Mais sobre: Os melhores museus de Florença
É conhecida como a cidade com mais obras de arte por metro quadrado do mundo e não é de admirar, pois a cidade de Florença tem um grande número de museus. Muitos deles são essenciais, como a Galeria Uffizi ou a Galeria Accademia, mas há também outros muito importantes que não deve perder. Abaixo, digo-lhe quais são os que não pode perder na sua viagem, os seus horários de abertura, preços e todas as informações interessantes que precisa de saber.
E se estiveres à procura de outro tipo de actividades de lazer, lê o post O que ver e fazer em Florença e descobre todas as possibilidades.
1. Galeria Uffizi
A Galeria Uffizi é, sem dúvida, o museu mais importante de Florença, bem como o mais visitado tanto na capital da Toscana quanto na Itália em geral. Nesta galeria de arte, que está localizada na Piazzale degli Uffizi, é possível ver pinturas de grande valor artístico, tais como:
- "O Nascimento de Vénus" e "A primavera" de Botticelli.
- O Retrato dos Duques de Urbino de Piero della Francesca.
- A Virgem do pintassilgo", de Rafael
- "Judite decapitando Holofernes" de Artemisia Gentileschi
- "A Vénus de Urbino" de Ticiano
- Tondo Doni" de Michelangelo
- Baco " de Caravaggio
A duração prevista da visita é de três horas, no mínimo. Relativamente ao horário de funcionamento, a galeria está aberta de terça a domingo, das 8h15 às 18h30, pelo que a minha recomendação é ir de manhã cedo. O preço começa em 20 euros, embora você possa considerar fazer uma visita guiada para ver todas as obras em profundidade.
- Preço... A partir de 20 euros.
- Horário de abertura... Das 8h15 às 18h30min.
2. Galeria da Accademia
Depois da Uffizi, a Galleria dell'Accademia é o segundo museu mais visitado de Florença. O templo que alberga o "David", a obra mais famosa de Miguel Ângelo. Mas também abriga outras obras de grande valor artístico, como:
- 'A Violação das Mulheres Sabinas' de João de Bolonha.
- Vénus e Cupido" de Jacopo da Pontormo,
- A Virgem e o Menino, São João e os dois anjos" de Sandro Botticelli
- A árvore da vida " de Pacino di Buonaguida
- Cruz pintada com a Virgem e São João" de Bernardo Daddi
- Os prisioneiros" de Miguel Ângelo.
A Galeria Accademia está situada na Via Ricasoli e os bilhetes custam a partir de 20 euros para adultos e 2 euros para jovens entre os 18 e os 25 anos. O horário de visita é de terça-feira a domingo, das 9h às 18h45min.
- Preço... A partir de 20 euros.
- Horário de abertura... Terça-feira a domingo, das 9h às 18h45m.
3. Palácio Pitti
O Palazzo Pitti está localizado ao sul do rio Arno e é um edifício de estilo renascentista que durante anos foi a residência de famílias de grande influência na história da cidade de Florença, como os Medici e os Pitti.
No seu interior alberga uma série de museus como a Galeria Palatina, a Galeria de Arte Moderna, o Museu da Prata, o Museu do Traje e o Museu da Porcelana. A entrada custa a partir de 10 euros e o horário de funcionamento é de terça a domingo, das 8h15 às 18h30m.
Durante a sua visita, recomendo-lhe que aproveite também para explorar os Jardins de Boboli, descobrir todos os seus recantos e contemplar as suas estátuas, fontes e grutas. O Jardim de Boboli ocupa uma área de mais de quatro quilómetros quadrados e está aberto todos os dias da semana, das 8h15 às 16h30m. - Dependendo da época do ano em que as visitar, estão abertas das 8h15 às 16h30 e às 19h. Os preços de entrada começam em 16 euros para os adultos.
- Preço... A partir de 16 euros.
- Horário de abertura... Terça-feira a domingo, das 8h15 às 18h30m.
4. Palácio Vecchio
O Palazzo Vecchio está localizado na Piazza della Signoria e é um edifício projetado no início do século XIV pelo arquiteto Arnolfo di Cambio. A sua caraterística mais marcante é a torre de mais de 90 metros de altura, construída entre 1299 e 1344.
Entre as suas salas mais famosas estão a Stanza delle Mappe geografiche e a Sala del Cinquecento, que também tem o título de ser a maior sala de Florença, com 54 metros de comprimento por 22 metros de largura e 17 metros de altura. No interior do Palácio terá a oportunidade de ver obras de vários artistas, como Domenico Ghirlandaio, Bronzino e Giorgio Vasari.
O Palazzo Vecchio está aberto todos os dias da semana das 9 às 19 horas, exceto às quintas-feiras em que tem um horário reduzido das 9 às 14 horas.
- Preço... A partir de 27 euros.
- Horário de abertura... Todos os dias da semana, das 9:00 às 19:00 horas. Quintas-feiras das 9 às 14 horas.
5. Museu Arqueológico Nacional de Florença
O Museu Arqueológico Nacional de Florença está localizado no Palazzo della Crocetta, na Piazza Santissima Annunziata, uma das praças mais bonitas da cidade de Florença.
Este museu alberga uma coleção muito importante de arte etrusca, incluindo peças como "A Quimera". O museu também abriga a segunda mais importante coleção de arte egípcia em Itália.
- Preço... A partir de 4 euros.
- Horário de abertura... De terça a sexta-feira, das 8h30 às 19h, e aos domingos, das 8h30 às 14h.
6. Museu Leonardo da Vinci
Leonardo da Vinci é uma figura intimamente ligada à história de Florença. De facto, no coração de Florença, existem dois museus que se debruçam sobre a vida e a obra deste artista, inventor e cientista precursor do seu tempo.
Por um lado, o Museu Leonardo da Vinci, que foi promovido nos anos 60 por Carlo Niccolai. O artista decidiu criar à mão e em grande escala, a partir dos seus códices, uma coleção completa das máquinas de Leonardo. Para isso, contou com o apoio de vários académicos que o ajudaram a decifrar as notas do artista.
- Preço... A partir de 8 euros.
- Horário de abertura... verão: das 9h30 às 19h30; inverno: de segunda a sábado das 10h30 às 18h30 e domingos das 9h30 às 19h30
E, por outro lado, há o Museu Interativo de Leonardo, que também inclui reproduções das invenções de Leonardo. Neste caso, está dividido em quatro áreas temáticas. Alberga também uma coleção de tabelas geográficas.
- Preço... A partir de 8 euros.
- Horário de abertura... verão: das 10h às 19h; inverno: segundas-feiras das 9h30 às 17h30, terças a sextas-feiras das 10h às 18h, sábados das 10h às 19h e domingos das 9h30 às 18h.
7. Museu Nacional do Bargello
O Museo Nazionale del Bargello alberga a maior coleção de esculturas do Renascimento italiano do século XIV ao século XVI. Situado no Palazzo del Bargello, foi aberto ao público em 1865 e vale bem a pena uma visita pela decoração e arquitetura do edifício.
Durante a sua visita, poderá também ver uma coleção de medalhas dos Médicis e uma coleção militar de armas e armaduras. A Sala di Donatello é uma das suas salas mais famosas e alberga uma importante coleção de obras do artista. Está aberta todos os dias da semana, das 8h15 às 17h00, e a entrada custa a partir de 10 euros por adulto.
- Preço... A partir de 10 euros.
- Horário de abertura... Todos os dias da semana, das 8h15 às 17h.
8. Museu Galileu
O Museu Galile u está localizado na Piazza dei Giudici e é também conhecido como o Museu da História da Ciência, uma vez que alberga uma importante coleção de instrumentos científicos, como o primeiro telescópio de Galileu, um objeto experimental, termómetros da Academia da Fundação e vários dispositivos astronómicos, ópticos, matemáticos e de navegação. Dispõe igualmente de uma biblioteca com 150 000 obras e de um laboratório multimédia.
O Museu Galileu é uma visita obrigatória para os amantes da ciência e está aberto de segunda a domingo , das 9h30 às 18h. Os preços começam em 9 euros e a partir de 5,5 euros para a entrada reduzida.
- Preço... A partir de 9 euros.
- Horário de abertura... Todos os dias da semana, das 9h30 às 18h.
9. Museu Stefano Bardini
O Museu Stefano Bardini está situado na Via dei Renai e possui uma coleção de mais de 3500 peças, entre pinturas, esculturas, instrumentos musicais, cerâmicas, medalhas, moedas, armaduras e até mobiliário, desde a época romana até ao século XVIII. Algumas das obras mais notáveis são a "Madonna de Cordai" de Donatello, a "Carità de Tino" de Camaino, o "Porcellino" de Petro Tacca e "San Michele Arcangelo" de Antonio del Pollaiolo.
- Preço... A partir de 7 euros.
- Horário de funcionamento... Das 11 às 17 horas.
10. Museu Casa Di Dante
O Museo Casa Di Dante está localizado na Via Santa Margherita e presta homenagem ao autor da "Divina Comédia", Dante Alighieri. Cada andar é dedicado a um dos períodos da obra do artista. Assim, no primeiro andar encontram-se objectos, desenhos, documentos e mapas de Florença, desde a sua infância até à juventude; o primeiro andar centra-se no período em que viveu no exílio, depois de ter sido embaixador em Florença, e é possível ver ilustrações desse período. O terceiro andar reúne pinturas do poeta do século XI de artistas como Rafael, Andrea Ghirlandaio, Luca Signorelli e Giotto.
- Preço... A partir de 8 euros.
- Horário de abertura... No verão: todos os dias da semana, das 10h00 às 18h00, durante os meses de verão. inverno: de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 10 às 18 horas.