10 coisas para fazer em Milão com Crianças

Viajar para Milão com crianças é uma óptima opção que ficará certamente na memória. Entre museus e lojas de brinquedos históricos, encontrará oportunidades para se divertir com elas.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 6 minutos

10 coisas para fazer em Milão com Crianças

Milão | ©Antonino C

Milão é a cidade perfeita para levar as crianças.

Basta pensar nas belas iniciativas dos museus de Milão dedicados às crianças e nos muitos eventos familiares que são frequentemente organizados na cidade. Milão também está cheia deparques e lugares maravilhosos para descobrir com os mais pequenos. É também uma cidade bem servida de transportes públicos e pode tentar explorá-la de bicicleta. Se está à procura de coisas para ver e fazer em Milão com as crianças, aqui estão uma variedade de sugestões que vai adorar.

1. Ir ao Museu de Ciência e Tecnologia de Milão

Museu de Ciência e Tecnologia de Milão| ©Pietrodn
Museu de Ciência e Tecnologia de Milão| ©Pietrodn

Reservar bilhetes para o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia é uma óptima ideia. Contém algumas das invenções mais importantes ao longo dos séculos.

Entre exposições, actividades e workshops, os seus filhos podem explorar a química e a matemática, investigar as propriedades dos materiais e da energia, desenvolver a consciência ambiental e muito mais. A coleção inclui também modelos de máquinas retirados dos desenhos de Leonardo da Vinci.

As crianças vão adorar a experiência subaquática e as exposições de astronomia. Também são excelentes as exposições permanentes, que vão desde o mundo dos transportes às telecomunicações, com uma abordagem interactiva e amiga das crianças.

Reservar bilhetes para o Museu Nacional de Ciência e Tecnologia

2. Ir ao Castelo Sforzesco, um lugar de sonhos

No Castelo Sforzesco| ©Luigi_1964
No Castelo Sforzesco| ©Luigi_1964

O Castelo Sforzesco é um lugar que cativa adultos e crianças com a sua história à espera de ser descoberta. Parece saído de um conto de fadas, com um fosso, torres com ameias, pátios sucessivos e passagens secretas.

Situa-se na Piazza Castello e pode ser visitado com as crianças em qualquer altura do ano.

O melhor de tudo é que pode reservar uma visita guiada ao Castelo Sforza para pequenos grupos, onde o guia adapta a visita aos visitantes mais jovens e às famílias. Além disso, no Castelo Sforza em Milão há muitas actividades para as famílias: todos os fins-de-semana háoficinas criativas, jogos, caça ao tesouro ou visitas guiadas para crianças dos 4 aos 12 anos de idade.

Reservar bilhetes para o Castelo Sforzesco

3. Não se esqueça de visitar a Catedral de Milão

Catedral de Milão| ©a_marga
Catedral de Milão| ©a_marga

Este templo pode ser um lugar fascinante para os seus filhos.

Aqui, os mais pequenos vão encontrar-se imersos num mar de mármore com mais de 3000 esculturas, sem dúvida a coisa mais interessante para ver quando reservar uma visita à Catedral de Milão. E se subiremaos pináculos da Catedral de Milão, poderão ver a cidade de cima. É um passeio de 60 minutos, obrigatório quando se vai a Milão com crianças.

Pode dar um passeio tranquilo para admirar os pináculos e chegar ao terraço e ver a estátua dourada da Madonnina, que é um verdadeiro símbolo da cidade.

Reservar bilhetes para a Catedral de Milão

4. Visitar o Museu da Criança de Milão (MUBA)

Museu das Crianças em Milão| ©Jeremy Thompson
Museu das Crianças em Milão| ©Jeremy Thompson

O MUBA de Milão é o Museu da Infância.

É um centro inovador dedicado a projectos culturais para crianças que estimulam o pensamento criativo dos seus filhos, convidando-os a tocar, brincar e experimentar. Situado no cenário pitoresco da antigaigreja de San Michele, no interior da Rotonda della Besana, é um edifício barroco com uma grande história que remonta ao final do século XVII. O MUBA albergauma livraria bem abastecida com livros para crianças de todas as idades e um bistro com produtos e menus concebidos especialmente para os mais pequenos. Depois de visitar o museu, pode levar as crianças a brincar no belo parque que se encontra no interior da Rotunda.

Informações práticas

  • Localização: Via Enricon Besana 12.
  • Horário de funcionamento: de terça a sexta-feira, das 9h30 às 18h. Fins-de-semana e feriados das 10:00 às 18:30.
  • Preço: 8 euros para crianças e 6 euros para adultos. Existe um bilhete especial para famílias de 4 pessoas por 25 euros.
  • Duração: Entre uma e duas horas para passear e desfrutar.

5. Passeio pelos belos jardins

Jardins de Indro Montanelli| ©Bosc d'Anjou
Jardins de Indro Montanelli| ©Bosc d'Anjou

Passear pelos belos Jardins Indro Montanelli e Jardins da Villa Reale com as crianças será uma óptima experiência.

Dentro dos Jardins Indro Montanelli encontram-se o Planetário Cívico, o maior de Itália, e o Museu Cívico de História Natural, que merecem uma visita, especialmente se estiver a viajar com jovens entusiastas da astronomia ou da zoologia. Se quiser encorajar o gosto pela arte contemporânea,o Pavilhão de Arte Contemporânea (PAC) dentro da villa merece uma visita. Lembre-se que os Jardins da Villa Reale estão interditos a adultos sem crianças.

6. Ir ao Planetário Ulrico Hoepli

Planetário Ulrico Hoepli| ©Paolobon140
Planetário Ulrico Hoepli| ©Paolobon140

Os seus filhos vão adorar a experiência no Planetário Ulrico Hoepli, onde podem aprender sobre as estrelas.

Situado nos jardins da Porta Venezia, é certamente um destino ideal para os levar, com actividades frequentes eobservações guiadas para as crianças. Através de espectáculos e contos de fadas, os mais pequenos podem aprender sobre os grandes mistérios do cosmos de uma forma leve e divertida.

7. Conheça o Museu de História Natural

Fora do Museu de História Natural| ©Paolobon140
Fora do Museu de História Natural| ©Paolobon140

O museu fica a dois passos do Planetário e é um dos mais importantes museus de história natural, não só em Itália mas também na Europa. Neste museu pode proporcionar às crianças uma agradávelexperiência educativa.

Aqui, as crianças poderão conhecer maravilhosas exposições de mineralogia e paleontologia, obter informações valiosas sobre a história natural do homem e entrar no mundo dos animais de que tanto gostam. É um edifício caracterizado por um estilo neo-gótico, decorado com terracota, projetado em 1888 peloarquiteto Cerruti. O edifício foi construído entre 1892 e 1907 e é o maior de Itália e pode ser considerado um dos mais importantes da Europa.

8. Passear com as crianças na Piazza Gae Aulenti

Praça Gae Aulenti| ©Dexterino86
Praça Gae Aulenti| ©Dexterino86

Os mais pequenos vão adorar esta praça que parece saída de um filme de ficção científica.

Aqui está o arranha-céus mais alto da cidade: a Torre Unicredit, desenhada pelo arquiteto argentino César Pelli. No topo desta torre ergue-se uma estrutura em espiral de 78 metros que é iluminada à noite em ocasiões especiais.

Também fascinantes são as fontes infinitas da praça, que se enchem de cor à noite. Também nas proximidades está o Bosco Verticale, um arranha-céus coberto de plantas desenhado pelo arquiteto Stefano Boeri.

9. Aquário Cívico de Milão

No Aquário Cívico de Milão| ©Eva Paris
No Aquário Cívico de Milão| ©Eva Paris

Os ambientes marinhos e fluviais reconstruídos vão encantá-lo, e às crianças ainda mais. Encontrará este aquário no Parque Sempione, que também pode explorar num passeio de bicicleta por Milão.

Este é o terceiro aquário mais antigo da Europa, inaugurado em 1906 para a Exposição Internacional de Milão.

O interior das instalações é um passeio circular que pode ser feito em cerca de uma hora. A parte que mais entusiasma as crianças é otúnel transparente que passa por cima, onde arraias e peixes de diferentes tamanhos nadam da direita para a esquerda e vice-versa. Há uma variedade de actividades para crianças de todas as idades, como se descreve a seguir.

10. Faça-lhes a vontade na loja de brinquedos Nano Bleu

Brinquedos no interior da loja de brinquedos Nano Bleu| ©Carlos D
Brinquedos no interior da loja de brinquedos Nano Bleu| ©Carlos D

Se vai a Milão com crianças, reserve algum dinheiro para as presentear com um belo brinquedo da Nano Bleu. Esta loja de brinquedos tem três andares e mais de 350 metros quadrados para se perder em brinquedos de todas as formas e tamanhos.

A histórica loja de brinquedos Nano Bleu é um paraíso para as crianças. Inaugurada em 1949, fica a uma curta distância a pé do Duomo.

Quer se trate de peluches, bonecas, blocos de construção ou jogos de tabuleiro, a Nano Bleu é o local perfeito para presentear os seus filhos