10 coisas para ver e fazer em Florença em outubro
Um clima ainda perfeito e menos turistas fazem de outubro um dos melhores meses para viajar para Florença. A atração da cidade é reforçada por uma série de eventos a não perder.
Como em qualquer altura do ano, a lista de coisas para ver em Florença em outubro é quase interminável: palácios, museus e igrejas irão mantê-lo ocupado durante dias durante a sua estadia. Além disso, fá-lo-á quando o tempo ainda não está demasiado frio e com menos turistas do que na época alta.
Para tornar uma viagem a Florença ainda mais interessante, o mês de outubro está repleto de festivais e eventos para completar a sua estadia. Os amantes da música, da gastronomia ou aqueles que querem aproveitar as noites para descobrir o lado escondido da cidade estão com sorte se decidirem viajar durante esta altura do ano.
1. Termine o mês do Halloween com um passeio noturno pela cidade.
Aproveitando o facto de o Halloween ser celebrado em outubro, sugiro que faça um passeio noturno para conhecer alguns dos aspectos mais sombrios da longa e interessante história de Florença. A forma mais conveniente de o fazer é contratar uma visita guiada para poder ouvir as explicações, mas é claro que também o pode fazer sozinho.
Alguns dos locais a não perder são os seguintes:
- O Palazzo Bargello, no coração do centro histórico. Atualmente convertido num dos melhores museus de Florença, foi durante vários séculos a prisão da cidade.
- Na Piazza della Signoria, Frei Savonarola, uma das figuras mais controversas de Florença, foi executado na fogueira.
- Na praça onde se situa o Palazzo Pitti, pode ouvir a história de Bianca Capello, que morreu juntamente com o seu marido Francesco I de Medici em circunstâncias estranhas, possivelmente envenenada.
- Quando se vai à Piazza del Duomo, pode-se saber mais sobre a conspiração que pôs fim à vida de Giuliano Medici dentro da própria catedral.
2. Visite as adegas locais e prove o vinho local
Como em todos os outros países produtores de vinho, outubro é um dos melhores meses para provar os resultados das primeiras colheitas. Quem estiver em Florença por 3 dias ou mais não encontrará melhor atividade do que visitar algumas das adegas dos arredores para conhecer os vinhos da região da Toscana, especialmente o famoso Chianti.
Há opções para todos os gostos:
- Alugue uma excursão organizada à região de Chianti Fiorentino, na qual visitará uma adega do castelo e outra situada em Chianti Senese, acompanhado por um especialista em vinhos, que lhe explicará os segredos da produção e o guiará na degustação.
- Contrate uma excursão organizada a Florença para visitar algumas das tabernas mais populares da cidade, provando os seus vinhos e crostinis.
- Procure tabernas nos bairros de Oltrarno, Santo Spirito ou San Frediano e aproveite o pôr do sol (a hora habitual do aperitivo em Florença) para fazer a visita.
3. Regressar à Idade Média durante a Festa de Santa Reparata
No dia 8 de outubro, uma das festas mais importantes de Florença é dedicada a Santa Reparata, considerada a padroeira da cultura clássica. Se estiver na cidade, recomendo-lhe duas coisas: assistir ao fantástico desfile medieval que decorre entre a Piazza di Parte Guelfa e o Duomo e visitar a cripta da antiga igreja de Santa Reparata, atualmente na catedral.
Esta igreja foi outrora uma das mais importantes de toda a cidade e sobre ela foi mais tarde erguida Santa Maria dei Fiore. Hoje, graças às escavações efectuadas no século passado, é possível visitar parte do antigo edifício, onde estão sepultados dois papas, alguns dos bispos da cidade e artistas como Giotto e Brunelleschi. Para ver os restos mortais, é necessário ter previamente bilhetes para o Duomo.
A lenda de Santa Reparata
A história do fervor dos florentinos por esta mártir começou em 404, quando os Ostrogodos (um dos chamados povos bárbaros) sitiaram a cidade. Os defensores de Florença destruíram todos os campos circundantes para que os atacantes não pudessem obter alimentos durante todo o cerco e, finalmente, os romanos chegaram para impedir a conquista.
Conta a lenda que, no dia da chegada do exército romano, Santa Reparata foi vista a sobrevoar a cidade e os florentinos atribuíram a salvação da cidade à sua presença. Por esta razão, em vez de celebrarem a vitória no dia em que aconteceu, começaram a fazê-lo no dia da santa, 8 de outubro.
4. Viva uma experiência única no Festival delle Mongolfiere
Talvez tenha andado à procura de locais para ter uma boa vista de Florença. A forma mais comum é comprar um bilhete para a cúpula do Duomo, embora pontos de vista como o da piazza Michelangelo não fiquem muito atrás. No entanto, se viajar em outubro, poderá ver a cidade de uma perspetiva única e diferente: num balão de ar quente.
- No Festival delle Mongolfiere terá a oportunidade de voar num balão de ar quente, quer em voo livre, quer amarrado ao solo. Este festival realiza-se durante dois fins-de-semana em outubro (embora, por vezes, um já tenha caído em novembro) no Hipódromo de Visarno.
- Ao mesmo tempo, realizam-se vários ateliers e actividades pedagógicas para crianças e adultos.
- À noite, há um espetáculo durante o qual balões iluminados sobem sobre a cidade enquanto se ouve música ao vivo.
5. Assistir a um dos concertos organizados por Amici della Musica
A arte em Florença não se limita às mais belas obras da Galleria dell'Accademia ou a outros exemplos de pintura, escultura e arquitetura. A cidade tem também uma grande relação histórica com outros géneros, especialmente a música. A temporada de música clássica organizada pela associação Amici della Musica começa em outubro.
Quase todos os dias do mês terá a oportunidade de assistir aos melhores concertos de música clássica do país. A maioria destes eventos realiza-se no central e histórico Teatro della Pergola e recomendo que tente comprar os seus bilhetes com antecedência, pois o sucesso de público é sempre garantido.
A associação que os organiza completou 100 anos em 2020 e tem-se distinguido durante este século de história na divulgação da cultura musical em Florença e no resto de Itália.
6. Vestir-se a rigor e viver o Halloween em Florença
Eu sei que o Halloween não é um feriado florentino ou italiano, mas ninguém pode duvidar que nos últimos anos ele se tornou tão difundido que agora faz parte do calendário festivo da maioria das cidades europeias. No caso de Florença, onde é amplamente celebrado, beneficia da atmosfera das suas ruas empedradas e do mistério que exalam. Por isso, se estiver por lá no dia 31 de outubro, o melhor é juntar-se e aproveitar as várias actividades que se realizam na cidade neste dia:
- No jardim da livraria Libri Liberi e no Teatrino Gallo lêem-se histórias de terror, distribuem-se doces e realiza-se um concurso de máscaras.
- No Palazzo Vecchio (que é também uma visita obrigatória em qualquer visita guiada a Florença) há Halloween no Museu e um atelier de leitura sobre a caça às bruxas para crianças.
- Se quiser desfrutar de uma noite em Florença nesta data, basta dirigir-se a um dos muitos bares, pubs, discotecas ou mesmo restaurantes que organizam os seus próprios eventos.
7. Descobrir a arte contemporânea na Bienal de Florença
Para os amantes da arte contemporânea, recomendo uma visita a uma das exposições que se realizam durante a Bienal de Florença.
Embora não tão prestigiado como o de Veneza, este evento organizado de dois em dois anos em Florença, em outubro, está a tornar-se cada vez mais importante:
- Atrai muitos artistas importantes de todo o mundo, mais de 400 de quase 80 países.
- O centro da Bienal situa-se na Fortezza da Basso, uma antiga fortaleza do século XIV que é atualmente utilizada como espaço de feiras e exposições.
- Durante 10 dias, realizam-se exposições e eventos em vários pontos da cidade.
- O ponto alto do evento é a atribuição do prémio Lorenzo il Magnifico a um artista particularmente importante.
E se a arte contemporânea não for a sua praia, pode sempre admirar as melhores pinturas na Galeria Uffizi.
8. Experimente um dos pratos mais típicos da Itália na Sagra della Bufala
A gastronomia de Florença tem de fazer parte de qualquer viagem que se preze. Uma das melhores formas de a conhecer em profundidade é participar num passeio gastronómico por Florença, que incluirá, sem dúvida, um dos ingredientes mais populares: a mozzarella de búfala. De facto, o mês de outubro em Florença acolhe uma feira dedicada a este produto, na piazza de Santa Croce.
Nas bancas instaladas neste local é possível provar diferentes variedades deste tipo de queijo feito com leite de búfala. Como é sabido em todo o mundo, este é um dos ingredientes que não pode faltar numa autêntica pizza italiana, embora o seu valor gastronómico vá mais além, como poderá descobrir neste evento.
Alguns restaurantes também aproveitam este evento para oferecer menus com este queijo, que também incluem um copo de vinho da região.
9. O melhor para as crianças em Firenze dei bambini
Se vai a Florença com crianças, pode estar preocupado com a possibilidade de elas se aborrecerem nos museus. Se a sua viagem for no início de outubro, pode deixar de se preocupar, pois está a decorrer o Firenze dei Bambini, uma série de eventos destinados aos mais pequenos.
Todas as actividades que se realizam durante os 3 dias do festival são gratuitas. Além disso, as crianças poderão entrar gratuitamente (acompanhadas por um adulto) em vários museus, como o Palazzo Vecchio, o Museo del Novecento ou o Claustro de Santa Maria Novella.
Todos estes locais e mais alguns acolhem actividades e iniciativas para que as crianças aprendam a apreciar a arte da cidade. No último dia, como despedida, é projetado um filme no Salon dei Cinquecento do Palazzo Vecchio.
10. Fuga para um deleite gastronómico na Mostra Mercato del Tartufo Nero e Bianco (Mercado das Trufas Negras e Brancas)
No final de outubro, um dos eventos gastronómicos mais importantes da região tem lugar em Barberino di Mugello, a apenas uma hora de Florença. O protagonista deste festival é a trufa, tanto na sua versão preta como branca. Os amantes da gastronomia que queiram saber mais sobre esta joia culinária devem tentar fazer uma visita à cidade.
Em todo o centro histórico encontrará bancas que oferecem ambos os tipos de trufas, bem como produtos derivados. Outras especialidades locais e nacionais também são oferecidas.
Tempo em Florença em outubro
Com a chegada do outono, o tempo em Florença começa a deixar para trás o calor do verão. Mesmo assim, durante o dia ainda não está frio, com máximas médias que atingem os 21°C. As tardes e noites já não são opressivas, com temperaturas mínimas médias de 11°C.
O que aumenta é a possibilidade de chuva, por isso verifique a previsão do tempo pouco antes de partir.
Números de turistas em Florença em outubro
O mês de outubro marca o fim da época alta em Florença. Isto não significa que as ruas estejam completamente vazias de turistas, mas significa que já não se vêem as grandes multidões do verão.
Apesar disso, continua a ser aconselhável comprar bilhetes sem filas para os monumentos mais importantes.