Florença em 3 dias: conselhos, o que ver e muito mais
Se vai passar três dias em Florença, está com sorte porque terá tempo para visitar todos os pontos turísticos obrigatórios.
Três dias é o tempo mínimo para conhecer Florença em profundidade. Em três dias pode visitar o essencial, bem como absorver a cultura local e visitar os seus museus, igrejas e grandes palácios. Quer um itinerário para tirar o máximo partido? Venha comigo. E se precisar de mais informações, leia o artigo o que ver e fazer em Florença.
Dia 1: Ver o melhor de Florença
O itinerário do primeiro dia da sua viagem de três dias a Florença começa na Piazza del Duomo, onde pode visitar a Catedral de Santa Maria del Fiore, subir à Cúpula de Brunelleschi, ver as portas do Batistério e entrar no Museo dell'Opera del Duomo.
A excursão continuará até à Piazza della Repubblica, continuará até ao Mercato Nuovo e daí até à Piazza della Signoria e ao Palazzo Vecchio. De seguida, atravessará para o outro lado do Arno através da Ponte Vecchio e explorará o Palácio Pitti e os Jardins Boboli, terminando na Piazzale Michelangelo e em San Miniato al Monte.
Comece o seu dia com energia na Piazza del Duomo
Comece a sua viagem na Piazza del Duomo, um verdadeiro museu ao ar livre que o vai deslumbrar. É lá que se encontra o Duomo de Florença, a terceira maior catedral da Europa.
Mas, para além deste impressionante monumento, na Piazza del Duomo também tem outras coisas para ver, como o Battistero di San Giovanni, o Campanile de Giotto, a Loggia del Bigallo, a Cripta de Santa Reparata e o Museo dell'Opera del Duomo.
Descobrir a Catedral de Santa Maria del Fiore
O Duomo é também conhecido como a Catedral de Santa Maria del Fiore, uma obra do arquiteto Arnolfo di Cambio. Data do início do século XV e a sua fachada de mármore branco e verde deslumbrá-lo-á. Assim que entrar, poderá ver o túmulo de Filippo Brunelleschi, o arquiteto da cúpula.
Recomendo que reserve os bilhetes para a Catedral de Santa Maria del Fiore com antecedência para evitar perder tempo na bilheteira. Com o seu bilhete para o Duomo, pode também entrar em muitos outros locais da Piazza.
- Horário de abertura do Duomo de Florença: a catedral está aberta de segunda a sábado das 10:15 às 16:45.
Deslumbrar-se com a Cúpula de Brunelleschi
O ponto alto da Piazza del Duomo é a subida à Cúpula de Brunelleschi, que tem 46 metros de diâmetro e 114 metros de altura.
Terá de subir um total de 463 degraus, mas as vistas são verdadeiramente espectaculares. A subida tem lugar entre as duas cúpulas e a sua decoração interior, uma série de cenas do Juízo Final, é obra de Giorgio Vasari e Federico Zuccari.
- Horário de abertura da Cúpula de Brunelleschi: de segunda a sexta-feira das 8:00 às 19:00, sábado das 8:00 às 16:30 e domingo das 12:30 às 16:30.
Contemplar as portas do Batistério
Em frente ao Duomo de Florença, encontra-se o Battistero di San Giovanni. Com uma planta octogonal, é o edifício mais antigo da Piazza del Duomo e a sua decoração exterior também é feita de mármore branco e verde. Mas o elemento mais caraterístico deste monumento são as suas portas:
- A porta norte: decorada com cenas da vida de Jesus e dos quatro evangelistas.
- A portasul: decorada com uma série de cenas da vida de São João Batista, as quatro virtudes teologais e as quatro virtudes cardeais.
- A Porta do Paraíso: uma das obras mais importantes do Renascimento italiano. Os seus 10 painéis de bronze representam uma série de cenas do Antigo Testamento.
Neste caso, pode ser interessante reservar uma visita guiada ao Batistério e à cúpula de Brunelleschi, se estiver interessado em saber mais sobre a história do local que o rodeia.
- Horário Battistero di San Giovanni: diariamente das 8h15min às 10h15min e das 11h15min às 18h30min.
Subir ao Campanário de Giotto
Na Piazza del Duomo tem também a possibilidade de subir ao Campanário de Giotto. Esta obra foi iniciada por Giotto, mas ele morreu antes de a ver terminada e foi concluída por Andrea Pisano em 1359.
No entanto, se subir à Cúpula de Brunelleschi, pode sempre saltar a visita ao Campanário, uma vez que as vistas serão semelhantes.
- Horário de funcionamento do Campanário de Giotto: aberto todos os dias, 24 horas por dia.
Entrar no Museo dell'Opera del Duomo
Finalmente, termine a sua visita à Piazza del Duomo entrando no Museo dell'Opera del Duomo, que abriga uma coleção de peças originais do Duomo, do Campanile e do Battisterio, bem como modelos e esboços originais da catedral e da cúpula que foram utilizados para a sua construção.
- Horário de abertura Museo dell'Opera del Duomo: diariamente das 8h30 às 19h00, exceto às terças-feiras, quando está encerrado.
Deixe-se impressionar pela Piazza della Repubblica
Quando tiver terminado de visitar todos os monumentos da Piazza del Duomo, aproveite para comer uma pizza taglio ou um panino e dirija-se à Piazza della Repubblica, onde encontrará a Coluna da Abundância, um ponto nevrálgico onde se cruzavam as estradas da antiga cidade romana.
Esta praça, que é verdadeiramente impressionante pelo seu tamanho, é também o lar de elegantes cafés e lojas que vendem marcas de topo como Dior, Dolce & Gabbana e Louis Vuitton.
Visitar o Palazzo Strozzi
E se sair da Piazza della Repubblica, passando pelo Arco do Triunfo, vai encontrar o Palazzo Strozzi, uma criação de Filippo Strozzi, membro de uma das mais influentes famílias florentinas.
É um imponente edifício de pedra e um expoente da arquitetura renascentista na cidade de Florença. Recomendo também que reserve os seus bilhetes para o Palazzo Strozzi com antecedência para garantir a sua visita.
- Horário de abertura Palazzo Strozzi: diariamente das 10:00 às 22:00, exceto às quintas-feiras, quando encerra às 23:00.
Tocar o nariz do porcellino
De seguida, dirija-se à zona do Mercato Nuovo para ver um dos símbolos da cidade florentina, o porcellino, e não deixe de lhe tocar no nariz. Diz a lenda que, se o fizer, regressará a Florença.
E depois deste momento de superstição, passeie pelas diferentes bancas do mercado e aproveite para comprar uma ou duas lembranças, bem como alguns presentes para amigos e familiares.
Conhecer a Piazza della Signoria
A Plaza de la Señoría é um dos locais mais bonitos da cidade. Não hesite em sentar-se na galeria de arcadas, no lado direito da praça, para estudar as diferentes esculturas, como Perseu com a cabeça da Medusa ou Cosimo I de Medici.
A praça também abriga a Fonte de Neptuno, bem como uma placa no chão que comemora a condenação de Girolamo Savonarola, que foi enforcado e queimado por heresia em 1498.
Entrar no Palazzo Vecchio
E, claro, se estiver na Piazza della Signoria, pode reservar uma visita guiada ao Palazzo Vecchio, onde pode ver obras de artistas como Bronzino, Giorgio Vasari e Domenico Ghirlandaio.
- Horário de abertura: todos os dias da semana, das 9 às 19 horas, exceto às quintas-feiras, quando encerra às 14 horas.
Passeio pela Ponte Vecchio
A Ponte Vecchio é um dos lugares mais característicos de Florença. Esta ponte suspensa de pedra é uma verdadeira maravilha e data de meados do século XIV.
Nas lojas da ponte, verá luxuosas joalharias e ourivesarias. Entre os séculos XV e XVI, era o local onde se concentravam os talhantes e os matadouros.
Descobrir o Palácio Pitti
E depois de atravessar a Ponte Vecchio, a sul do rio Arno, encontra o Palazzo Pitti , de estilo renascentista.
Ao reservar os bilhetes para o Palácio Pitti pode visitar a Galeria Palatina, a Galeria de Arte Moderna, o Museu da Prata, o Museu do Traje e o Museu da Porcelana.
- Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h15 às 18h30m.
Visitar os Jardins de Boboli
E depois de explorar o palácio, recomendo que reserve uma visita aos Jardins de Boboli. Com 4,5 quilómetros quadrados, estão decorados com fontes e estátuas e são ideais para aproveitar e fazer um pequeno lanche antes de continuar o dia.
- Horário de abertura: todos os dias, das 8h15 às 16h30 ou às 19h, consoante a época do ano em que se visita.
Tirar as melhores fotografias a partir da Piazzale Michelangelo
E depois de desfrutar da paz dos Jardins de Boboli, a minha recomendação é apanhar um autocarro até à Piazzale Michelangelo, onde poderá tirar as melhores fotografias da cidade.
É, sem dúvida, o melhor miradouro de Florença e para lá chegar pode apanhar as linhas de autocarro 12 e 13. O passeio pela colina é lindo.
Termine o dia em San Miniato al Monte
Depois de subir até à Piazzale Michelangelo, recomendo que visite a Basílica de San Miniato al Monte, um dos locais mais encantadores da cidade de Florença.
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 9h30 às 13h e das 15h às 19h. Domingos, das 8h15 às 13h e das 15h às 19h. Pode também fazer coincidir a sua visita com uma celebração eucarística que tem lugar nos dias úteis às 18 horas e aos domingos e feriados às 17h30m.
Dia 2: viver um dia de arte
Este dia será marcado por uma visita aos principais museus da cidade: a Galeria Uffizi e a Galeria Accademia. Mas também haverá tempo para visitar Santo Spirito, a Basílica de Santa Maria Nouvella, a Basílica de San Lorenzo, o Mercado de San Lorenzo e a gelataria La Carraia.
Começar o dia na Galeria Uffizi
Recomendo que comece o seu dia logo pela manhã na Galeria Uffizi. A galeria abre às 8h15, por isso certifique-se de que chega cedo para a poder visitar sem as multidões.
Lembre-se de que a Galeria Uffizi é o museu mais visitado da cidade de Florença e da Itália em geral, por isso há muitos turistas em frente às principais pinturas.
Para a sua visita, não hesite em fazer uma revisão das melhores obras da Galeria U ffizi e comprar bilhetes para a Galeria Uffizi com antecedência.
- Horário de abertura: de terça a domingo, das 8h15 às 18h30
Comer nos arredores de Santo Spirito
Para o almoço, recomendo que vá ao bairro de Oltrarno, que fica do outro lado do rio, e passeie pela área de Santo Spirito, bem como pela Basílica com o mesmo nome, uma das principais basílicas da cidade. Esta praça tem um ótimo ambiente e pode comer uma deliciosa focaccia, um prato tradicional italiano.
Experimente um dos sabores de La Carraia
Antes de voltar a atravessar o rio pela Ponte Carraia, visite a Gelateria La Carraia na Piazza Nazario Sauro e prove um dos seus maravilhosos gelados. São fantásticos e muito baratos.
Visitar Santa Maria Novella
Continue o seu passeio até à Piazza Santa Maria Nouvella, onde pode reservar bilhetes para a Basílica de Santa Maria Novella e descansar num dos bancos desta praça recentemente renovada.
Esta igreja, que foi concluída no século XIV, mistura pormenores góticos e renascentistas. Outra visita obrigatória é à Farmácia de Santa Maria Novella, que data do século XIII. Abriu ao público no século XVII e, até hoje, continua a vender remédios e perfumes feitos com fórmulas tradicionais.
- Horário de funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 9:00 às 17:30. Sextas-feiras das 11:00 às 17:30. Sábados das 9:00 às 17:30 e domingos e feriados religiosos de julho a setembro das 12:00 às 17:30.
Entrar na Basílica de San Lorenzo
Continue seu itinerário visitando o que foi a primeira catedral da cidade: a Basílica de San Lorenzo.
A igreja original, que foi construída em cima da original, foi desenhada por Filippo Brunelleschi e no seu interior pode visitar a Capela Medici. A entrada custa a partir de 7 euros.
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 10:00 às 17:00. E aos domingos, das 13:30 às 17:30.
Compre algumas lembranças no Mercado de San Lorenzo
Depois de ter visitado a Basílica, deixe-se levar pelas centenas de bancas do Mercado de San Lorenzo. Há artigos de couro, têxteis, artesanato, comida... Além disso, a azáfama e a atmosfera fazem deste um local único para passear e absorver a vida local.
- Horário de funcionamento rés do chão: de segunda a sexta-feira das 09:00 às 15:00 e aos sábados das 09:00 às 17:00. Encerra aos domingos e feriados.
- Horário de aberturado primeiro andar: de segunda a domingo, das 8:00 às 00:00, exceto no dia 25 de dezembro, em que está encerrado.
Maravilhar-se com as obras da Galleria dell'Accademia
Depois dos Uffizi, a Galleria dell'Accademia é o segundo museu florentino mais visitado. E não é de admirar, uma vez que alberga o "David" de Miguel Ângelo.
Mesmo assim, também abriga outras obras de grande valor artístico do autor, como a escultura de 'San Matteo' e a 'Paletina'. Também é possível reservar bilhetes para a Galeria da Academia online.
- Horário de abertura: de terça-feira a domingo, das 9:00 às 18:45.
Dia 3: Mergulhar na cidade
No terceiro dia da sua viagem a Florença, recomendo que aproveite para visitar alguns museus importantes como o Museu Arqueológico, o Museu Leonardo da Vinci, o Museu Stefano Bardini, o Museo Nazionale del Bargello, o Museo Casa Di Dante ou o Museu Galileo.
Claro, não perca Santa Croce e Santissima Annunziata, dois pontos de visita obrigatória na sua viagem. E se tiver oportunidade, prove uma bistecca alla fiorentina do Le Carceri.
Comece a manhã no Museu Arqueológico Nacional de Florença
O Museu Arqueológico Nacional de Florença está localizado no Palácio Crocetta, ao lado da Santissima Annunziata, e abriga uma importante coleção de arte etrusca e egípcia.
Para reservar bilhetes para o Museu Arqueológico Nacional sem fila de espera, o preço começa em cerca de 15 euros.
- Horário de abertura: de terça a sexta-feira, das 8h30 às 19h. Domingos, das 8h30 às 14h.
Visita ao Palácio Medici Riccardi
O itinerário continua no Palazzo Medici Riccardi, que foi a primeira residência oficial da família Medici. Está fora dos circuitos turísticos mais conhecidos e raramente é visitado por alguns turistas dispersos, mas é verdadeiramente espantoso.
O palácio, que mistura características da arquitetura renascentista e barroca, pode ser visitado quando se reserva uma visita guiada ao Renascimento e aos Médicis ou outra visita à zona.
- Hoarario: todos os dias da semana, das 10:30h às 18:30h.
Maravilhe-se com o trabalho de Leonardo da Vinci
Reservar bilhetes para o Museu Leonardo da Vinci é uma experiência interactiva ideal para toda a família. Está dividido em diferentes áreas temáticas (água, terra, fogo e ar) e apresenta reproduções de algumas das suas principais invenções, bem como alguns dos seus esboços e planos originais.
A entrada sem filas de espera custa a partir de 12 euros para adultos.
- Hoarario: das 10:00 às 18:00 de novembro a março. E de abril a outubro até às 19:00.
Ir para Santissima Annunziata
E depois de desfrutar deste museu, dirija-se à Piazza della Santissima Annunziata e sente-se num dos degraus para um passeio de lazer. Depois de uma pequena pausa, visite a Basílica de Santissima Annunziata, que o irá surpreender com os seus tons dourados e decoração de estilo barroco. O claustro também é notável e a entrada é gratuita.
- Horário de abertura: das 7h30min às 12h30min e das 16h às 18h30min.
Provar a bistecca alla fiorentina no Le Carceri
Le Carceri é um restaurante com muita história. Está localizado nos restos de um antigo convento que foi mais tarde uma prisão masculina até meados da década de 1980.
Preserva detalhes tanto das celas como dos frescos originais do século XVIII, tornando-o uma escolha perfeita para provar as principais especialidades da gastronomia toscana, como a bistecca alla fiorentina, pizzas em forno de lenha ou massas ricas.
Visitar a Grande Sinagoga de Florença
Com vista para a cidade a partir da Cúpula de Brunelleschi e da Piazzale Michelangelo, você ficará surpreso com a cúpula verde da Sinagoga de Florença, que está localizada na Via Farini e eu recomendo que você a visite em sua viagem de 3 dias a Florença.
A taxa de entrada começa em 6,50 euros e a entrada reduzida é de 5 euros.
- Horário de abertura no verão: Domingo a Quinta-feira das 10:00 às 18:30. Sextas-feiras das 10:00 às 17:00.
- Horário de abertura durante oresto do ano: de domingo a quinta-feira, das 10:00 às 17:30. E às sextas-feiras das 10:00 às 15:00.
Conhecer Santa Croce
A Igreja de Santa Croce é a segunda maior igreja da cidade depois do Duomo. Ela abriga quase 300 túmulos de importantes figuras históricas ligadas à cidade de Florença, como Michelangelo, Maquiavel, Galileu Galiei e Lorenzo Ghiberti.
A entrada custa a partir de 8 euros, mas também pode reservar uma visita guiada a Santa Croce e ser acompanhado por um guia especializado.
- Horário de abertura: segunda, quarta, quinta e sábado, das 9h30 às 17h30. Domingos e feriados das 13:00 às 17:30.
Paragem na Biblioteca Nazionale Centrale di Firenze (Biblioteca Nacional Central de Florença)
E de Santa Croce para o seu próximo destino, o Museu Stefano Bardini, pode fazer uma breve paragem na Biblioteca Nacional Central de Florença, uma das mais importantes do país. Foi fundada em 1714 com a doação do académico italiano Antonio Magliabecchi.
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 8:00 às 19:00 e sábado das 8:00 às 13:30.
Visitar o Museu Stefano Bardini
A próxima paragem é o Museu Stefano Bardini, do outro lado do Arno, com uma importante coleção de obras da época romana até ao século XVIII, como a "Madonna di Cordai" de Donatello, o "Porcellino" de Petro Tacca, a "Carità" de Tino di Camaino e "San Michele Arcangelo" de Antonio del Pollaiolo.
- Horário de abertura: segunda, sexta, sábado e domingo, das 11:00 às 17:00.
Descobrir o Museo Nazionale del Bargello
Em seguida, dirija-se ao Museo Nazionale del Bargello, que abriga uma importante coleção de esculturas dos séculos XIV a XVI, medalhas dos Médici e um repertório militar de armas e armaduras, entre outros objetos.
Uma de suas principais salas é a Sala di Donatello, com importantes obras do artista. Além disso, o edifício em si merece uma visita pela sua decoração e arquitetura. Neste caso, recomendo também que reserves os bilhetes para o Museo Nazionale del Bargello com antecedência para não perderes tempo.
- Horário de funcionamento: todos os dias, exceto às terças-feiras, das 8h15m às 13h50m.
Conheça a vida e a obra do autor da Divina Comédia
O Museo Casa Di Dante abriga um museu sobre a vida e obra do autor da "Divina Comédia".
A taxa de entrada é de cerca de 8 euros para adultos e de 3 a 5 euros para entradas reduzidas. As crianças com menos de seis anos têm entrada gratuita.
- Horário deabertura no verão: diariamente das 10:00 às 18:00.
- Horário deinverno: de terça a sexta-feira das 10:00 às 17:00 e aos sábados e domingos das 10:00 às 18:00.
Uma breve paragem na igreja de Orsanmichele
Se tiver tempo, não perca a Igreja de Orsanmichele, que data do século XIV e está localizada na Via Dell'arte della lana.
Destacam-se os seus arcos e estátuas exteriores, bem como a sua decoração interior. A taxa de entrada é de 2 euros.
- Horário de funcionamento: segunda-feira e sábado, das 10:00 às 17:00.
Termine o dia com uma visita ao Museu Galileu
Localizado na Piazza dei Giudici está o Museu Galileu, que também é conhecido como o Museu da História da Ciência.
Ao reservar bilhetes para o Museu Galileu, terá a oportunidade de ver objectos experimentais, termómetros da Academia da Fundação, uma biblioteca com 150.000 obras, um laboratório multimédia e até o primeiro telescópio de Galileu.
A entrada prioritária custa a partir de 20 euros por adulto e a partir de 12 euros para a entrada reduzida.
- Horário de abertura: todos os dias das 9h30 às 18h00, exceto às terças-feiras, quando encerra às 13h00