10 coisas para ver e fazer em Dublin no inverno

O inverno em Dublin não é tão rigoroso como pode parecer. É a altura ideal para desfrutar das muitas actividades e planos exclusivos dos meses de inverno na capital irlandesa.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 8 minutos

10 coisas para ver e fazer em Dublin no inverno

Dublin no inverno | ©Kely McClung

O inverno em Dublin não é tão rigoroso como pode parecer e nesses meses há certas particularidades que fazem com que seja uma altura interessante para visitar a cidade. Neste post vou dar-vos 10 argumentos, com 10 coisas para ver e fazer em Dublin que vos vão fazer perceber que vale a pena visitar Dublin no inverno.

Os pubs irlandeses tornam-se o refúgio perfeito do frio e há uma grande variedade de festivais e actividades que só acontecem nos meses de inverno. Tudo isto com o bónus adicional de ser a época baixa do turismo, os preços são mais baixos e a cidade é muito mais calma. Aqui estão as melhores coisas para fazer em Dublin no inverno.

1. O pequeno-almoço irlandês é a melhor forma de se aquecer.

Pequeno-almoço irlandês| ©Jesse
Pequeno-almoço irlandês| ©Jesse

A cozinha irlandesa é muito focada em pratos quentes e saudáveis para combater o tempo frio e reservar uma excursão gastronómica é sempre um bom plano. A melhor coisa a fazer num dia de inverno em Dublin é começar o dia com um típico pequeno-almoço irlandês.

Os ingredientes deste pequeno-almoço completo são bacon, ovos estrelados, tomates, cogumelos fritos, feijão com molho de tomate, torradas e salsichas. Uma experiência gastronómica única e imperdível no inverno irlandês.

É normalmente acompanhado por um Irish coffee. Não se trata de um café qualquer, pois é uma mistura de whiskey irlandês, açúcar e café com natas, especialmente concebida para combater o frio. A maioria dos cafés e restaurantes da cidade serve este prato perfeito para começar um dia em Dublin no inverno.

Reservar uma excursão gastronómica a Dublin

2. Visitar as destilarias de Dublin e a Guinness Storehouse

Dentro da Guinness Storehouse| ©Aapo Haapanen
Dentro da Guinness Storehouse| ©Aapo Haapanen

Visitar as destilarias de Dublin e a Guinness Storehouse é recomendado durante todo o ano, mas especialmente no inverno. Em primeiro lugar, porque é uma boa maneira de evitar o frio e, em segundo lugar, porque o whiskey e a cerveja irlandeses, na sua medida correcta, são ideais para aquecer.

Marcar uma visita à destilaria Jameson é uma excelente forma de se aquecer, porque não só terá uma visita guiada às instalações, como também poderá provar os seus produtos.

A Guinness Storehouse oferece uma experiência muito interessante, com uma visita guiada à Guinness Storehouse, onde ficará a conhecer a história da marca e o processo de fabrico da cerveja, terminando com uma prova de Guinness no bar Gravity, com vistas panorâmicas da cidade.

Reserve a sua visita à Guinness Storehouse

3. O melhor retiro de inverno: Temple Bar Pubs

O Oliver St. John Gogarty| ©Chema S
O Oliver St. John Gogarty| ©Chema S

Depois de um dia invernoso em Dublin, a melhor coisa que pode fazer para se acalmar é visitar os lendários pubs irlandeses da cidade. A sua atmosfera, música e bebidas irão certamente cativá-lo e distraí-lo do frio e da humidade. Os pubs são também bons locais para provar a gastronomia local.

Se quiser saber quais são os melhores pubs de Dublin, basta clicar neste link onde descobrirá os 10 melhores pubs da cidade de Dublin. A maioria deles situa-se na zona de Temple Bar.

Reserve o seu pub crawl em Dublin

4. Desfrute da música irlandesa no Tradfest

Catedral de São Patrício| ©Diliff
Catedral de São Patrício| ©Diliff

O Tradfest é o festival de música tradicional irlandesa por excelência. Realiza-se todos os anos no final de janeiro e transforma as ruas de Dublin numa gigantesca sala de concertos.

Nos dias do festival, os pubs enchem-se de concertos de música folclórica e tradicional irlandesa, as ruas enchem-se de buskers e até locais como a Catedral de São Patrício e o Trinity College acolhem espectáculos.

A história da Irlanda e de Dublin está intimamente ligada à música, pelo que o festival Tradfest ou assistir a um espetáculo de música e dança tradicional é uma oportunidade única para conhecer a cidade através de uma das marcas da cultura do país.

Reservar um bilhete para um espetáculo de música

5. Natal e Boxing Day em Dublin

Nadar nas águas frias de Forty Foot| ©Alonso
Nadar nas águas frias de Forty Foot| ©Alonso

O Natal é a principal festa de inverno de Dublin. Na capital irlandesa, é vivido com especial alegria e há uma grande variedade de actividades próprias desta época do ano. Para além dos típicos mercados de Natal ou das luzes de Natal, que atraem milhares de visitantes e que pode apreciar numa visita guiada a Dublin, existem outras atracções e actividades especiais.

Uma das maiores tradições ligadas ao Natal em Dublin é celebrar a chegada do Pai Natal com um mergulho nas águas frias de Forty Foot, Guillamene Cove ou na piscina de água salgada de Portnahapple, em Portstewart.

Mas se os mergulhos em águas frias não são a sua praia, o Boxing Day também é celebrado a 26 de dezembro. Neste dia especial, realizam-se eventos de caridade e mercados para ajudar os menos afortunados. É uma experiência e tanto viver o Natal como o fazem em Dublin.

Reservar uma visita guiada a Dublin

6. Tochas para dar as boas-vindas ao Ano Novo

Procissão das tochas| ©Edmund Gall
Procissão das tochas| ©Edmund Gall

A véspera de Ano Novo em Dublin merece uma menção especial, uma vez que a capital irlandesa celebra o início de um novo ano com um festival de três dias.

Estas incluem a New Year's Eve Procession of Light, uma procissão de tochas que termina no Castelo de Dublin, o Liffey Lights Midnight Moment, um espetáculo de luzes sobre o céu, e várias outras festividades exclusivas destes dias.

A cultura e a arte também ocupam um lugar central nos últimos dias do ano e, através do programa "Love Dublin", há visitas guiadas e exposições especiais. Há também o Discovery Trail, que oferece aos turistas a oportunidade de ver as 20 principais atracções turísticas numa visita especial. Como se pode ver, Dublin gosta de se despedir do ano em grande estilo.

Reservar uma visita guiada ao Castelo de Dublin

7. Saldos de inverno em Grafton Street

Grafton Street| ©Donaldytong
Grafton Street| ©Donaldytong

O inverno é o período de maiores saldos do ano. A sexta-feira negra no final de novembro ou os saldos de Natal e pós-Natal incentivam os habitantes locais e os turistas a passear pelas lojas. Em Dublin, a Grafton Street torna-se o centro das compras no inverno.

Esta rua pedonal, situada em pleno centro, é a principal artéria de Dublin e alberga as melhores lojas, com as melhores marcas e todo o tipo de negócios. Fazer compras na Grafton Street é uma das actividades favoritas dos dublinenses e uma opção muito atraente para quem viaja para a cidade no inverno.

Reservar uma visita guiada a Dublin

8. Natureza e inverno não são incompatíveis

inverno em Dublin| ©Giuseppe Milo
inverno em Dublin| ©Giuseppe Milo

Uma das coisas mais características da Irlanda são as suas paisagens verdes e bonitas. Nos arredores de Dublin também as pode apreciar e não é só por ser inverno que isso é mau.

De facto, como o inverno é menos chuvoso do que as outras estações e o verde está mais presente , é uma boa altura para apreciar a natureza. Tudo o que precisa é de um bom casaco.

Perto de Dublin, há muitos trilhos para caminhadas nas montanhas e parques próximos, como o Phoenix, que alberga veados e é o maior parque urbano da Europa. A partir de Dublin, também é possível reservar viagens de um dia para visitar paisagens espectaculares, como as falésias de Moher, perto de Galway.

Reservar uma viagem de um dia às Falésias de Moher a partir de Dublin

9. Museus e locais para se abrigar do frio

Memorial da Fome| ©Andy Hay
Memorial da Fome| ©Andy Hay

Há dias em que lutar contra o frio e a humidade é mais duro e difícil. Nesses dias, o melhor é abrigar-se nas vistas ao abrigo.

Para além das destilarias e da Guinness Storehouse, alguns dos melhores pontos turísticos de Dublin são:

  • A histórica Kilmainham Gaol, a maior prisão em desuso da Europa.
  • Trinity College, uma das mais prestigiadas universidades da Europa e uma das mais belas bibliotecas que se pode ver.

Os museus da cidade também são altamente recomendados para esta missão. O Museu Nacional de Arqueologia, o Museu de Artes Decorativas e História ou o Museu de Arte Moderna são alguns exemplos do que se pode encontrar em Dublin. Muitos deles também têm entrada gratuita ou estão incluídos no sempre recomendado Dublin All-Inclusive Pass - reserve com antecedência e não se preocupe!

Compre o seu Dublin All-Inclusive Pass

10. O inverno está a chegar: Excursão à Guerra dos Tronos a partir de Dublin

Castelo de Ward, conhecido como Winterfell| ©Blair-39
Castelo de Ward, conhecido como Winterfell| ©Blair-39

As paisagens da Irlanda foram o pano de fundo de grande parte da famosa série Game of Thrones. Embora Dublin não seja o local onde a série foi filmada, a cidade é o ponto de partida para uma série de excursões às paisagens e cenários apresentados na série Game of Thrones.

Cenários como o Parque Florestal de Tollymore, onde descansam os soldados da Patrulha da Noite, a Abadia de Inch, onde foram filmados vários episódios da primeira temporada, e o Castelo de Ward, que serve de local de invernada.

Estas e outras paisagens podem ser visitadas numa viagem de ida e volta no mesmo dia a partir de Dublin - que melhor forma de viver o inverno do que tal como foi na grande saga Game of Thrones?

Temperaturas em Dublin no inverno

Rua de Dublin no inverno| ©William Murphy
Rua de Dublin no inverno| ©William Murphy

O inverno em Dublin é mais ameno do que a sua localização geográfica pode sugerir. De dezembro a fevereiro, as temperaturas médias variam entre 2 e 8 graus Celsius e são raras as geadas e as fortes nevadas. A principal desvantagem é a humidade, que faz com que a sensação térmica seja muito mais fria do que os termómetros sugerem.

No lado positivo, os meses de inverno são muito menos chuvosos do que o verão e as outras estações. Como se pode ver, o inverno de Dublin é muito mais ameno do que se poderia pensar.

Números e preços dos turistas em Dublin no inverno

Pessoas em Dublin no inverno| ©William Murphy
Pessoas em Dublin no inverno| ©William Murphy

O tempo frio é sempre um obstáculo às viagens para muitas pessoas. Em Dublin, este facto é notório e os meses de inverno são aqueles em que há menos turistas. Com exceção da época natalícia, que é uma época particularmente excitante na capital da Irlanda.

O baixo número de turistas significa que não há longas filas de espera nos locais turísticos e que a procura de hotéis e os respectivos preços são mais baixos.

Durante o inverno, é no Natal que a situação se inverte e os preços dos hotéis e as taxas de ocupação sobem um pouco, embora não atinjam os valores alcançados no verão.

O que levar na mala para uma visita de inverno a Dublin

Fazer as malas| ©Surface
Fazer as malas| ©Surface

O frio será o principal fator condicionante na hora de fazer as malas para a sua viagem a Dublin. Os artigos essenciais que deve levar na sua mala são:

  • Um bom casaco é o melhor aliado no inverno irlandês. Com boa forragem e, sobretudo, impermeável.
  • Para além do vestuário de inverno, os acessórios como o chapéu, o cachecol ou as luvas são imprescindíveis, pois são boas ferramentas contra a humidade.
  • Mesmo que os meses de inverno não sejam os mais húmidos, um guarda-chuva ou um mackintosh são indispensáveis na sua mala.
  • Um bom par de sapatos impermeáveis e confortáveis é também altamente recomendável, uma vez que vai andar a pé na maior parte da cidade.