10 coisas para ver e fazer em Bali no verão
A humidade e as chuvas não impedem a diversão em Bali no verão, na verdade, há muitas actividades que pode aproveitar para se manter fresco: como deslizar em aventuras numa prancha de surf, visitar cascatas e participar nas celebrações culturais.
O verão em Bali começa no final de dezembro e prolonga-se até março, uma longa estação ideal para actividades ao ar livre. Caracteriza-se por aguaceiros intermitentes (sobretudo nas montanhas), dias quentes e bastante húmidos, pelo que deve tomar as devidas precauções ao fazer a sua mala. Há algo para todos os gostos, mas pode certamente começar por surfar para sentir o sabor das ondas intensas ou aventurar-se num cruzeiro relaxante a bordo dos melhores cruzeiros locais.
Para as melhores coisas a fazer em Bali, pode explorar as refrescantes cascatas ou visitar um interessante parque temático, onde se escondem os famosos baloiços aéreos. Os eventos culturais também valem a pena, com o desfile de Ogoh-Ogoh, o Ano Novo Chinês e as celebrações do Dia dos Namorados a terem lugar por esta altura.
1. Desfrute de uma aula de surf nas praias de Bali
Não há dúvida de que Bali é um destino vibrante, onde os verões são catalisados por dias quentes e húmidos. Para começar o seu itinerário, pode dirigir-se a algumas das melhores praias locais para se refrescar e desfrutar de uma variedade de experiências aquáticas, como uma aula de surf a partir de 29 euros.
É uma atividade para principiantes que lhe proporcionará uma ligação emocionante com o mar. Podes alugar uma prancha e experimentar por ti próprio, embora eu aconselhe a contratação de um instrutor especializado, uma vez que as ondas são mais difíceis na época das chuvas.
Uma aula guiada levar-te-á aos locais preferidos do surf, começando pela praia de Canggu. É uma baía de areia preta e águas cristalinas, onde as ondas são normalmente mais consistentes e ideais para a prática do surf. Está rodeada de actividades fascinantes, como aulas de ioga em frente ao mar, bem como bares de praia com comida deliciosa e belas falésias. Outras praias que se prestam a esta atividade são:
- Keramas: Se planeia passar pelo menos 5 dias em Bali, tem de visitar este paraíso no leste. As suas ondas são rápidas e turbulentas, mas completamente seguras. Ocasionalmente, há eventos de surf, como a Rip Curl Cup, que é disputada entre vários países do sudeste asiático.
- Padang Padang: é uma baía ideal para surfistas profissionais, pois as ondas são mais poderosas e podem atingir até quatro metros de altura.
- Medewi: fica a oeste e oferece ondas suaves, com condições perfeitas para o surf. Se for acompanhado por especialistas, pode chegar à zona onde é projectada a onda mais longa de Bali.
2. Aproveite um cruzeiro ao pôr do sol em Bali
A humidade no verão pode ser avassaladora, por isso recomendo que procure planos relaxantes e refrescantes que o liguem à bondade de Bali. Os melhores cruzeiros em Bali são uma óptima opção, especialmente porque os preços são mais baixos durante esta estação em comparação com a estação seca. Também tende a ser menos concorrida, pelo que será brindado com paisagens únicas e desimpedidas. Especificamente, recomendo que considere dezembro, fevereiro ou março, uma vez que janeiro tende a ser um mês extremamente chuvoso.
Alguns navios de cruzeiro oferecem diferentes opções de entretenimento a bordo, como workshops de artes e ofícios, casinos e discotecas, serviços de spa, espectáculos de dança e música ao vivo. Poderá também encontrar um buffet de fazer crescer água na boca, ideal para experimentar a gastronomia local. Os pacotes estão disponíveis a partir de 79 euros e as recomendações gerais incluem o uso de roupa respirável para enfrentar os dias húmidos, o uso de sapatos antiderrapantes e a preferência pelas praias do sul e do leste, onde há menos probabilidades de chuva.
3. Refrescar-se nas cascatas de Bali
A natureza é uma das incríveis atracções de Bali, que o deixará encantado durante toda a sua viagem. As praias, os templos e os santuários de animais são fantásticos, mas as quedas de água também merecem uma oportunidade. Os passeios desse tipo incluem aventuras, escaladas e desafios para decifrar as coordenadas das incríveis cachoeiras. De antemão, recomendo que traga fato de banho, mackintosh, sapatos confortáveis, repelente de mosquitos, sapatos de água e protetor solar.
É uma das melhores coisas para fazer em Bali no verão, uma vez que as cascatas estão mais fortes e impressionantes durante a estação das chuvas. São também uma óptima maneira de escapar ao calor abrasador e de desfrutar dos trilhos pouco concorridos e com poucos turistas. No entanto, tende a chover mais nas montanhas nesta altura do ano, pelo que recomendo que opte por uma visita guiada por razões de segurança. Há opções a partir de 47 euros, que geralmente fazem paradas nos abundantes arrozais de Ubud.
Note que as cachoeiras mais impressionantes são:
- Leke Leke: este é um percurso discreto no norte da ilha que não pode perder. É ideal para se refrescar em águas pouco profundas e apreciar a paisagem exuberante.
- Nungnung: é uma cascata impressionante, onde a água cai com grande força devido à sua altura. Situa-se entre Canggu e Ubud, pelo que é de fácil acesso. O único inconveniente é o facto de exigir algum esforço físico, pois terá de subir pelo menos 500 degraus.
- Tibumana: sem dúvida, não vos deixará indiferentes com a sua beleza incomparável. Está rodeada de arrozais e palmeiras que adornam a paisagem.
4. Visitar o parque temático Aloha Ubud Swing
As imagens dos famosos baloiços aéreos provavelmente vêm à mente quando se pensa em Bali, mas alguns locais dignos de fotografia parecem ser um segredo completo. Embora existam diferentes áreas da ilha que oferecem esta experiência, uma das mais acessíveis é o parque temático Aloha Ubud Swing. O seu cenário de selva é de cortar a respiração e ideal para fotografias inesquecíveis.
Existem cerca de cinco baloiços, onde se pode reclinar confortavelmente e estar entre 10 e 60 metros acima do chão. A adrenalina de voar pelos ares é inigualável em qualquer outra atividade na ilha. A atividade oferece também vistas panorâmicas dos terraços de arroz que são uma obra da natureza. Durante a experiência, pode também vislumbrar o parque de borboletas e os ninhos de pássaros e galinhas circundantes. Pode encontrar bilhetes a partir de 28 euros, que normalmente incluem a maioria das atracções.
5. Divirta-se com desportos radicais no rio Ayung.
No verão, os níveis de água sobem, por isso a estação é perfeita para desfrutar de desportos aquáticos aventureiros. O mais recomendado na estação das chuvas é o rafting, pois os passeios são mais emocionantes e ousados. É claro que é importante fazê-lo na companhia de profissionais para evitar acidentes. Prepare-se para muitas sensações, a jangada fluirá melhor, o que diminui o risco de bater no fundo.
Deve definitivamente escolher esta atividade se planear ficar pelo menos 7 dias em Bali. Pode encontrar opções a partir de 24 euros, que deslizam pela imensidão do rio e, para recarregar energias, costumam oferecer um delicioso almoço. Poderá ainda usufruir de um duche quente e receber todo o equipamento necessário para a experiência. Outras áreas recomendadas para o rafting incluem o rio Melangit e o rio Telaga Wajay.
6. Faça um passeio de bicicleta eléctrica em Jatiluwih, em Bali
Outra experiência a não perder é um passeio pelos terraços de arroz de Jatiluwih, que são os maiores de Bali. Estão situados no meio da selva e vão deixar-te deslumbrado com a sua beleza, que resulta de uma cooperação entre a natureza e o homem. Originalmente, o cultivo do arroz começou no período Neolítico, devido à fertilidade da terra. No entanto, a inclinação das montanhas dificultava o sucesso da colheita. Por isso, os nativos criaram um sistema de irrigação que mantinha a cultura húmida, dando origem aos famosos terraços.
É, sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer na ilha. Nos arrozais de Bali é possível aprender mais sobre esta história, sendo que este em particular tem quase 600 hectares. A melhor forma de o percorrer é de mota ou numa bicicleta eléctrica, aproveitando experiências a partir de 71 euros que normalmente oferecem orientação e uma degustação ao almoço. Além disso, o passeio permite-lhe deslizar pela selva, passar perto da Floresta dos Macacos e vislumbrar o sopé do Monte Batukaru.
7. Comemore o Dia dos Namorados em Bali
Bali é um dos destinos mais românticos e é escolhido por centenas de casais todos os anos para celebrar o amor na ilha dos deuses. Pode aproveitar a espetacular vida nocturna, visitar os monumentos naturais e aproveitar as melhores praias locais.
Não se esqueça de que se trata de uma ilha multicultural onde predomina a cultura hindu e que se rege pelos calendários balineses. No entanto, o amor é celebrado como em qualquer outra parte do mundo, seguindo o calendário gregoriano (o mais semelhante à cultura ocidental). Como tal, é comum que as actividades do Dia dos Namorados se realizem todos os dias 14 de fevereiro. Algumas das coisas que pode fazer incluem:
- Desfrutarde um pôr do sol perfeito, quer a bordo dos melhores cruzeiros locais, quer nas baías livres.
- Aproveitar uma escapadela romântica para uma praia privada. As estâncias de luxo com piscinas exclusivas são uma das actividades mais procuradas nesta altura do ano, pelo que recomendo que faça a sua reserva com antecedência.
- Acamparsob as estrelas no multifacetado Parque Nacional de Bali Ocidental. É um local seguro e romântico para viver esta experiência em cabanas ou tendas no sopé da montanha.
8. Libertar tartarugas marinhas em Kuta
Na praia de Kuta pode ter uma experiência enriquecedora, que o ligará à natureza. Aqui encontrará a Bali Sea Turtle Society, um centro de conservação da vida marinha que tem vindo a libertar tartarugas resgatadas desde 2002. No verão eclodem mais ovos de tartarugas bebés, pelo que há mais oportunidades de viver esta experiência.
Aqui pode participar em workshops de sensibilização e aprender sobre as seis espécies de tartarugas que vivem na ilha: tartarugas verdes, tartarugas-de-pente, tartarugas-oliva, tartarugas-de-couro, tartarugas-cabeçuda e tartarugas-de-costas-chatas. Devido ao aumento do comércio destas espécies, foi criado um programa de salvamento, no qual pode participar. Pode ir para as praias com equipas designadas para recolher cuidadosamente os ovos e levá-los para as maternidades. Durante esta época, ainda há monções, pelo que muitas tartarugas ficam encalhadas nas baías e precisam de assistência imediata.
9. Assistir ao desfile de Ogoh-Ogoh
Uma das actividades mais importantes de Bali, mais conhecida como o desfile de Ogoh-Ogoh, tem lugar entre fevereiro e março. Consiste numa procissão através dos enclaves espirituais da ilha dos deuses, onde são trazidas enormes estátuas de papier-mâché que representam os espíritos malignos da mitologia hindu. É considerado um ritual de purificação e é acompanhado por música tradicional, oficinas de artesanato e tochas.
É realizado para dar as boas-vindas ao Ano Novo balinês e preparar os habitantes locais para o famoso dia de silêncio, um ritual que deixa a ilha vazia, uma vez que é proibido falar durante 24 horas. Esta prática deriva da crença de que falar pode atrair espíritos malignos, por isso aconselho-o a ser respeitoso e aberto a estas práticas culturais particulares.
10. Não perca o Ano Novo Chinês
Bali situa-se no sudeste asiático, pelo que existe uma grande comunidade chinesa. De facto, a influência desta cultura nas tradições indonésias pode ser vista em diferentes elementos da ilha. O Ano Novo Chinês é um evento cheio de diversão, e os chineses de Bali costumam começar as suas celebrações no templo taoísta Ling Gwan Kiong com danças de dragão.
Os eventos mais especiais ganham vida na cidade de Singaraja, onde se pode apreciar o fogo de artifício no final das festividades. Também se pode aproveitar os workshops de decoração de lanternas e flores, bem como levar oferendas aos templos chineses ou klenteng. Por vezes, o Ano Novo Chinês coincide com o Ano Novo Balinês e é possível encontrar o contraste entre as duas culturas, bem como experiências que combinam comida, dança e música. É uma das melhores coisas para fazer em Bali, por isso não deixe de a incluir no seu itinerário.
Dicas para visitar Bali no verão
- Leve na mala roupas largas e frescas, pois a humidade pode ser opressiva.
- Planeie um itinerário de pelo menos 7 dias em Bali, de modo a poder aproveitar todas as actividades de verão.
- Para aproveitar as melhores excursões de Bali, leve um saco dobrável ou uma mochila, para poder levar água e outros objectos importantes.
- Ajuste os seus planos de acordo com as suas necessidades, tendo em conta que as costas são mais quentes, enquanto as montanhas e o centro da ilha têm temperaturas mais frescas, mas alguma humidade.
- Para entrar na ilha, é necessário estar vac inado contra a hepatite A e B, o tétano e a febre tifoide.
- Proteja-se dos mosquitos com um bom repelente, pois eles podem ser um incómodo nesta época do ano.
- Tenha em atenção que os transportes públicos são muito limitados, pelo que o melhor é apanhar um táxi ou alugar um carro.
- No verão, pode ser muito divertido viajar de mota de um lado para o outro, mas é essencial usar um capacete e evitar andar de mota quando está a chover ou à noite. Se fores tu a conduzir, certifica-te de que conduzes na faixa da esquerda e que tens uma carta de condução internacional e um seguro válido. Desta forma, poderá desfrutar das melhores coisas para fazer em Bali em segurança.