5 locais para comer perto do Coliseu de Roma
Visitar as principais atracções de Roma, como o Coliseu, é tão importante como comer bem durante a sua viagem. Veja aqui onde comer perto do Coliseu e do Fórum Romano.
Que a comida italiana é um vício e que só de pensar em viajar para Roma nos dá água na boca é um facto... é um facto. No entanto, como em todos os locais turísticos do mundo, há zonas que é melhor evitar se não as conhecermos bem, pois a qualidade e os preços não são normalmente os melhores.
Por isso, elaborei esta pequena lista gastronómica, para que, se a visita guiada ao Coliseu lhe der fome, saia com um bom sabor na boca.
E se ainda não tiveres o teu bilhete para o Coliseu, essa deve ser a tua prioridade (as longas filas de espera vão acabar com a tua paciência). A lista de restaurantes e gelatarias pode esperar.
1. Boa comida e o melhor ambiente, no bairro mais trendy: a Suburra 1930, em Monti
A apenas 10 minutos a pé do Coliseu, encontra-se o popularíssimo bairro de Monti, aclamado pelos romanos que não hesitam em passear pelas suas ruas estreitas para almoçar, tomar um aperitivo ou jantar.
Nos últimos anos, tem havido uma proliferação de restaurantes muito bons nesta zona e vale a pena fazer um desvio da Piazza del Colosseo e do Fórum Romano para almoçar ou jantar e conhecer esta zona autêntica.
A nossa escolha na zona será sempre o Suburra 1930. O seu menu vai para além da típica massa italiana (que, claro, também oferece). Há boas carnes, deliciosos pratos mistos e uma espetacular lasanha de beringela e parmesão.
Aproveite para passear pelas ruas depois do almoço e comer um gelado (porque não?) para completar a viagem gastronómica - não se vai arrepender!
2. Desfrute das iguarias ítalo-judaicas no bairro judeu de Roma
A apenas 20 minutos a pé do Coliseu (e ainda menos se terminar a sua visita à Roma Antiga no Circo Massimo) estará completamente imerso no Bairro Judeu de Roma.
As suas ruas serão imediatamente identificáveis, porque ficará impressionado com a tipografia hebraica dos seus restaurantes e lojas típicas. Aos fins-de-semana, é muito comum ver dezenas de romanos a almoçar ou a jantar nas suas acolhedoras esplanadas, por isso não vai ser menos.
Dê um passeio pelo bairro judeu e experimente o menu da Bottega Tredici. Esta tradicional "osteria" romana tem um menu de degustação que é puro deleite e que o transportará para sabores de fusão menos típicos que não pode perder.
3. A melhor pizza que se pode encontrar nos arredores do Coliseu é a Li Rioni
Alimentos naturais, pizza em forno a lenha, uma massa saborosa, macia e tenra.... Não é esta a definição de uma pizza perfeita? Bem, se a isto juntarmos o facto de o local estar a um passo do Coliseu e de o pessoal o tratar com um carinho e uma delicadeza incríveis, temos uma combinação vencedora.
Não posso recomendar apenas uma pizza do Le Rionii, porque acho que todas as que provei são deliciosas. O único conselho que vos posso dar é que, se viajarem em grupo, aproveitem para pedir sabores diferentes e experimentar o máximo que puderem, e não hesitem em deixar que o pessoal vos recomende. São todos italianos "de sangue puro" e saberão recomendar-vos muito bem.
4. Os gelados da Gelateria La Costanza darão o toque mais doce à sua visita
Não se pode terminar o dia em Roma sem uma boa dose de *gelato italiano. E mesmo que nenhuma das gelatarias ou bancas à volta do Coliseu tenha chamado a sua atenção, não se preocupe, eu já procurei por si.
Dirija-se imediatamente à Gelateria La Costanza na Via de San Giovanni Laterano número 40 e delicie-se. Todos os seus sabores são totalmente artesanais e a textura do gelato é única. Será certamente a cereja doce no topo do bolo da vossa visita ao Coliseu.
5. Porque nem só de comida vive o homem: os cocktails mais VIP com vista para o Coliseu, no Palazzo Manfredi
Esta paragem pode não se adequar a todos os orçamentos, mas o Palazzo Manfredi é um dos hotéis de luxo mais populares da cidade e o seu terraço com vista para o Coliseu é de cortar a respiração.
Se o seu orçamento de viagem não lhe permite ficar no Palazzo Manfredi, não se preocupe. O resto de nós, mortais, tem acesso a este pequeno paraíso romano se quisermos tomar um cocktail ou um café com vista. Atenção, a experiência não é barata, mas vai sentir-se como se estivesse num cenário de um filme da Dolce Vita durante algum tempo.