Povos mais bonitos do Lago de Como
Se há uma coisa que caracteriza o Lago Di Como, para além da sua paisagem, é a beleza das suas aldeias. Neste post, vai descobrir quais são as mais bonitas nas margens deste famoso lago.
Para além de ser um cenário natural extremamente belo, as margens do Lago de Como albergam algumas das mais belas aldeias de Itália. Famosas pelas suas imponentes moradias e pelas suas ruas e edifícios dignos de um postal, as aldeias da região estão também situadas num cenário incomparável à beira do lago, apoiadas pelas montanhas dos Alpes. É, portanto, uma visita perfeita para aqueles que já viram tudo o que Milão tem para oferecer.
A lista de aldeias que vale a pena visitar é muito extensa e, por isso, neste post, enumerei as dez que, na minha opinião e na opinião de muitos, são as mais bonitas da região. Se quiser saber mais sobre como visitar, aqui pode ler sobre as melhores excursões ao Lago de Como a partir de Milão e neste artigo, como chegar à zona a partir da cidade.
1. O centro da vida no Lago de Como: Bellagio
A primeira aldeia desta lista é uma das mais importantes do Lago Di Como e uma das cidades obrigatórias em qualquer viagem ao lago.
Isto deve-se à sua localização geográfica privilegiada. O lago tem a forma de um "y" invertido e Bellagio situa-se mesmo na intersecção das três "pernas" no centro do lago, o que a torna o ponto focal para os visitantes da região.
As suas ruas íngremes, as casas senhoriais, as vilas e o centro histórico também contribuem para fazer dela a cidade turística mais famosa do lago.
Para aproveitar ao máximo a sua visita a esta cidade, precisará de pelo menos meio dia para explorar as suas ruas, o belo passeio "Lungolago Europa" que percorre parte das margens do lago ou o ponto Spartivento, localizado na parte mais a norte de Bellagio e que oferece uma das melhores vistas panorâmicas do Lago de Como. No verão, pode também desfrutar de algumas das praias artificiais na área circundante.
2. Possivelmente a mais bela aldeia do lago: Varenna
Varenna é uma pequena aldeia piscatória situada a norte de Bellagio. Muitas pessoas apontam esta aldeia como a mais bonita de todas as que se encontram no Lago de Como e, embora isto seja subjetivo, tem méritos mais do que suficientes para ser considerada como tal.
É uma aldeia muito pitoresca graças às cores das suas ruas e casas e à sua abundante decoração floral. De facto, é um destino muito romântico e uma das suas principais atracções é o Paseo del Amor, ou em italiano "Passeggiata Degli Innamorati". Um passeio pedestre coberto de vegetação e com uma bela vista para o lago que liga o cais ao centro histórico da cidade.
O centro é uma das suas atracções com a Igreja de San Giorgio e San Giovanni Battista como emblemas, bem como a Villa Monastero famosa pelos seus jardins botânicos e o Castelo de Vezio de onde se tem uma das melhores vistas de todo o lago. Um destino imperdível, sem dúvida.
3. Um destino turístico ideal: Menaggio
Na margem oposta a Varenna encontra-se a aldeia de Menaggio. É uma pequena cidade com cerca de 3000 habitantes, mas cheia de recantos encantadores.
Fazparte do núcleo mais turístico do Lago Di Como, juntamente com as duas cidades anteriores desta lista. O centro de Menaggio está dividido em duas partes. A parte alta, onde se encontram várias igrejas que merecem uma visita, como a Igreja de Santo Stefano ou a Igreja de Santa Marta. Esta é a parte mais histórica e a outra é o passeio à beira do lago.
A zona mais próxima da margem é perfeita para agradáveis passeios ou para relaxar com um gelado enquanto se aprecia a vista do lago. Ao longo do passeio junto aos hotéis luxuosos, é também comum encontrar bancas que vendem artesanato ou lavanda.
No verão, há também uma praia para um mergulho refrescante. Uma cidade ideal para uma visita relaxante e um dos melhores locais para ficar se estiver à procura de alojamento para vários dias.
4. Hotéis, moradias, caminhadas... pode encontrar tudo em Tremezzo
A título de curiosidade, Tremezzo é uma localidade muito recente que nasceu em 2014 da união de várias comunidades das localidades de Lenno, Ossuccio, Tremezzo e Mezzegra.
Apesar da sua história recente e da sua pequena dimensão, Tremezzo tem vários locais que vale a pena visitar para descobrir. Talvez o mais popular seja o Hotel Tremezzo, um edifício que é facilmente reconhecível como o maior e mais proeminente da cidade e famoso em todo o lago pelo seu luxo e pelas suas piscinas flutuantes no verão.
Mesmo à saída de Tremezzo, mas perto, encontra-se a Villa Carlota. Uma villa que faz justiça à fama dos palácios do Lago Di Como, remonta ao século XVII com várias obras de arte do mesmo período no interior e os seus jardins são uma atração popular para os visitantes.
Tremezzo é também um bom destino para os caminhantes, uma vez que se encontra no sopé da montanha Tremezzo, que oferece vários percursos bonitos, mas exigentes, que o recompensam com vistas espectaculares.
5. Beleza em pequenas doses: Brienno
Brienno é uma aldeia quase escondida, situada na margem ocidental do lago, em frente à aldeia de Nesso. E digo quase escondida porque é uma das mais pequenas, de facto a sua população é de apenas cerca de 500 habitantes. Mas é um destino altamente recomendado, especialmente para os amantes da arte. A origem da aldeia é medieval e as suas jóias são as igrejas de origem românica.
As duas mais importantes são as igrejas dos Santos Nazário e Celso. Ambas de origem românica, mas restauradas para terem um aspeto barroco, no seu interior podem-se admirar alguns belos vitrais pintados do século XIV e frescos do século XVI da autoria de G.P. Recchi.
Outra igreja é a de S. Vittore, da qual resta apenas a torre sineira, quase afundada no lago. Se tiverem a oportunidade, visitem Brienno à noite, pois toda a cidade ilumina os seus edifícios com cores diferentes e dá-nos um postal digno de ser recordado.
6. Turismo e história em Torno
Seguindo a estrada que percorre a margem oriental da cidade de Como, em apenas 20 minutos chega-se à bela cidade de Torno.
Esta cidade foi outrora uma das mais importantes da zona do Lago di Como graças ao comércio têxtil, o que se reflecte nos seus edifícios. Ou melhor, nos restos dos seus grandes edifícios, uma vez que foi quase destruída pelos espanhóis em 1522.
Mas os restos dos seus edifícios militares contribuem para o encanto da cidade, sendo os restos da muralha do castelo o seu principal símbolo. Torno é também um dos melhores destinos gastronómicos da região, graças aos seus numerosos restaurantes. Muitos deles têm belos terraços com vista para o lago.
7. A aldeia das vilas: Cernobbio
Se o que mais chama a atenção no Lago Di Como são as suas luxuosas e imponentes moradias, Cernobbio é a melhor aldeia para visitar.
Originalmente uma humilde aldeia piscatória, Cernobbio sofreu uma grande mudança que a transformou num dos destinos turísticos de luxo mais populares da Europa para os ricos.
O melhor exemplo disso é a Villa del Este. Um palácio neoclássico de 1568, é atualmente um dos hotéis mais luxuosos da Europa e foi reconhecido em várias ocasiões como o melhor hotel do mundo.
Embora este hotel não seja adequado para os bolsos da maioria das pessoas, Cernobbio tem muitos outros encantos para oferecer. A cidade tem um belo centro histórico conhecido como "La Riva" e um igualmente belo passeio à beira do lago.
Cernobbio também fica mesmo ao lado da cidade de Como, que é o principal ponto de acesso ao lago, e visitá-la é extremamente conveniente.
8. A joia escondida do Lago Di Como: Nesso
Com tantas aldeias para ver, é fácil que algumas delas sejam esquecidas. É o caso de Nesso, mas não deve ser subestimada, pois esta pequena aldeia é, na minha opinião, uma das mais bonitas e tem um dos recantos mais especiais do Lago de Como.
Este recanto é conhecido como a Ponte della Civera, uma pequena ponte medieval que atravessa um desfiladeiro muito estreito onde dois riachos desaguam no lago com uma bela cascata.
Para além deste pequeno recanto mágico, a aldeia é muito pitoresca graças às suas fachadas coloridas, algumas delas cobertas de vegetação. A grande vantagem de ser menos turística é que se pode descobrir Nesso sem as multidões habituais de outras aldeias mais turísticas. Não é por acaso que é considerada a joia escondida do Lago Di Como.
9. Beleza natural: Moltrasio
Um pouco mais a norte de Cernobbio fica Moltrasio. Esta é uma das aldeias mais "naturais" do lago e digo natural porque esta localidade tem muitas áreas verdes e mesmo do lago parece estar perdida numa floresta.
É também uma fonte de recursos, como a chamada pedra cinzenta, que foi utilizada para construir tudo, desde as estradas do lago até algumas obras de arte.
Moltrasio é famosa pelo seu mercado de produtos regionais e pela villa Passalacqua. Esta última é uma das melhores villas que podem ser visitadas no Lago de Como, mediante pagamento de uma taxa de entrada. A villa à beira do lago pode ser visitada em quase todo o lado, desde os seus belos jardins até aos espectaculares quartos no interior.
A recreação aquática também é comum em Moltrasio e há muitas empresas que oferecem passeios de barco e desportos aquáticos. Uma mistura que o torna um destino muito interessante no Lago Di Como.
10. Aldeias cinematográficas: Ossuccio e Lenno
Em último lugar nesta lista, mas não menos relevantes ou bonitas, estão as aldeias de Ossuccio e Lenno. Incluo-as juntas porque estas duas cidades vizinhas praticamente se fundiram numa só, devido ao crescimento de ambas.
Nestas duas aldeias existem locais de cinema. E digo "cinematográficas" porque uma delas serviu de cenário a filmes tão famosos como Star Wars ou James Bond. Esse sítio é a aldeia de Balbianello, na ponta de uma pequena península no meio das duas aldeias.
Este local de filmagem pode ser visitado e, embora a taxa de entrada seja um pouco cara, cerca de 20 euros, vale bem a pena a visita, pois há poucos sítios onde se possam ver jardins mais bonitos e uma villa mais bonita do que esta.
A outra grande atração destas aldeias, neste caso ligada a Ossuccio, é o Sacro Monte di Ossuccio. Este santuário está situado num penhasco da montanha que abriga as duas aldeias e faz parte do grupo conhecido como Montes Sagrados do Piemonte e da Lombardia, que foi declarado Património Mundial pela Unesco.
Para além destes dois locais, as aldeias de Ossuccio e Lenno, tal como todas as que constam desta lista, são suficientemente encantadoras para que se dedique algum tempo a passear pelas suas ruas, especialmente ao longo dos cais e passeios nas margens do Lago de Como.