10 coisas para ver e fazer em Bali em outubro
outubro é um mês excecional para visitar Bali, pois coincide com a época das colheitas e há poucos turistas. A cidade oferece experiências gastronómicas, provas de vinho e eventos desportivos.
Os melhores meses para visitar Bali são de abril a outubro, uma vez que a estação seca mantém as chuvas afastadas e permite-lhe desfrutar de actividades ao ar livre. As temperaturas neste mês variam geralmente entre os 23°C e os 31°C, e é também a época média do turismo, pelo que não terá de lidar com multidões ou filas nos templos. Nesta altura do ano recomendo que aproveite as colheitas do vinho, do café e do arroz, que proporcionam experiências maravilhosas.
Pode também experimentar o tour do livro Eat, Pray, Love para repetir a história do autor, que visitou Bali em outubro. Se quiser tirar partido das melhores praias locais, pode considerar as praias do norte e do leste, uma vez que a água é mais quente e agradável. Em geral, há algo para todos, incluindo provas do café mais raro e mais caro do mundo, caminhadas na maratona anual do Triatlo de Bali, espectáculos de dança balinesa durante rituais sazonais e muito mais - eis o que não deve perder!
1. Prove o vinho balinês e aproveite uma aula de culinária tradicional
outubro é o mês ideal para provar os vinhos locais, pois coincide com a época vin ícola de abril a outubro. Há diferentes opções, mas todas oferecem uma experiência agradável. A comida balinesa é muito picante, por isso, para equilibrar o paladar, recomendo provar os pratos acompanhados das suas bebidas tradicionais que se destacam pelo seu sabor doce. Se planeares ficar pelo menos 5 dias em Bali, existem diferentes locais onde podes viver esta experiência, tais como:
- Mercado de Badung: é um mercado de rua tradicional aberto todos os dias, vinte e quatro horas por dia. Oferece bancas ideais para degustar pratos típicos como o nasi campur, uma deliciosa combinação de arroz com acompanhamentos de frango ou peixe. É normalmente servido com sumo de melancia, mas também pode ser acompanhado por um vinho frutado.
- Hatten Wines: uma adega situada em Bali desde 1994, que oferece provas de vinhos tropicais, visitas às vinhas e visitas às caves de produção.
- Tenganan Village: é uma das principais áreas de produção do vinho Tuak Wayah, especialmente em outubro.
Outra opção mais abrangente é inscrever-se numa aula de culinária em casa de uma família local em Ubud, para conhecer as suas tradições e combinar a experiência gastronómica com bebidas tradicionais. Normalmente, as aulas começam a partir de 73 euros e pode aprender a preparar Pepes Ikan, uma carne cozinhada em folhas de bananeira. Também pode aprender os segredos do Bakso, uma sopa de bolinhos muito procurada nas bancas de rua. Não se esqueça que outubro é o mês ideal para optar por esta experiência, pois é época baixa e pode encontrar descontos. O final do mês é também uma boa altura para se proteger das primeiras chuvas locais.
Os melhores vinhos de Bali em outubro
- O vinho balinês ou de palma é uma bebida tradicional de Bali, feita a partir da seiva das palmeiras de cana-de-açúcar. Há duas opções disponíveis na região: o Tuak Wayah, que é mais seco e à base de álcool, e o Tuak Manis, que é um vinho doce sem álcool. Geralmente, a época de colheita decorre de março a outubro.
- Vinho de uva: é um vinho exótico feito a partir de uvas locais, bem como de uvas trazidas do Chile e da Austrália. Tem um sabor fresco e frutado, ideal para acompanhar pratos locais. Note-se que a época decorre de junho a outubro.
- Vinho de fruta: É um vinho frutado feito de lichia, goiaba, ananás e manga. Em outubro, quase todos estes frutos estão na época, exceto a lichia. Assim, poderá provar um vinho cheio de aroma, sabor e doçura, a partir do fruto da sua escolha. Se quiser experimentar o vinho de líchia, a época adequada é de junho a agosto.
- Arak: é uma bebida alcoólica tradicional, feita de arroz fermentado, que se consome normalmente em outubro. É utilizada para brindar após o fim da colheita do arroz e em alguns rituais de acordo com o calendário balinês.
- Brem: é um vinho de arroz preto, com um sabor amargo, utilizado em cerimónias religiosas em outubro.
2. Participe na digressão Comer, Rezar, Amar em Bali
A excursão Comer, Rezar, Amar é uma aventura maravilhosa e, por isso, uma atividade obrigatória no seu itinerário pela Indonésia. É inspirada no livro e no filme de Elizabeth Gilbert, que o levará numa viagem espiritual através da sua viagem a Bali. É certamente o mês ideal para viver esta aventura, uma vez que, no romance, a autora chegou à ilha em outubro. Além disso, na estação seca as actividades ao ar livre são mais bem sucedidas.
Pode encontrar opções a partir de 68 euros, recomendo que reserve pelo menos 10 horas para desfrutar de cada experiência. Sem dúvida, este é um dos melhores passeios em Bali, pois permite-lhe experimentar:
- Uma visita ao templo sagrado Tirta Empul, onde é realizado o ritual de purificação, que permite receber a bênção de curandeiros e videntes balineses, enquanto se mergulha em piscinas sagradas.
- Uma aula de ioga que normalmente oferece o passeio com vistas deslumbrantes sobre as montanhas.
- Um passeio pelos terraços de arroz de Ubud, que se distinguem pelo seu cenário de sonho.
- Uma visita aos locais de filmagem do filme Comer, rezar, amar.
3. Escape para a aldeia de Kintamani para a colheita do café
A aldeia de Kintamani é um local importante, situado sob o vulcão Batur. É definitivamente um dos melhores destinos para o seu itinerário de férias, oferecendo zonas para caminhadas, oásis de águas termais e a oportunidade de visitar as plantações de café durante o final da colheita. Como se situa nas montanhas, é possível subir de jipe para aligeirar a viagem e explorar as características geológicas do vulcão.
Quanto à colheita do café, é uma atividade a não perder se planear passar pelo menos 5 dias em Bali. Aqui os grãos são colhidos de forma tradicional, sem químicos ou maquinaria. Recomendo que se assista a esta experiência:
- A cerimónia ngaben, um ritual funerário hindu balinês, em que o corpo de uma pessoa falecida é queimado num caixão de madeira. Simboliza a libertação e novos começos, não é regido pelo calendário balinês e é frequentemente realizado pelos habitantes locais para celebrar a colheita. Note-se que se trata de uma celebração dispendiosa e, de facto, é um verdadeiro milagre coincidir com uma, uma vez que está reservada para ocasiões especiais.
- A dança Kecak, uma dança tradicional balinesa, é acompanhada por música e espectáculos de fogo.
- O processo de produção, uma vez que é possível visitar as plantações para ver como o café é cultivado, transformado e torrado.
- A história do café em Bali, enquanto desfruta das vistas da montanha e do Lago Batur.
4. Aproveite as actividades da colheita do arroz
A colheita do arroz rege-se pelo calendário agrícola balinês, decorrendo normalmente duas vezes por ano, entre abril e maio, e entre outubro e novembro. Oferece actividades interessantes que vale a pena conhecer. Durante estes períodos, é possível visitar outras plantações, terraços de arroz e tradições culturais. Pode desfrutar de uma visita guiada aos arrozais onde são oferecidas degustações, piqueniques e aulas de ioga com vista para as cascatas.
Esta é a sua oportunidade de provar as famosas bolachas de arroz krupuk, ou o arroz frito nasi goreng. Geralmente, as plantações são preparadas em socalcos com vistas panorâmicas deslumbrantes e Jatiluwih é um dos mais famosos, devido à sua dimensão e idade. É uma das melhores coisas para fazer em Bali e pode encontrar experiências guiadas a partir de 47 euros, que permitem um acesso fácil aos arrozais.
5. Delicie-se com as danças balinesas
Bali é uma ilha onde a dança é um dos mais importantes meios de expressão, de facto, existem diferentes tipos de espectáculos. As danças sagradas são executadas durante os rituais religiosos e no interior dos melhores templos locais, enquanto as danças semi-sagradas têm lugar nos pátios dos templos e acompanham certas celebrações. As danças de formação têm lugar nas ruas e nas zonas turísticas e a dança Kecak inclui espectáculos de fogo e é utilizada para contar histórias ancestrais.
Em outubro, é uma atividade especial e acompanha frequentemente os rituais religiosos sazonais. É também utilizada para agradecer as colheitas de vinho, café, arroz e outros produtos locais. Se preferir jogar pelo seguro e reservar uma experiência com antecedência, não há nada melhor do que desfrutar de uma dança balinesa no Palácio Real em Ubud. Acredita-se que esta coreografia específica tenha tido origem no século XIX, uma vez que foi criada para o entretenimento da família real.
6. Faça uma excursão gastronómica para provar pratos sazonais
A ilha está cheia de coisas boas, entre as quais se destaca a sua cozinha requintada. Se uma aula de culinária parece divertida e apela ao seu paladar, então durante a sua viagem deve aventurar-se a experimentar pratos sazonais. O prato mais famoso é o Bubur Mengguh, cujos ingredientes são colhidos em outubro e têm um sabor único à base de papas de carne e especiarias.
Se preferir, pode provar as iguarias locais numa visita guiada. Desta forma, poderá visitar os mercados locais, descobrir locais emblemáticos para comer e escolher as melhores bancas de comida de rua. É ideal se planear passar pelo menos 7 dias em Bali, pois não ficará à deriva quando se trata de encontrar restaurantes para comer. Esta experiência permitir-lhe-á provavelmente experimentar o assado de porco babi guling, que é temperado com especiarias da época.
7. Relaxe nas melhores praias de Bali
outubro é um dos meses de menor afluência de turistas a Bali, pelo que as suas melhores praias paradisíacas tendem a ser pouco concorridas. Existem muitas opções atractivas, uma vez que a ilha tem cerca de 160 baías por onde escolher. Especificamente, as praias mais recomendadas durante esta época são as das costas norte e leste, que se destacam pelo seu clima seco e sem chuva que favorece as actividades de praia.
Nas praias, é possível desfrutar de uma variedade de opções de entretenimento, como surfar, explorar espécies marinhas e recifes de coral, alugar um caiaque, apreciar o pôr do sol, embarcar num cruzeiro ou relaxar com uma massagem balinesa. Se quiser passar um bom bocado, recomendo que opte por:
- Amed Beach: uma praia paradisíaca localizada no leste da ilha, que se destaca pela sua areia vulcânica preta em contraste com as águas azul-turquesa.
- Lovina: uma zona piscatória com pequenas enseadas pouco frequentadas onde se podem ver golfinhos ao nascer do sol. outubro é a época ideal, pois as águas estão calmas e as condições são adequadas para a observação de golfinhos.
- Virgin Beach: esta é uma das melhores praias de Bali, de facto é considerada uma baía exótica e pouco conhecida.
- Permuteran: é uma praia de águas cristalinas, por isso é ideal para mergulho e snorkeling.
8. Confira a culinária vegana local no Festival Vegano de Bali.
Se preferir comida vegana ou simplesmente quiser experimentar novos alimentos, pode dirigir-se ao Festival Vegan de Bali. Ele acontece na capital espiritual da ilha, mais conhecida como Ubud. É uma tradição de outubro que vai despertar o teu paladar enquanto aprendes sobre este estilo de vida e a importância da sustentabilidade. É uma das melhores coisas para fazer em Bali se quiser explorar a sua diversidade cultural e tradições gastronómicas.
É um evento perfeito para fazer uma pausa nas refeições pesadas, bem como nos pratos extra picantes. Não se vai aborrecer aqui, pois é frequentemente acompanhado por provas de comida, workshops de culinária, entretenimento ao vivo e até pequenos mercados para comprar produtos vegan. Pode incluir eventos de meditação, aulas de ioga e espectáculos de dança balinesa. Para algumas aulas e experiências, é necessário registo prévio.
9. Não perca uma excursão ao café Luwak
O café Kopi Luwak de Bali é um dos cafés mais caros e raros do mundo, devido ao seu meticuloso processo de fabrico. Alguns podem achá-lo pouco apetitoso, pois as sementes são colhidas das fezes da civeta. Trata-se de um animal parecido com o gato, o macaco e o guaxinim, que come as sementes de café que recolhe na selva e depois as expele. O café é depois cuidadosamente transformado para o mercado.
Infelizmente, algumas explorações confinam estes animais para serem utilizados como atração turística, pelo que é essencial escolher plantações sem maus tratos aos animais. Em outubro, é possível fazer o percurso do café Luwak, uma vez que a colheita já terminou e é mais provável encontrar café ou grãos Luwak a bom preço.
Tem um sabor amargo, semelhante ao do chocolate, e se quiser experimentar pode visitar as plantações de Bali Pulina para ver como o café é cultiv ado e preparado. É definitivamente uma experiência a não perder, especialmente se planear passar pelo menos 5 dias na ilha.
10. Aventure-se no evento desportivo Bali Triathlon
O Triatlo de Bal i é um evento desportivo que se realiza habitualmente em Bali em outubro, mais concretamente na aldeia tradicional de Sanur. Se quiser manter-se em movimento durante as suas férias, deve definitivamente considerar este plano que o leva a percorrer esta pitoresca aldeia local. Trata-se de uma tradição desde 2007, que é acompanhada pela agradável brisa de outubro.
Geralmente, é necessário ter mais de 18 anos, estar em boas condições físicas e pagar uma taxa de inscrição. Além disso, o percurso da maratona varia de acordo com a categoria escolhida, variando entre a distância olímpica para os especialistas, a distância sprint para o nível intermédio e a corrida de 5 km para os principiantes. Durante a experiência, pode dar um passeio de bicicleta, receber uma bênção balinesa, desfrutar de um jantar e aproveitar uma festa de encerramento.
Calendário balinês e rituais balineses em outubro
Bali é uma ilha onde as actividades religiosas e culturais podem variar inesperadamente, uma vez que muitas são regidas por calendários diferentes:
- O calendário Saka ou calendário lunar: que fixa as actividades em função das fases da lua. Rege algumas celebrações, mas o seu sistema tem o mesmo número de dias que o calendário Pakwon, com exceção de um mês bissexto que é acrescentado de trinta em trinta meses.
- O calendário Pakwon: é um sistema complexo, que tem certas observâncias a cada 210 dias, como Saraswati, Galungan, Nyepi e Pagerwesi.
- Calendário gregoriano ou calendário solar: é regido pelas fases do sol e é muito semelhante ao calendário utilizado no resto do mundo. Regula sobretudo o dia de Ano Novo, o dia de S. Valentim, o dia da Mãe e o dia da Independência.
Se tiver sorte, alguns rituais religiosos podem coincidir com outubro ou com o mês da sua visita, o que seria ótimo porque estas são algumas das melhores coisas para fazer em Bali.