Mais sobre: Excursões a Capri a partir de Roma
As falésias, as enseadas, a Piazzetta com os seus bares... Capri é sinónimo de jet-set, de vida mundana e de um mar azul de cortar a respiração. No entanto, há uma maneira de desfrutar da sua vida mundana sem gastar muito: uma excursão organizada a partir de Roma.
A partir da Cidade Eterna, pode optar por duas opções: uma excursão em turbilhão ou um passeio pela Costa Amalfitana. Antes ou depois desta viagem, pode dedicar o seu tempo às muitas coisas para ver e fazer em Roma.
Viagem de um dia a Capri
Normalmente, poderá escolher entre ** dois tipos de itinerário**: uma visita guiada mais estruturada e uma viagem de um dia que inclui apenas o transporte entre a capital e a Ilha Azul. Em ambos os casos, um autocarro irá buscá-lo de manhã cedo (por volta das 7:00) e levá-lo-á até Nápoles. Uma vez lá, apanhará um ferry para Capri.
No primeiro caso, o preço inclui normalmente a entrada na atração mais famosa: a Gruta Azul. É um lugar simplesmente maravilhoso, tanto que o imperador Tibério costumava passar aqui os seus tempos livres.
A melhor altura para a visitar é entre as 12:00 e as 14:00, quando os raios de sol penetram na atmosfera e iluminam a gruta.
- Preço: cerca de 130 euros.
- Duração: cerca de 15 horas
Excursão de dois dias a Pompeia, Sorrento e Capri
Roma é o ponto de partida ideal para explorar a península. Se tiver tempo suficiente e já tiver visto grande parte da capital, como as suas melhores igrejas e a Capela Sistina, pode aproveitar a sua estadia para fugir para a Costa Amalfitana e Capri.
Uma forma ideal de conhecer Capri é através de uma excursão que o leve também a Pompeia e a Sorrento, dois locais que, se não for nesta viagem, deve tomar nota para visitar noutra altura. Dois dias darão tempo suficiente para descobrir Nápoles, a 1,5 horas de autocarro. De seguida, ficará maravilhado com a cidade arqueológica de Pompeia e daí seguirá para a bela Sorrento, onde passará a noite.
Capri espera-o no dia seguinte. Aí visitará a incrível Gruta Azul. Por favor, note que esta parte da excursão não se realiza de novembro a março, mas em vez disso poderá desfrutar de outras actividades em Sorrento. Por isso, se quiser visitar Capri e for durante estas datas, não se inscreva nesta excursão.
Nesta excursão, que o leva a visitar estas três jóias do Mediterrâneo, terá direito a uma noite de alojamento em Sorrento, mais pequeno-almoço, dois almoços e um jantar, todos os transferes (incluindo bilhetes de ferry para Capri) e entrada em Pompeia.
- Preço: cerca de 570 euros
- Duração: 2 dias e uma noite
O que é que vou ver nestas excursões?
Capri é um destino turístico de fama internacional. Desde os anos cinquenta do século passado, italianos e estrangeiros passam as suas férias neste recanto do Golfo de Nápoles.
Aqui, a vida passa devagar, entre um mergulho no Mediterrâneo e longos jantares com os melhores produtos do sul de Itália.
Antes de chegarem, vou dar-vos uma visão geral das principais atracções de Capri:
- Faraglioni, as rochas mais emblemáticas da Ilha Azul. São apelidadas respetivamente de Saetta, Stella e Scopolo, embora exista uma quarta que passa muitas vezes despercebida: a rocha Monacone. No passado, viviam aqui focas-monge.
- Piazzetta, o coração de Capri e o epicentro da vida mundana. Oficialmente chama-se Piazza Umberto I, mas ninguém lhe chama isso. Reconhecê-la-á pela icónica Torre do Relógio.
- Igreja de Santo Stefano, a antiga catedral. Foi construída em estilo barroco pelo arquiteto Martial Aniello Desiderio. Fica a poucos minutos a pé da Piazzetta, basta subir algumas escadas.
- Grotta Azzurra, a atração mais famosa de Capri. É uma gruta com 25 metros de largura e 60 metros de comprimento, com uma entrada muito pequena. Para entrar, tem de se deitar no fundo do barco. A entrada custa cerca de 15 euros.
- Villa San Michele, a casa do médico sueco Axel Munthe, que se mudou para a ilha em 1885. Ergue-se sobre os restos de uma villa romana e tem um esplêndido pórtico com vista para o Mediterrâneo.
- Certosa di San Giacomo, o edifício mais antigo da ilha. Foi fundada na segunda metade do século XIV por Jacopo Arcucci, tesoureiro da rainha Joana I de Anjou. Atualmente, alberga o Liceu Clássico de Capri e o Museu Diefenbach, dedicado ao pintor alemão com o mesmo nome.
- Via Krupp, um caminho panorâmico com vista para os Faraglioni. Para interromper a caminhada, recomendo uma paragem nos Jardins de Augusto (o bilhete custa cerca de 1€).
- Anacapri, uma pequena cidade no topo da ilha. É a parte mais autêntica da ilha e vale a pena uma visita para um passeio no Parco Filosofico e uma visita às igrejas de Santa Sofia e San Michele.
Vale a pena fazer um passeio de um dia em Capri?
Sim, embora tenha de ser organizada até ao mais ínfimo pormenor. É preciso viajar até Nápoles e apanhar um ferry para a ilha. Pode apanhar um comboio de alta velocidade para a cidade do Vesúvio - a viagem demora pouco mais de uma hora - mas o preço não será barato.
Por estas razões, recomendo uma visita guiada, uma vez que inclui transporte de e para a ilha, uma visita à Gruta Azul e um guia especializado. Estas excursões partem normalmente muito cedo - o mais tardar às 7:00 - e regressam à Cidade Eterna por volta das 22:00. O preço total é inferior ao que pagaria se organizasse a viagem por si próprio.
Se preferir um percurso mais curto, pode escolher uma excursão a Frascati a partir de Roma. Localizada a cerca de 10 quilómetros da capital, Frascati é um destino típico de viagem de um dia. É conhecida pelas suas casas senhoriais e restaurantes típicos.
Quais são os melhores restaurantes em Capri?
A maioria das excursões inclui tempo livre para explorar a ilha por conta própria: é a oportunidade ideal para provar a gastronomia local. Aqui estão alguns dos melhores restaurantes de Capri:
- Lo Zodiaco, peixe fresco e marisco de frente para o Golfo de Nápoles. Está situado na Marina Grande, a pouca distância do porto turístico (Piazzetta Ferraro 2/3).
- Da Paolino, se lhe apetecer comer debaixo de uma pérgola de limoeiros. Um dos seus antipasti mais famosos é a bomba, uma massa frita com recheio de mozzarella e fiambre (Via Palazzo a Mare 11).
- La Capannina, o restaurante do jet set. O seu menu oferece os clássicos da cozinha insular: scialatielli ai frutti di mare, linguine al sugo di scorfano, ravioli alla caprese e muito mais (Via Le Botteghe 12/14).
- Capri Pasta, um take away saboroso e económico. O seu menu inclui beringela à parmegiana, salada de polvo, almôndegas em vinho branco, sanduíches e muito mais (Via Parroco Canale 12).
- Fontelina, o clube de praia com vista para os Faraglioni. Para além dos pratos de peixe, é famoso pela sua deliciosa sangria. Fica a cerca de 30 minutos a pé da Piazzetta central, mas pode ser alcançado rapidamente de barco.
Onde posso tomar um cocktail?
Se escolher a segunda excursão, terá tempo para conhecer a vida nocturna de Capri. A lista abaixo indica os melhores bares de cocktails da ilha:
- La Capannina, um restaurante famoso que complementou a sua oferta de entretenimento com um bar de vinhos. Entre as suas especialidades, vale a pena mencionar o Moscow Mule de manjericão (Vico San Tommaso).
- Gran Caffè Vuotto, um clássico de Capri. Sente-se nas suas mesas e peça um Limoncello Spritz, uma mistura feita com limoncello, prosecco, soda, meia rodela de limão e folhas de hortelã (Piazza Umberto I).
- Palácio Tiberio, mais conhecido pelo Sgroppino: sorvete de limão, prosecco e vodka misturados num liquidificador. O elixir obtido é servido numa flûte gelada (Piazza Umberto I).
- Capri Rooftop Lounge Bar, bebidas com vista para os Faraglioni. A sua criação mais original é o Spritz n. 5, feito com prosecco, licor de bergamota, toranja rosa e bitter de pêssego (Viale Matteotti 7).
Existem discotecas em Capri?
Claro que sim! Pode não ser Ibiza, mas Capri também tem uma vida nocturna animada. O estabelecimento mais emblemático é a Taverna Anema e Core, o templo da música ao vivo. Celebridades como Giorgio Armani, Michael Jordan, Leonardo Di Caprio e Jennifer Lopez, entre outros, já passaram por aqui.
Está localizado na Via Sella Orta 1, a dois minutos a pé da famosa Piazzetta. No entanto, não é o único destino que vale a pena visitar. Na lista abaixo, relaciono outras opções interessantes na ilha:
- VV Club, para dançar até de madrugada. Os DJs mais famosos vêm aqui (Via Vittorio Emanuele 45).
- Number One (Via Vittorio Emanuele 55)
- Malibu, para desfrutar da música ao pôr do sol. Situa-se na cidade de Anacapri (Faro di Punta Carena).
O que fazer em Capri se estiver a chover?
Em caso de chuva, pode aproveitar-se o mau tempo para fazer uma boa refeição e desfrutar da conversa depois do jantar.
Em alternativa, pode visitar as casas/museus da ilha - Villa San Michele e Casa Rossa - e a Galeria **Capricorno.