10 lugares secretos de Roma
Se lhe apetecer sair dos circuitos habituais em Roma, tome nota dos locais secretos mais bem escondidos da capital italiana e conheça a cidade como um local!
Para além das visitas guiadas ao Coliseu, das entradas para o Vaticano, das melhores praças de Roma, das suas impressionantes fontes e ruas de rica opulência, existe uma Roma secreta, com recantos escondidos que o olhar do turista não costuma perceber. É por isso que está a ler estas linhas: para sair do rebanho e acrescentar à sua lista de coisas para ver e fazer em Roma, as jóias perdidas da Cidade Eterna.
Tour privado de Roma
Deixe que um guia local o conduza através da Roma escondida para descobrir os segredos da Cidade Eterna.
Com esta visita privada com aperitivo incluído, não perderá nenhum dos monumentos imperdíveis, graças a uma visita de três horas que o levará também aos locais menos conhecidos da cidade.
As igrejas daPiazza Navona, o fascinante óculo do Panteão ou as ruas estreitas do Trastevere são alguns dos recantos romanos que irá descobrir de uma forma diferente graças a esta visita privada à Roma escondida. Acompanhado a todo o momento por um guia local que lhe contará todos os segredos e lendas, visitará lugares únicos de forma personalizada, que talvez não consiga compreender sozinho.
Além disso, este passeio inclui uma bebida e um lanche local. Aqui estão10 lugares escondidos em Roma, aos quais só chegará se os conhecer.
Tome nota de onde os pode encontrar.
1. Quartiere Coppedè
O Quartiere Coppedè de Roma é como entrar num conto de fadas espremido entre quatro ruas, na esquina da Via Dora com a Via Tagliamento.
Há um par de edifícios muito bonitos e uma praça com uma fonte que, apesar de não saberem a nada, fazem com que a visita valha a pena. Uma vantagem desta zona é que, como não é muito conhecida, é um refúgio dos turistas que enchem as ruas de Roma, onde se pode descansar e tirar umasfotografias muito bonitas à luz do pôr do sol. É uma das coisas que recomendo que faça na sua visita a Roma e será certamente uma das paragens se reservar uma visita privada à Roma escondida.
2. Piccola Londra
Vá à Piccola Londra sabendo que se vai apaixonar pelas suas casas de campo ao estilo de Notting Hill, apenas com a magia mediterrânica de Roma. O nome deste bairro significa literalmente Little London, e foi construído no início do século XX numa tentativa de modernizar Roma e adaptá-la ao estilo de outras cidades europeias.
O contraste que este bairro oferece com o resto da cidade é uma prova disso. A Piccola Londra tem apenas algumas ruas, uma vez que o projeto do arquiteto Quadrio Pirani nunca foi ampliado, mas pode passear por esta parte invulgar de Londres naVia Bernardo Celentano, mesmo à saída da Via Flaminia.
- Aproveite a oportunidade para a ver... no caso de, durante a sua visita a Roma, fazer uma visita guiada à Galleria Borguese e aos jardins, uma vez que pode ir a pé até lá em pouco mais de meia hora.
3. A fechadura dos Cavaleiros de Malta
O Monte Aventino é uma das sete colinas de Roma, a mais meridional da cidade.
Nos tempos da República Romana, era o lar de muitos dos plebeus da cidade, mas atualmente é uma área de elegantes mansões e jardins. De todos estes jardins, um é provavelmente o favorito de muitos dos habitantes de Roma, o Giardino degli Aranci ouJardim das Laranjas, que foi outrora um pomar de monges dominicanos. Este parque, de entrada livre, contém um segredo não tão bem guardado de Roma, um buraco de fechadura através do qual a cúpula da Basílica de São Pedro pode ser vista ao longe.
É definitivamente uma forma ideal de fotografar este marco icónico depois da sua visita à Basílica de São Pedro, por isso adicione esta visita à sua agenda, tanto pelas vistas como pelo passeio, é imperdível. A melhor altura para visitar o Jardim das Laranjeiras é uma hora antes do pôr do sol, embora a esta hora se encontrem mais turistas.
- Aproveite a oportunidade para o ver... antes ou depois de visitar o bairro de Trastevere, pois fica a uma curta caminhada do outro lado do rio.
- Horário de funcionamento: das 7h00 ao pôr do sol, ou seja, às 18h00 de outubro a fevereiro, às 20h00 de março a setembro e às 21h00 de abril a agosto.
4. Basílica de Santo Stefano Rotondo al Celio
A Basílica de Santo Stefano Rotondo al Celio é um lugar que não resisto a mencionar e será quase certamente uma das paragens se reservar uma visita guiada às catacumbas e basílicas de Roma.
É verdade que não há rival para a Basílica de São Pedro, mas não se trata de encontrar uma basílica que rivalize com a da Santa Sé: trata-se de encontrar o lugar que outros olhos não considerarão, erradamente, digno de ser visitado. Devido à sua proximidade com o Coliseu, aBasílica de Santo Stefano Rotondo al Celio é aquela que cumpre na perfeição o que procuramos.
A sua arquitetura circular, o seu interior sombrio decorado com frescos de mártires e a sua atmosfera sepulcral criam um ambiente que encontrará em poucos outros lugares de Roma. Para chegar à Basílica de Santo Stefano Rotondo al Celio, a melhor maneira é caminhar, aproveitando a suavisita guiada ao Coliseu Levará cerca de 10-15 minutos para chegar à Via di Santo Stefano Rotondo 7.
- Aproveite aoportunidade para o ver... quando visitar o Coliseu, porque fica bastante perto.
- Horário de abertura: aberto ao público das 10h às 13h e das 14h às 17h de outubro a março, e de abril a setembro das 15h às 18h.
5. Palácio Doria Pamphilij
Este palácio é um dos locais mais negligenciados de Roma, embora possa ser incluído se reservar uma visita privada à Roma escondida. Fica no centro da cidade, perto da Fonte de Trevi, do Panteão e do monumento a Victor Emmanuel II, e é bonito por fora, mas por dentro é uma fantasia barroca que alberga um museu que pode visitar, a Galleria Doria Pamphilij.
A coleção do museu pertence à família que dá o nome ao palácio, com obras de arte de Rafael, Ticiano e Velázquez, entre outros pintores, expostas numa galeria decorada com opulência e luxo. Um lugar para fazer uma pausa da azáfama das ruas romanas, especialmente no interior do museu, onde encontrará um pátio com colunatas onde o sol brilha de uma forma especial.
- Aproveite aoportunidade para o ver... quando estiver no centro de Roma, quer esteja a atirar uma moeda para a Fonte de Trevi ou a visitar o Panteão à noite.
- Horário: das 9h30 às 19h aos sábados, domingos, segundas e feriados, e das 11h30 às 23h às sextas-feiras.
- Preço: 14 euros com guia áudio.
6. Parque dos Aquedutos
Se viu La Grande Bellezza de Sorrentino, conhecerá este parque a partir de uma das suas cenas, e se não, descobrirá pela primeira vez um lugar com o ar de uma ruína do mundo antigo, um parque cuja vegetação cresceu entre os restos de uma civilização perdida.
O Parque dos Aquedutos é, sem dúvida, um dos lugares mais interessantes de Roma, especialmente ao pôr do sol, quando se pode ver emoldurado um dos arcos dos aquedutos de Aqua Felix ou Aqua Claudia, que ainda se encontram neste parque. A visita ao parque é totalmente gratuita e pode chegar facilmente a partir do centro da cidade na linha de metro A, indo para as estações Lucio Sestio ou Giulio Agricola, que ficam a poucos minutos a pé do Parque dos Aquedutos. Também é possívelreservar um passeio de bicicleta eléctrica pela Via Ápia de Roma, pelos aquedutos e pelas catacumbas.
- Aproveite aomáximo... se tiver um dia livre, porque fica bastante longe do centro de Roma.
7. Ilha do Tibre
O rio Tibre divide o centro histórico de Roma e o bairro de Trastevere. Sobre o rio paira a Ponte Cestio que liga à pequena Ilha do Tibre, encantadora e pitoresca, como uma pequena cidade medieval com as suas velhas pontes e igreja. Em tempos, albergou um templo dedicado a Esculápio, o deus grego da medicina, que foi construído para celebrar o facto de a peste ter deixado de assolar Roma. Este templo é atualmente um dos hospitais mais importantes de Roma.
Passear pela Ilha do Tibre foi um dos meus passatempos favoritos durante a minha última visita a Roma, e voltei lá uma última vez antes de apanhar o meu voo de regresso a casa. É um dos locais que verá se reservar uma visita guiada ao Trastevere ou a partir do qual poderá fazer uma visita guiada ao Bairro Judeu de Roma. Durante o verão, a ilha acolhe o festival de cinema Isola del Cinema. Há também bares, restaurantes e barracas de comida ao longo das margens do rio, dando-lhe uma atmosfera festiva e certamente memorável.
- Aproveite a oportunidade para a ver... se reservar um cruzeiro no Tibre com paragem, pois é provável que seja levado até lá.
8. O Moisés de Michelangelo
Durante a vossa visita a Roma poderão conhecer em profundidade a arte e o génio de Michelangelo Buonarroti: a Pietà, os frescos da Capela Sistina, mas não poderão apreciar plenamente a sua arte sem admirar com os vossos próprios olhos o Moisés.
Situado no Túmulo do Papa Júlio II, na Basílica de São Pedro em Vincoli (na praça com o mesmo nome), é um conjunto escultórico cheio de desilusões: no decurso da criação da obra, o Papa interrompeu as suas doações a Miguel Ângelo e o que era para ser uma obra colossal de 40 esculturas ficou uma cena em que se destaca a figura de Moisés.
Um aspeto curioso da sua imagem é o facto de aparecer chifrado, seguindo uma tradição que os historiadores dizem derivar de um erro de tradução da Bíblia, o que torna a luz que incide sobre o rosto de Moisés algo desconcertante.
- Aproveite para o ver... depois de visitar o Coliseu, porque fica a apenas sete minutos a pé!
9. Piazzale Giuseppe Garibaldi, no Gianicolo
Outro dos locais de filmagem do filme de Sorrentino, A Grande Beleza, a Piazzale Giuseppe Garibaldi tem um monumento à figura militar e política com o mesmo nome, e uma maravilhosa fonte do século XVII, a Fontana dell'Acqua Paola. Está localizada no topo da colina Gianicolo, também conhecida como a oitava colina de Roma, e oferecer-lhe-á uma bela vista da cidade, especialmente ao nascer ou ao pôr do sol.
- Aproveite aoportunidade para o ver... sempre que lhe apetecer ter uma vista espetacular da cidade a partir da colina Gianicolo.
10. A perspetiva de Borromini
Finalmente, chegamos à nossa décima joia escondida de Roma: a Perspetiva Borromini, um dos pontos turísticos mais fascinantes de toda a Roma. Situada num pátio cheio de laranjeiras do Palazzo Spada, é uma ilusão de ótica encomendada pelo Cardeal Spada.
Uma galeria de oito metros de comprimento, com uma escultura dedicada a Marte, o deus romano da guerra, que na realidade parece muito, muito mais comprida. Este efeito, obra da mente brilhante do arquiteto Giovanni Borromini, foi criado através de um piso ascendente e um teto descendente, com colunas laterais cada vez mais pequenas para simular o efeito de afastamento.
É um pequeno espetáculo teatral muito típico da estética barroca que vale a pena ver quando se reserva uma visita privada à Roma escondida ou quando se visita o Trastevere e o Gueto Judeu.
- Aproveite a oportunidade para o ver... antes de atravessar o rio para visitar a famosa Basílica de Santa Maria em Trastevere.
- Horário de funcionamento: O Palazzo Spada está localizado na Piazza Capo di Ferro, 13 e pode ser visitado de terça a domingo, das 8h30 às 19h30min.
- Preço: A taxa de entrada é de 5 euros.