10 coisas para ver e fazer em Taormina à noite

Taormina é uma cidade medieval com muitas actividades nocturnas para descobrir sozinho, em família ou com amigos. Aqui está uma lista do que considero ser obrigatório fazer durante a sua estadia.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para ver e fazer em Taormina à noite

Taormina à noite | ©Joyce Merk

Ao passar por Taormina, ficará maravilhado com o encanto medieval desta cidade, construída sobre uma montanha em pleno Mar Mediterrâneo, na costa siciliana. Terá vistas panorâmicas privilegiadas de qualquer ponto desta cidade, devido à sua formação em socalcos. Ficará maravilhado com as pitorescas ruas empedradas, rodeadas de artesanato, flores, galerias, monumentos, restaurantes, bares e lojas.

Entre as melhores coisas para fazer em Taormina ao anoitecer, poderá passear pelo Corso Umberto, que é um local pedonal , descobrir a história e a arquitetura do local visitando a Catedral, o antigo teatro grego, entre outros. Terá também a opção de se afastar da azáfama para se ligar à natureza nos famosos Jardins Públicos, passar um dia na praia de Spisone ou Mazzarò e muito mais.

1. Desfrute de uma experiência gastronómica à noite em Taormina

Aula de culinária em Taormina| ©kryshiggins
Aula de culinária em Taormina| ©kryshiggins

Se é um apreciador de comida e não sabe o que ver e fazer em Taormina à noite, então participar numa aula de cul inária local ou embarcar numa visita guiada aos restaurantes da cidade será uma boa opção para si. Aprenderá a cozinhar e a saborear pratos deliciosos, enquanto desfruta de uma bela vista nocturna sobre o Mediterrâneo a partir dos terraços dos restaurantes visitados.

Aulas de culinária

Nas melhores aulas de culinária em Taormina, um chefe profissional no seu restaurante ensinar-lhe-á passo a passo alguns pratos tradicionais sicilianos. Por exemplo, massa fresca, caponata (guisado de beringela, tomate, aipo e azeitonas) e um delicioso cannoli para a sobremesa.

Depois, sentar-se-á no terraço para saborear os preparados, acompanhado de um copo de vinho e da vista nocturna privilegiada da cidade.

  • Preço: o preço médio destas aulas de culinária começa nos 85 euros por pessoa.
  • Duração: este tipo de experiência dura habitualmente entre 2 e 4 horas, consoante o tipo de preparações efectuadas.

Visita gastronómica

O passeio gastronómico de Taormina à noite é uma atividade que se pode fazer por conta própria. Basta selecionar alguns restaurantes e visitá-los um a um. Descobrirá a cozinha siciliana e conhecerá a importância cultural de cada preparação.

Embora a variedade de restaurantes seja muito grande, aqui estão alguns a considerar:

  • Bodega Modì no Corso Umberto. Ali, no terraço do local, pode saborear a cozinha italiana e mediterrânica. Tem também uma extensa lista de vinhos.
  • La Scala, na Via d'Orville, especializado em massas, comida mediterrânica, sobremesas e carta de vinhos.
  • TreQuarti, no Corso Umberto. Encontrará uma variedade de pratos vegetarianos e veganos, comida mediterrânica e especialidades sicilianas.

Reservar uma experiência gastronómica em Taormina

2. Descubra a animada vida nocturna de Taormina nos pubs e clubes locais

Pub de Taormina| ©Luigi Strano
Pub de Taormina| ©Luigi Strano

Durante a sua estadia, não só poderá desfrutar dos melhores passeios de Taormina para descobrir a sua arquitetura, paisagens e história. Além disso, quando o sol se põe, terá a oportunidade de descobrir a animada vida nocturna da cidade através dos seus pubs e discotecas.

Não terá qualquer problema em divertir-se à noite, quer queira dançar até ao amanhecer ou relaxar num ambiente tranquilo. Tudo isto enquanto desfruta de um aperitivo e de uma bebida. Seja qual for a sua opção, saiba que a encontrará em Taormina.

Por exemplo, entre os bares e discotecas mais populares, frequentados diariamente por habitantes locais e turistas, destacam-se os seguintes:

  • Septimo: é uma discoteca situada na Via San Pancrazio (centro da cidade). Desfrutará de noites temáticas e música disco groove até às 5:00 da manhã.
  • Morgana, em Scesa Morgana. Este é um lounge bar com um extenso menu de cocktails, áreas VIP, DJs ao vivo todas as noites e festas temáticas até às 3 da manhã.
  • The Pub, no Corso Umberto. Este é um local tranquilo e elegante que fecha as portas à meia-noite. Encontrará deliciosos cocktails, uma lista de vinhos, snacks e música.

Reserve as melhores excursões em Taormina

3. Visite as praias de Taormina à noite e relaxe na areia sob o luar

Praia de Mazzarò| ©Luigi Strano
Praia de Mazzarò| ©Luigi Strano

Entre as coisas para ver e fazer na cidade à noite, pode incorporar um passeio pela praia de Mazzarò e pela praia de Spisone. Desta forma, desfrutará de uma perspetiva diferente destes espaços naturais. Pode assistir ao pôr do sol e depois contemplar como as estrelas e a lua aparecem gradualmente no céu.

Praia de Mazzarò

Esta praia de acesso livre, também conhecida como Isola Bella, fica a nove minutos de carro do centro de Taormina. Também se pode lá chegar através do teleférico da cidade.

Uma vez na praia , caminhar-se-á calmamente sobre os pequenos seixos e cascalhos que a compõem. Enquanto isso, pode observar como o mar e o céu se abraçam sob o luar, criando um cenário mágico e romântico.

Praia de Spisone

Esta é outra praia com zonas de acesso livre, considerada uma das mais visitadas de Taormina. Pode ser acedida a partir do centro da cidade através do Interbus, num percurso de cerca de 30 minutos a partir da Piazza San Pancrazio.

Na praia de Spisone, estará rodeado de formações rochosas, verá as águas cristalinas e desfrutará de um ambiente tranquilo. Também pode subir a um dos terraços circundantes para ter uma vista panorâmica privilegiada de toda a praia à noite.

Uma visita a ambas as praias é definitivamente uma atividade que pode incorporar no seu itinerário e fazê-lo à noite, logo após ter feito uma viagem de um dia a partir de Taormina ou passear pelas ruas da cidade visitando monumentos e fazendo compras.

Reserve a melhor excursão de um dia a partir de Taormina

4. Faça um passeio noturno e desfrute da atmosfera festiva do Corso Umberto I de Taormina

Corso Umberto I| ©Sabrina Campagna
Corso Umberto I| ©Sabrina Campagna

Fazer um passeio noturno durante a sua estadia de pelo menos 1 dia em Taormina é uma obrigação para qualquer turista. Na rua pedonal Corso Umberto I, poderá desfrutar de um verdadeiro ambiente de festa.

Sentirá que Taormina se encheu de cor, graças às luzes das fachadas dos edifícios e dos monumentos. Desta forma, terá uma perspetiva mais deslumbrante da cidade, ideal para tirar algumas fotografias.

Durante o passeio, percorrerá o Corso Umberto I, considerado a artéria principal de toda a cidade e visitado anualmente por milhares de turistas. Aí, estará rodeado pelas lojas, esplanadas com restaurantes, bares e cafés que ladeiam a rua.

Poderá também ver várias atracções turísticas. Algumas delas são:

  • A Porta Catania ou entrada em arco para o sul da cidade. Trata-se de uma fortificação erguida pelos árabes por volta de 1440.
  • A Torre do Relógio ou Porta di Mezzo, que data do século XII e conduz ao centro histórico da cidade.
  • A Porta Messina: é a entrada histórica da cidade, situada a norte e construída em 1808.

5. Assistir a uma noite de ópera italiana no Teatro Nazarena de Taormina

A Traviata| ©Andrew Tsvetinsky
A Traviata| ©Andrew Tsvetinsky

Se quiser ter um encontro com a cultura italiana, terá de dedicar uma noite do seu itinerário em Taormina para desfrutar de algumas óperas italianas de renome mundial. Todas elas interpretadas por talentosos cantores locais.

Esta noite de ópera tem lugar várias vezes por semana nas salas do Teatro Nazarena. Assim, seja qual for a altura do ano em que visite a cidade, poderá assistir a um recital.

Ao longo desta experiência de cerca de 2 horas, assistirá a árias e duetos surpreendentes de óperas italianas. Alguns deles são:

  • La Traviata, (1853): uma ópera em três actos do compositor italiano Giuseppe Verdi.
  • La Bohème (1895): uma ópera em quatro actos do compositor italiano Giacomo Puccini.
  • La Tosca (1900): outra obra de Giacomo Puccini. É uma ópera em três partes estreada em Roma.

Informações úteis

  • Preço: o preço médio para este tipo de atividade começa normalmente nos 30 euros por pessoa. As crianças com menos de 10 anos têm entrada gratuita no recital.
  • Horário: a atividade começa normalmente às 21:00.
  • Onde: Teatro Nazarena. Via Fontana Vecchia, 3, 98039 Taormina.

6. Venha à Catedral de Taormina à noite para visitar o seu interior e os seus arredores

Catedral de Taormina| ©Effe.Bi
Catedral de Taormina| ©Effe.Bi

A Catedral de Taormina é um monumento de grande valor histórico e arquitetónico da cidade, que pode ser visitado a qualquer hora do dia. No entanto, durante as horas nocturnas, a estrutura e os seus arredores são iluminados, adquirindo um encanto particular que o fará sentir como se tivesse viajado no tempo.

A entrada na catedral medieval é gratuita e está aberta até às 20:00. Poderá apreciar a sua fachada de pedra e a sua imponente torre sineira. Verá também:

  • A nave central: a estrutura é suportada por seis colunas, algumas em mármore rosa e outras monolíticas. Sobre elas, destacam-se quatro arcos.
  • As suas capelas: situadas junto à abside central. Uma delas é representativa do barroco do século XVII e dedicada ao Sacramento, enquanto a segunda é em honra da Virgem das Graças.
  • Os tectos de madeira: encontram-se sobre o transepto e as naves. Notar-se-á o trabalho minucioso através dos motivos árabes esculpidos nas mísulas que rematam as imponentes vigas.

Além disso, mesmo em frente à catedral, verá uma fonte barroca com um centauro coroado, destacando-se no seu centro com um globo e um cetro nas mãos. Este é um dos símbolos mais representativos da cidade, cuja construção remonta ao século XVII.

7. Visite o Parque Trevelyan ou a Villa Comunale e afaste-se da azáfama das ruas de Taormina

Villa Comunale| ©Rascacielos86
Villa Comunale| ©Rascacielos86

Visitar o Parque Trevelyan ou Villa Comunale é outra das coisas para ver e fazer em Taormina à noite. Este belo parque italiano está aberto ao público até às 20:00 horas no inverno e às 24:00 horas no verão e é uma atração turística muito popular.

Este jardim histórico de aproximadamente 22.400 m² tornou-se o principal pulmão natural do centro da cidade. Aqui, encontrará um espaço natural agradável para passear e relaxar, enquanto desfruta de paisagens pitorescas e de vistas panorâmicas sobre o Mediterrâneo.

Durante o passeio, estará rodeado por uma vegetação bastante heterogénea: uma variedade de árvores, flores exóticas e plantas mediterrânicas. Percorrerá também as principais zonas emblemáticas do jardim.

Algumas delas são: - Zona norte: é uma zona composta por dois níveis e ligada por uma rampa. Aí, destaca-se uma praça central, utilizada na antiguidade para descanso e lazer.

  • Regiãocentral: encontra-se um Monumento dedicado aos Mortos da Guerra de 1915 a 1918, um canhão de 1915, uma imponente torre, entre outros.
  • ZonaSul: esta parte do jardim presta homenagem aos mortos de guerra através de uma fileira de oliveiras.

8. Desfrute de uma experiência fotográfica em Taormina à noite

Taormina à noite| ©Alan Aplin
Taormina à noite| ©Alan Aplin

A Taormina nocturna oferece um cenário medieval surpreendente. Graças à iluminação das fachadas e dos monumentos, a cidade ganha uma perspetiva diferente, o que a torna ideal para viver uma experiência fotográfica sozinho ou numa visita guiada com um fotógrafo profissional.

Visita autoguiada

Taormina é uma cidade com uma localização fantástica para ser fotografada: cenas nocturnas de paisagens e monumentos históricos. Basta percorrer as suas ruas e, pouco a pouco, descobrirá lugares incríveis.

Pode passear pelo Corso Umberto, entrar nas esplanadas de alguns restaurantes e cafés para apreciar as vistas panorâmicas, passar pelo Palazzo Corvaja, pela Porta Catania, pelo centro histórico de Taormina, entre outros locais.

Passeio fotográfico

Se optar por um passeio fotográfico por Taormina à noite, será acompanhado por um guia profissional, que lhe ensinará algumas dicas e truques para tirar fotografias de qualidade profissional. Poderá criar, juntamente com ele, um percurso pela cidade de acordo com os seus gostos e necessidades. Depois, partirá a pé em busca dos locais mais fotogénicos.

  • Preço: o custo médio deste passeio fotográfico de Taormina à noite começa normalmente em 399 euros por pessoa.
  • Duração: esta experiência fotográfica com um guia profissional dura normalmente cerca de 2 horas.

9. Veja de perto as ruínas arqueológicas greco-romanas no Teatro Antigo de Taormina

Peça no Teatro Antigo de Taormina| ©Claudio Licciardello
Peça no Teatro Antigo de Taormina| ©Claudio Licciardello

O Teatro Antigo de Taormina é outro destino turístico que abre as suas portas até às 19:00, permitindo-lhe ver à noite estas importantes ruínas arqueológicas do século III a.C.

Pode percorrer o local ao seu próprio ritmo, enquanto observa as diferentes amostras da arquitetura greco-romana predominante. Por exemplo:

  • O imponente anfiteatro com capacidade para 10.000 pessoas.
  • A zona da arena, que na antiguidade foi palco de combates de gladiadores.

Além disso, se a sua viagem coincidir com um dos concertos ou espectáculos musicais mensais, pode prolongar a sua experiência cultural.

A taxa de entrada neste monumento é de aproximadamente 10 euros por pessoa. No entanto, encontrará um preço reduzido de 5 euros (18 a 25 anos) e gratuito para crianças com menos de 18 anos.

10. Visite o Santuario della Madonna della Rocca e suba até a área mais alta de Taormina à noite

Vista do Santuário da Madonna della Rocca| ©Bommer
Vista do Santuário da Madonna della Rocca| ©Bommer

O Santuário da Madonna della Rocca é um destino imperdível, e ainda mais depois do pôr do sol, porque pode desfrutar de uma incrível vista panorâmica a partir do ponto mais alto de Taormina à noite.

Terá de subir um quilómetro de escadas ao longo da via Salita Castello, que o levará diretamente ao santuário, cujas portas estão abertas todos os dias até às 19:00.

À chegada, ficará surpreendido com a beleza e simplicidade desta igreja, construída dentro de uma gruta. Aí, poderá observar:

  • A fachada de pedra rústica tem uma porta com um lintel gravado e duas janelas simétricas.
  • Um edifício lateral utilizado como sacristia.
  • Uma pequena capela nas traseiras.
  • O cruzeiro de betão armado, cuja história remonta a 1930 e que é iluminado todas as noites a partir do lado leste da falésia.

Para além disso, encontrará algumas lojas de produtos alimentares com vistas deslumbrantes sobre a costa. Aqui poderá comer, beber e relaxar antes de regressar ao centro da cidade, quer para apanhar o seu serviço de transporte para o aeroporto de Taormina, quer para continuar a desfrutar desta cidade medieval.

Reservar um transfer do aeroporto de Taormina