10 coisas para fazer em Milão no Natal
Quer viver as tradições de Natal de Milão como um habitante local? Aqui estão algumas coisas para fazer enquanto observa paisagens geladas de cortar a respiração.
Milão é uma excelente escolha para os turistas no Natal, oferecendo entretenimento para adultos e crianças. Além disso, há actividades culturais gratuitas, belos locais para fazer compras de inverno e uma atmosfera colorida para desfrutar.
Se está a pensar o que ver e fazer em Milão durante a época natalícia, poderá viver de perto as tradições dos milaneses indo à Piazza Duomo para a iluminação da árvore de Natal, patinar nas pistas de gelo da cidade, participar numa excursão de Milão aos Alpes suíços e visitar os canais de Navigli, entre outras actividades.
1. Assistir à iluminação da árvore na Piazza del Duomo, em Milão
Se estiver em Milão no dia 5 de dezembro, tem um evento imperdível na Piazza del Duomo, pois todos os anos tem lugar a tradicional iluminação da árvore de Natal. Trata-se de um evento cheio de cor e de alegria que dá lugar à iluminação de todas as ruas da cidade.
A imponente árvore de Natal vai surpreendê-lo com os seus ramos cobertos de neve, as centenas de ornamentos pendurados e o brilho das luzes. Sem dúvida, um verdadeiro espetáculo visual que não pode deixar de escrever entre as 10 coisas para ver e fazer na Piazza del Duomo de Milão no Natal.
Além disso, nesse dia, um mercado de rua é montado nos arredores para provar doces e comida de rua italiana. Também é possível comprar lembranças, objectos de Natal e roupas de inverno. E enquanto estiver na zona, recomendo que reserve uma visita guiada ao Duomo de Milão, que é a verdadeira estrela da praça.
2. Subir à Torre Branca para ver as luzes de Natal de uma perspetiva diferente
A poucos minutos do Castelo de Milão, no centro histórico de Milão, encontra-se o Parque Sempione e, no seu interior, a Torre Branca, de onde se obtém uma vista deslumbrante da cidade e das luzes de Natal, se se subir ao seu terraço de aço.
Quando se chega à torre, é necessário apanhar um elevador que permite viajar no interior da estrutura de 91 metros de altura. Uma vez no ponto mais alto da Torre Branca, ou seja, na plataforma superior, desfrutará de uma vista privilegiada de Milão:
- Verá a Piazza Duomo em pormenor.
- Identificará o monumental estádio San Sirio ao longe.
- Verá os arranha-céus e os edifícios modernos do bairro de Porta Nuova, cobertos de luzes de Natal.
- No horizonte, verá os imponentes Alpes suíços.
Informações práticas
- Onde: Parque Sempione em Viale Luigi Camoens, 2.
- Quando: Terça e quarta-feira, das 10h30 às 12h30 e das 15h às 18h30. Também aos sábados e domingos, das 10h30 às 14h00, das 14h30 às 19h30 e das 21h30 à meia-noite. Todos estes horários estão sujeitos a alterações em função das condições climatéricas.
- Preço: 5 euros. A entrada no Parque Sempione é gratuita.
- Duração: a visita dura cerca de 5 minutos.
- Recomendação: recomendo que reserve também bilhetes para o Castelo Sforzesco em Milão, uma vez que fica muito perto.
3. Provar as sobremesas tradicionais de Natal
Se estiver em Milão durante o mês de dezembro, não pode deixar de provar as sobremesas tradicionais de Natal. Esta é uma atividade que pode ser feita por conta própria, apanhando um dos melhores autocarros turísticos com paragens gratuitas ou reservando um tour gastronómico em Milão. Eu recomendo:
- Panettone, que é um doce milanês que remonta a cerca de 1400.
- Torrone di Cremona ou nougat, cuja marca mais antiga representante em Milão é Rivoltini.
- O chocolate, que é outro doce que não pode faltar na mesa de Natal dos milaneses. Encontrará chocolates, barras e qualquer variação deste ingrediente requintado.
- Osfrutos secos são também um doce que os milaneses desejam em cada Natal.
Em Milão, encontrará dezenas de pastelarias onde poderá provar os doces acima mencionados. No entanto, existem empresas com uma tradição de mais de 200 anos, como a Pasticceria Cova, a pastelaria da família Vergani e a confeitaria Sant Ambroeus, entre muitas outras.
4. Apreciar o ambiente natalício da Galleria Vittorio Emanuele II
No centro da cidade encontra-se a Galleria Vittorio Emanuele II que, durante o mês de dezembro, oferece um ambiente natalício único graças à sua enorme árvore, luzes e decorações.
É uma boa opção se não souberes o que ver e fazer em Milão em 4 dias, pois oferece um cenário perfeito para tirar fotografias e desfrutar de uma tarde de compras de luxo e sabores requintados. Também encontrarás livrarias, o Museu Leonardo Da Vinci e o Observatório Prada.
Podes até subir ao telhado da galeria para desfrutar de uma vista vibrante da cidade. Esta atividade realiza-se habitualmente aos sábados e domingos entre as 12:00 e as 21:00. Para o fazer, terá de pagar cerca de 12 euros. Mas também pode visitar esta galeria quando reservar uma visita guiada a Milão, uma vez que é uma das paragens do itinerário.
Informações práticas
- Onde: entre a Piazza Duomo e a Piazza della Scala.
- Horário: de segunda a sexta-feira, 24 horas por dia.
- Preço: entrada livre.
5. Visitar os canais de Navigli
Reservar um passeio pelos canais de Navigli no mês de dezembro é uma atividade que não pode perder como parte das coisas para fazer em Milão à noite, pois com esta visita pode desfrutar da atmosfera colorida de Natal que a cidade europeia tem para si.
Verá um manto de luzes sobre os canais, dando-lhe uma bela vista, ideal para tirar algumas fotografias. Também verá os pitorescos mercados de pulgas onde encontrará uma grande exposição de produtos de Natal e uma miríade de artesanato, antiguidades e comida de rua.
Para além de passear pelos icónicos canais e comprar lembranças nos mercados de Natal, pode entrar em qualquer bar ou restaurante deste distrito para desfrutar da hora do aperitivo a partir das 19 horas.
6. Faça uma viagem aos Alpes suíços a partir de Milão
Quando reservar a sua excursão de Milão para os Al pes Suíços, poderá desfrutar de algumas das mais belas paisagens alpinas, tomando a rota panorâmica no famoso comboio vermelho Bernina Express, Património Mundial da UNESCO.
Durante a viagem, verá imponentes lagos glaciares, majestosas montanhas cobertas de neve e uma beleza natural difícil de descrever. Passará também pelo desfiladeiro de Bernina, que se encontra a 2250 metros de altitude, até chegar à elegante cidade de St. Moritz.
Poderá sair do famoso comboio vermelho para explorar a cidade e ter muito tempo para apreciar a arquitetura, admirar a paisagem de neve e desfrutar do ambiente natalício. Também pode desfrutar de uma chávena de café ou de chocolate suíço antes de regressar.
Informações práticas
- Onde: de Tirano a St. Moritz.
- Quando: todos os dias da semana.
- Preço: 120 euros (aprox.)
7. Participe na festa de San Ambroglio
O dia 7 de dezembro é uma data muito importante para os milaneses, pois celebram Santo Ambroglio, que é o seu santo padroeiro e protetor. Esta celebração também dá oficialmente as boas-vindas ao Natal.
Para participar nesta atividade tradicional, deve dirigir-se à Basílica de San Ambroglio e passear à sua volta, onde encontrará uma série de bancas de rua que vendem antiguidades, artesanato, gastronomia, doces e uma variedade de bebidas, incluindo o famoso vinho brulé com especiarias.
Durante esta celebração, também pode desfrutar do Oh Bej! Oh Bej! e o seu mercado ao ar livre, que também começa a 7 de dezembro e termina no domingo seguinte. Aí encontrará decorações de Natal, brinquedos para os mais pequenos, flores e lembranças em abundância.
Informações práticas
- Onde: Piazza Sant'Ambrogio, 15.
- Quando: das 10:00 às 23:00 horas, aproximadamente.
- Preço: gratuito.
8. Apreciar o cenário natalício no quadrilátero da moda
Se visitar Milão no mês de dezembro, não pode deixar de passear pelo famoso Quadrilátero da Moda, pois este bairro combina a beleza arquitetónica dos seus edifícios com um pitoresco cenário de Natal digno de ser admirado.
Nesta zona encontrará um grande número de casas de moda e boutiques de marcas de renome: Valentino, Dolce & Gabbana, Dior, Gucci, Cavalli, Prada, entre outras. Encontrará também vários cabeleireiros e alguns cafés de luxo.
Ficará surpreendido com a iluminação de Natal das ruas e com a decoração das montras, onde verá também roupas e acessórios de época em exposição. O estilo arquitetónico dos edifícios à sua passagem também chamará a sua atenção.
9. Deslize na pista de gelo da Piazza Gae Aulenti
Se estiver em Milão por mais de três dias e quiser divertir-se, dirija-se à Piazza Gae Aulenti, no bairro de Porta Nuova. Aí, encontrará um fabuloso ringue de patinagem e um ótimo ambiente natalício. No caminho para a praça, verá também o complexo arquitetónico mais moderno da cidade.
Em torno da Piazza Gae Aulenti verá mais de 25 edifícios, construídos durante o século XXI como parte da reconstrução da cidade. Estes incluem a famosa Floresta Vertical, o arranha-céus Unicredit de Cesare Pelli e o edifício de vidro que serve de sede à Fundação Feltrinelli, entre outros.
Uma vez na pista de patinagem, pode alugar um par de patins e deslizar pela superfície. Também poderá desfrutar de um espetáculo visual colorido graças ao sistema de iluminação da Árvore Solar das fontes, que utiliza a energia acumulada durante o dia.
10. Visitar o parque temático Leolandia com os mais pequenos em casa
Se estiver em Milão por mais de dois dias com os seus filhos, pode visitar o parque temático Leolandia que, durante o mês de dezembro, oferece actividades de Natal para os mais pequenos (como o ringue de patinagem), para além das suas áreas habituais, como o navio pirata, o comboio, a montanha-russa...
Também desfrutará de um ambiente cheio de luzes, neve artificial e decorações sazonais. Estas são razões suficientes para incluir esta aventura entre as coisas a fazer em Milão com crianças.
Terá de apanhar um autocarro e viajar 40 quilómetros de Milão até Capriate San Gervasio, onde se situa o parque Leolandia.
Informações práticas
- Onde: Via Vittorio Veneto, 52.
- Quando: de segunda a domingo, das 10:00 às 18:00. No entanto, este horário de funcionamento muda na época baixa e deve ser consultado no sítio Web oficial.
- Preço: o preço médio do bilhete é de 39 euros. Os adultos com mais de 65 anos e as crianças entre os 90 e os 119 centímetros de altura têm um desconto. Assim, pagam aproximadamente 34 euros.
Afluência de turistas em Milão na época natalícia
O número de turistas em Milão durante a época natalícia situa-se na faixa intermédia, ou seja, o número de pessoas nas ruas é moderado. Isto deve-se ao clima invernal caraterístico do mês de dezembro.
No entanto, os amantes das paisagens geladas vêem Milão como um destino turístico obrigatório para apreciar a beleza das suas paisagens naturais sob um manto de neve. É também a altura ideal para passear pelas ruas e fazer fila para entrar nas atracções da cidade sem multidões.
Como se proteger do frio em Milão no Natal?
Durante o período de Natal, as temperaturas na cidade de Milão podem descer até 1°C, pelo que terá de se manter quente durante a sua estadia. Certifique-se de que usa roupa de inverno para conservar o calor do corpo durante mais tempo e tenha em mente estas dicas:
- Usar três camadas de roupa (uma justa, uma larga e outra larga). Isto irá mantê-lo quente e controlar a humidade gerada pela transpiração.
- Utilize acessórios para a cabeça, o pescoço e as mãos para proteger do frio as zonas que a roupa não cobre. O ideal é usar um chapéu com protecções para os ouvidos, um cachecol e luvas.
- Não se esqueça de usar calçado de inverno. Lembre-se de que este tipo de calçado lhe dará um bom nível de tração na neve, evitando que escorregue inesperadamente quando se desloca.