantares de Natal que combinam tradições hindus e cristãs. Também se pode aproveitar o Festival de Denpasar e o Festival de Terracota numa aldeia pitoresca. Nesta altura do ano, poderá ver as decorações de Natal balinesas e aproveitar a época dos frutos tropicais para participar numa aula de escultura de frutos. Não pode perder as melhores coisas para fazer em Bali em dezembro - aqui estão todas as opções disponíveis!
1. Visitar os terraços de arroz de Bali
Em dezembro, as chuvas estão a chegar ao fim em Bali, pelo que os campos de arroz estão no seu melhor, e as suas cores tornam-nos dignos de fotografias de postais. Para além disso, após as chuvas, é possível ver as poças de água que criam espelhos por toda a ilha. São normalmente mais concorridas, mas a ilha está cheia de opções. As mais famosas são os terraços de arroz de Jatiluwih, que podem ser explorados a pé, de mota ou de bicicleta eléctrica.
A experiência de andar de bicicleta é imbatível, pois pode ser feita com um guia profissional que conhece os arrozais e lhe pode dar informações interessantes. Qualquer pessoa com mais de 1,40 centímetros de altura pode participar, exceto mulheres grávidas ou com problemas de saúde. Tenha em atenção que o troço é longo, cobrindo cerca de 600 hectares. Geralmente, as melhores excursões em Bali oferecem esta experiência a partir de 71 euros e pode aproveitar para visitar a Floresta dos Macacos e as aldeias vizinhas, bem como inscrever-se em provas de comida.
2. Desfrutar de um jantar de Natal em Bali
Visitar a ilha dos deuses em dezembro pode ser uma experiência ideal para desfrutar das festividades tropicais e conhecer uma cultura completamente diferente. Não se esqueça que os balineses praticam o hinduísmo e não celebram o Natal como tal, embora exista uma grande comunidade de cristãos e muçulmanos que o fazem. Bali celebra sobretudo o Ngejot, que consiste em partilhar o jantar ou o almoço com os amigos. Para além disso, os pinheiros são substituídos por árvores de Natal de bambu.
Se estiver à procura de coisas para fazer em Bali no Natal, não deixe de aproveitar o jantar de Natal, que é frequentemente acompanhado por espectáculos de dança polinésia. Durante a época festiva, encontrará muitos buffets em restaurantes de luxo, bancas de rua ou clubes de praia. Os preços tendem a subir nesta altura do ano, pelo que estas experiências paradisíacas podem ser um pouco caras. Alguns dos melhores locais para passar a véspera de Natal são:
- Sundays Beach Club: é um clube de praia que oferece almoços e jantares de Natal em frente ao mar, com uma variedade de degustações. Caracteriza-se também pelas suas fogueiras ao pôr do sol, cinema sob as estrelas e diferentes opções de desportos aquáticos. É uma noite com copos espumantes de bebidas tradicionais, áreas para crianças e uma possível visita do Pai Natal.
- The Westin Resort: Para uma cena gastronómica natalícia numa das melhores praias de Bali, sugiro que se dirija a Nusa Dua para a véspera de Natal neste resort. Oferece uma noite acompanhada de degustações, cânticos de Natal, visitas do Pai Natal e ambientes interiores ou exteriores.
- Jantar de cruzeiro: Outra opção é desfrutar dos melhores navios de cruzeiro de Bali que costumam oferecer festas ou jantares durante a época festiva com música ao vivo, degustações à sua escolha e cocktails para passar a véspera de Natal em grande estilo. Este tipo de experiências começa normalmente a partir de 79 euros e tem uma duração aproximada de quatro horas.
3. Faça as suas próprias jóias de Natal em Bali
Durante os rituais de Natal e Ano Novo de dezembro, vai querer estar deslumbrante ou oferecer presentes aos seus entes queridos. Não há nada melhor do que fazê-las você mesmo, depois de assistir a um curso de joalharia em prata. Estas são actividades muito populares e estão entre as melhores coisas para fazer em Bali. Pode aprender sobre a importância da joalharia na ilha, a história do artesanato balinês e criar a sua própria peça de joalharia.
É um plano barato em comparação com outras actividades, com opções a partir de 36 euros. Pode aprender técnicas de ourivesaria com um mestre artesão e acompanhar a noite com petiscos tradicionais. A duração é de aproximadamente três horas e pode encontrar aulas em diferentes zonas de Bali. Por exemplo, em Ubud tem a vantagem de estar localizado no centro, rodeado de outras atracções. Celuk é considerada a cidade dos ourives, enquanto Sanur é o local ideal para desfrutar de uma aula à beira-mar.
4. Aproveite os dias de chuva para visitar os templos locais
O hinduísmo é praticado em Bali, por isso há tantos templos quantos os habitantes. De facto, existem mais de 10.000 em toda a ilha. É possível identificá-los porque todos têm o nome da palavra "Pura" e estão escondidos em locais fascinantes, como florestas, jardins, lagos, nascentes, montanhas, vulcões e muito mais. Em dezembro predominam os dias chuvosos, pelo que recomendo que procurem planos indoor e visitem os templos mais emblemáticos como:
- Pura Tirta Empul: é um templo de água conhecido pela sua grande nascente, bem como pelos rituais de purificação e espectáculos de dança tradicional.
- Templo Ulun Danu Beratan: é o templo mais fotografável de Bali, onde muitas pessoas se aglomeram para ver o pôr do sol.
- TemploMãe Besakih: é um complexo que abriga cerca de 23 templos, cuja estrutura é cercada por importantes vulcões. O interior não é acessível, pois é reservado aos hindus, mas as vistas panorâmicas dos terraços laterais são de tirar o fôlego. Se estiver à procura de coisas para fazer em Bali em novembro, pode aproveitar os rituais da décima lua do ano. Pode também combiná-lo com uma visita ao templo Pura Lempuyang Luhur e maravilhar-se com os icónicos Sky Gates locais.
Não se esqueça que o mês de dezembro ainda tende a ser chuvoso, o que sugiro que considere antes de visitar Tanah Lot. É um dos melhores templos locais, dedicado aos deuses do mar, mas a sua localização no meio do oceano não é muito favorável quando a chuva se intensifica. Como recomendações gerais, não se esqueça de levar um lenço para os joelhos, reservar rupias indonésias em dinheiro para pagar as entradas e manter uma atitude de respeito.
5. Celebrar o Hari Raya Galungan, o dia dos antepassados em Bali
Uma das celebrações mais importantes da ilha, marca o início da maioria dos rituais religiosos e comemora os antepassados de Bali. Geralmente, os habitantes locais vestem os seus trajes tradicionais e visitam os melhores templos locais para levar oferendas e orações. A data exacta pode variar de acordo com o calendário balinês, mas realiza-se habitualmente de seis em seis meses e é possível saber que está a chegar porque os balineses penduram penjor e outras decorações de bambu ao longo das estradas.
De um modo geral, a cultura hindu substitui o Natal em Bali por esta celebração. É uma forma diferente de passar as férias, que envolve tradições antigas. É possível levar oferendas de bubur (papas) de diferentes cores às plantas para celebrar o Tumpek Wariga. Também se pode participar em workshops de culinária Penyajaan, ideais para aprender a fazer bolos de arroz. As crianças podem juntar-se a uma tradição chamada ngelawang, onde podem praticar a dança barong.
6. Não perca as celebrações do Ano Novo em Bali
Dar as boas-vindas ao Ano Novo em Bali é um plano relaxante com muitas opções de entretenimento, que envolvem as suas tradições, comida e praias paradisíacas. A maioria das pessoas opta por escapadelas a Kuta, onde a vida nocturna é inigualável e as festas vibrantes tomam conta dos últimos momentos do ano. Note-se que, se estiver à procura de coisas para fazer em Bali em janeiro, pode aproveitar o Ano Novo Lunar Balinês ou esperar até fevereiro para o Ano Novo Chinês.
Em geral, alguns planos imperdíveis em Bali na véspera de Ano Novo são:
- Assistir ao espetáculo de fogo de artifício nas melhores praias de Bali enquanto desfruta da euforia da contagem decrescente. Existem clubes de praia privados que proporcionam uma experiência exótica, mas também pode tirar partido das baías livres.
- Desfrute de uma festa de passagem de ano privada nos hotéis mais luxuosos, mas aviso-o já que não são baratos. Começam nos 80 euros, mas são uma óptima maneira de terminar o ano em grande. Geralmente, pode desfrutar de toda a comida que quiser de um banquete, dançar até de madrugada e aproveitar o entretenimento ao vivo.
- Assista a uma festa eletrónica perto da praia, com uma energia e música espectaculares até se fartar.
- Suba para uma mota local para percorrer a baixa de Ubud com os motociclistas a buzinarem para dar as boas-vindas ao Ano Novo às 00:00 horas.
- Sair para tomar uma bebida e explorar os bares mais interessantes da ilha, um plano ideal se estiver à procura de coisas para fazer em Bali à noite.
7. Assistir ao Festival de Denpasar
O Festival de Denpasar é um evento anual realizado na capital da ilha. Começa alguns dias antes da véspera de Ano Novo para criar um prelúdio divertido com exposições criativas, concertos ao ar livre, danças tradicionais e provas de comida. Encontrará actividades em vários locais turísticos da ilha, incluindo rituais de purificação nos melhores templos locais.
Além disso, encontrará um mercado de artesanato, workshops de pintura, bancas de recordações, bancas de cerveja artesanal, aulas de ioga e zonas de massagens. Pode até pedir uma maquilhagem balinesa, para tirar partido das cabines fotográficas onde são alugados fatos, adereços e cenários. A entrada custa a partir de 2 euros, é ideal para famílias e inclui a maioria das actividades, exceto tratamentos corporais, maquilhagens e acesso a concursos.
8. Prove os frutos tropicais da época e participe numa aula de escultura
Em dezembro, começa a colheita dos frutos exóticos da ilha, pelo que vale a pena fazer uma visita às plantações de abacate, dióspiro, anona, goiaba, durião, mangostão, kiwi e limão. A maior parte destas experiências tem lugar nas zonas altas e montanhosas do norte e oeste de Bali, onde as condições climatéricas são ideais para o solo. Poderá também parar nos mercados locais para provar os sabores balineses. Por vezes, esta atividade agradável é combinada com excursões de chocolate e café.
Outra opção divertida é inscrever-se numa aula de escultura de fruta, onde poderá esculpir a forma que desejar e transformar esta refeição artística num evento familiar inesquecível. É ideal para todas as idades, especialmente para crianças a partir dos quatro anos. A experiência pode ser adquirida a partir de 35 euros, por vezes oferecem um lanche para acompanhar o serão. Como consideração geral, o durião é um fruto sazonal com um cheiro particular, mas com um sabor que vale a pena experimentar.
9. Apreciar as decorações de Natal no Safari Park
O Safari Park é um jardim zoológico local, onde se pode passar um bom bocado. É uma das melhores coisas para fazer em Bali, especialmente se estiveres com crianças. Oferece actividades ao ar livre e tem mais de 100 espécies, incluindo rinocerontes, zebras, elefantes e tigres. O que o torna especial em dezembro são as decorações de Natal únicas ao estilo balinês, que dão vida ao recinto.
Pode ver luzes acesas à noite, árvores de Natal de bambu, coroas de advento, workshops sazonais e espectáculos de Natal. É definitivamente uma das poucas coisas para fazer em Bali no Natal, por isso não a perca. Durante todo o ano pode desfrutar de actividades divertidas, como passeios de jipe, zonas aquáticas e noites de safari.
10. Passe pela aldeia de terracota em Bali
Na ilha dos deuses, as artes e os ofícios são muito importantes. De facto, existe uma aldeia de artesãos dedicada ao fabrico de azulejos vermelhos. É conhecida como a aldeia de terracota de Pejatan, situada na parte ocidental da ilha. Se planeia passar pelo menos 5 dias em Bali, deve aproveitar esta experiência para conhecer o processo de produção dos azulejos de terracota vermelha. Não é necessário pagar um guia, uma vez que a aldeia é bastante pequena e fácil de explorar por conta própria, e a entrada é gratuita.
Esta aldeia artística oferece um lado diferente da ilha dos deuses, rodeada de casas tradicionais, ruelas verdes e oficinas de cerâmica. Ocasionalmente, realiza-se aqui o Festival da Terracota, normalmente em dezembro. Trata-se de um evento artesanal que dá vida à aldeia com exposições, aulas de artesanato e demonstrações. Outra razão para visitar durante este mês é o facto de ser normalmente menos concorrido e mais fácil de se deslocar.
Outras actividades em Bali em dezembro
Durante o mês de dezembro, também é possível encontrar rituais espirituais típicos da cultura balinesa, que variam de acordo com o calendário Pakwon. Por exemplo, há por vezes cerimónias de Melasti, um ritual de purificação que tem lugar antes do Ano Novo balinês. Realiza-se de 210 em 210 dias, pelo que é provável que coincida com as actividades do último mês do ano, de vez em quando. Se tiver a oportunidade de o experimentar, não pode perder, pois revela segredos da cultura local.