10 coisas para ver e fazer em Amalfi em janeiro
Amalfi, em janeiro, dá oficialmente as boas-vindas à estação do inverno, celebra a chegada da Befana e propõe algumas actividades turísticas. Está preparado?
Nas margens do Golfo de Salerno encontra-se a bela cidade italiana de Amalfi, rodeada por uma série de falésias escarpadas na Costa Amalfitana. É Património Mundial da UNESCO e um destino turístico a não perder.
Entre as melhores coisas para fazer em Amalfi em janeiro, pode desfrutar da celebração da Befana, assistir a uma aula de culinária para aprender a preparar receitas de inverno, aproveitar os preços baixos nas lojas e mercados, visitar a Catedral ou o Arsenale de Amalfi sem multidões ou filas, entre outros.
1. Desfrute do Concerto de Ano Novo, dos desfiles e dos espectáculos de rua em Amalfi
Se se encontrar nesta pitoresca cidade à beira-mar no dia 1 de janeiro, depois de completar o seu itinerário das melhores coisas para fazer em Amalfi em dezembro, pode assistir ao tão aguardado Concerto de Ano Novo da cidade. Há também desfiles e espectáculos de rua para desfrutar durante todo o dia.
Dirija-se ao Antico Arsenale della Repubblica di Amalfi, que está localizado no centro de Amalfi. Aí, todos os anos, a partir das 11h00, há um Concerto de Ano Novo pela Orquestra de Câmara SCS Internationale Harmonia, com um repertório de música tradicional e clássica.
Terá também a oportunidade de dançar ao ritmo da banda folclórica local de Ano Novo, que actua habitualmente no exterior do Valle dei Mulini depois do meio-dia. Mas se estiver na via delle Cartiere, também assistirá a este espetáculo, uma vez que o desfile se desloca para lá e termina na Piazza Duomo.
Pode também ir à Catedral de Santo André Apóstolo por volta das 18h30, quando o bispo realiza uma cerimónia especial (missa solene pontifical). Viverá uma experiência única e sentir-se-á como um local e continuará no dia seguinte com uma das melhores excursões de Amalfi durante a sua estadia.
2. Junte-se às tradições religiosas e civis de Amalfi com a chegada da Bruxa Befana
Se estiver em Amalfi no dia 6 de janeiro, terá a oportunidade de descobrir uma das tradições mais populares desta cidade e de toda a Itália. É a chegada da Bruxa Befana, que anualmente recompensa as crianças boas com doces, enquanto aquelas que não se comportaram bem recebem carvão.
Esta é definitivamente uma atividade divertida para crianças e adultos, que pode ser incorporada no seu itinerário de coisas para fazer em Amalfi no inverno. O ambiente é de festa em toda a cidade.
Verá os habitantes locais a passear pelas ruas vestidos com o traje da bruxa simpática. Também poderá apreciar algumas das trupes que acompanham a Befana através da icónica cidade velha. Terás a oportunidade de tirar fotografias com ela e, se tiveres sorte, receberás alguns doces.
Além disso, restaurantes, bares, cafés e discotecas juntam-se às celebrações. De facto, se visitar alguma das atracções turísticas ou utilizar algum dos serviços de transfer do aeroporto de Amalfi, o guia responsável ou o motorista, conforme o caso, irá certamente contar-lhe a história da Befana.
3. Aprenda a preparar receitas italianas a partir do zero numa cozinha privada em Amalfi
Se é um entusiasta da cozinha italiana, é provável que queira aprender a preparar algumas receitas de raiz durante a sua estadia de 2 dias em Amalfi ou mais, em janeiro. Aproveite a fraca afluência de turistas neste mês e participe numa experiência gastronómica orientada por um chefe profissional.
Este tipo de actividades tem normalmente lugar nos Jardins do Céu de Amalfi, a 4 minutos de carro do centro da cidade, ou em qualquer outra cozinha privada da cidade. Seja qual for o caso, o especialista culinário levá-lo-á a recolher alguns ingredientes frescos.
Irá então para uma cozinha privada para iniciar a aula. Terá de observar atentamente o chefe e seguir as suas indicações para executar cada prato doce e salgado, de acordo com o menu selecionado.
Embora as preparações variem muitas vezes, geralmente as melhores aulas de culinária em Amalfi incorporam receitas tradicionais como bruschettas italianas, massas caseiras como ravioli de limão recheado e flores de courgette recheadas com anchovas. Além disso, tiramisu de limão, beringelas de chocolate, entre outros.
Informações úteis
- Preço: o preço médio da aula de culinária é de 109€ por pessoa. No entanto, este valor varia consoante o tipo de preparações doces ou salgadas.
- Duração: cerca de 4 horas.
- Vantagens: aprenderá a preparar vários pratos tradicionais italianos a partir do zero.
4. Faça um passeio panorâmico de carro ou de autocarro ao longo da Costa Amalfitana
Em janeiro, algumas das melhores viagens de um dia a partir de Amalfi por mar podem não estar disponíveis devido à época. No entanto, pode embarcar num passeio panorâmico por terra ao seu próprio ritmo. Ficará surpreendido com o incrível encanto paisagístico desta região no inverno.
Pode viajar ao longo da Via Matteo Camera de Amalfi para Positano, via Conca dei Marini e Praiano. Trata-se de um percurso de aproximadamente 56 minutos de autocarro ou 37 minutos de carro.
Em alternativa, pode conduzir ao longo da SS163 em direção à Via Giuseppe Mazzini, de Amalfi a Vietri Sul Mare. Trata-se de um troço de carro (44 minutos) ou de autocarro (1 hora e 10 minutos), que lhe permitirá descobrir as aldeias de Atrani, San Cosma, Minori e Cetara.
Quer utilize um carro alugado ou tome o percurso de autocarro público correspondente, terá a oportunidade de viajar rapidamente ao longo da Costa Amalfitana. Terá vistas panorâmicas privilegiadas onde os protagonistas são o mar e a rica vegetação (pinheiros, olivais, limoeiros, loendros) agarrada às rochas.
5. Visite as praias de Amalfi e desfrute da magia do mar no inverno
Acredite ou não, visitar a praia das Sereias, ou Il Duoglio Spiaggia, é uma boa opção durante o mês de janeiro. Desfrutará de um cenário natural mágico em duas das melhores praias de Amalfi. Pode relaxar, tirar fotografias fantásticas e até fazer surf.
Dar um passeio pelas praias de Amalfi
Se quiser sentir a brisa do mar no seu rosto enquanto respira o ar salgado e sente o aroma da vegetação mediterrânica, então dê um passeio pelas praias de Amalfi. Pode deitar-se na areia, fazer ioga, relaxar e desfrutar da atmosfera nostálgica da estação.
Tirar fotografias fantásticas
O ambiente invernoso das praias de Amalfi em janeiro é o cenário ideal para os amantes da fotografia. Verá diferentes perspectivas do mar a fundirem-se com o céu, criando composições verdadeiramente especiais. Tudo isto, graças aos tons frios, às sombras, aos efeitos da luz natural, entre outros aspectos.
Suba na prancha de surf por alguns minutos
Embora a temperatura média da água em Amalfi em janeiro seja de 14ºC, isso não será um impedimento para os amantes do surf. Poderá tirar partido das águas agitadas do inverno, que dão lugar a grandes ondas. É claro que é necessário utilizar o equipamento adequado para evitar a hipotermia e ter experiência de surf, pois o mar é muitas vezes agitado.
6. Aproveite os preços baixos de janeiro em Amalfi e compre algumas recordações enquanto aprecia a Piazza Duomo
Quer esteja a passar 1 a 4 dias em Amalfi ou mesmo mais tempo, terá de incorporar uma visita à Piazza Duomo no seu itinerário. Nesta importante artéria comercial, encontrará inúmeras lojas com preços baixos em janeiro.
Ao longo do seu passeio por esta zona pedonal, que começa na Via Lorenzo, encontrará dezenas de lojas onde poderá comprar lembranças e artesanato. É o caso do papel de fabrico local, das especiarias e das ervas aromáticas cultivadas nas quintas da região.
Pode também sentar-se numa pastelaria ou na esplanada de um restaurante para fazer uma pausa e saborear, por exemplo, um tiramisu de limão com um delicioso café italiano ou beber um copo de vinho. Tudo isto enquanto desfruta da vista panorâmica desta pitoresca cidade.
Também pode ver de perto a Fonte do Apóstolo Santo André, que se destaca no centro da praça, mesmo em frente à Catedral. Trata-se de um emblemático monumento de mármore, dedicado ao santo padroeiro da cidade.
7. Descubra o Antico Arsenale della Repubblica di Amalfi durante os dias frios de janeiro
Se viajar para Amalfi em janeiro, pode descobrir a história naval da cidade visitando o Antico Arsenale, situado no centro histórico. Verá uma série de exposições com documentos, artefactos e esculturas. Tudo isto, enquanto se abriga do frio invernal da estação.
Ao chegar a este antigo arsenal, encontrará no seu interior o Museu da Bússola e do Ducado Marítimo, que conserva colecções pertencentes à época áurea da antiga República Marítima.
Entre os objectos a ver estão os seguintes:
- A Tabula de Amalpha: trata-se de um código marítimo escrito em latim.
- Vários exemplares de Tarì: uma moeda cunhada por Amalfi para as trocas mediterrânicas.
- Coleção de vestuário histórico, confeccionado e utilizado durante a procissão do Ano Novo bizantino.
- Instrumentos de orientação náutica, como a bússola.
Verá também pinturas de Domenico Morelli. Nelas, pode ver-se o frontão da Catedral de Amalfi e alguns apóstolos.
Informações úteis
- Preço: a entrada é gratuita.
- Horário de abertura: de terça a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00 (inverno). Todos os dias das 10h00 às 20h00 (verão).
8. Experimente a animada vida nocturna de Amalfi
O seu itinerário de 3 ou mais dias em Amalfi não pode ficar completo sem um vislumbre da animada vida nocturna da cidade. O frio do inverno de janeiro será amenizado com deliciosas bebidas (alcoólicas e não alcoólicas) nos bares e restaurantes locais.
Este é um passeio que pode fazer sozinho, tendo sempre a certeza de desfrutar de um ambiente acolhedor, rodeado de habitantes locais e outros turistas que, tal como você, se querem divertir.
Alguns dos bares-restaurantes que pode visitar incluem:
- O Bar Sirena Azul: localizado na Via Duca Mansone I. Desfrutará de noites temáticas, bar de aperitivos, um belo terraço e música moderna.
- O Bar Masaniello Art Café, na Via Matteo Camera. Encontrará uma atmosfera animada, cocktails, cerveja e DJs ao vivo.
9. Visite a histórica Catedral de Sant'Andrea em Amalfi e admire a sua riqueza arquitetónica.
A Catedral de Sant'Andrea é um destino imperdível no inverno ou no verão. Por isso, não importa se está de passagem por esta cidade porque está a percorrer a Costa Amalfitana, ou se planeia passar mais ou menos de 5 dias em Amalfi, deve fazer uma visita a este monumento histórico.
Pode passear livremente na Catedral de Amalfi, para contemplar o seu interior construído em mármore e decorado com frescos barrocos. Poderá ver o altar-mor, as três naves interiores em estilo gótico e os incríveis detalhes predominantes (mosaicos, frescos).
Além disso, terá acesso a outras áreas que compõem a catedral. Por exemplo:
- A fachada exterior em estilo gótico e renascentista.
- A cripta, construída sobre o túmulo do apóstolo Santo André, padroeiro desta cidade costeira. Aí se encontram algumas das suas relíquias trazidas de Constantinopla.
- O campanário do século XII, que fica ao lado da monumental catedral.
Por outro lado, o claustro, que data de 1268 e cujo estilo normando é evidente nas suas seis capelas. Este espaço e o Museu Diocesano da Catedral estão sujeitos a uma taxa de entrada. No entanto, estão normalmente encerrados em janeiro.
Informações úteis
- Preço: a entrada é gratuita, exceto no claustro e no museu, para os quais é necessário pagar um preço médio de 3 euros por pessoa.
- Horário de abertura: de novembro a fevereiro (10:00-13:00 e 14:30-16:30). De março a junho (9:00 às 18:45) e de julho a setembro (9:00 às 19:45).
10. Passeie pelas ruas estreitas de Amalfi e descubra o bairro Rione Vagliendola
Um passeio pela rua estreita que atravessa o coração de Amalfi até ao bairro de Rione Vagliendola é definitivamente uma atividade obrigatória em janeiro. Pode desfrutar da atmosfera nostálgica da época de inverno, enquanto desfruta de uma perspetiva diferente a partir do topo do penhasco.
Caminhará pela Via Lorenzo D'Amalfi ao longo de uma das ruas que liga ao lado da Piazza dei Dogi. Subirá um lance de escadas com arcos estreitos até ao bairro Rione Vagliendola, que no século XII serviu de abrigo às casas nobres de Amalfi.
Pode parar para observar como a cidade, o mar agitado de janeiro e o céu nublado que dá lugar a alguns raios de luz, conseguem juntar-se harmoniosamente para lhe dar uma vista panorâmica de postal. Na verdade, pode incorporar esta atividade entre as 10 coisas para fazer em Amalfi à noite e desfrutar de uma perspetiva ainda mais deslumbrante.
Temperaturas em Amalfi em janeiro
janeiro em Amalfi pertence à estação do inverno. Por isso, durante este mês, o termómetro costuma registar uma temperatura mínima de 7°C, enquanto a máxima não ultrapassa os 13°C.
Além disso, é importante ter em consideração que os dias de janeiro não são apenas frios, mas também curtos, com aproximadamente 9 horas e 35 minutos de luz do dia (nascer do sol às 7h24 e pôr do sol aproximadamente às 16h59). A precipitação média é de 148 milímetros, para um total de 7 dias de chuva.
Planos alternativos para se proteger do frio e da chuva em Amalfi em janeiro
Se visitar Amalfi em janeiro, terá de se proteger do frio e da chuva que são característicos deste mês de inverno. Para o fazer, não basta consultar a previsão do tempo. Terá também de pôr em prática algumas recomendações:
- Vista-se em camadas, como uma cebola. Comece com uma peça de roupa térmica e justa. Em seguida, vista um conjunto de roupas largas (calças e t-shirt) e termine com um casaco.
- Usar sapatos fechados com boa tração. Isto manterá os pés quentes e protegidos e evitará escorregadelas inesperadas ao caminhar.
- Tenha sempre à mão um guard a-chuva, pois pode chover inesperadamente.
- Beba café, chá e outras bebidas quentes, para que a sua temperatura corporal não desça devido ao frio.