O que ver e fazer em Bali em 5 dias
Em 5 dias, pode visitar a ilha paradisíaca dos deuses, que se destaca pelos seus templos sagrados, aldeias tradicionais, terraços de arroz, praias de sonho e santuários de animais. Aqui estão todos os planos que não pode perder!
Bali é uma ilha muito grande na Indonésia, pelo que a melhor forma de aproveitar ao máximo um itinerário de 5 dias é tirar partido da sua divisão estratégica. Coincidentemente, é composta por cinco zonas principais: norte, leste, oeste, sul e centro. Claro que há outros bairros para explorar, mas estes são os que deve visitar se tiver pouco tempo. Terá a oportunidade de ver marcos como o Palácio Real de Ubud, os Sky Gates, a Floresta dos Macacos e os Campos de Arroz de Jatiluwih.
Se preferir relaxar e escolher destinos menos concorridos, não hesite em passar pelo Beji Guwang Canyon, pelo parque temático Aloha Ubud Swing (onde verá os famosos baloiços aéreos) ou pelo curioso Templo dos Morcegos. As aldeias tradicionais são outro destino incontornável, onde se realizam rituais seculares. Eis um itinerário de 5 dias para desfrutar do melhor que há para fazer em Bali.
Dia 1: Conhecer o centro de Bali
No primeiro dia, recomendo que comece com força, percorrendo o centro de Bali, mais conhecido como Ubud. Esta é uma das zonas preferidas, pois tem atracções icónicas como o Palácio Real. Aqui também se encontra a Floresta dos Macacos, uma reserva cheia de macacos divertidos e habituados a conviver com turistas. Se ainda tiver energia, pode passar a tarde no parque temático Aloha Ubud Swing e terminar o dia nas plantações de café.
Palácio Real de Ubud
O Palácio Real de Ubud é uma das melhores coisas para fazer em Bali e um marco icónico pertencente à família real. Foi construído por volta de 1800 e é agora a casa dos membros dos clãs da ilha, ou seja, aqueles que partilham a ancestralidade e a linhagem patrilinear. Aqui são realizados espectáculos de dança tradicional, bem como visitas guiadas às salas, jardins e outros espaços dignos de fotografia.
Vale a pena ver as danças tradicionais, que utilizam coreografias complexas, trajes tradicionais e contam uma história do século XIX. A entrada é gratuita, mas o espetáculo de dança custa a partir de 10 euros. Está aberto todos os dias das 8:00 às 19:00 horas. Para entrar, é importante cobrir as pernas e os ombros, bem como manter uma atitude de respeito.
Floresta dos macacos
Do palácio, pode apanhar um táxi, que o levará à Floresta dos Macacos em menos de cinco minutos. Na paragem de autocarro em frente ao supermercado Coco, pode também optar pela linha de autocarro que faz a ligação à floresta, a partir de 1 euro por viagem. Trata-se de uma reserva aberta todos os dias, onde vivem cerca de 600 macacos de quatro espécies diferentes.
Os macacos guardam os templos e o cemitério, escondidos entre os caminhos. Especificamente aqui pode ver-se o Pura Dalem Agung, dedicado ao deus Shiva, o Pura Beji em honra da deusa Gangga e o Pura Prajapati construído para o deus Prajapati. Tem também quedas de água, fontes e pontes que interligam a reserva. Pode combinar a visita com um passeio pelos templos locais como Tanah Lot e Kanto Lampo para aproveitar ao máximo o seu itinerário. Recomendações gerais:
- Evitar tocar ou alimentar os macacos.
- Os macacos são curiosos e travessos, pelo que podem tentar roubar-lhe o telemóvel, os brincos ou qualquer outra coisa que possa atrair asua atenção.
- Mantenha-secalmo se eles tentarem aproximar-se de si. Se se tornarem agressivos, afaste-se lentamente e peça ajuda aos guardas florestais.
- Nunca estabeleça contacto visual com os macacos.
Parque temático Aloha Ubud Swing
OAloha Ubud Swing é um parque temático em Bali, considerado um dos locais mais fotogénicos da ilha. Fica a apenas oito minutos de táxi da Floresta dos Macacos. Vale a pena passar algumas horas a baloiçar nos baloiços aéreos, a explorar os ninhos de pássaros e a provar o chá tradicional. Como pano de fundo, temos a maravilhosa selva balinesa e vistas espectaculares sobre os campos de arroz.
É também conhecida pelo seu parque de borboletas, bem como pelas actividades ao ar livre e pelas excursões às plantações de café Luwak. Este é um dos grãos de café mais raros e caros do mundo, pois é extraído dos resíduos das civetas, um mamífero que vive nas selvas de Bali. Pode encontrar bilhetes a partir de 28 euros para desfrutar de uma experiência em que ficará suspenso a cerca de 60 metros acima do solo.
Dia 2: Visite o sul de Bali
Para o segundo dia, convido-o a explorar o sul da ilha, um destino de praia que também oferece desfiladeiros de tirar o fôlego e paradas culturais. Em geral, recomendo que abrande o ritmo e comece com uma caminhada ousada pelo Beji Guwang Canyon, que só é recomendada a pessoas com boa saúde. É um pouco cansativo, mas vale bem a pena. Mais adiante, pode explorar os contrastes de sons, cheiros, sabores e cores do Mercado Sukawati. Por fim, faça uma merecida pausa na praia de Padang Padang, onde se pode deitar nas espreguiçadeiras ou ter uma aula de surf.
Desfiladeiro de Beji Guwang
Pode começar o dia de manhã cedo para escalar o magnífico Beji Guwang Canyon. Esta é uma atração turística exótica escondida em Sukawati. É recomendado para pessoas em boas condições físicas e sem problemas de saúde, pois tem declives íngremes e algumas secções requerem natação. É uma zona pouco frequentada, pelo que é ideal se quiser desfrutar de umas férias tranquilas.
Recomendo que faça este percurso entre abril e outubro, uma vez que na estação seca o caudal do rio se mantém controlável, o que facilita o percurso até ao topo. É uma caminhada e tanto, mas garanto-lhe que as vistas panorâmicas valem a pena. Se for a sua primeira vez em Bali, é melhor optar por um serviço de recolha, pois a direção para este monumento natural é um pouco complicada.
Mercado de Sukawati
O mercado de Sukawati é um dos muitos contrastes de Bali, pois é barulhento, colorido e com uma variedade de cheiros no ar, bem o oposto do silêncio ensurdecedor do canyon. Para lá chegar, pode caminhar durante meia hora ou conduzir durante cerca de três minutos até este local pitoresco. É o local ideal para fazer compras de recordações, pois encontrará artesanato, sarongues para a praia e vestuário local, como os sarongs, que são peças de vestuário balinesas compridas.
É claro que deve estar preparado para regatear, os vendedores praticam preços exagerados para fazer negócio com os turistas e até acham piada à dinâmica. A melhor altura para lá ir é de manhã, logo após a descida do desfiladeiro, quando está menos cheio. O mercado também é cercado por barracas informais mais baratas, mas vale a pena a experiência, pois é uma das melhores coisas para se fazer em Bali.
Praia de Padang Padang
Depois de passear pelo mercado, provavelmente estarás exausto e a desejar uma pausa. É hora de curtir as melhores praias de Bali, para isso você terá que dirigir por pelo menos trinta minutos até a praia de Padang Padang. Esta é uma bela baía rodeada por colinas ondulantes e águas cristalinas, onde pode desfrutar de um mergulho relaxante ou inscrever-se em aulas de surf, uma experiência muito popular nesta e noutras praias paradisíacas, como a praia de Canggu.
Se gosta de aventuras em Padang Padang pode explorar as falésias íngremes, para encontrar uma enseada secreta e tranquila. É uma das melhores coisas para fazer em Bali, especialmente se estiveres à procura de uma praia relaxante para passar a tarde. Quando chegar a hora do almoço, pode aproveitar o marisco oferecido pelos muitos vendedores, ou encontrar um bar de praia à beira-mar.
Dia 3: Passeie pelo norte de Bali
O norte esconde algumas das melhores actividades de Bali e é uma zona mais calma, com menos trânsito, turistas e um clima mais fresco. É conhecida pelos seus lagos, oásis, áreas florestais e arrozais. A maioria das pessoas visita-a para ver os lagos gémeos, que oferecem um cenário perfeito. Também ficam muito perto dos famosos arrozais de Jatiluwih, onde se pode passear à vontade pelas plantações exóticas.
Lagos gémeos de Bali
A vegetação do norte é uma beleza a ser contemplada, pois oferece uma paisagem de cartão postal. Em particular, recomendo começar o dia nos Bali Twin Lakes, duas formações naturais de água localizadas lado a lado. Mais especificamente, são conhecidos como Tamblingan e Buyan e estão aninhados entre as montanhas vulcânicas da exótica selva local. Em maio e setembro, a água é mais agradável, pelo que estes são os meses ideais para dar um mergulho.
É permitido nadar gratuitamente, mas não faça muito barulho, pois é considerado uma ofensa. No entanto, recomendo que se informe com os guias locais que costumam cuidar da barragem. É possível ver fetos gigantes e orquídeas selvagens nos arredores. Está também rodeada de miradouros, baloiços aéreos e zonas de trekking. Pode explorá-los sozinho ou juntar-se a uma das melhores excursões de Bali e divertir-se.
Campos de arroz de Jatiluwih
A próxima paragem são os campos de arroz de Jatiluwih, que merecem uma visita, com cerca de 600 hectares. Fica a meia hora de táxi dos lagos gémeos, as suas encostas verdes de quilómetros de comprimento são um espetáculo visual e pode seguir os caminhos sinuosos a pé ou alugar uma bicicleta eléctrica. Desta forma, pode aproveitar ao máximo o seu tempo e ter a oportunidade de passar por aldeias locais e parar nas florestas de bambu.
O passeio pode durar até cinco horas e encontrará opções a partir de 71 euros, ideais para explorar tradições antigas. Se está à procura de coisas para fazer em Bali em outubro, pode aproveitar o encerramento da colheita, que oferece eventos especiais, visitas a plantações e degustações de alimentos. Esta é a sua oportunidade de provar Nasi Goreng (arroz frito com carne, peixe ou legumes) e outras iguarias.
Dia 4: Passeio pelo lado oeste de Bali
Bali é um espetáculo visual, é provavelmente difícil encontrar tal cenário noutros destinos do mundo. Por esta razão, recomendo-lhe que aproveite ao máximo cada segundo do seu itinerário. A zona ocidental é um paraíso montanhoso, um pouco mais afastado da azáfama de Ubad. No entanto, aqui vale a pena explorar aldeias antigas como Tenganan, cujas tradições o deixarão maravilhado. Mais longe, maravilhe-se com as flores de lótus sobre o Lago Lotus e explore o Templo dos Morcegos.
Tenganan
Comece o dia da melhor maneira, explorando os segredos antigos do povo Tenganan. É uma aldeia encantadora onde se condensam algumas das melhores excursões de Bali. É também o lar da tribo Bali Aga que aqui vive em casas de tijolo e madeira com telhados de colmo balineses. Os habitantes locais são muito simpáticos e estão sempre dispostos a receber os visitantes e a levá-los numa visita guiada pelas suas tradições.
Entre os pontos altos da visita está um olhar atento ao processo de tecelagem com o tecido Geringsing. Um facto curioso é que é adicionada uma substância ao tecido que, segundo os habitantes locais, afasta as doenças. Ocasionalmente, é realizado um ritual nos campos de arroz para simbolizar a transformação da infância para a idade adulta, bem como celebrações de aniversário em junho. Tendo em conta que se situa a cerca de uma hora de Bali, pode aventurar-se sozinho ou fazer uma excursão à aldeia tradicional, que normalmente inclui paragens em Ubad e na aldeia de Kintamani.
Lago de Lótus
Depois de deixar a aldeia, recomendo que se dirija ao Lago Lotus, uma bela lagoa a oito minutos de carro. O seu nome deve-se às muitas flores de lótus cor-de-rosa e fúcsia que brotam entre as folhas da lagoa. É uma atração natural gratuita, e um facto interessante é que tem uma nascente que se liga ao mar. O melhor é que não vai demorar muito, pois pode ser percorrido em cerca de dez minutos.
Se preferir ficar mais tempo, pode fazer os trilhos para caminhadas ou visitar o santuário da fertilidade, considerado um dos melhores templos de Bali.
Templo dos Morcegos
Antes de regressar ao seu alojamento, não deixe de fazer um desvio até ao Templo dos Morcegos ou Templo de Goa Lawah. Foi construído no século XI, quando as fundações do hinduísmo estavam apenas a ser lançadas. Para lá chegar a partir do lago, pode ir de carro ou de táxi, a viagem demora cerca de vinte minutos. É um local de peregrinação, pelo que todos os dias se podem ver pessoas a aproximarem-se com as suas oferendas.
O seu nome deve-se ao facto de se encontrar junto a uma gruta de morcegos, cujo gorgolejo se ouve ao percorrer o templo. O barulho não interrompe as meditações e orações, mas dá um toque diferente. Vale totalmente a pena, especialmente se quiser explorar os melhores templos locais.
Dia 5: Explore o leste de Bali
Antes de terminar o seu passeio pela Ilha dos Deuses, não deixe de agendar um itinerário pelo leste, onde estão escondidas algumas das melhores coisas para fazer em Bali. É aqui que se encontram os Sidemen Terraces, um local pitoresco rodeado de espaços naturais relaxantes. Também pode visitar o palácio de água Taman Tirta Gangga.
Sidemen
Sidemen é um local tranquilo onde se pode desfrutar de passeios de mota, uma vez que é bastante pequeno e fácil de percorrer. Tem terraços de arroz, bem como piscinas paradisíacas. Esta viagem é perfeita para se camuflar com os habitantes locais e observar o seu estilo de vida sem filtros. Os seus arrozais parecem labirintos, pelo que recomendo que se junte às melhores excursões de Bali e faça uma aventura de trekking com um guia local.
Se o que procura é relaxar, encontrará na aldeia zonas que oferecem massagens com técnicas balinesas. A atração mais apreciada é a Porta do Céu, que conduz aos templos de Besakih e Lempuyang. Aqui é preciso tirar uma fotografia para imortalizar o momento. Estes são monumentos sagrados envoltos em história, folclore e grande simbolismo.
Taman Tirta Gangga
Se gosta de antiguidades arquitectónicas, não pode perder o Taman Tirta Gangga, um antigo palácio de água situado a 30 minutos de carro de Sidemen. Foi construído em 1947 e oferece uma visita dominada por estátuas de pedra, fontes sagradas e labirintos paisagísticos de grande beleza. É permitido nadar na piscina, que os habitantes locais afirmam ser água benta com poderes curativos para a alma.
Está aberto diariamente das 6:00 às 19:00, e a entrada e o estacionamento custam menos de 1 euro. É, portanto, um local obrigatório no seu itinerário, especialmente se quiser tirar partido das oportunidades fotográficas, divertir-se nas atracções aquáticas e terminar a sua viagem num local de sonho.
Comparação de coisas para ver e fazer em Bali em 5 dias
- Dia 1: Conhecer o centro de Bali
- Atreva-se a assistir a um espetáculo de dança tradicional no Palácio Real de Ubud, interaja com os macacos travessos na Floresta dos Macacos e delicie-se com as vistas dos arrozais a partir dos baloiços do Aloha Ubud Swing Theme Park.
- Dia 2: Visita ao Sul de Bali
- Suba até o topo do Beji Guwang Canyon, entregue-se à experiência sensorial do Mercado Sukawati e surfe na praia de Padang Padang.
- Dia 3: Passeie pelo norte de Bali
- Veja os deslumbrantes lagos gémeos e perca-se na imensidão dos campos de arroz de Jatiluwih.
- Dia 4: Passeio pelo oeste de Bali
- Descubra os segredos antigos de Bali na aldeia de Tenganan, explore os arredores do Lago Lotus e conheça o singular Templo Bat.
- Dia 5: Explore o leste de Bali
- Desfrute de um relaxante passeio de mota em Sidemen e arredores e depois visite o antigo palácio da água Taman Tirta Gangga.
Sem dúvida, uma estadia de 5 dias em Bali oferece-lhe uma janela de tempo perfeita para desfrutar de uma visita completa aos campos de arroz, praias paradisíacas, templos sagrados, palácios e outras atracções que tornam a cidade especial. Se ainda assim quiser desfrutar de outras experiências, como uma viagem às Ilhas Gili, recomendo que fique um pouco mais.