10 coisas para fazer em Milão no inverno

Desfrute do Natal, do Ano Novo e da semana da moda, e aproveite para explorar os Alpes suíços num comboio histórico da Unesco. Tudo a preços de época baixa.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

10 coisas para fazer em Milão no inverno

Milão no inverno | ©Luca Cattaneo

Milão é uma cidade que, apesar das baixas temperaturas da época de inverno, não pára as suas actividades turísticas. Pelo contrário, encontrará muitas coisas para fazer ao ar livre, quer seja passear pelas ruas da cidade, visitar locais históricos ou juntar-se a um dos passeios e excursões para descobrir as maravilhas naturais desta região. O importante é que terá sempre algo para ver e fazer em Milão durante a sua visita.

Certamente, este é normalmente o destino turístico de centenas de pessoas, que gostam de caminhar sobre um manto de neve, enquanto admiram a beleza arquitetónica da cidade italiana, provam a sua gastronomia e vivem as tradições locais. Por esta razão, apresentamos-lhe algumas das actividades que não pode perder durante a sua visita a Milão no inverno.

1. Desfrutar do Natal em Milão: Passear pela cidade enquanto visita mercados de rua e feiras

Mercados de Natal na Piazza Duomo| ©Claudio e Lucia
Mercados de Natal na Piazza Duomo| ©Claudio e Lucia

O início da estação fria em Milão coincide com o início do Natal, pelo que dezembro é uma das melhores alturas para fazer turismo na cidade. Encontrará mercados de rua e feiras para comprar decorações de Natal, lembranças, artesanato, antiguidades e muito mais.

Pode passear pelas ruas da cidade e dirigir-se à Piazza Duomo. Aí encontrará uma majestosa árvore de Natal, que chamará imediatamente a sua atenção devido ao seu grande tamanho e iluminação. Nos arredores encontrará também alguns mercados com muitos objectos e produtos interessantes.

Outra opção é a feira de Natal O'Bej O'Bej que, durante um mês (de 7 de dezembro a 7 de janeiro), reúne uma média de 400 artesãos nas imediações do histórico Castelo Sforzesco.

Além disso, se se encontrar em Milão durante o último e o primeiro mês do ano, terá de ir ao bairro de Pagano, onde se realiza o Banco di Garabombo. Esta é uma exposição inovadora que oferece aos habitantes locais e aos turistas uma série de produtos eco-sustentáveis.

Mas, se estiver em Milão com crianças e quiser levar-lhes alguma diversão, então o seu destino obrigatório é Porta Venezie, onde se realiza anualmente a feira da ladra Villaggio delle Meraviglie. Encontrará lembranças, comida, uma pista de patinagem e atracções de Natal para as crianças.

Informações práticas

  • Horário de abertura: Os mercados e as feiras estão abertos todos os dias a partir da primeira semana de dezembro até à primeira semana de janeiro. Só é necessário ir das 10:00 às 21:00.
  • Preço: A entrada nos mercados e feiras de Milão é gratuita.

Reservar uma visita guiada a Milão

2. Não perca os saldos de inverno em Milão e adicione algumas roupas de marca ao seu guarda-roupa

Aproveite ao máximo os saldos| ©Sam Lion
Aproveite ao máximo os saldos| ©Sam Lion

Na sua visita de inverno a Milão, não perca a fantástica época de sal dos nas lojas e boutiques de toda a cidade. Encontrará roupas, sapatos, malas e acessórios de marca. Tudo a preços inacreditáveis. Assim, poderá acrescentar novas peças ao seu guarda-roupa.

Saiba que os saldos de inverno estão programados para os meses de janeiro e fevereiro, sendo o primeiro o mais recomendado. Isto porque há mais variedade de roupas e produtos. No entanto, no segundo mês do ano os preços são ainda mais favoráveis.

Pode visitar lojas de marcas de renome como Gucci, Chanel, Versace, Armani, Prada, Dolce & Gabbana, Valentino, entre outras.

Basta dirigir-se ao centro da cidade e encontrará o Quadrilatero della Moda, composto pelas ruas Montenapoleone, Via Della Spiga, Via Manzoni e Via Sant'Andrea. Aventure-se neste bairro para descobrir a moda, uma atmosfera elegante e uma arquitetura fascinante.

Passeie pelo Corso Buenos Aires e pelo Corso Vittorio Emanuele ou, se desejar, dirija-se aos centros comerciais nos arredores da cidade italiana.

Tem também a possibilidade de fazer compras em lojas mais pequenas que, embora não vendam marcas mundialmente famosas, oferecem produtos de qualidade.

3. É altura de deslizar nas pistas de gelo de Milão - não há limite de idade!

Pista de Patinagem de Milão| ©Ralf Steinberger
Pista de Patinagem de Milão| ©Ralf Steinberger

Em Milão, a patinagem no gelo é uma atividade muito popular durante a época de inverno. Quer seja uma criança ou um adulto, as pistas estão à sua espera. Por isso, não penses mais no que ver e fazer em Milão em 2 dias e acrescenta esta visita à tua lista de actividades, não te vais arrepender!

Podes dirigir-te ao Fórum Mediolanum, à Piazza Gae Aulenti ou à Piazza Primo Maggio. Em qualquer um destes locais, encontrará belas pistas de patinagem que, por um preço inferior a 10 euros, lhe permitirão viver uma experiência divertida que dificilmente esquecerá. Basta alugar os patins à porta da pista, calçá-los e começar a deslizar sobre a superfície gelada.

Lembre-se que não importa se não é um patinador profissional, pode sempre deslizar ao seu próprio ritmo. Além disso, se é a sua primeira vez no gelo e se sente um pouco assustado, pode aproveitar a paisagem e a iluminação de inverno para tirar algumas fotografias de recordação.

Informações práticas

  • Endereço: Fórum Mediolanum, situado na Via Giuseppe di Vittorio; Piazza Gae Aulenti em Porta Nuova e Piazza Primo Maggio em Sesto San Giovanni.
  • Horário de funcionamento: As pistas de gelo estão normalmente abertas das 11:00 às 21:00 horas.
  • Preço: O preço médio dos bilhetes é de 10 euros.

4. Aproveite ao máximo a sua estadia em Milão no inverno: Assista a dois importantes eventos de moda realizados anualmente

Desfile de moda| ©Gabriel
Desfile de moda| ©Gabriel

Se é um amante do design, das tendências e da moda, não pode perder a sua visita à cidade italiana durante o período de inverno. Assista a dois dos mais importantes eventos de moda masculina e feminina, onde são apresentadas as colecções de outono-inverno.

O calendário de apresentação da coleção outono-inverno decorre normalmente durante os meses de janeiro e fevereiro, nas categorias feminina e masculina. Assim, espera-se assistir a mais de 100 desfiles de moda na semana da moda de Milão.

Terá a honra de ver peças de alta costura, pertencentes a marcas famosas: Dolce & Gabbana, Gucci, Prada, Armani, entre outras. Da mesma forma, não conseguirá tirar os olhos dos casacos, pulôveres, blusões, fatos, calças, camisas e acessórios de inverno, apresentados pelos talentos emergentes do país com projeção internacional.

Além disso, enquanto assiste a todos estes desfiles, terá a oportunidade de admirar a beleza arquitetónica da cidade.

Isto porque a Camera Nazionale della Moda Italiana realiza os eventos em vários locais emblemáticos da cidade, como a Piazza della Scala, a Universidade Bocconi, a Fondazione Prada e o Quadrilatero d'Oro.

Informações práticas

  • Como participar: A participação neste par de eventos é feita apenas por convite, o que significa que é necessário inscrever-se no sítio da Câmara Nacional da Moda Italiana. Aí, deve cumprir determinados requisitos que atestem que é blogger, fotógrafo, estilista, jornalista de moda, entre outros.
  • Preço: Os eventos da semana da moda outono-inverno são gratuitos.

5. Prove a gastronomia tradicional milanesa no inverno e aqueça-se com uma bebida deliciosa

Luzes na Galleria| ©Franco Dal Molin
Luzes na Galleria| ©Franco Dal Molin

Na sua viagem a Milão durante o inverno, não há nada melhor do que aventurar-se a saborear a sua gastronomia acompanhada por um vinho requintado. Também pode aquecer-se com uma chávena de café ou um chocolate borbulhante. Restaurantes, bares, pastelarias e cafés estão localizados nos diferentes bairros da cidade.

Comece o seu passeio gastronómico nas paticcerias da Galleria Vittorio Emmanuelle. Aí, poderá saborear um delicioso panetone, que é uma sobremesa originária de Milão, tradicionalmente utilizada na festa de Natal em muitos países do mundo. Além disso, se tiver oportunidade, deve visitar a rua Viale Coni Zugna, onde encontrará pastelarias e cafés com um delicioso café expresso.

Se passar pela Porta Ticinese, Navigli, Chinatown de Milão ou pela zona do Arco della Pace, encontrará uma série de restaurantes e bares, onde depois das 19:00 horas e até às 20:00 horas poderá encontrar uma variedade de snacks.

E se quiser comer as tradicionais batatas recheadas milanesas, terá de ir ao bairro Naviglio Grande. Mas se estiver interessado em vinho, a paragem obrigatória é na Via Corsico, onde encontrará as adegas mais importantes e alguns locais onde pode provar as bebidas.

As opções gastronómicas nesta cidade italiana são definitivamente variadas. Basta saber escolher o local onde se vai comer e, desta forma, não só se desfrutará de verdadeiras iguarias com a tradição de Milão, como também se poderá fazê-lo enquanto se contempla uma vista maravilhosa da cidade.

Reservar um passeio gastronómico por Milão

6. Bernina Express: a rota de inverno ideal entre Milão e a Suíça

Alpes suíços| ©Daniel Lobo
Alpes suíços| ©Daniel Lobo

Se decidiu visitar Milão durante os meses de inverno, é porque gosta de paisagens nevadas e aprecia o frio caraterístico da estação. Então, aventure-se na famosa rota ferroviária Bernina Express, Património Mundial da UNESCO.

Desta forma, poderá viajar desde a cidade italiana até à Suíça e admirar toda a beleza natural que esta região tem para oferecer.

Para iniciar esta excursão de Milão aos Alpes suíços, é necessário viajar de autocarro até Tirano, a cidade mais próxima da fronteira entre a Itália e a Suíça.

A partir daí, partirá a bordo do chamado " Comboio Vermelho", de cujas carruagens terá uma vista inigualável do desfiladeiro de Bernina, do Lago de Como e, finalmente, dos Alpes suíços.

À chegada à cidade de St. Moritz, descerá do emblemático comboio para iniciar o passeio pelas elegantes ruas de St. Moritz, beber uma chávena de chocolate suíço e saborear a gastronomia local. Tudo isto enquanto admira a majestade dos lagos glaciares e das imponentes montanhas.

Informações práticas

  • Onde: Pode apanhar um autocarro na estação de comboios de Milão, na Piazza Duca d'Aosta, e fazer a ligação com o Bernina Express quando chegar a Tirano.
  • Duração: A transferência de Milão para Tirano demora 2 horas e 15 minutos, enquanto a viagem no Bernina Express para San Moritz demora aproximadamente 4 horas.
  • Preço: O bilhete do autocarro de Milão para Tirano custa aproximadamente 12 euros. O preço médio do bilhete para o Bernina Express é de 40 euros.

Reserva a tua viagem para os Alpes suíços a partir de Milão

7. Ópera, ballet e recitais de inverno no Teatro alla Scala

Teatro alla Scala| ©Jean-Christophe BENOIST
Teatro alla Scala| ©Jean-Christophe BENOIST

O Museo Teatrale alla Scala é um destino obrigatório entre as 10 melhores coisas para fazer em Milão em dezembro, quando começa a temporada de teatro.

Poderá desfrutar de ópera, ballet e teatro no único local histórico da cidade dedicado a estes géneros. As salas do Museo Teatrale alla Scala são uma combinação indescritível de beleza arquitetónica e história, que remonta a mais de quatro séculos.

Ao assistir aos recitais, não só assistirá a um espetáculo único, com prodígios do famoso género de melodrama e dança. Terá também a oportunidade de admirar os delicados ornamentos no interior do edifício, bem como as pinturas a óleo que retratam a evolução da ópera e do ballet.

Informações práticas

  • Onde: O Teatro alla Scala está localizado na via Filodrammatici 2 Milano.
  • Horário de abertura: Os recitais no Teatro alla Scala são normalmente realizados entre as 20:00 e as 21:00 horas.
  • Preço: O preço médio dos bilhetes para os recitais começa em 70 euros.

Marcar a sua visita ao Teatro alla Scala

8. Deslumbre-se com a beleza natural do Lago de Como e as suas pitorescas aldeias circundantes

O Lago de Como e os Alpes Nevados| ©Giuliana
O Lago de Como e os Alpes Nevados| ©Giuliana

O Lago de Como, considerado o terceiro maior lago da Europa, atrai todos os anos um grande número de turistas que, tal como você, querem desfrutar da sua beleza natural deslumbrante.

Participe numa das excursões ao Lago de Como, a partir de Milão, e veja a distinta paisagem alpina da região, enquanto percorre as pitorescas aldeias circundantes.

Uma vez na cidade de Como, encontrará muitas actividades para o manter entretido e passar um dia fantástico:

  • Caminhe ao longo das margens do lago enquanto observa a frágil camada de gelo que se forma na superfície da água. Para além disso, encontrará os barcos parados e cobertos de neve à espera da mudança de estação.
  • Suba ao Farol Voltiano e tenha uma bela vista panorâmica do lago. Poderá também vislumbrar os famosos Alpes suíços no horizonte.
  • Apanhe um funicular a partir da aldeia de Brunate e, quando chegar ao miradouro, poderá apreciar ainda mais a paisagem.

Dependendo do tempo de que dispuser, pode passear pelas aldeias circundantes para admirar a arquitetura renascentista predominante e até passar a noite. Desta forma, não só desfrutará da vista alpina e panorâmica do lago, como também provará a gastronomia local e interagirá com os habitantes locais.

Reserve a sua excursão ao Lago de Como a partir de Milão

9. Carnavais Ambrosianos: Celebrar uma festa histórico-religiosa do povo milanês

Carnaval Ambrosiano| ©Amanda Milan
Carnaval Ambrosiano| ©Amanda Milan

Embora as datas possam variar de ano para ano, um plano muito atrativo se for a Milão durante os meses de fevereiro ou março é participar nos Carnavais Ambrosianos. Trata-se de uma festa histórico-religiosa, celebrada em honra de Santo Ambrósio e apreciada por todos os milaneses.

Durante a sua visita a Milão nestas datas, verá uma atmosfera pitoresca na Piazza Duomo e nos bairros circundantes. Além disso, poderá divertir-se com a série de actividades organizadas pelos habitantes locais e pelos responsáveis da cidade:

  • Espectáculos de rua.
  • Espectáculos de dança.
  • Concertos musicais.
  • Desfiles com trajes coloridos.

Encontrará várias bancas de rua que vendem comida, artesanato e antiguidades. Assim, terá a oportunidade de provar alguns alimentos típicos da época, como o chiacchiere, uma massa frita ligeiramente coberta de açúcar refinado. Também pode comprar uma lembrança da sua estadia em Milão nestes mercados.

10. Assista ao concerto gratuito de Ano Novo e celebre a chegada de um novo ano na Piazza Duomo

Véspera de Ano Novo na Piazza Duomo| ©AndreasC
Véspera de Ano Novo na Piazza Duomo| ©AndreasC

Se estiver em Milão na véspera de Ano Novo, não perca o tradicional concerto de Ano Novo, realizado na Piazza Duomo. Trata-se de um evento gratuito, onde pode apreciar a atuação de cantores e compositores italianos e convidados internacionais. Para além disso, o ambiente é complementado por música clássica e alguns DJ sets.

Quando se vai à Piazza Duomo e aos seus arredores, obtém-se um panorama colorido e animado. Centenas de milaneses e turistas reunidos, bancas com comida típica para a festa, vinhos e outras bebidas para degustar.

Definitivamente, um bom plano para passar o inverno em Milão é receber o ano no seu seio. Portanto, não deves perder este concerto durante a tua estadia na cidade e incluí-lo entre as 10 coisas para ver e fazer na Piazza del Duomo de Milão, não te vais arrepender!

Informações práticas

  • Onde: Piazza Duomo, na parte histórica da cidade de Milão.
  • Horário: A partir das 21 horas.
  • Preço: As actividades são gratuitas.

Reservar bilhetes para o Duomo em Milão

inverno em Milão

Natal em Milão| ©Luca Libralato
Natal em Milão| ©Luca Libralato

O inverno em Milão começa por volta de 22 de dezembro e prolonga-se até 21 de março. Durante este período, as temperaturas podem variar entre -1 e 9 graus Celsius, com alguma precipitação. Também se regista queda de neve, pelo que a temperatura desce por vezes a níveis negativos.

Outra particularidade da época de inverno na cidade de Milão é que os dias são muito mais curtos em comparação com outras épocas do ano. Isto deve-se ao facto de o sol nascer tarde no inverno. Assim, cada dia começa aproximadamente às 8:00 da manhã e às 17:00 já não há luz solar na área circundante.

Preços em Milão durante o inverno

Dinheiro em Euros| ©Pixabay
Dinheiro em Euros| ©Pixabay

Quando se fala de preços de inverno em Milão, há diferenças significativas. No mês de dezembro, algumas actividades, passeios, excursões e transferências entre o aeroporto e Milão tendem a ser mais caras. Isto deve-se ao moderado afluxo de turistas durante o período de Natal.

janeiro e fevereiro são registados como meses de época baixa e são, portanto, dias de grandes descontos em todas as lojas e atracções turísticas da cidade italiana. Por este motivo, o inverno é a melhor altura para visitar Milão do ponto de vista económico para os amantes do tempo frio.