Mais sobre: As 10 melhores excursões a Vinhedos da Toscana a partir de Florença
A Toscana é uma das 20 regiões que compõem a Itália e cuja capital é Florença. Famosa em todo o mundo pelas suas paisagens repletas de vinhas e colinas e, claro, pelos seus vinhos. Graças à sua cultura vinícola e gastronómica, a Toscana é uma das regiões mais visitadas de todo o país.
Uma excursão a esta zona é uma das melhores coisas para ver e fazer se viajar para Florença Visitar algumas das suas aldeias, vinhas e adegas a partir de Florença é uma experiência altamente recomendada e quase obrigatória. É por isso que neste post vou dizer-lhe quais são as principais excursões a partir da cidade florentina e o que fazer na mítica Toscana italiana.
Excursão a Chianti a partir de Florença
Excursão de meio dia com prova de vinhos
Descubra o Chianti numa excursão com prova de vinhos, degustação de comida típica e visita a Greve.
Descubra a requintada Toscana italiana numa viagem de meio dia a Chianti, onde será transportado num autocarro com ar condicionado e wifi a partir do centro de Florença.
Admire as pitorescas paisagens toscanas, cheias de cores e natureza cativante, enquanto mergulha nesta experiência sensorial única. Embarque numaexperiência vinícola visitando uma adega local, onde terá a oportunidade de aprender sobre a produção de vinho e desfrutar de uma degustação de vinhos e produtos típicos da região.
Um guia especializado estará à disposição para lhe fornecer informações detalhadas sobre os vinhos e o seu processo de produção. Mergulhe na encantadora atmosfera medieval deGreve, explorando a sua praça principal e as lojas de artesanato locais, que oferecem uma variedade de produtos tradicionais.
Aprecie a autenticidade desta cidade enquanto passeia pelas suas ruas calcetadas e absorve a sua rica história e cultura.Recomendado se... quiser uma experiência gastronómica e vinícola única no coração da Toscânia.
1. Excursão a Chianti com prova de vinhos
Na Toscana, Chianti é a região mais famosa pelos seus vinhos. Para a visitar e provar alguns dos vinhos florentinos mais famosos do mundo, é melhor reservar uma excursão organizada ao Chianti Este tipo de atividade inclui um transfer de Florença e uma visita a algumas adegas com provas de diferentes tipos de vinho.
Para além da degustação dos vinhos, existe também a possibilidade de provar outros produtos típicos da região e comprá-los nas lojas das adegas. Este tipo de excursão pára normalmente em Greve in Chianti. Uma das aldeias mais representativas e famosas onde são vendidos os famosos vinhos Chianti. Tudo acompanhado por um guia profissional.
- Preço: A partir de 47 euros.
- Duração: 5 horas.
- O que está incluído: Transporte de ida e volta a partir de Florença, degustação de vinhos e produtos em duas adegas, paragens em aldeias e paragens para fotografias panorâmicas e guia profissional.
- Meio de transporte: Autocarro com ar condicionado.
- Recomendado se: Deseja visitar a zona mais representativa da Toscana e provar os seus melhores vinhos.
2. Excursão ao Chianti com almoço
Reserve uma excursão de dia inteiro ao Chianti com almoço. Uma atividade que o levará a uma extensa viagem pelos sabores da Toscana.
Acompanhado por um guia especializado, viajará de Florença para Chianti para visitar a adega familiar Villa le Corti, onde poderá fazer provas de vinho e azeite, bem como provar os sabores da gastronomia local. Depois, em Rignana, terá tempo paradesfrutar de um almoço típico da região, rodeado por uma das paisagens mais incríveis de Itália. Finalmente, terá a oportunidade de completar a degustação de vinhos premiados produzidos localmente .
- Preço: A partir de 170 euros.
- Duração: 9 horas.
- O que está incluído: Transporte de Florença, guia profissional, transfer para uma adega, degustação de 9 amostras de vinho, 2 degustações de azeite, degustação de alimentos e almoço tradicional.
- Meio de transporte: Veículo 4x4 com ar condicionado.
- Recomendado se: Deseja desfrutar de uma experiência gastronómica completa.
3. Excursão a Pisa, Siena, San Gimignano e Chianti
Se reservar uma visita guiada, um especialista levá-lo-á a todos os pontos altos da Toscânia. Visitará Pisa e a sua torre inclinada, bem como passeará pela cidade.
Depois, poderá explorar San Gimignano, uma das excursões mais populares a partir de Florença, e visitar uma adega familiar para desfrutar de um delicioso almoço local com uma prova dos vinhos da região. Depois de umaprova de vinhos e de uma visita a esta típica cidade medieval, verá Chianti e Siena, onde pode optar por fazer uma visita guiada ou explorar ao seu próprio ritmo.
- Preço: A partir de 60 euros.
- Duração: cerca de 11 horas
- O que está incluído: Transporte de ida e volta de Florença em veículo com ar condicionado, guia profissional, visita a Pisa, Siena, San Gimignano e Chianti, almoço e prova de vinhos.
- Meio de transporte: Autocarro ou veículo com ar condicionado.
- Aconselhado se: Procura uma viagem de um dia para conhecer e viver ao máximo a Toscana italiana.
4. Excursão a Montalcino, Val d'Orcia, Pienza e Montepulciano
Esta excursão de dia inteiro levá-lo-á às quatro cidades mais importantes da Toscana, com todos os transferes incluídos e um guia especializado para toda a experiência. Visitará Montalcino e uma adega local, onde provará o seu vinho de assinatura e visitará o seu museu. De seguida, chegará à pequenacidade de Montepulciano, uma das mais belas aldeias da Toscana italiana, para uma prova de vinhos.
Finalmente, chegará ao Valle d'Orcia, onde poderá desfrutar das paisagens mais deslumbrantes da região e tirar muitas fotografias.
- Preço: A partir de 84 euros
- Duração: 11-12 horas
- O que está incluído: Transporte privado de e para Florença, guia profissional, visita às cidades de Montalcino, Val d'Orcia, Pienza e Montepulciano, degustação de vinhos e queijos, visita às adegas e vinhedos.
- Meio de transporte: Autocarro com ar condicionado
- Aconselhado se: Deseja uma experiência completa dos sabores e das paisagens da Toscana.
5. Excursão à adega de Monteriggioni
Na região do Chianti existem muitas adegas, mas nenhuma como a Monteriggioni. O seu prestígio não se deve apenas aos seus vinhos espectaculares, mas também ao seu ambiente. Esta famosa adega está situada numa fortaleza medieval rodeada de vinhas e colinas. Um postal digno da fama da Toscana.
A excursão a Siena, San Gimignano e Monteriggioni inclui uma prova de vinhos na adega, bem como outros alimentos típicos, como queijos ou massas frescas. Inclui também um guia profissional que nos acompanhará e aconselhará durante a visita.
- Preço: A partir de 60 euros.
- Duração: 11 horas.
- Inclui: Transportede e para Florença, guia profissional, prova de vinhos e produtos regionais.
- Meio de transporte: Autocarro ou veículo com ar condicionado.
- Recomendado se: É um amante do vinho e deseja visitar uma das mais prestigiadas adegas da Toscana.
6. Castello di Volpaia e as suas famosas caves de vinho.
Castello di Volpaia é o nome das famosas caves de vinho situadas na aldeia medieval de Volpaia. Existem excursões que nos levam a esta bela localidade para a visitar, provar os seus vinhos nas suas caves e desfrutar da sua gastronomia nos restaurantes da aldeia.
É uma opção altamente recomendável pela beleza e tranquilidade da aldeia e pela sua qualidade gastronómica.
- Preço: A partir de 50 euros.
- Duração: 5 horas
- Inclui: Transporte de ida e volta de Florença em veículo com ar condicionado, guia profissional, tempo livre em Volpaia, prova de vinhos numa das suas caves.
- Meio de transporte: Autocarro ou veículo com ar condicionado.
- Recomendado se: Quer conhecer a Toscana de uma forma descontraída e numa das suas melhores adegas.
7. Arte e gastronomia em Badia a Passignano
A Toscana não é só vinho. É também história. E há lugares que reúnem as duas coisas. Um deles é a Badia a Passignano. Esta abadia beneditina situa-se nos arredores de Florença e alberga importantes frescos do artista italiano Ghirlandaio. A abadia está também associada ao vinho, uma vez que foi o local de investigação sobre o vinho e a cultura da vinha.
Tanto assim que está rodeada de vinhas e existe uma adega local para uma prova de vinhos típicos da Toscana. Embora as excursões incluam uma visita guiada à abadia e uma prova de vinhos, a maioria não inclui transporte, uma vez que fica apenas a 33 quilómetros de Florença.
- Preço: A partir de 20 euros.
- Duração: 2 horas.
- O que está incluído: Visita guiada à abadia e prova de vinhos numa adega local.
- Transporte: Não incluído.
- Aconselhado se: Dispuser de transporte próprio, como um carro alugado, e quiser passar uma manhã agradável combinando arte e gastronomia.
8. Visite uma das mais espectaculares adegas da Toscana: a Adega e Vinhas Antinori
Para visitar a adega Antinori, existem excursões organizadas para grupos que incluem transporte de Florença, uma visita guiada e uma prova na adega. A família Antinori é uma das mais importantes da Toscana e a sua adega é uma das mais antigas e famosas. Têm mais de 600 anos de história e hoje em dia surpreendem os visitantes com a sua arquitetura espetacular e moderna em harmonia com as suas paisagens.
- Preço: A partir de 120 euros (o preço varia consoante a dimensão dos grupos).
- Duração: 4 a 5 horas.
- O que está incluído: Transfer de Florença, visita das instalações e prova de vinhos.
- Meio de transporte: Veículo privado ou autocarro.
- Recomendado se: Deseja visitar a adega mais espetacular e exclusiva da Toscana.
9. O espírito familiar italiano refletido numa vinha: Poggio Amorelli
Estes vinhedos estão sempre nas listas dos melhores da Toscana graças, em grande parte, à família Mazzarrini. Os proprietários destas vinhas e adegas, chamadas Poggio Amorelli, ganharam a sua reputação de hospitalidade ao oferecerem provas de vinho e jantares na sua própria casa com vista para as vinhas.
Embora existam visitas guiadas com provas, o que as visitas não costumam oferecer é o transporte para as vinhas. No entanto, fica perto de Florença e a viagem de carro até às vinhas é fácil e demora menos de uma hora.
- Preço: A partir de 25 euros.
- Duração: 2 horas.
- O que está incluído: Visita à vinha, prova de vinhos e possibilidade de acrescentar um jantar.
- Meios de transporte: Próprios.
- Recomendado se: Tem a possibilidade de ir com o seu próprio veículo e quer desfrutar da lendária hospitalidade toscana.
10. Alojamento, vinho e luxo no Castello di Verrazzano
No coração do distrito de Greve in Chianti, muito perto de Florença, encontra-se este castelo, com mais de 1000 anos, agora convertido num local de agroturismo. Pode visitar e fazer uma prova de vinhos juntamente com uma visita guiada ao castelo, aos seus jardins e às suas adegas. Pode também jantar e até ficar alojado nos quartos. Esta última é considerada uma opção de luxo.
- Preço: A partir de 25 euros.
- Duração: 3 horas.
- O que está incluído: Visita guiada ao castelo, prova de vinhos e possibilidade de almoço e jantar e alojamento.
- Meios de transporte: O seu próprioveículo.
- Recomendado se: Tem veículo próprio e quer conhecer o que é uma adega de luxo.