Como chegar ao Vaticano

A Cidade do Vaticano não fica no centro de Roma, mas é fácil lá chegar se souber como. Aqui está a melhor maneira de chegar ao Vaticano para tornar a sua visita perfeita.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 6 minutos

Como chegar ao Vaticano

Praça de São Pedro | Kevin et Laurianne

Está a organizar a sua visita a Roma e não quer deixar nenhuma ponta solta? É verdade, porque a Cidade Eterna tem muito para oferecer e não há tempo a perder. Por isso, se já reservou o seu bilhete para o Vaticano ou a sua visita guiada ao Vaticano, elaborei este pequeno guia prático para que, onde quer que esteja, possa chegar ao Vaticano de acordo com o tempo e o orçamento de que dispõe.

A pé a partir do centro de Roma, porque caminhar é sempre um prazer

Escadaria de Espanha| ©Ilnur Kalimullin
Escadaria de Espanha| ©Ilnur Kalimullin

Andar a pé em Roma será sempre o meu meio de transporte preferido (e definitivamente o mais barato!). Não há uma rua, esquina, fonte ou praça que não mereça uma visita ou uma foto. E isso só é possível se percorrermos cada uma das suas ruas estreitas, e não apenas as mais famosas do centro.

Se estiver a visitar o centro histórico da cidade, a melhor coisa a fazer é ir a pé até ao Vaticano. Vá com calma, pare quando uma fachada ou praça lhe chamar a atenção e aproveite o passeio.

Distâncias a pé dos principais pontos da cidade

  • Da Piazza Spagna: demora 33 minutos a percorrer todo o centro e a atravessar o Tibre em frente ao Castelo de Santo Ângelo - espetacular!
  • Da Piazza Navona: demora 24 minutos a percorrer as ruas mais bonitas da cidade.
  • Do Campo dei Fiori: apenas 24 minutos, uma caminhada muito curta!
  • Da Isola Tiberina: 36 minutos a pé ao longo das margens do Tibre - um sonho!
  • De Trastevere: 38 minutos a pé por uma autêntica via romana.
  • Do Coliseu: 50 minutos. Este é provavelmente o passeio mais longo, mas atravessará toda a cidade e desfrutará do espetáculo que esta cidade tem para oferecer.

Reservar bilhetes sem filas para os Museus do Vaticano

De autocarro a partir do centro

Autocarro pelas ruas de Roma| ©Chris Sampson
Autocarro pelas ruas de Roma| ©Chris Sampson

Se não lhe apetecer caminhar ou se preferir poupar forças para a visita aos Museus e à Basílica, chegar ao Vaticano de autocarro também é fácil, confortável e muito barato. A paragem de autocarro mais próxima do Vaticano fica na Piazza del Risorgimento, de onde só terá de caminhar 5 minutos até à porta dos Museus ou da Praça de São Pedro.

Dependendo da sua localização, pode também chegar à Via di Porta Cavalleggeri ou à Via Leone IV e à Via degli Scipioni. Consulte os horários e as tarifas no sítio Web oficial dos transportes públicos de Roma.

Linhas mais recomendadas

  • Linhas de autocarro para a Piazza del Risorgimento: as mais populares são 49, 32, 81 (atravessa a cidade a partir do Coliseu), 982
  • Linhas de autocarro para aVia Leone IV com a Via degli Scipioni: 492, 990
  • Linha de autocarro para a Via di Porta Cavalleggeri: 64 (este autocarro é muito popular porque liga a Estação Ferroviária Termini ao Vaticano.
  • Outras linhas recomendadas: 62 (liga as principais atracções turísticas da cidade, como a Piazza Venezia ao Vaticano) e 40 (também a partir da Termini).

Utilize o autocarro turístico, se tiver um bilhete

Se durante a sua viagem a Roma decidiu comprar um bilhete para o autocarro turístico de Roma, não hesite em utilizá-lo como meio de transporte. É geralmente muito conveniente porque liga as principais atracções turísticas da cidade, por isso, uma vez que tem viagens e paragens ilimitadas, não hesite e chegue ao Vaticano no famoso autocarro vermelho de dois andares.

Reservar um lugar no autocarro turístico de Roma

De metro, a partir de qualquer ponto da cidade

Dentro de uma carruagem do Metro de Roma| ©N i c o l a
Dentro de uma carruagem do Metro de Roma| ©N i c o l a

Embora não existam muitas linhas em Roma, o Vaticano está bem ligado por transportes subterrâneos, o Metro de Roma. A estação mais conveniente é normalmente Ottaviano, porque é a mais próxima, mas se não se importar de andar um pouco, também pode sair em Cipro ou Lepanto. O bilhete custa apenas 1,5 euros, por isso esta é definitivamente uma das formas mais baratas de chegar ao Vaticano.

  • Linha A: A melhor forma de chegar ao Vaticano é apanhar a linha A do metro, que também passa pelos principais pontos da cidade, como a Piazza Spagna ou a estação de comboios Termini, e sair em Ottaviano-S. Pietro. A partir daí, é uma caminhada fácil de 5 minutos até ao Vaticano (siga as bancas de souvenirs e não se vai perder).

De elétrico, para uma experiência autêntica

Elétrico pelas ruas de Roma| ©Rob Dammers
Elétrico pelas ruas de Roma| ©Rob Dammers

Roma ainda tem algumas linhas de elétrico e, apesar de nem sempre ser o mais prático (não está bem ligado ao centro histórico e turístico da cidade), dependendo do local onde estiver alojado, poderá achar conveniente utilizar o elétrico. Pode encontrar preços e horários no site oficial dos transportes públicos de Roma.

A linha de elétrico mais próxima é a número 19 e deixá-lo-á na Piazza del Risorgimento (é a última paragem da linha, por isso não pode falhar). Pode ser útil se estiver hospedado perto da Villa Borghese ou se estiver a passear por lá ou pelo Bioparco antes da sua visita ao Vaticano.

Reservar bilhetes sem fila para os Museus do Vaticano

De táxi, para maior comodidade

Táxi pelas ruas de Roma| ©Phillip Capper
Táxi pelas ruas de Roma| ©Phillip Capper

O serviço de táxis em Roma funciona bastante bem: há muitos táxis disponíveis na rua e as principais atracções turísticas da cidade têm praças de táxis onde não demorará mais de 5 minutos a apanhar um.

Os preços são razoáveis para este tipo de serviço, mas recomendo que tenha um itinerário claro (para evitar que lhe seja dada uma boleia extra) e que peça ao taxista para ligar o taxímetro antes de iniciar o percurso para evitar surpresas desagradáveis. Em princípio, não deve custar mais de 15 euros a partir do centro de Roma.

Pela Uber, que também opera em Roma

Motorista da Uber| ©Thibault Penin
Motorista da Uber| ©Thibault Penin

Se está à procura de um serviço cómodo e porta-a-porta, a melhor opção é a Uber. Pode solicitá-lo a partir da APP sempre que quiser, saberá o percurso a seguir e terá uma ideia clara do preço da viagem, independentemente do trânsito que possa encontrar pelo caminho. Além disso, evita ter de tirar o cartão ou dinheiro para pagar.

Reservar bilhetes sem filas para os Museus do Vaticano

De car2go ou de carro elétrico, se se atrever a enfrentar o trânsito romano

Car2go| ©Miwok
Car2go| ©Miwok

Nos últimos anos, Roma assistiu a uma proliferação de serviços de aluguer de automóveis ao minuto para o levar de uma parte da cidade para outra. Se já está familiarizado com este serviço, provavelmente tem a APP Share Now ou Car2GO, um dos serviços mais internacionais, descarregada no seu smartphone.

No mapa da aplicação, pode ver quantos carros estão disponíveis perto da sua localização, reservar um com um simples clique e, em poucos minutos, estará no seu destino. Os veículos são normalmente "Smarts" ou similares, de tamanho muito pequeno, o que facilita muito o estacionamento no centro da cidade ou perto de zonas com muita gente.

No entanto, tenha em conta que o trânsito em Roma pode ser caótico e terá de ter cuidado para não estacionar o seu carro numa zona proibida (normalmente está muito bem sinalizada). O melhor de tudo é que o preço não costuma ser superior a 5 euros se tiver estacionado o carro algures no centro da cidade.

De bicicleta ou scooter, se quiser fazer a sua viagem a Roma sobre rodas

Deslocar-se em Roma de bicicleta| ©Rob Larsen
Deslocar-se em Roma de bicicleta| ©Rob Larsen

Tal como existem serviços de Car Sharing, descobrirá que Roma está literalmente cheia de scooters. Existem várias empresas locais e internacionais que, a partir da APP, permitem alugar uma scooter ou uma bicicleta por alguns minutos para que se possa deslocar pela cidade ao seu próprio ritmo. Normalmente, isto é bastante cómodo, rápido e barato.

Mas, mais uma vez, não se esqueça que o trânsito em Roma pode ser um pouco caótico e que há muitas ruas pedonais no centro onde é melhor não se aventurar. Vamos a isto!