Mais sobre: Melhores coisas para fazer em Siracusa
Siracusa é considerada a capital do barroco e está situada na região da Sicília. É um belo refúgio italiano onde a vida local se concentra entre o centro histórico de Noto e o núcleo mais antigo de Ortigia. A sua divisão facilita a criação de um itinerário flexível, versátil e confortável para desfrutar ao seu próprio ritmo.
Poderá deliciar-se com as delícias gastronómicas através de actividades interessantes, como visitar os mercados locais, fazer uma excursão de cannoli ou cozinhar em casa de um local. É claro que também deve fazer um passeio de barco ou dar um mergulho nas águas cristalinas das praias. Aqui estão as melhores opções para umas férias inesquecíveis em Siracusa.
1. Passear por Noto, o centro histórico
Siracusa é uma cidade de camadas, pois está dividida entre o passado e o presente. Pode começar por Noto, considerada a maior parte e o centro histórico da cidade. Aqui será recebido pelo céu azul que contrasta com os edifícios barrocos envelhecidos, que escondem inúmeras histórias entre as suas pedras de calçada.
Ao passar pela fascinante Porta Reale, saberá que o seu passeio começou. Atenção que é bastante grande e por detrás de cada monumento há ruas estreitas que não deve perder. Por esta razão, muitos turistas preferem reservar uma visita guiada a Noto. Desta forma, um guia especializado explicar-lhe-á tudo o que precisa de saber sobre o local.
Principais atracções turísticas de Noto
- Mosteiro de San Salvatore, um local sagrado com grelhas impressionantes, que eram utilizadas pelas freiras de clausura para ver o exterior sem revelar a sua identidade.
- Palazzo Ducezio, um palácio construído em honra de Ducezio, o Duque de Monteleone. Atualmente, alberga o Museu Cívico de Noto, com vários achados históricos e arqueológicos.
- Cattedrale di San Nicolò, um monumento barroco tardio com uma das mais belas cúpulas de Itália.
2. Descobrir o núcleo mais antigo de Siracusa
Para compreender melhor a história de Siracusa é importante conhecer o núcleo antigo. Em Ortigia, esperam-no lendas e uma viagem à Itália medieval. As suas ruas empedradas são bastante tranquilas e ideais para um passeio ao longo da costa siciliana. Aqui, o aroma salgado do mar mistura-se com o cheiro da calzone caponata siciliana acabada de fazer.
Sem dúvida, esta parte da costa é um símbolo das raízes gregas, romanas e medievais. Se é a tua primeira vez na cidade, podes reservar uma visita privada a Ortigia. Desta forma, terá tempo para apreciar as principais atracções turísticas e a cena gastronómica. Aqui estão as minhas recomendações sobre o que não deve perder.
Passeios turísticos em Ortigia
- Piazza Duomo: sente-se no coração de Ortigia para desfrutar dos seus cafés e maravilhar-se com o coração desta cidade, onde se acredita que a deusa Latona encontrou um refúgio seguro.
- Templo de Apolo: ver as ruínas e as colunas dóricas que mostram o que resta de um templo dedicado ao deus das artes, da cura e da profecia.
- Passeio marítimo: é um local fascinante onde param os barcos e onde, ao pôr do sol, o céu se tinge de tons de laranja e rosa.
- Giudecca: percorrer as ruas do bairro judeu e descobrir a sua história.
3. Apreciar a cozinha italiana em casa de um habitante local
Os italianos têm uma mente muito aberta e adoram receber estrangeiros. Em Siracusa, sentir-se-á como se estivesse entre amigos e família quando reservar uma experiência gastronómica em casa de um local. Assim que entrar pela porta, sentirá os aromas típicos das casas costeiras, que lembram o mar, as flores mediterrânicas e o argão.
Mas o verdadeiro espetáculo começa quando se entra na cozinha, onde a mistura de tomate, limão siciliano e ervas frescas espera por si. É possível percorrer a decoração interior e ouvir histórias sobre a cidade e as suas tradições.
Normalmente, partilham um menu de quatro pratos acompanhado por um copo de vinho. A tradição é começar com o pizzolo (pizza recheada) e depois passar para as outras especialidades que podem incluir:
- Pasta alla Siracusana, que se caracteriza pelo seu sabor forte onde se sente a combinação perfeita de camarão, peixe, tomate, ervas e alcaparras.
- Pasta alla Carrettiera, perfeita para quem gosta de sabores mais picantes. É feita com alho, malagueta, azeite e pão ralado torrado.
- Puppetti ri muccu, bolinhos de peixe que derretem na boca com queijo pecorino.
- Cannoli, a sobremesa preferida dos sicilianos e compreende-se facilmente porquê. Quando o trincar, sentirá a massa folhada estaladiça e o queijo ricotta doce a impregnar o seu paladar - não se engane! Há muitos tipos de cannoli disponíveis em Itália, mas este é definitivamente especial.
Se tiver alguma restrição alimentar, não se esqueça de a discutir com antecedência antes de reservar.
Pratos típicos de Siracusa
A Itália é famosa pelos seus pratos deliciosos que irão certamente deliciar os seus sentidos. Além disso, a cozinha siciliana, especialmente a cozinha de Siracusa, apresenta reviravoltas inesperadas para o paladar. É muito popular porque utiliza peixe fresco, tomates pachino e amêndoas avola - aqui está o que deve experimentar na sua viagem!
- Scaccia Siciliana: a melhor focaccia italiana feita com salsicha ou beringelas.
- Matalotta: uma sopa tradicional de peixe num banho de vinho branco.
- Arancini: um snack frequentemente vendido em bancas de rua, que é uma bola de arroz frito recheada com fiambre, espinafres ou pistácios.
- Massa com pesto de pistáchio: é impossível não provar pistáchio na Sicília, uma vez que está presente na maioria dos pratos.
Sobremesas típicas de Siracusa
- Gelato: é claro que tem de experimentar o gelato na Sicília, pois é um must gastronómico. A variação em Siracusa é que muitas pessoas costumam tomar gelato ao pequeno-almoço, mas acompanhado de brioche (um tipo de pão doce).
- Pavlova di Siracusa: é diferente porque é feita com uma massa de merengue estaladiça e IGP de limão, que se destaca pelo seu sabor pronunciado e acidez no ponto perfeito.
- Pasta di Mandorle: biscoitos estaladiços à base de amêndoa.
- Nougat: distingue-se dos outros tipos de nougat pelo facto de ser feito com amêndoas de avola.
- Cassata Siciliana: sentir as camadas de ricotta misturadas com frutas cristalizadas, maçapão e pistácios (ou amêndoas) derreterem-se na boca.
Bebidas típicas de Siracusa
- Granita Siciliana: uma bebida granita de verão muito popular que pode ser pedida em diferentes sabores, como pistáchio, limão, arancia e café.
- Limoncello: uma proposta refrescante que tira partido dos limões locais.
- Vinhos locais: os mais populares são o Nero d'Avola, doce e frutado, e o Moscato di Noto, recomendado para acompanhar sobremesas.
- Prosecco: claro, o vinho branco italiano é obrigatório.
4. Fazer um passeio de barco no Mediterrâneo em Siracusa
O litoral de Siracusa é de tirar o fôlego e vale a pena tirar algumas horas para explorá-lo a bordo de um barco. Esta experiência geralmente concentra-se na área em torno de Ortigia para ver as enseadas escondidas e os monumentos que alinham a costa.
Reservar um passeio de barco por Ortigia permite-lhe saborear um copo de prosecco à beira-mar e descobrir histórias da mitologia grega enquanto passa em frente ao Castelo Maniace, às torres costeiras e à Catedral de Siracusa. Poderá também ver Arethusa que, segundo a mitologia grega, era uma bela ninfa que foi transformada na Fonte Arethusa quando tentou fugir do deus Alfeu.
Outra coisa que torna esta atividade atractiva é a possibilidade de fazer snorkelling nas águas cristalinas de Siracusa.
Polvos, estrelas-do-mar, garoupas, ouriços-do-mar e uma grande variedade de peixes esperam-no no fundo do mar.
5. Visite o mercado local e inscreva-se numa aula de culinária
A cozinha italiana é tão deliciosa que não se cansa de a provar. Imagina aprender a confecionar os seus pratos preferidos e levá-los para a sua própria cozinha? Uma óptima opção é inscrever-se numa aula de culinária em Siracusa, onde irá cozinhar em casa de um habitante local.
Esta atividade é uma janela para os segredos e tradições da culinária siciliana. Antes de começar,visitará um mercado local para escolher os produtos frescos que utilizará em cada receita. Todas as bancas oferecem uma experiência sensorial com uma variedade de opções coloridas e saborosas. No entanto, nada se compara às ervas aromáticas típicas da cozinha italiana, às azeitonas curadas e aos limões amarelos.
Na cozinha, espera-o a hospitalidade de um italiano, pronto a ensinar-lhe a preparar diferentes pratos especiais e a contar-lhe a história por detrás de cada um deles.
Pode escolher entre Arancini, Pasta con le Sarde (massa com sardinha), Panelle (bolinhos de farinha de grão-de-bico) e outras iguarias clássicas da terra e do mar. No final, podesaborear as suas próprias criações com um copo de vinho. É claro que não seria uma refeição italiana sem uma boa sobremesa, por isso deixe espaço para um cannoli ou uma cassata.
Sem dúvida, reservar uma aula de culinária e uma visita ao mercado local em Siracusa é a desculpa para comer com vontade e tornar-se um italiano durante algumas horas, enquanto desfruta da companhia de um foodie local.
6. Admirar a orelha de Dionísio
Se eu tivesse a oportunidade de visitar apenas um destino em Siracusa, seria definitivamente a Orelha de Dionísio. É um vestígio da Grécia antiga e é notável por ser uma gruta em forma de orelha, daí o seu nome peculiar.
Mas quem é Dionísio? Existem várias lendas, mas a mais popular é a de que esta gruta era utilizada por Dionísio I para ouvir as conversas dos seus inimigos, o que lhe permitia avançar com os seus golpes.
Vais adorar, porque é um local repleto de história que te permite viajar desde o século VIII a.C. até aos dias de hoje. Uma das coisas que não pode perder é ouvir o seu próprio eco, embora nem tenha de fazer um esforço. Devido à sua forma fechada, a acústica é impressionante e os passos fazem um eco incrível.
7. Não perca um mergulho na praia
As praias e enseadas escondidas de Siracusa são outra agradável surpresa que o irá receber durante as suas férias. Embora eu imagine que o possa sentir, porque a costa da Sicília é famosa pelas suas belas praias. Entre as mais recomendadas estão:
- Praia de Calamosche: é uma praia praticamente escondida e para lá chegar é preciso atravessar um trecho selvagem a pé, embora valha a pena se quiser evitar as multidões.
- Praia do Minarete: é famosa pelas suas falésias e areia dourada que brilha no meio do Mar Mediterrâneo.
- Praia de Marzamemi: situada nos arredores, numa aldeia piscatória onde se vive a autêntica vida à beira-mar italiana.
8. Assistir a um espetáculo de marionetas no Teatro dei Pupi
Um espetáculo de marionetas no Teatro dei Pupi é uma experiência cultural inesquecível. Especialmente porque este tipo de espectáculos é nativo da Sicília e uma parte importante das raízes de Siracusa.
Realizados desde o século XIX, as marionetas, mais conhecidas como Pupis, são trabalhadas à mão para esculpir e pintar cada pormenor dos seus trajes coloridos e rostos expressivos. Os espectáculos giram em torno deanedotas de cavaleiros e bandidos, bem como de tempos antigos que marcaram a história local. As estrelas são as marionetas, mas os marionetistas dão-lhes vida com movimentos graciosos e ágeis.
9. Fazer a rota dos cannoli
Pode viajar para Itália apenas pela comida, uma vez que as suas cidades estão entre os melhores destinos gastronómicos do mundo. Se quiser provar o melhor cannoli de Siracusa, terá de fazer uma pesquisa exaustiva em diferentes pastelarias locais.
Uma dica: quanto mais fresca for a sobremesa, melhor poderá apreciar o contraste de sabores. Há pastelarias que produzem de hora a hora e permitemsaborear um cannoli acabado de fazer, entre as quais se destacam as melhores:
- Pasticceria Artale, famosa pela sua receita secreta de cannoli e pela sua variedade de sobremesas, como brioches e granitas.
- Cannoli Del Re, um restaurante de rua onde se pode saborear um cannoli num ambiente acolhedor e informal. Terá de comer de pé, razão pela qual muitas pessoas preferem pedir o cannoli em forma de cone.
- Cannolo Terapia, aqui não só pode comprar cannoli de qualidade, como também lhe ensinam a forma correta de o comer e de o apreciar como um italiano o faria.
10. Explorar a natureza selvagem à volta de Siracusa
Se planeia passar vários dias em Siracusa, então tem a desculpa perfeita para explorar a área circundante. Maravilhas naturais como formações rochosas, vulcões e rios escondidos esperam por si nos arredores, onde pode escapar à agitação da azáfama turística, e eu vou falar-lhe das excursões mais famosas!
Excursão ao Monte Etna
Se quiseres ver um local moldado por erupções vulcânicas, deves reservar uma excursão ao Monte Etna a partir de Siracusa. Este lugar é conhecido pelas suas formações rochosas, que são o resultado das erupções do próprio vulcão Etna, um dos vulcões mais activos do mundo.
Fica a cerca de uma hora e meia de distância e, no inverno, é fantástico porque se podem ver quedas de neve a partir de janeiro e o espetáculo de cores nas suas rochas, que são tingidas de tons terra e laranjas.
Durante o resto do ano, pode subir até ao troço que preferir, dependendo da sua capacidade física. À medida que sobe, aproxima-se da cratera do vulcão e, ao chegar ao cume, será recompensado com umavista deslumbrante dos arredores. Poderá ver Siracusa, parte da costa siciliana e o Mediterrâneo. Ao longo do caminho, encontrará diferentes tipos de chaminés vulcânicas, fumarolas e piscinas de lama fervente.
O Monte Etna encontra-se num parque natural e, ao reservar a excursão com um guia profissional, não terá de se preocupar com a entrada e a logística a partir de Siracusa. É também aconselhável porque é provável que encontre animais pelo caminho, que poderá avistar à distância, mas sentir-se-á mais seguro com alguém que conheça a zona.
Excursão ao Parque Natural de Cavagrande
Para desfrutar do ambiente selvagem e natural em torno da costa, sugiro reservar uma viagem para a Reserva Natural de Cavagrande a partir de Siracusa. Este sítio é famoso pelas suas águas azul-turquesa e pelos desfiladeiros que rodeiam o rio Cassibile.
Terás de caminhar um pouco para chegar aos locais mais especiais, quase escondidos, mas prometo-te que vale a pena! Como recomendação, não se esqueça de levar uma pequena mala com tudo o que precisa.
U m fato de banho, uma muda de roupa e calçado adequado são indispensáveis.