O que ver e fazer em Taormina em 1 dia
Embora Taormina seja uma cidade pequena, tem muitas atracções turísticas. Se planeia visitar a cidade num dia, aqui estão as actividades obrigatórias no seu itinerário.
Ao percorrer a costa siciliana, mais concretamente no lado oriental, encontra-se a cidade de Taormina. Esta cidade foi construída sobre uma montanha que se eleva a cerca de 200 metros acima do nível do mar, na zona do Monte Touro e perto do Monte Etna, que alberga um conhecido vulcão da região com o mesmo nome.
Se quiser visitar Taormina, mas só tem um dia para o fazer, não se preocupe. A cidade concentra a maior parte das suas actividades no seu centro histórico, pelo que pode facilmente visitar locais religiosos como a Catedral ou locais históricos como o Teatro Grego. Aqui está um itinerário de um dia com todas as coisas para fazer em Taormina que eu considero essenciais.
1. Passeio pelo coração de Taormina: Corso Umberto I
O Corso Um berto I é considerado a zona mais movimentada de Taormina, pois é a artéria central da cidade. Aqui encontrará uma vida animada, graças às lojas de moda, às vendas de cerâmica, aos restaurantes e aos bares que se alinham nas ruas.
Esta rua pedonal atravessa toda a cidade desde a Porta Messina, na zona norte, até à Porta Catania, na zona sul. Desta forma, faz a ligação com as diferentes ruelas de Taormina. Além disso, ao longo do seu passeio pelo Corso Umberto, poderá ver e fazer várias actividades. Algumas delas são:
Visitar as fortificações da cidade
Ao caminhar ao longo do Corso Umberto não pode deixar de parar e admirar o seu sistema de fortificações composto por três portas:
- Porta Messina, que representa a entrada ou o início do percurso. Trata-se da fachada de uma antiga fortaleza construída pelos árabes para proteger a cidade.
- A Torre do Relógio ou Porta di Mezzo, que é um edifício com uma história que remonta a 1808, localizado a meio caminho entre a Porta Messina e a Porta Catania.
- Porta Catania, que representa o limite da rua no lado sul e foi construída em cerca de 1440.
Compras de cerâmica e outros produtos
No Corso Umberto e nas suas imediações encontrará várias lojas de fabricantes locais, que oferecem vários artigos e lembranças de cerâmica. Este material é utilizado para produzir vários objectos com desenhos e cores tão peculiares que ganharam fama internacional.
Saborear a gastronomia local
O Corso Umberto é composto por dezenas de restaurantes, pastelarias e bares, onde se podem provar algumas preparações locais e mediterrânicas. Além disso, sobremesas sicilianas, café delicioso, cocktails e uma variedade de vinhos. Tudo isto, ao seu próprio ritmo.
Além disso, se desejar ter uma experiência mais próxima com a gastronomia italiana, nos restaurantes de Corso Umberto tem a oportunidade de participar numa das melhores aulas de culinária em Taormina. Aprenderá a preparar vários pratos doces e salgados.
2. Visite a Catedral de Taormina e aprecie a sua arquitetura medieval
No final do seu passeio pelo Corso Umberto, pode dirigir-se à Catedral de Taormina, que fica a cerca de 180 metros, uma caminhada de 3 minutos. Trata-se de um recinto religioso dedicado a São Nicolau de Bari, que acumula valor histórico e, ao mesmo tempo, apresenta uma composição arquitetónica modesta mas significativa.
Durante o passeio, terá a oportunidade de contemplar alguns elementos arquitectónicos da fachada de pedra. Por exemplo:
- As janelas em forma de ogiva, que remontam à arte gótica do século XV.
- Os 22 baixos-relevos correspondentes a S. Pedro, S. Paulo, S. Nicolau, S. Pancrácio, Rei David e outros evangelistas e apóstolos.
- Uma rosácea de estilo renascentista na fachada principal e duas outras nas laterais.
- A porta monumental, que passou por um processo de reconstrução da porta original.
Uma vez dentro da Catedral de Taormina, nota-se a estrutura em cruz latina, com três naves e três absides. De notar a frente do majestoso altar, que tem uma escultura representando a Última Ceia de Cristo. Verá também algumas pinturas e esculturas de diferentes períodos (bizantino, renascentista e barroco).
Informações gerais
- Preço: A entrada neste sítio religioso é gratuita.
- Horário de abertura: das 9:00 às 20:00 horas.
- Localização: Piazza Duomo, 98039 Taormina.
3. Apreciar a vista do Golfo de Taormina a partir da Piazza IX Aprile
Se caminhar durante cerca de 5 minutos ou 290 metros a partir da Catedral de Taormina, chegará à Piazza IX Aprile, um lugar de valor histórico que capta a atenção de quem passeia pela zona. É possível obter uma bela vista panorâmica do Golfo de Taormina, independentemente da hora do dia em que se faça o passeio.
Enquanto desfruta da vista e tira fotografias, repare nos azulejos monocromáticos a preto e branco. Também é possível conhecer a história da praça, cujo nome deriva da data em que foi anunciada a chegada de Garibaldi a Marsala, com o objetivo de libertar a população dos Bourbons.
Nos outros lados da praça, encontram-se outros marcos emblemáticos da cidade. É o caso da Torre do Relógio e de várias igrejas. No entanto, o convite é para que se aventure e prove um petisco ou uma bebida nas esplanadas circundantes. Depois, pode continuar a descobrir a cidade por conta própria ou através das melhores excursões de Taormina.
Informações gerais sobre Taormina
- Preço: a entrada é gratuita.
- Horário de abertura: a qualquer hora do dia.
- Localização: 98039, Taormina.
4. Ver a capela histórica Chiesa Madonna della Rocca
A cerca de 800 metros ou 16 minutos a pé da praça acima, chegará à histórica capela Chiesa Madonna della Rocca, um espaço religioso peculiar que venera a Madonna della Rocca.
Ao chegar ao local, a primeira coisa que notará é o seu relevo, pois está localizado no topo da montanha, pelo que a forma de o visitar é a subir. Também é de destacar o teto da capela, que é simplesmente a própria rocha, já que este recinto católico foi construído perfurando a própria pedra.
Por outro lado, a capela tem um pequeno pátio à beira da falésia, o que lhe permite oferecer vistas panorâmicas do mar e da cidade. Assim, poderá ver a baía e lugares conhecidos de Taormina, como o Teatro Grego.
Além disso, nesta gruta poderá afastar-se do barulho da cidade e ter um momento de reflexão e contemplação do ambiente. De facto, pode incluir esta atividade entre as coisas para fazer em Taormina à noite e apreciar a cruz de betão armado, que se encontra no lado leste do penhasco e que é iluminada todos os dias após o pôr do sol.
Informações gerais sobre Taormina
- Preço: a entrada é gratuita.
- Horário de funcionamento: das 8h30 às 19h.
- Localização: 98039 Taormina.
5. Visite o Palazzo Corvaja e veja a influência árabe na sua estrutura
Ao sair da capela, terá de caminhar cerca de 20 minutos ou 850 metros para chegar ao Palazzo Corvaja. Este é outro local construído em pedra, muito semelhante a uma fortificação. Aqui pode aprender mais sobre a história de Taormina, especialmente no que diz respeito à sua influência árabe.
Ao entrar no palácio, verá amostras arquitectónicas de importância histórica. É o caso de:
- As janelas e portas em arco árabe, dispostas no pátio interior do monumento.
- Uma torre do século XIV que, apesar de ter sido reconstruída ao longo dos séculos para acrescentar espaços secundários, conserva ainda a marca da arquitetura mourisca.
Além disso, durante a sua visita a este edifício do século IX, poderá ver algumas exposições de pintura e conteúdos multimédia, uma vez que o local é atualmente utilizado como galeria de arte e museu.
Informações gerais
- Preço: a entrada é gratuita.
- Horário de abertura: de terça a domingo, das 9h às 13h e das 16h às 20h.
- Localização: Piazza Vittorio Emanuele II, Taormina.
6. Fazer uma paragem no Teatro Grego de Taormina
Deixando para trás o palácio da Corvaja, basta caminhar durante 6 minutos ou cerca de 450 metros para chegar ao Teatro Grego de Taormina. Trata-se de um edifício antigo (século III a.C.), utilizado para diferentes actividades ao longo da história. Atualmente, é um palco principal para espectáculos artísticos e culturais.
Durante a visita, verá a área da orquestra, um espaço onde se situavam os instrumentistas na época grega e que mais tarde se tornou a arena de luta livre na época romana. Verá também as bancas, que têm uma estrutura de pedra e que em tempos tiveram capacidade para 5.000 pessoas.
À medida que avança, verá o palco, que conserva apenas as colunas da sua construção original. Quando chegares ao topo da colina onde se encontra o teatro, poderás desfrutar da vista panorâmica que oferece.
Vislumbrarás várias praias de outras cidades vizinhas e a baía de Naxos, com o vulcão Etna ao fundo, por isso aproveita para tirar as fotografias que quiseres.
Informações gerais sobre Naxos
- Preço: a partir de 10 euros e entrada gratuita no primeiro domingo de cada mês.
- Horário de abertura: a partir das 9:00 horas durante todo o ano. A hora de fecho pode variar entre as 16:00 e as 19:00, consoante o mês.
- Localização: Via del Teatro Greco, 1, 98039 Taormina.
7. Respirar ar fresco e relaxar nos jardins da Villa Comunale
Quando tiver terminado de explorar o teatro, caminhe 650 metros ou cerca de 8 minutos para chegar aos jardins públicos da Villa Comunale, também conhecidos como Parque Trevelyan. Trata-se de uma extensa estrutura de terreno, planeada segundo o modelo de um jardim inglês, com caminhos cheios de vegetação, fontes e estátuas.
Aqui, pode passear ao seu próprio ritmo e fazer uma pausa. Pode passear pelos caminhos entrelaçados e observar as várias esculturas de bronze.
Também pode admirar as muitas floresexóticas, plantas mediterrânicas e fontes de água, que embelezam ainda mais este local natural. Para além disso, em direção à falésia, verá a longa estrada construída para delimitar o parque e uma excelente vista panorâmica da baía e do Monte Etna.
Informações gerais
- Preço: a entrada é gratuita.
- Horário de abertura: das 9h00 às 20h00 no inverno e até à meia-noite no verão.
- Localização: Via Bagnoli Croci, 98039 Taormina.
8. Ver o mar e a cidade de cima no teleférico Taormina - Mazzarò
Caso queira deliciar-se com uma vista aérea do mar e da cidade, então pode optar por fazer o passeio de teleférico Taormina - Mazzaró. Trata-se de um meio de transporte que liga o centro histórico a Mazzaró.
Uma vez que o funicular é utilizado como meio de transporte público e turístico, é possível entrar num de 15 em 15 minutos, pelo que não terá de esperar muito tempo para chegar de um lado ao outro. Além disso, é preciso saber que a viagem de teleférico dura apenas 2 minutos, pelo que é possível seguir o itinerário sem grandes atrasos.
Ao chegar a Mazzaró, é possível dar um passeio pela praia, desfrutar do pôr do sole apanhar sol, caso a visita seja feita de manhã ou ao meio-dia. Tudo dependerá das suas preferências e prioridades. Também pode fazer actividades aquáticas e desfrutar da gastronomia local.
Informações gerais
- Preço: a entrada custa a partir de 3 euros.
- Horário de funcionamento: das 8:00 às 24:00 horas de terça-feira a domingo e a partir das 9:00 horas às segundas-feiras. O horário de abertura pode variar consoante a época.
- Localização: Via Luigi Pirandello, 22, Taormina.
9. Faça uma viagem até à praia de Isola Bella e desfrute da costa mediterrânica
Se quiser ter um contacto direto com o mar, afastar-se da agitação da cidade e apanhar sol, então deve incluir no seu itinerário uma das excursões de Taormina à praia de Isola Bella.
Este é um destino de fácil acesso. Basta apanhar o funicular e caminhar cerca de 600 metros a partir da estação de Mazzaró. Também se pode lá chegar de carro, numa viagem de 8 minutos pela SS 114 Orientale Sicula.
Nesta escapadela, pode deitar-se na areia e mergulhar nas águas do Mar Jónico para dar um mergulho e renovar as energias. Terá também a oportunidade de participar em actividades aquáticas, como o paddle surf. Basta contactar um serviço de aluguer de pranchas e um instrutor, que o orientará sobre a forma de as utilizar.
Nesta praia, pode também experimentar os pratos gastronómicos de Taormina. Existem vários restaurantes nos arredores ou, se tiveres oportunidade, podes visitar o museu naturalista regional de Isola Bella e aprender sobre várias espécies de plantas.
Informações gerais sobre Taormina
- Preço: a entrada na praia é gratuita.
- Horário de funcionamento: Pode ir a qualquer hora do dia.
- Localização: Isola Bella, Taormina.
Como se deslocar em Taormina em 1 dia?
Taormina é realmente uma cidade pequena, sem sistemas de transporte público em grande escala. No entanto, deslocar-se pelas ruas não será difícil durante a sua estadia, uma vez que as atracções estão bastante próximas umas das outras.
A melhor opção é definitivamente percorrer Taormina a pé. No entanto, encontrará algumas opções de transportes públicos para se deslocar pela cidade.
Algumas delas são:
- Autocarro: encontrará algumas linhas de autocarro com rotas específicas, que o levarão confortavelmente às principais praias da cidade.
- Funicular: este meio de transporte oferece-lhe um passeio panorâmico e permite-lhe aceder à cidade de Mazzaró e, consequentemente, à praia de Isola Bella.
Meios de transporte para visitar os arredores de Taormina
Se desejar aproveitar a sua estadia na cidade medieval para visitar algumas das zonas mais remotas da cidade, ou para se deslocar ao aeroporto de Taormina com conforto e segurança, existem alguns serviços públicos disponíveis: autocarro e comboio.
Basta dirigir-se à estação de autocarros ou ao terminal de comboios Interbus na Via Luigi Pirandello. Desta forma, pode visitar Taormina num dia e continuar a sua viagem para outros destinos próximos.