12 coisas para ver e fazer em Dublin em abril
Está a planear uma viagem a Dublin em abril? Não lhe faltarão eventos especiais para conhecer a cidade - deixe-me dizer-lhe quais!
Se está a pensar fazer uma viagem a Dublin em abril, tenho algumas recomendações para si.
Não pense que tudo começa e acaba com as celebrações da Páscoa, porque há muito mais à sua espera na capital irlandesa. Um dos meus planos preferidos é simplesmente aproveitar aomáximo os dias de sol, que são cada vez mais frequentes, e conhecer os parques de Dublin, já que muitos deles acolhem festivais durante este mês. Fiz uma pesquisa para partilhar consigo o que não deve perder - leia e tome nota!
1. Conhecer Dublin da forma mais original, num cruzeiro
Aproveitando a chegada das temperaturas amenas em abril, reservar um cruzeiro turístico em Dublin é um plano muito original, pois vai permitir-lhe conhecer a história e a arquitetura da Irlanda com um guia profissional, mas de uma forma emocionante e única.
Além disso, enquanto navega no rio Liffey, pode desfrutar de vistas maravilhosas de muitos dos pontos de referência de Dublin, como a Custom House, o bairro Docklands ou a Ha'penny Bridge.
A experiência dura aproximadamente uma hora.
2. Experimente a mais irlandesa das experiências irlandesas na Guinness Storehouse
O mês de abril, quando ainda não há muitos turistas, é ideal para reservar uma experiência irlandesa Guinness e Jameson em Dublin, onde visitará as instalações desta famosa cerveja internacional e aprenderá sobre o processo de fabrico da cerveja e do uísque com um guia local especializado.
O passeio, que dura aproximadamente quatro horas, inclui uma caneca de Guinness e uma caneca de uísque no pub mais antigo da Irlanda, que remonta nada menos que ao século XI.
E se você estiver com o horário apertado, não se preocupe, pois este bilhete inclui acesso sem filas, então você entrará e sairá em pouco tempo. Junte-se a nós para a mais irlandesa das experiências irlandesas, incluindo exposições multissensoriais e interativas - 100% recomendado!
3. Aproveite a primavera com um passeio de bicicleta
A chegada da primavera, quando as temperaturas frias já passaram, é a melhor altura para reservar um passeio de bicicleta por Dublin, onde poderá conhecer a cidade de uma forma divertida. Ao longo do passeio, que dura aproximadamenteduas horas e meia, será acompanhado por um guia local que lhe dará a conhecer a arquitetura e a história dos marcos mais emblemáticos da cidade, e terá ainda a oportunidade de provar alguns petiscos.
Tenha em atenção que lhe será entregue todo o equipamento: capacete de segurança e colete refletor, para que esteja equipado durante todo o passeio.
Porque, lembrem-se, a segurança é o mais importante!
4. Proteja-se dos aguaceiros de abril num pub de Dublin
O mês de abril é um mês em que os aguaceiros de inverno ainda não deixaram Dublin, pelo que, por vezes, terá de cancelar os seus planos ao ar livre. Não se preocupe, há uma alternativa que o manterá seguro: um pub crawl. Não sabe o que é? Uma visita guiada a vários pubs.
É certamente uma óptima maneira de animar os dias chuvosos e de conhecer um dos elementos culturais mais importantes de Dublin. Porque sim, os pubs fazem parte do espírito da cidade. Osmelhores pubs de Dublin já foram frequentados por personalidades como Oscar Wilde e Bono, o vocalista dos U2.
Embora eles não estejam lá, encontrará um ótimo ambiente e muita música se reservar uma visita guiada a um pub em Dublin, pois é muito comum ver bandas tradicionais a tocar. O bom de ir numa visita guiada é que tudo é mais divertido em grupo, além de que umguia lhe explicará quando deve beber a sua guinness (tem sempre de esperar até estar completamente preta) ou se algum dos pubs fabrica uma cerveja tradicional própria.
5. Desfrute da Dublin mais literária e internacional em abril
Todos os anos, em abril, Dublin torna-se a capital da literatura.
O Festival Literário Franco -Irlandês reúne escritores, artistas e profissionais da literatura (tanto franceses como irlandeses) para partilharem as suas experiências. O tema principal do festival muda todos os anos, mas a ideia é a mesma: organizar conversas, entrevistas, encontros e mercados de livros paralevar a literatura franco-irlandesa ao público.
Se quiser comprar um livro, ouvir autores famosos como John Boyne ou assistir a um evento num dos locais emblemáticos da cidade, consulte o programa e compre os seus bilhetes (por vezes são gratuitos). É claro que se pode aprender muito ouvindo escritores importantes, mas para mim o mais valioso é avisita guiada ao Castelo de Dublin e ver como foi convertido numa grande biblioteca. De facto, uma das sedes do festival é aí, onde também pode ver uma exposição, assistir a palestras ou pegar num livro que queira ler.
6. Viva a chegada da primavera no Festival da primavera de Galway
Está a pensar em fazer uma viagem a partir de Dublin? Embora existam vários destinos por onde escolher, neste mês de abril, recomendo que vá a Galway a partir de Dublin. Porquê? Porque vai poder assistir ao Festival da primavera, que se realiza nos primeiros dias deste mês, quando a primavera já se fez sentir.
Para o comemorar, o Slieve Aughty Centre organiza todo o tipo de actividades, desde passeios a cavalo a piqueniques. Não pense que este festival é apenas para crianças, porque apreciar as flores no momento em que acabam de nascer ou dar um passeio de bicicleta pelosbosques de Coillte é um ótimo plano, seja qual for a sua idade. É uma forma única de entrar em contacto com a natureza, uma vez que, para além da vegetação, muitos coelhos selvagens vagueiam livremente pelo centro.
Se perguntar, também lhe dirão que há fadas no Bosque Encantado, embora eu não saiba se acredito nisso. Em suma, de todas as coisas para ver e fazer em Galway em abril, uma das obrigatórias é ir a este festival; a oportunidade perfeita para desfrutar do ar livre e dasmagníficas florestas da cidade.
7. Assistir aos primeiros mercados do ano na Farmleigh House
Gosta de combinar a gastronomia com a história das cidades que visita? É algo que pode fazer em Dublin graças ao Farmleigh House Market, que começa em abril de cada ano. Realiza-se todos os domingos durante quase todo o dia (das 10h00 às 17h00, aproximadamente).
Aí poderá encontrar produtos de artesãos, agricultores e criadores de gado locais. Tudo isto num local histórico como a Farmleigh House, situada em Phoenix Park.
Não se pode ir embora sem comprar ou provar alguns dos melhores queijos do país, que são vendidos lá.Farmleigh House é agora uma casa-museu pertencente ao governo irlandês, embora tenha sido originalmente propriedade da família Guinness. O mercado está localizado no pátio, mas pode aproveitar a sua visita para fazer um passeio pelo interior do edifício, que surpreende pela sua arquitetura e decoração eduardianas. No entanto, isso só é possível quando não há hóspedes do governo hospedados no local.
8. Assistir ao desfile de comemoração do Levante de 1916
abril em Dublin é também um mês de história. Em 24 de abril de 1916, coincidindo com a segunda-feira de Páscoa, teve lugar a revolta irlandesa contra o domínio britânico. A insurreição foi organizada por vários republicanos irlandeses e era suposto ser nacional, mas acabou por ter lugar apenas em Dublin.
Apesar de ter fracassado e de os revolucionários terem sido executados, a data tem um grande significado e são organizados eventos e desfiles. Apesar do fracasso da revolução e do facto de não ter sido amplamente apoiada, o fuzilamento dos seus líderes reavivou o espírito dos irlandeses contra a Grã-Bretanha.
O movimento republicano tornou-se forte e continua a gerar muito orgulho, pelo que, se estiver em Dublin no dia 24 de abril, pode assistir à parada militar e à leitura da Proclamação da República Irlandesa sob o pórtico do General Post Office. Se quiser juntar-se à comemoração**, aprendendo mais sobre este acontecimento histórico**, recomendo uma visita à prisão de Kilmainham, onde muitos revolucionários estiveram presos, incluindo os que iniciaram o Levante da Páscoa. Foi também aqui que foram fuzilados.
A entrada custa cerca de 8 euros e é aconselhável reservar com antecedência, pois tende a esgotar-se.
9. Fazer uma corrida divertida (ou profissional) no Phoenix Park
Já ouviste falar do Phoenix Park? É o maior parque de Dublin e cobre mais de 700 hectares.
Demoraria quase um dia inteiro a percorrê-lo, mas se for em abril pode tentar fazê-lo de uma forma mais rápida, divertida e desafiante: inscrevendo-se na Great Ireland Run, uma corrida de 10 km acessível a qualquer pessoa. Em meados de abril, todos os anos, milhares de corredores juntam-se no Phoenix Park para participar na Great Ireland Run. Embora haja apenas um vencedor, todos os que cruzam a linha de chegada recebem uma medalha comemorativa.
No entanto, o maior prémio é o percurso percorrido: 10 quilómetros através da paisagem de um dos mais belos e famosos locais de Dublin. É um corredor experiente? Na verdade, existem duas corridas,uma para amadores e outra para especialistas, pelo que pode escolher em qual delas quer participar. Atenção, na secção profissional já houve anos em que se inscreveram campeões mundiais de maratona.
10. Assistir a um jogo de croquet e a uma festa temática de Alicia no País das Maravilhas
Desde há alguns anos, as famosas personagens do conto de fadas de Lewis Carroll têm vindo ao Merrion Park. Fazem-no para celebrar a Mad Hatter's Tea Party, um evento a não perder se estiver em Dublin durante os primeiros dias de abril.
O parque está repleto de jogos, como um jogo de xadrez gigante de pessoas, e algumas atracções de feira, como aquela com os copos giratórios. Mas não há nada que não possa ser resolvido com um piquenique na relva ou numa das mesas de madeira.
É claro que os mais pequenos vão gostar mais, mas também é uma oportunidade para os adultos assistirem a um jogo de croquet, o desporto número um da Irlanda. O****croquet consiste em bater nas bolas com um martelo e conduzi-las pelo chão para passarem por baixo de aros colocados no campo.
Se quiser saber mais sobre as regras, pode fazê-lo gratuitamente no evento do Merrion Park.
11. Admirar a flor de cerejeira em abril
Se viajar para a capital irlandesa em abril, terá a sorte de ver a flor de cerejeira, o que só é possível durante os últimos dias do mês.
Pode não estar no Japão, onde é uma tradição, mas Dublin tem muitos parques onde pode passear por entre as árvores, mas os melhores são o Phoenix Park e o Herbert Park.OPhoenix Park é o maior parque urbano da Europa, por isso não se esqueça de o percorrer a pé. E se quiser ver as cerejeiras em flor, terá de ir à Farmleigh House, uma casa-museu utilizada para reuniões governamentais.
No entanto, em abril, realiza-se nas imediações da casa o Experience Japan Hanami Festival, onde se pode aprender sobre a cultura japonesa através de espectáculos de dança, seminários, etc. Se não se importar de se afastar um pouco do centro de Dublin, recomendo que vá ao Herbert Park. É um parque pequeno, sobretudo se comparado com o espetacular Phoenix Park, mas tem omaior número de cerejeiras da cidade. Se está à procura de paz e sossego, vá até lá.
12. Relaxar nos Jardins Iveagh
Visitar uma cidade como Dublin é sempre uma boa ideia. Há tanto para ver e a atmosfera é imbatível, mas às vezes gosto de aproveitar a oportunidade para me afastar da agitação e encontrar uma área mais natural.
Se é esse o seu caso, não perca os Iveagh Gardens, um paraíso que em abril fica espetacular graças aos primeiros dias de primavera. Os****Iveagh Gardens podem ser difíceis de encontrar, pois estão rodeados de edifícios e não são muito conhecidos, mas vale bem a pena. Na verdade, são considerados uma Propriedade Histórica Nacional, pois fazem parte do património cultural de Dublin. Começaram por ser os jardins privados do primeiro conde de Clonmell, mas foram abertos ao público em 1817.
Depois de terem sido palco de uma revolta, de uma zona de pastagem e até de uma lixeira, em 1865, os jardins foram recuperados por Sir Benjamin Lee Guinness, que aí construiu o Dublin Exhibition Hall. Por estar tão escondido, não costuma estar cheio de gente, por isso aproveite o bom tempo em abril para fazer um piquenique ou simplesmente relaxar ao som da cascata.
Temperaturas em Dublin em abril
Há sempre coisas para ver e fazer em Dublin, mas como já viu em abril, o tempo irlandês tende a melhorar**, atingindo máximas de 13ºC, mas não se deixe levar pela confiança excessiva.
Claro que não será como ir a Dublin no inverno, mas à noite o termómetro desce até aos 4ºC.
O meu conselho é que leve alguma roupa para os dias mais frios, especialmente se viajar no início do mês (no final do mês as temperaturas sobem um pouco mais, atingindo uma média de 11ºC). Outra coisa que o pode preocupar é a chuva, bem, terá de levar um mackintosh porque a previsão é de15 dias de chuva. Normalmente não são grandes tempestades, mas podem estragar os seus planos.
Preços de Dublin em abril
Como não é época alta, os preços dos voos e do alojamento em Dublim durante o mês de abril são bastante baixos. Poderá encontrar pechinchas, mas não se esqueça de verificar com antecedência.
Dublin continua a ser uma capital europeia e o custo de vida durante a sua estadia será um pouco elevado, por isso, poupe dinheiro reservando os voos e os hotéis com antecedência. O que terá de ter em conta é que, se viajar durante as férias da Páscoa, o seu orçamento terá de ser aumentado. Esta é uma altura em que muitos visitantes chegam a Dublin, tanto internacionais como de outras partes da Irlanda, pelo queos preços podem subir e a disponibilidade de alojamento pode diminuir. Dublin vai recebê-lo de braços abertos durante a sua visita em abril, por isso, já tem tudo planeado?