Mais sobre: Ingressos e visitas aos subterrâneos de Nápoles
Há tantas coisas para ver em Nápoles que se poderia passar dias a conhecer a cidade e ficar surpreendido todos os dias. Com certeza que já planeou uma visita à Catedral de Nápoles, vai querer contemplar o mar a partir do Castel dell'Ovo e vai querer sentir a atmosfera autêntica da cidade na Piazza del Plebiscito. Mas para além das principais atracções, uma visita ao subsolo de Nápoles é uma coisa incrível para fazer na cidade.
Nápoles preserva uma cidade inteira no subsolo. Um passeio por cisternas, túneis e poços fazem desta experiência uma atração única na cidade. Se estás a pensar no que fazer em Nápoles, recomendo-te que incluas uma visita à sua parte subterrânea e que faças parte desta viagem por 2400 anos de história.
1. Visita às Galerias Bourbon de Nápoles: um fascinante túnel subterrâneo
Embora existam muitos passeios e excursões em Nápoles, há alguns viajantes mais curiosos que querem ver a cidade de ponta a ponta. Este passeio é ideal para estes viajantes, pois poderão visitar a GaleriaBourbon.
Este túnel foi construído em 1853 por Francisco II de Bourbon, que estava muito preocupado com uma rebelião iminente e decidiu ordenar a construção de uma rota de fuga do Palácio Real para o quartel da, na altura, Via della Pace.
É possível percorrer este túnel cheio de história e de atmosfera que nunca foi terminado, mas que em cada período da história foi utilizado por diferentes pessoas para diferentes objectivos. Foi um hospital militar, um abrigo da Segunda Guerra Mundial e até um depósito judicial.
Este passeio é cativante e, por vezes, desolador, pois ainda se podem ver inscrições com mensagens manuscritas de esperança e também de desolação de todas as pessoas que ali viveram.
Nos túneis encontrará também estátuas do período fascista e uma exposição única de carros e motas que foram abandonados durante os anos de guerra. Este passeio realiza-se em grupos de 20 pessoas no máximo e custa a partir de 14 euros. Não perca a oportunidade de conhecer a história de Nápoles de uma forma que talvez não tenha imaginado, mas que irá certamente apreciar.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 14 euros.
- Duração: 3 horas e meia
- Vantagens desta opção: é uma atividade única em Nápoles e a um preço muito bom.
2. Passeio a pé pela cidade de Nápoles e visita às suas ruínas subterrâneas
Este city tour de Nápoles é perfeito para quem quer fazer um passeio a pé pela cidade, mas também está interessado em conhecer a parte subterrânea da cidade.
Nesta excursão de 5 horas a Nápoles, começará por conhecer o famoso centro histórico.
Nápoles é uma cidade particularmente pitoresca, e uma das melhores actividades é simplesmente passear pelas suas lojas de artesanato, fazer uma visita guiada (se puder) para provar a sua comida de rua e maravilhar-se com a antiguidade e o estado de conservação das suas igrejas.
Este tipo de passeio a pé costuma incluir os principais pontos turísticos, como a Piazza Municipio, a Galleria Umberto I e a Piazza del Plebiscito.
Outros monumentos principais, como o Castel Nuov eo Palácio Real, também são frequentemente visitados.
Depois de um passeio ao longo de Spaccanapoli, a avenida principal, e ao longo da popular Via San Gregorio Armeno, começa a visita às ruínas enterradas da antiga cidade de Nápoles.
Uma grande vantagem deste passeio é que o seu guia é um historiador de arte profissional, com quem poderá aprender todas as curiosidades e factos interessantes sobre este passeio único.
Além disso, o tamanho do grupo é limitado a um máximo de 25 pessoas para que possa fazer este passeio o mais confortável possível. Também lhe serão fornecidos auscultadores para que possa ouvir o guia sem dificuldade durante a visita.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 40 euros.
- Duração: 5 horas
- Vantagens desta opção: este passeio inclui uma visita ao centro histórico e à cidade subterrânea.
3. Descobrir as Catacumbas de San Gennaro
Visitar as Catacumbas de San Gennaro é a terceira atividade turística mais popular em Nápoles para os viajantes que se atrevem a ir para o subsolo. Este é o lugar onde a maioria dos napolitanos foi enterrada durante a Alta Idade Média.
A particularidade desta visita é que será possível identificar diferentes tipos de enterramentos, desde pequenas capelas para bispos e personalidades importantes da época, até aos túmulos de pessoas anónimas enterradas diretamente no solo.
Também será possível aprender muito mais sobre o santo padroeiro de Nápoles, San Gennaro, que é tão amado por todos os habitantes da cidade.
Esta visita a Nápoles dar-lhe-á a oportunidade de descobrir os impressionantes frescos e pinturas bizantinas do século IX conservados nesta cidade subterrânea. Acredita-se que estas obras de arte representam o nascimento do estilo pompeiano e são as primeiras pinturas cristãs no sul de Itália.
Estas catacumbas são também o local onde o Bispo Paulo II se refugiou no século VIII durante as lutas iconoclastas. É verdadeiramente incrível passear por estes sítios que contam uma história em cada canto.
Pormenores interessantes
- Preço: a partir de 9 euros.
- Duração: 45 minutos
- Vantagens desta opção: o passeio é feito num grupo de no máximo 6 pessoas.
4. Visita guiada à Rota Sagrada subterrânea de Nápoles
A Rota Sagrada de Nápoles é um passeio de importância religiosa e histórica, que vai desde o túmulo de San Gennaro até ao seu tesouro. Neste passeio descobrirá basílicas subterrâneas, importantes frescos e mosaicos e percorrerá um dos bairros mais antigos da cidade: Rione Sanità.
Este passeio tem uma duração de 3 horas, onde poderá mergulhar na história e na evolução de uma área da cidade influenciada por muitas culturas fortes ao longo dos séculos.
Passear por Nápoles é uma experiência em si, mas no bairro de Rione Sanità é possível apreciar a diversidade de sons, cores e rostos.
As paragens do passeio incluem uma visita às Catacumbas de San Gennaro, à Basílica de San Gennaro extra Moenia, à Basílica de S. Maria della Sanità e à Basílica de S. Severo, monumentos de extrema importância para a cidade.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 15 euros.
- Duração: 3 horas
- Vantagens desta opção: desfrutará de um passeio pela parte subterrânea da cidade, mas também poderá visitar monumentos representativos.
5. Visita guiada pela história do subsolo de Nápoles e do Teatro Romano
Esta visita inclui a entrada para este mundo subterrâneo e uma visita guiada ao vivo. Se deseja entrar neste cenário fantástico 40 metros abaixo da superfície, esta opção é para si.
O seu guia conduzi-lo-á através da história, passando por diferentes fases da cidade, desde os abrigos antiaéreos da Segunda Guerra Mundial até ao camarim do controverso imperador Nero. É curioso imaginar as profundezas de uma cidade com ruas tão movimentadas como Nápoles.
Este passeio permitir-lhe-á desfrutar de relíquias da antiguidade, incluindo os Jardins Hypogeum, que datam do século IV e são obras antigas de valor inestimável.
Também se pode passear pelo sistema de cisternas e imaginar como era a distribuição e o abastecimento de água da cidade durante quase 23 séculos.
A visita é coroada com um pequeno passeio pelos restos do antigo Teatro Romano de Neápolis, onde se pode até identificar claramente onde Nero tinha um camarim privado para as actuações. É espantoso como muitas das coisas que consideramos quotidianas têm a sua origem há tantos anos.
Este passeio tem a duração de 1 hora e meia e os preços começam a partir de 14 euros, o que inclui o serviço de um guia que o acompanhará nesta maravilhosa aventura.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 14€.
- Duração: 1 hora e meia
- Vantagens desta opção: é um passeio muito bem conservado onde se pode desfrutar de diferentes atracções num único passeio.
Conselhos para uma visita ao subsolo de Nápoles
- Recomenda-se que leve algum tipo de casaco, pois pode apanhar frio nos túneis.
- Se é claustrofóbico ou não gosta de espaços confinados ou estreitos, esta pode não ser uma atividade recomendada para si. No entanto, pode ver todas as galerias largas e evitar o local onde se entra pelos buracos mais estreitos, se preferir.
- Por razões de segurança, recomendo o uso de calçado confortável. O solo por vezes não é muito firme para caminhar e há muita humidade, devido às condições climatéricas de Nápoles e à profundidade.
- Se viaja com crianças, esta é uma atividade familiar. Só tem de ter em conta se elas se sentem confortáveis com algumas das condições. Há secções dos túneis que são bastante escuras, e o percurso tem escadas em várias secções. Mas para além destes pormenores, eles vão gostar tanto como os adultos.
- Recomendo que reserve com antecedência a excursão da sua escolha, pois os lugares são limitados e estas actividades são muito populares entre os turistas. As excursões estão disponíveis em diferentes línguas, por isso lembrem-se de verificar com antecedência se estão disponíveis na língua e no horário que pretendem.
Porque é que é aconselhável fazer uma excursão ao subsolo de Nápoles?
Fazer uma excursão ao subterrâneo de Nápoles permitir-lhe-á experimentar um ambiente completamente diferente e mergulhar na história da cidade. A visita por conta própria apenas lhe permitirá percorrer os túneis, mas fazê-lo com um guia permitir-lhe-á reviver a história à medida que os percorre.
Embora se possam realizar muitas outras actividades na cidade, visitar a parte subterrânea da cidade é algo muito caraterístico, e algo que não se pode fazer noutras cidades da Europa, nem do mundo. As ruínas estão perfeitamente preservadas. E está em curso um processo de restauro para as tornar ainda melhores.
Dependendo da excursão, os preços são bastante semelhantes aos de outro tipo de actividades, mas esta visita proporcionar-lhe-á valor cultural e histórico. Para além disso, a experiência de estar a tantos metros de profundidade é algo que tem de ser vivido por si.
É possível fazer estas excursões ao subsolo de Nápoles por conta própria?
Não, a realidade é que as ruínas fazem parte de um projeto de conservação em que o acesso só é permitido com visitas guiadas, de forma a limitar as visitas e controlar os itinerários e percursos dos turistas.
Existem visitas de diferentes temas e em diferentes locais, como detalhamos nestas secções, mas não há possibilidade de as fazer por conta própria.