Mais sobre: Os 10 melhores passeios de Turim
Turim é uma cidade onde nunca se aborrecerá, pois oferece entretenimento para todas as idades. Entre as melhores coisas para fazer na cidade estão os passeios pelas suas maravilhosas ruas, monumentos, vinhas e chocolatiers. São experiências geralmente divertidas, muitas vezes acompanhadas de desafios e puzzles para que possa participar ativamente. A maioria é feita a pé, uma vez que estão estrategicamente interligadas pela Piazza San Carlo que liga os locais mais importantes.
Este tipo de experiências também oferece degustações gastronómicas, para que possa conhecer as facetas mais encantadoras de Turim. Se você é um daqueles que preferem um passeio tranquilo ou planeja ficar apenas 1 dia na cidade, talvez você deva considerar um passeio no ônibus turístico. Aqui estão todas as atividades guiadas que você pode aproveitar em Turim!
1. Fazer uma visita guiada à cidade

Turim é uma cidade grande e é difícil definir um itinerário completo sem perder nenhum lugar importante. Se planeia passar pelo menos 2 dias em Turim, não pode perder uma visita guiada às suas pequenas e luxuriantes ruas. Desta forma, poderá descobrir edifícios barrocos, explorar praças pitorescas e visitar os cafés tradicionais.
Existem visitas guiadas gratuitas, em que apenas terá de deixar uma gorjeta à sua discrição. No entanto, as melhores opções para uma experiência personalizada são comprar um guia áudio para os pontos mais importantes ou reservar um guia local. Recomendo que tome nota de alguns monumentos, praças e edifícios que não deve perder:
- Piazza San Carlo: uma das praças mais importantes de Itália, é considerada o hall de entrada de Turim, uma vez que os turistas e os habitantes locais tendem a reunir-se aqui.
- Teatro Regio: é um edifício que pertenceu à família real Savoy, cuja construção remonta ao século XVII. Ao longo dos anos foi sendo remodelado, deixando pouco da estrutura original.
- Catedral de San Giovanni Battista: um edifício opulento, que alberga um dos melhores museus de Turim, onde se encontra o Sudário de Jesus Cristo.
- Caffè Al Bicerin: um local fundado em 1763, que se destaca por ser um dos mais antigos cafés de Turim e o primeiro dirigido maioritariamente por mulheres.
Pormenores interessantes
- Preço: a partir de 25 euros por pessoa.
- Duração: cerca de duas horas.
- Meios de transporte: o seu guia irá provavelmente marcar um ponto de encontro. Se decidir fazê-lo sozinho, pode alugar uma bicicleta ou tirar partido dos transportes públicos, que oferecem metro, autocarro, elétrico e skates eléctricos para alugar.
2. Desfrute de uma experiência privada em Turim

Turim é uma cidade que merece ser apreciada sem pressas e sem aglomerações, pelo que uma visita personalizada é uma opção a considerar. Este percurso pode ser ajustado ao seu gosto, de acordo com os monumentos que chamam a sua atenção. Por esta razão, recomendo que planeie com antecedência, para não ir às cegas. No entanto, como se trata de uma experiência privada em que apenas o seu grupo participará, pode desfrutar da atenção exclusiva do seu guia.
Entre as melhores coisas para fazer em Turim está uma visita à Mole Antonelliana, cujas vistas panorâmicas o deixarão maravilhado. Outros locais recomendados incluem:
- Chiesa della Gran Madre di Dio: a igreja daMãe de Deus é um ícone religioso, erguendo-se numa imponente colina. A área em geral é muito agradável e uma lenda local afirma que o Santo Graal está escondido aqui.
- Piazza Castello: uma praça icónica que rodeia o Palácio Real de Turim, o Palazzo Madama e o Teatro Regio, onde se pode absorver arte, história e cultura.
- Palazzo Madama: é um complexo arquitetónico que se encontra entre as residências reais da família Savoy, onde se esconde o famoso Museu de Arte Antiga.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 51 euros por pessoa.
- Duração: entre duas e seis horas.
- Meios de transporte: geralmente a pé, mas a cidade está muito bem servida de transportes públicos e dos melhores autocarros turísticos de Turim.
3. Descobrir a vida nocturna de Turim

Turim transforma-se à noite e revela o seu lado mais misterioso, com lendas locais a não perder. As visitas nocturnas são famosas e permitem-lhe explorar o yin e o yang da capital piemontesa, onde o passado da magia negra e da magia branca coexistem. Seguirá pistas que o levarão a monumentos, museus, grutas alquimistas e igrejas antigas.
À noite, a cidade é mais impressionante e a calma de cada canto da cidade reflecte-se, permitindo-lhe contemplar os monumentos de uma perspetiva diferente. Além disso, algumas zonas estarão abertas apenas ao seu grupo, o que torna esta aventura ousada e algo assustadora. É preferível optar por uma visita guiada, uma vez que não poderá entrar sozinho em museus e outros edifícios que requerem autorização. Este tipo de experiências mergulha em algumas das melhores coisas para fazer em Turim, entre elas:
- Piazza Statuto: considerada a porta de entrada para o inferno, aqui ser-lhe-ão mostrados os detalhes assombrosos da sua estrutura e conhecerá a estátua que se acredita pertencer a Lúcifer.
- Cavernas Alquímicas: localizadas na parte subterrânea de Turim, onde aparentemente eram realizados rituais mágicos.
- Piazza Castello: acredita-se que nesta área existem estátuas de anjos secretos, que escondem mensagens muito perturbadoras.
Pormenores de interesse
- Preço: a partir de 39 euros por pessoa.
- Duração: quase três horas.
- Meios de transporte: o passeio é normalmente feito a pé. Recomendo reservar a experiência aos fins-de-semana, pois o autocarro noturno funciona a partir da meia-noite às sextas-feiras, sábados e feriados.
4. Aventure-se nas passagens secretas de Turim

Ao chegar a Turim, é provável que pense que se trata de uma cidade bonita, onde o que se vê à superfície é tudo o que tem para oferecer. No entanto, esta visita guiada vai mudar a forma como vê a capital piemontesa. Por baixo das ruas antigas existem túneis em forma de labirinto, que foram usados estrategicamente na Segunda Guerra Mundial. Também foi usado como casa de gelo da família real, por isso não é de admirar que tenha uma variedade de pontos turísticos.
É ideal se estiveres à procura de coisas para fazer em Turim com crianças, pois podes verificar o seguinte:
- Infernotti: antigas caves de vinho, que também foram utilizadas como esconderijos aéreos durante guerras e confrontos. Acredita-se mesmo que as sociedades secretas que usavam magia negra e branca se reuniam aqui.
- Museo Pietro Micca: é um dos melhores museus locais, uma vez que foi construído em honra de um soldado que, em 1706, defendeu a cidade das tropas francesas.
- Cimitero di San Pietro in Vincoli: provavelmente a secção mais assustadora, pois é um cemitério antigo, sem atividade desde o século XIX. É provável que vos falem do fantasma que algumas pessoas acreditam ter visto.
Pormenores interessantes
- Preço: a partir de 39 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente três horas.
- Meios de transporte: geralmente a pé,
5. Explorar a arquitetura e a arte de Turim

Turim tem alguns dos edifícios mais bonitos e elegantes do norte de Itália, por isso vale a pena ver com os próprios olhos. As suas estruturas são a prova viva da Arte Nova, uma tendência artística adoptada durante o modernismo que foi influenciada por mestres belgas e franceses. Com um guia local, é mais fácil encontrar os destaques e compreender a sua história.
Desta forma, poderá chegar a:
- A Casa Fenoglio-Lafleur, considerada o exemplo perfeito de Art Nouveau em Turim devido às suas belas janelas.
- Um café ba com decoração Art Nouveau, onde pode relaxar e recarregar as suas baterias.
- A Casa dei Draghi, um edifício neo-gótico que se assemelha às residências reais durante a época medieval.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 52 euros por pessoa.
- Duração: cerca de duas horas.
- Meios de transporte: geralmente, é fixado um ponto de encontro. Para se deslocar, pode aproveitar as diferentes opções de transportes públicos.
6. Percorrer a cidade de autocarro

Os melhores autocarros de turismo de Turim oferecem uma experiência completa, que lhe poupará tempo e evitará caminhadas intermináveis pela cidade. É perfeito para quem tem itinerários apertados ou para quem quer ter uma primeira visão da cidade. Tem quatro rotas que podem ser reservadas por 24 ou 48 horas para ver a cidade velha, os melhores museus locais, os edifícios inovadores e os arredores de Turim.
É um passeio auto-guiado com comentários pré-gravados, disponível em várias línguas, e permite-lhe sair e entrar quantas vezes quiser durante o período de tempo contratado. Considero-o ideal para almas livres que não querem estar presas a um grupo, nem depender de um guia. Durante esta experiência, poderá testemunhar a beleza do Museu Egicipcio, do Palácio Real de Venaria, da Pinacoteca Agnelli e de diferentes paragens centradas nas melhores opções locais.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 21 euros por pessoa.
- Duração: pode fazer o passeio completo sem paragens que dura aproximadamente uma hora, mas se decidir subir e descer ao seu próprio ritmo, poderá ter de lhe dedicar pelo menos um dia inteiro.
7. Mergulhe numa caça aos fantasmas em Turim

Turim é uma cidade que, sem dúvida, o fará apaixonar-se pelas suas actividades imprevisíveis. Esteja avisado, este passeio criará uma ligação indestrutível com a capital piemontesa. É um percurso de exploração, onde se pode aprender enquanto se diverte. Atreva-se a viajar no tempo e a descobrir como era esta cidade italiana há séculos atrás, bem como a descobrir histórias interessantes sobre magia e ocultismo.
Entre as melhores coisas para fazer em Turim está esta busca original que o leva através de numerosos desafios e obstáculos, tais como a procura do diabo escondido pela cidade. Pode fazê-lo ao seu próprio ritmo, fazer paragens para descansar quando necessário e não precisa de um mapa, GPS ou guia, apenas de uma aplicação móvel com direcções que o levarão de um lugar para outro.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 8 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente uma hora e meia, mas pode ser feito ao seu próprio ritmo.
- Meios de transporte: geralmente, uma aplicação irá guiá-lo e o ideal é fazer o passeio a pé.
8. Não perca um tour de comida de rua em Turim

A gastronomia de Turim é a principal atração da capital piemontesa, onde a comida é tão boa que não vai querer ir embora. Por isso, recomendo-lhe que saia à rua para provar os sabores autênticos numa visita guiada a bancas de rua e restaurantes tradicionais. Desta forma, poderá saborear a cerveja piemontesa, o delicioso vinho de vermute, as sandes salgadas, o Gofri turinês (que é a sua versão imbatível de um waffle) e o esperado gelado artesanal.
Também lhe podem ser oferecidas tábuas de queijo e, enquanto passeia pelas suas ruas emblemáticas, poderá ter a oportunidade de parar em casa de uma família local. É claro que não pode faltar uma paragem para as opções de pizza em Piemonte, que oferecem uma versão local cozinhada numa frigideira de ferro.
Detalhes de interesse
- Preço: a partir de 95 euros por pessoa.
- Duração: aproximadamente três horas.
- Meios de transporte: os transferes não costumam estar incluídos, uma vez que o passeio é geralmente feito a pé. É possível aproveitar a rota dos autocarros turísticos de Turim para se deslocar em alguns pontos.
9. Descobrir os cafés históricos de Turim

É bom que ainda tenha apetite e estômago, porque a gastronomia local é tão extensa que é melhor reservar um bom espaço para ela no seu itinerário. Na época da unificação e durante a dinastia Savoia, o lanche da tarde era sagrado. De facto, os cafés tradicionais eram o ponto de encontro de sociedades secretas, artistas, políticos e membros da nobreza.
Daí a variedade de cafés que surgem com um cheiro atraente quando se aproxima a hora do pequeno-almoço ou do lanche. Recorde-se que os turinenses estão habituados a petiscar sob os parâmetros da Merienda Real. É um ritual que é acompanhado por diferentes pratos da gastronomia local, como chocolates, chocolate quente e pastelaria salgada. Este passeio leva-o através dos cafés históricos de Turim, entre os quais se destacam os seguintes:
- Caffè Mulassano: um café-bar ao ar livre, onde se pode provar iguarias locais e saborear o tramezzino, uma sanduíche que foi criada neste peculiar café.
- Caffè Baratti: um café vintage fundado em 1858, onde recomendo que prove as suas iguarias e se delicie com a sua beleza envolvente.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 75 euros por pessoa.
- Duração: cerca de duas horas.
- Meios de transporte: geralmente, é marcado um ponto de encontro para iniciar o passeio.
10. Provar os melhores vinhos de Turim

O Piemonte produz vinhos deliciosos que não pode deixar de provar, sobretudo se estiver na cidade de origem do vermute. Trata-se de um vinho aromatizado com ervas em diferentes apresentações, que era a bebida preferida dos nobres. Nas ruas de Turim é fácil participar numa prova de vinhos, uma experiência sensorial que irá testar o seu paladar.
Também pode visitar o Museu Carpano, onde é revelada a história da produção local de vinho. Tudo começou quando Antonio Benedetto Carpano abriu uma pequena loja onde vendia a bebida de fabrico artesanal. O sucesso foi tão grande que teve de abrir um bar disponível 24 horas por dia. Atualmente, o legado familiar é preservado neste edifício histórico, onde se pode visitar a casa da família e a fábrica.
Detalhes interessantes
- Preço: a partir de 47 euros por pessoa.
- Duração: quase duas horas.
- Meios de transporte: normalmente há um ponto de encontro fixo, mas há transportes públicos disponíveis nas proximidades.