Como chegar ao Coliseu de Roma
Se está a viajar para Roma, deve (ou deveria) estar a contar as horas até poder mergulhar no Coliseu. Eis como lá chegar a partir de qualquer ponto da cidade.
Assim que tiver os seus bilhetes para Roma, a primeira coisa a fazer é começar a planear as visitas que irá fazer enquanto lá estiver. Especialmente as mais populares, que requerem um pouco de planeamento. Em primeiro lugar, adquira o seu bilhete para o Coliseu ou, se preferir, reserve um bilhete para o Coliseu, o Fórum Romano e o Monte Palatino que inclua também o acesso 24 horas ao autocarro turístico. Desta forma, não perderá nada!
E agora, aqui fica um guia para que chegar ao Coliseu, onde quer que esteja, seja fácil, rápido e cómodo.
Passear e caminhar a partir do centro
Andar a pé em Roma é obrigatório. Para além de ser barato, pode aproveitar o passeio para apreciar a cidade, percorrer as suas ruas, praças, fontes... Uma delícia.
Embora possa parecer uma longa caminhada desde o centro histórico de Roma, vale muito a pena. Vou indicar-lhe as distâncias mais populares para que possa decidir se prefere fazê-lo a pé ou procurar uma alternativa.
Distâncias a pé para o Coliseu a partir de alguns dos principais locais de Roma
- Da Piazza Spagna: Demora 28 minutos a pé, percorrendo as pequenas ruas que rodeiam a maravilhosa Piazza Spagna, a Via del Corso e a Via dei Fori Imperiali. Este passeio é obrigatório.
- Da Piazza Navona: levará 26 minutos a percorrer um percurso muito semelhante ao anterior.
- DeMonti: apenas 9 minutos, não tem desculpa (além disso, as vistas do Coliseu quando desce as escadas de Monti são lindas).
- Da Isola Tiberina: apenas 24 minutos e pode escolher entre atravessar o Circo Massimo ou caminhar em frente ao Teatro Marcello ou aos Museus Capitolinos.
- Do Vaticano: 50 minutos. Sem dúvida, o passeio mais longo no que é considerado o centro da cidade, mas certamente um dos itinerários mais fascinantes.
De metro, a forma mais rápida
Se procura rapidez, onde quer que se encontre, o metro de Roma é sempre uma boa opção. A linha B do metro liga o Coliseu e o Fórum Romano aos principais pontos da cidade.
Além disso, a paragem (Piazza del Colosseo) fica mesmo em frente à entrada do Coliseu e do Fórum Romano, a apenas alguns minutos a pé. Não há que enganar. Já agora, prepare a sua máquina fotográfica porque a vista do Coliseu a partir da saída da paragem de metro vai deixá-lo de boca aberta. Prepare-se para o que aí vem!
Apanhar o autocarro da cidade
Talvez caminhar não seja a sua praia ou não lhe apeteça dar um longo passeio logo de manhã. Bem, para continuar a desfrutar da cidade e das suas atracções turísticas, mas ainda assim estar confortável e com um orçamento limitado, percorrer Roma de autocarro urbano é uma excelente ideia.
Tenha paciência porque o trânsito é caótico, as ruas são estreitas e as linhas de autocarro tendem a estar bastante cheias, mas pelo menos chegará ao Coliseu mais descansado. Consulte o sítio Web dos transportes públicos de Roma para obter mais informações sobre horários, bilhetes e tarifas.
Linhas recomendadas
Como verá abaixo, o Coliseu está bem ligado ao resto da cidade:
- Linhas frequentes que chegam ao Coliseu: 117, 175, 186, 271, 53, 571, 53, 571, 571, 75, 80, 810, 85, 87.
- Linha nocturna que o liga ao Coliseu: a N2.
E se estiver a pensar em utilizar o autocarro turístico?
Comprar um bilhete para o autocarro turístico de Roma é uma excelente ideia porque este meio de transporte liga os principais pontos turísticos da cidade (o Coliseu não podia ser menos), tem uma frequência decente e, o melhor de tudo, tem dois pisos, um deles descoberto, para que possa desfrutar das melhores vistas enquanto se deixa levar (literalmente). Já não parece assim tão mau?
E se isso não for suficiente, compre aqui os seus bilhetes para o Coliseu e obtenha um bilhete combinado que inclui a entrada no Fórum Romano, no Monte Palatino e acesso ilimitado ao autocarro turístico durante 24 horas. Tudo num só!
Táxi ou Uber, para os mais preguiçosos (ou os mais práticos!)
Um dos meios de transporte mais universais, o táxi, também funciona em Roma. Não é difícil encontrar um a correr ou à sua espera numa praça de táxis (procure-os nas principais ruas ou praças de Roma, estão muito bem sinalizados).
Diga ao motorista o seu destino (e não se esqueça de lhe pedir para ativar o taxímetro para evitar surpresas desagradáveis). O Coliseu é bastante central, por isso não deve custar-lhe muito. Evite as horas de ponta para manter o seu orçamento sob controlo.
Se quiseres optar por uma experiência tão confortável como esta, mas que ao mesmo tempo não deixe pontas soltas, deves saber que a Uber também funciona em Roma, e muito bem. Descarregue a APP, introduza a morada de origem e destino e o mapa calculará automaticamente o percurso, o preço e quantos minutos demorará a ir buscá-lo.
Utilizar um transporte responsável, utilizando uma bicicleta pública ou uma scooter
Assim que pisar a cidade, notará que o tráfego nas ruas antigas de Roma foi completamente modernizado, acolhendo novos métodos de transporte. Nos passeios, verá dezenas de scooters, trotinetes eléctricas e bicicletas estacionadas nos passeios, que poderá utilizar para se deslocar de uma parte da cidade para outra.
Existem várias empresas e aplicações que gerem estes veículos, pelo que recomendo que consultes as mais populares para saberes as tarifas. Como funciona? Muito fácil: a APP (seja ela qual for) terá sempre um mapa da cidade que o vai geolocalizar e sugerir quais as scooters, bicicletas ou trotinetas mais próximas de si. Reserve uma com um clique, active-a e pague apenas pelos minutos que a utilizar. Parece magia!
Contrate um serviço de partilha de automóveis e não se preocupe com mais nada.
Se se sentir mais seguro utilizando algo semelhante mas viajando em quatro rodas, existe um serviço semelhante para carros. O Car2GO é um dos mais internacionais e permite-lhe alugar um veículo para se deslocar pela cidade e pagar apenas pelos minutos que o vai utilizar.
Não tem de se preocupar com o seguro, a gasolina ou em levá-lo para um parque de aluguer de automóveis. A propósito! Se planeia visitar o Coliseu a um domingo, a Via dei Fori Imperiali é pedonal durante todo o dia de domingo, por isso deixe o carro para qualquer outro dia da semana e vá dar um passeio a pé ou de bicicleta por uma das avenidas mais fotogénicas da cidade.