Mais sobre: Bilhetes e visitas aos palácios e castelos de Nápoles
Nápoles é outra das jóias de Itália, onde a arte está em todo o lado, especialmente nos seus edifícios.
A cidade é o lar de uma série de palácios e castelos que datam de séculos atrás, com histórias fascinantes e inúmeros tesouros artísticos, históricos e culturais no seu interior. Uma visita a estes palácios e castelos é uma das coisaspara ver e fazer em Nápoles que não pode perder. Visite o majestoso Palácio Real de Nápoles e aprenda sobre a sua história, passeie pelos castelos medievais Maschio Angioino e dell'Ovo, explore o enorme Palácio Real de Caserta ou admire as colecções do Palácio de Capodimonte. São muitas as opções para apreciar arte, e eu conto-lhe mais abaixo.
1. Palácio Real de Nápoles
O Palácio Real de Nápoles é um lugar cheio de história que viu passar grandes dinastias ao longo dos séculos. Foi construído no século XVII sob a ordem do vice-rei de Espanha Fernando Ruiz de Castro, com o desenho de Domenico Fontana, com uma fachada de 169 metros em estilo barroco tardio.
Para além dos reis espanhóis, o palácio albergou os líderes Bourbon; Joachim Murat, durante o período napoleónico; Fernando I, durante o Reino das Duas Sicílias; e Umberto I, durante o período de Saboia. São décadas de história acumuladas no seu interior.
O interior deste complexo é um exemplo claro de opulência, incluindo a escadaria de mármore, o Teatro da Corte e o apartamento, com 30 salas onde se podem admirar belas tapeçarias, frescos, mobiliário e outras obras de arte dos séculos XVII a XX.
Para conhecer este lugar majestoso, basta juntar-se a uma das visitas privadas aos castelos de Nápoles. Atualmente, o palácio alberga aBiblioteca Nacional, com 1,5 milhões de livros, com manuscritos antigos como os papiros de Herculano. Alberga também alguns museus e possui espaços exteriores, como o Jardim Suspenso e o Jardim Romântico, bem como o Pátio de Honra, o Pátio das Carruagens e o Pátio do Belvedere.
Informações úteis
- Preço: cerca de 15 euros por pessoa.
- Horário de abertura: geralmente aberto de quinta a terça-feira, das 9:00 às 20:00, com última admissão às 19:00 horas.
- Localização: Piazza del Plebiscito, 1, 80132 Nápoles.
2. Castelo de Maschio Angioino
O Castelo Maschio Angioino ou Castel Nuovo, como também é conhecido, é outra fortificação medieval que deve ser incluída no roteiro de 3 dias em Nápoles ou mais.
É uma fortaleza medieval, e a sua construção remonta ao século XIII, com o objetivo de ser a residência real de Carlos I de Anjou. Ao visitar este castelo, destaca-se oarco triunfal feito de mármore, que foi adicionado à estrutura no século XV. Esta peça de arquitetura é considerada representativa do Renascimento.
Para além disso, o castelo está rodeado por cinco torres cilíndricas que complementam a sua função de palácio e fortaleza. No interior deste imponente recinto, é possível ver as salas históricas, como a Sala dei Baroni, em estilo gótico com uma altura de28 metros, a capela real, com frescos do século XIV atribuídos a Giotto.
Há também o museu cívico, com esculturas, pinturas e outros elementos que contam a história de Nápoles desde a Idade Média até ao século XX. Devido à sua localização, uma visita a este local pode ser combinada com outras actividades, como avisita guiada à Galeria Bourbon de Nápoles, que normalmente começa em Vico del Grottone, 4, 80132, localizada a cerca de 10 minutos a pé da fortaleza.
Informações úteis
- Preço: cerca de 6 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: geralmente de segunda a sábado, das 8h30 às 18h30
- Localização: Via Vittorio Emanuele III, 80133 Napoli.
3. Palácio Real de Caserta
O Palácio Real de Caserta é uma das maiores residências reais do mundo, datada do século XVIII, construída por ordem de Carlos VII de Nápoles, com o objetivo de criar um palácio que rivalizasse com o Palácio de Versalhes.
O projeto foi confiado ao arquiteto Luigi Vanvitelli, que concebeu a estrutura em estilo barroco tardio. A estrutura, que é património da UNESCO, tem um total de1200 quartos distribuídos pelos cinco pisos do edifício. A fachada principal tem 36 metros de altura e 250 metros de comprimento.
Numa visita guiada privada ao Palácio Real de Caserta, é possível ver o interior ricamente decorado com esculturas, frescos e mobiliário de época. É possível ver aEscadaria de Honra, uma imponente estrutura de mármore; o Teatro da Corte; e a Capela Palatina, onde ainda se celebram missas.
Destacam-se também os extensos jardins, com mais de 120 hectares, que misturam os estilos francês e italiano. Nestes relvados verdes podem ver-se fontes, cascatas, o Aqueduto Caroliniano e um jardim inglês acrescentado anos mais tarde. Há muitas maneiras de o visitar: empequenos grupos, com uma viagem de regresso de comboio, com uma entrada sem fila, etc. Sem dúvida, é uma atração imperdível entre as coisas para ver perto de Nápoles.
Informações úteis
- Preço: a visita guiada privada custa cerca de 119 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: geralmente todos os dias das 8.30h às 19.30h.
- Localização: Piazza Carlo di Borbone, 81100 Caserta.
4. Palácio de Capodimonte
Numa colina que se ergue nos arredores da cidade, ergue-se o Palácio de Capodimonta. É um edifício representativo da arquitetura Bourbon, construído por Carlos de Bourbon no século XVIII.
É um edifício de três andares que inclui elementos do barroco tardio e do neoclassicismo. O Palácio é também a sede doMuseu Nacional de Capodimonte, uma das paragens incluídas em alguns dos autocarros turísticos de Nápoles.
Ao apreciar o interior da estrutura, é possível ver os elementos de mármore, os frescos e estuques ornamentais e o mobiliário original dos séculos XVIII e XIX ainda presente em algumas salas. O museu é um dos maiores de Itália e pode servisitado numa excursão privada. Entre a sua vasta coleção de pinturas encontram-se obras dos pintores mais famosos, como El Greco, Caravaggio, Raffaello e Ticiano.
Para completar este grande complexo, o palácio está rodeado pela Floresta de Capodimonte, que se estende por 134 hectares e é um importante pulmão natural da cidade, que também abriga edifícios de grande valor histórico, como a igreja de San Gennaro e o Casino dei Principi.
Informações úteis
- Preço: cerca de 15 euros por pessoa. As crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita.
- Horário de funcionamento: geralmente de segunda a sábado, das 9h30min às 16h30min, e aos domingos, das 10h30min às 16h30min.
- Localização: Via Miano, 2, 80131 Nápoles.
5. Castel dell'Ovo
O Castel dell'Ovo é outra fortaleza localizada em Nápoles. É o mais antigo da cidade e está localizado na pequena ilha de Megaride. Do edifício é possível ver o Golfo de Nápoles e o Monte Vesúvio.
O seu nome está relacionado com uma lenda segundo a qual Virgílio, o poeta romano, escondeu um ovo mágico na estrutura e o destino da cidade dependia dele. A estrutura do castelo data doséculo XII, mas a história do local remonta ao século I a.C., quando foi construída uma villa na zona. Ao passear pelo local, é possível ver os seus salões, torres e terraços.
Ao contrário de outras atracções desta lista, este local chama a atenção por si só e não pelo que está no seu interior, pelo que a grande atração é precisamente a suaarquitetura medieval e o terraço, de onde se avista uma boa parte da cidade, para incríveis vistas panorâmicas ao pôr do sol. Por outro lado, dada a sua localização perto de alguns restaurantes e pizzarias, uma visita ao castelo pode ser facilmente combinada com um passeio gastronómico privado por Nápoles.
Informações úteis
- Preço: gratuito.
- Horário de abertura: geralmente todos os dias. Mas verificar o horário de acordo com a estação do ano.
- Localização: Via Eldorado, 3, 80132 Napoli.
6. Palazzo Donn'Anna
Situado no bairro de Psillipo, o Palazzo Donn'Anna é um edifício enigmático da cidade que parece surgir do mar. Foi construído no século XVII e encomendado por Anna Carfa, esposa do vice-rei espanhol de Nápoles.
Infelizmente, o edifício nunca foi concluído e hoje é um destino cheio de mistérios que atrai tanto os habitantes locais como os visitantes. O palácio pode ser admirado do exterior a qualquer hora do dia enão está aberto a visitas. No entanto, isso não retira o encanto do seu estilo barroco, concebido pelo arquiteto Cosimo Fanzago.
Dada a sua história particular, foram criados vários mitos que se enquadram perfeitamente numa visita privada aos mistérios e lendas de Nápoles.
Diz-se que o espírito de Donn'Anna vagueia pelos corredores do local e que a sua presença se faz sentir nas noites de lua cheia. Em todo o caso, este local continua a ser um palácio atrativo para os visitantes, que tem sidocenário de filmes e produções televisivas, devido à sua capacidade de recriar uma atmosfera romântica ou decadente. As ruínas podem ser vistas da estrada ou do mar.
Informações úteis
- Localização: Via Posillipo, 9, 80123 Napoli.
7. Castelo de Sant'Elmo
Castel Sant'Elmo é uma impressionante fortaleza medieval, que fica na colina de Vomero.
Esta fortificação data do século XIII, mas a estrutura atual data do século XVI, quando foi reconstruída sob o domínio espanhol.
A estrutura tem o desenho de uma estrela de seis pontas, que facilitava a defesa contra ataques. Ao longo das décadas, o castelo funcionou comoprisão, residência real e quartel militar.
Atualmente, é um centro cultural e alberga o Museo del Novecento, um espaço dedicado à arte napolitana do século XX e a exposições temporárias de arte contemporânea. Outras atracções deste complexo incluem aigreja de San Erasmo, um templo de estilo barroco que alberga alguns frescos do século XVII. Visite também o Orologio Castel Sant'Elmo, um relógio que adorna uma das fachadas internas. Caso opte por comprar o Naples Pass, este destino está incluído nas opções de 3, 5 e 7 dias.
Informações úteis
- Preço: aproximadamente 5 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: geralmente de segunda a sábado, das 8h30min às 19h30min.
- Localização: Via Tito Angelini, 20, 80129 Napoli.
8. Castelo Capuano
Outro dos castelos mais antigos de Nápoles, que remonta ao século XII, é o Castel Capuano. Este recinto foi erguido por ordem do rei Guilherme I da Sicília como uma fortaleza defensiva.
Durante muitos anos, funcionou como Palácio da Justiça e, atualmente, alberga alguns escritórios administrativos e é um centro cultural de grande importância na cidade. Embora este castelonão admita visitas guiadas regulares, é possível entrar nele para participar num dos eventos organizados no local. Em todo o caso, é possível admirar a sua fachada com o seu imponente desenho quadrangular.
O castelo também dá o nome à Fondazione Castel Capuano, uma instituição dedicada à formação jurídica forense. No interior, encontra-se a belaSala dei Busti, com uma série de bustos de juristas famosos da região. Existe também a capela de Santa Maria della Fede, onde se encontram vários frescos que datam do século XVI. A escadaria de mármore e outras salas com tectos em caixotões contribuem para a sua beleza.
Informações úteis
- Preço: gratuito. Os bilhetes para eventos específicos têm custos variáveis.
- Localização: Via Concezio Muzy, 80139 Nápoles.
9. Palácio Donnaregina
Situado na zona do centro histórico de Nápoles, o Palazzo Donnaregina está repleto de elegância e beleza. Trata-se de um edifício dos séculos XVII e XVIII, embora o local em si remonte ao século XIV.
Ao chegar ao local, é possível ver a sua atraente fachada barroca, que se confunde com os elementos urbanos que o rodeiam. No interior, é possível admirar uma grandecoleção de arte sacra, com elementos que vão desde a Idade Média até ao século XX. Isto deve-se ao facto de o palácio ser a sede do Museu Diocesano de Nápoles, pelo que recolhe grandes amostras de história religiosa.
Outra atração deste complexo artístico e religioso é a igreja de Santa Maria Donnaregina Nuova, situada ao lado do palácio. É uma igreja barroca do século XVII onde se podem ver pinturas de Francesco Solimena e Luca Giordano.
Informações úteis
- Preço: cerca de 10 euros por pessoa.
- Horário de funcionamento: geralmente de segunda a sábado, das 9h30 às 16h30 e aos domingos até às 14 horas.
- Localização: Largo Donnaregina - 80138 Napoli.
10. Palácio Zevallos
O Palazzo Zevallos é outra atração onde os amantes da arte se sentirão em casa, pois alberga uma rica coleção de arte com obras de artistas de renome.
Naturalmente, o primeiro destaque é a fachada, que corresponde ao estilo neoclássico do século XIX. Já nas imediações do palácio é possível admirar as amplassalas decoradas com frescos, estuques e mármores que lhe conferem um aspeto inegavelmente opulento.
Isto explica o facto de o local albergar a Gallerie d'Italia, um museu com obras como "O Martírio de Santa Úrsula" de Caravaggio e uma vasta coleção de pintura napolitana do século XVII ao início do século XX. Para além de museu, este espaço é umcentro cultural onde são organizados vários eventos, como exposições temporárias, concertos, etc. Devido à sua localização no centro da cidade, pode ser combinado com outras actividades, como um passeio guiado a pé por Nápoles.
Informações úteis
- Preço: cerca de 5 euros por pessoa. As crianças com menos de 18 anos têm entrada gratuita.
- Horário de funcionamento: geralmente de terça a sexta-feira, das 10:00 às 19:00. Sábados e domingos até às 20:00.
- Localização: Via Toledo, 185, 80132 Nápoles.