Mais sobre: O que ver e fazer em Dublin
O verde-esmeralda que pontua as ruas da cidade, a música irlandesa que sai dos pubs, a omnipresença da cerveja Guinness, o sorriso acolhedor dos seus habitantes... A cultura irlandesa respira-se em cada canto de Dublin. Eis os nossos melhores conselhos para viver a cidade em pleno.
1. Fazer uma visita guiada aos mistérios da cidade
Poucas cidades têm tantas lendas e mistérios como a Irlanda.
É por isso que, apesar de existirem muitos tipos de visitas guiadas a Dublin, recomendo que faça a visita Dark Dublin, que foi a que eu pessoalmente achei mais original. Enquanto passeia pelas ruas do centro da cidade, umguia local especializado conta-lhe histórias de assassinatos, decapitações e fantasmas tão elaboradas que até vai ter medo de continuar a andar pela cidade.
Este tipo de excursão realiza-se ao anoitecer e não é normalmente adequado para crianças mais pequenas, mas existem muitas outras opções que seguem o mesmo padrão: uma excursão a pé em grupo de 2 a 3 horas em que um guia lhe mostra os principais monumentos e pontos turísticos de Dublin, ao mesmo tempo que lhe fala da história, cultura e costumes da cidade.
Itinerário
- Castelo de Dublin
- Temple Bar
- Praça Smithfield
- Teatro Olympia
- Estátua de Molly Mallone
- Catedral da Igreja de Cristo
- Catedral de São Patrício
- Destilaria Jameson
- Colégio Trinity
Caso esteja a viajar com crianças, não perca esta lista de coisas para ver e fazer em Dublin com crianças.
2. Descobrir a paisagem rural circundante
Se passear pela cidade já é um privilégio para os amantes da natureza devido aos muitos espaços verdes de Dublin, fazer uma das excursões em Dublin é uma experiência a não perder durante uma visita à Irlanda.
Há muitos sítios por onde escolher e a maioria é acessível com uma viagem organizada de um dia. Os mais populares são os locais de filmagem de Game of Thrones, uma visita aos Cliffs of Moher ou uma visita ao Castelo e Jardins de Malahide.
As paisagens naturais são a principal atração da Irlanda e estas excursões são uma boa prova disso. Todas elas podem serreservadas online e incluem, para além do transporte, os serviços de um guia especializado que destaca a importância histórica e cultural do destino. Não hesite e peça todas as informações e recomendações de que necessita.
Outros sítios a visitar perto de Dublin
A Irlanda tem destinos incríveis para além de Dublin que não pode perder, por isso deixo-lhe esta lista de posts onde pode descobrir como chegar a cada um deles a partir da capital irlandesa:
- Como chegar a Wicklow a partir de Dublin
- Giant's Causeway a partir de Dublin
- O que ver em Howth numa viagem de um dia a partir de Dublin
- Como ir de Dublin para Belfast
- Como ir de Dublin para Cork
- Como ir de Dublin para Galway
3. Visitar a fábrica de cerveja Guinness
Sendo a cerveja Guinness parte do património nacional da Irlanda, não é de admirar que uma visita à fábrica da Guinness seja uma das actividades mais populares para os visitantes da capital. É uma experiência completa tanto para os amantes da cerveja como para os frequentadores do museu. Explore este artigo sobre como visitar a Cervejaria Guinness para saber todos os pormenores.
A Cervejaria Guinness tem sete andares, está configurada como um museu e a visita foi concebida para ser agradável.
Não só aprenderá sobre a história da cerveja, porque é tão importante na Irlanda e que tipos existem, como também aprenderá a servir uma cerveja e poderá desfrutar de uma Guinness (ou um refrigerante se for mais jovem) no bar Gravity no último andar, onde pode desfrutar das melhores vistas da cidade.O horário de funcionamento é das 9h30 às 19h (até às 20h no inverno) e recomendo que compre o seu bilhete online para evitar filas quando chegar.
4. Percorrer a cidade no autocarro turístico
Utilizar o autocarro turístico em qualquer cidade europeia é uma forma rápida e confortável de visitar todos os monumentos e pontos de interesse da cidade sem ter de passar vários dias a fazê-lo e sem ter de andar a pé.
O autocarro turístico de Dublim tem outra vantagem: pode sair da chuva sem ter de renunciar a vistas panorâmicas da cidade. O serviço funciona como em qualquer outro lugar: compra um passe de24 ou 48 horas e durante esse tempo tem acesso ilimitado aos autocarros turísticos da cidade, quer queira fazer todo o percurso ou utilizá-los como meio de transporte para se deslocar entre monumentos e museus. Todos os autocarros turísticos têmcomentários áudio em várias línguas que lhe permitirão aprender factos interessantes sobre a cidade durante a sua visita. Além disso, ao adquirir um Dublin Sightseeing Bus Pass com paragens gratuitas, receberá também uma série de descontos e benefícios em locais seleccionados da cidade.
5. Faça um pub crawl pela cidade
É muito difícil sair de Dublin sem visitar alguns dos seus pubs; há um em cada esquina e o ambiente é imbatível.
No seu interior, os habitantes locais e de todas as idades misturam-se para apreciar a música e a cerveja irlandesas e, de todas as coisas a fazer em Dublin, juntar-se a eles é a experiência mais autêntica que pode ter na sua viagem. Estes pubs são tão populares que até existemvisitas guiadas em que um local lhe mostrará alguns dos mais emblemáticos, como o Temple Bar. O verdadeiro valor destas visitas é passar tempo com um local, conversar com ele e fazer-lhe perguntas, mas não se preocupe, os dublinenses serão igualmente acolhedores se visitar os pubs por sua conta. O importante é não perder a vida social da cidade nas suas raízes.
6. Visitar o Trinity College
Provavelmente já ouviu falar deste edifício em filmes ou livros. Boas notícias: fica em Dublin e está aberto ao público. É a universidade mais antiga da Irlanda e foi fundada por Isabel I em 1592.
O edifício em si e os seus jardins são uma maravilha, mas a verdadeira joia é a sua esplêndida biblioteca. Pode visitar o local todos os dias das 9:00 às 17:00 e seguir os passos de alguns dos seus alunos mais famosos, comoOscar Wilde ou Samuel Becket. Eu insisto em ver a Biblioteca Antiga com mais de 200.000 livros, incluindo o "Livro de Kells" que contém os 4 evangelhos do Novo Testamento.
7. Viajar no tempo a partir do Castelo de Dublin
Bem no centro de Dublin, encontra-se um dos castelos mais encantadores da cidade. Atualmente, é utilizado para conferências e recepções oficiais. Embora uma visita ao interior seja obrigatória, ver o edifício do exterior é um ponto obrigatório em qualquer visita ao centro da cidade de Dublin.
Se comprar o Dublin Pass, pode entrar gratuitamente e, se fizer a visita guiada centrada nas lendas negras da cidade, esteja atento às histórias sangrentas que o guia lhe contará quando chegar aos portões.
8. Visitar a Catedral de São Patrício
A maior igreja do país é dedicada ao santo padroeiro da Irlanda e a sua arquitetura gótica e os seus interiores ornamentados merecem uma visita.
Está situada no centro de Dublin e é um dos pontos de interesse mais importantes da cidade. No local onde hoje se encontra a catedral, existiu outrora (segundo a lenda)um poço onde São Patrício baptizou os pagãos da cidade para os converter ao cristianismo. Os amantes da literatura encontrarão o túmulo de Johnathan Swift, o criador das Viagens de Gulliver, no interior da catedral.
9. Passeio pelo Parque Verde de Santo Estêvão
Este parque de Dublin é o que o El Retiro é para Madrid ou o Hyde Park é para Londres: uma verdadeira atração turística em si mesmo.
A sua sorte é que não é muito concorrido e poderá passear em paz e sossego enquanto se delicia com a sua grande variedade de flores. A melhor altura para o visitar éde abril a junho. Não perca o lago e as casas de contos de fadas no seu interior. O parque é muito grande, por isso, perca-se no seu interior sem medo de descobrir os seus diferentes recantos. A sua máquina fotográfica é imprescindível.
10. Deixe-se levar pela cultura na Galeria Nacional da Irlanda
Com entrada gratuita, a National Gallery of Ireland abriga obras de pintores como Van Gogh, Rembrandt, Monet e Picasso.
Localizada no centro de Dublin, possui uma coleção de obras que vão desde a Idade Média até o século XX. Além de apreciar acoleção permanente, vale a pena conferir as exposições temporárias regulares, todas perfeitamente organizadas para tornar a experiência do visitante mais do que satisfatória.
11. Obtenha o seu Dublin Pass para as melhores excursões
Os City Sightseeing Passes são definitivamente uma excelente forma de poupar dinheiro (uma vez que lhe dão acesso a quase todas as principais atracções por um preço fixo) e, acima de tudo, tempo, uma vez que lhe permitem aceder a estas atracções sem ter de esperar nas filas à entrada. Neste guia sobre o Dublin Pass, pode ver todas as vantagens e como o utilizar.
Deixo aqui esta e outras dicas de viagem a Dublin para que descubras tudo o que precisas de saber antes de partires para a Ilha Esmeralda - aproveita!
Quando é que é melhor viajar para Dublin e por quanto tempo?
É claro que viajar para Dublin em qualquer altura do ano lhe trará boas vibrações, mas se quiser saber os melhores planos dependendo do mês para o ajudar a tomar a sua decisão, deixo-lhe esta lista de coisas para fazer nos meses mais populares para conhecer a capital irlandesa:
- 10 coisas para ver e fazer em Dublin em janeiro
- 10 coisas para ver e fazer em Dublin em março
- 10 coisas para ver e fazer em Dublin em abril
- 10 coisas para ver e fazer em Dublin em maio
- 10 coisas para ver e fazer em Dublin em outubro
- 10 coisas para ver e fazer em Dublin em novembro
- 10 coisas para ver e fazer em Dublin em dezembro
Também por altura do ano:
- 10 coisas para ver e fazer em Dublin no inverno
- 10 coisas para ver e fazer em Dublin no verão
- 10 coisas para ver e fazer em Dublin no Natal
Ou, consoante o tempo de que dispõe para conhecer a cidade: