10 coisas para ver e fazer em Turim com crianças
Em Turim, a diversão é garantida para os mais pequenos, uma vez que é uma cidade familiar com alternativas de entretenimento muito interessantes. Aqui estão algumas opções de diversão para todos os gostos!
Turim é uma das cidades italianas mais amigas das crianças, repleta de coisas fascinantes e divertidas para fazer. Encontrará tudo, desde museus educativos a actividades interactivas que revelam segredos locais. Além disso, os mais pequenos podem desfrutar dos benefícios da natureza, em espaços como os jardins do Palácio Real.
Uma vantagem é que tem boas ligações de transportes, bem como passeios nos melhores autocarros turísticos. Na capital piemontesa, também é possível levar as crianças empasseios mágicos, passeios por túneis subterrâneos e parques aquáticos. Naturalmente, o elemento mais importante de Turim é, sem dúvida, a sua gastronomia. A cidade oferece degustações de chocolate, passeios de pizza napolitana, romana e piemontesa, bem como a oportunidade de experimentar um verdadeiro lanche turinês.
1. Participe num jogo de exploração em Turim
Um jogo de exploração é uma forma de estimular a criatividade dos mais pequenos. Durante a sua viagem a Turim, pode tirar partido de uma dinâmica de grupo, que inclui desafios que ajudarão toda a família a melhorar as suas capacidades motoras, sociais e emocionais. Assim, trata-se de um passeio pela cidade velha onde terão de resolver enigmas como um detetive profissional para encontrar lugares especiais. Estará sempre sozinho, seguindo um percurso interativo marcado numa aplicação autoguiada que não necessita de ligação à Internet.
Não é por acaso que se trata de uma das melhores excursões locais, uma vez que pode começar a jogar quando quiser. Vai ser confrontado com um grande puzzle, à medida que vai resolvendo enigmas, obtendo novas pistas e chegando a novos locais.
Alguns dos locais emblemáticos que pode visitar incluem a Piazza Statuto, o Santuario della Consolata, a Catedral de São João Batista e o Museu Egípcio, onde as crianças podem passar algum tempo a navegar. A experiência pode ser adquirida a partir de8 euros e pode participar apenas com a sua família ou amigos, ou mesmo sozinho, se viajar desacompanhado. O melhor é dividi-lo entre quatro pessoas para decifrar facilmente as pistas, ou criar equipas para competir. Desta forma, descobrirá como era esta cidade italiana há séculos atrás, bem como os mitos sobre fantasmas que rodeiam Turim.
2. Visitar o Museu Nacional do Automóvel em Turim
Outra experiência muito interessante para as crianças é uma visita ao Museu Nacional do Automóvel em Turim. Tem uma coleção fantástica de cerca de 200 carros de 80 marcas diferentes. Na companhia dos mais pequenos, é preferível evitar as visitas guiadas, pois podem ficar cansados.
Em vez disso, pode comprar um bilhete com audi oguia para explorar por si próprio, sem pressas ou multidões. É um dosmelhores museus de Turim, devido à sua idade e variedade de exposições. Especificamente, tem três andares divididos em temas muito interessantes e actividades para crianças: oficinas onde podem criar o seu próprio carro, jogos de exploração e visitas guiadas às salas dos carros que fizeram história. Aqui poderá ver o primeiro automóvel a circular em Itália, o Peugeot Type 3, datado de 1892.
Além disso, encontrará várias paragens informativas com explicações sobre cada carro, motor ou mota. Recomendo combinar esta visita com um passeio nosmelhores autocarros turísticos de Turim. Desta forma, poderá aproveitar o seu tempo na cidade para visitar outros locais turísticos. Se estiver a pensar em apanhar o autocarro, deve ter em conta que o museu está localizado na paragem n.º 4 da linha vermelha. Além disso, o custo deste tipo de experiência começa em 42 euros e pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10:00 às 19:00 horas, e às segundas-feiras, das 10:00 às 14:00 horas.
3. Aproveite uma viagem no autocarro turístico de Turim
As crianças tendem a ficar cansadas durante longos passeios a pé pelas ruas, por isso, para passear pela cidade, é melhor aproveitar os melhores autocarros turísticos de Turim. São uma experiência fascinante para todas as idades, uma vez que têm várias rotas que o ligam aos arredores e aos monumentos, edifícios e atracções mais cobiçados.
Pode subir e descer quando quiser, fazer pausas e visitar espaços ideais para os mais pequenos, como o Museu Nacional do Automóvel. Umaforma divertida e educativa de ver a cidade com crianças, pode escolher entre um passe de 24 ou 48 horas, dependendo do seu itinerário. Uma vantagem é o facto de estar normalmente disponível em várias línguas, pelo que as crianças poderão compreender os comentários interactivos durante a visita. A principal razão pela qual o recomendo para os mais pequenos é que oferece uma aplicação móvel gratuita conhecida como "Tourist Experience", que tem jogos e actividades para crianças. Note que este autocarro pode ser reservado a partir de 21 euros. Além disso, a linha A está disponível de novembro a março, enquanto a linha ABC só está disponível de abril a outubro.
4. Aventure-se nas passagens secretas de Turim
Para conhecer a cidade de uma perspetiva diferente, não perca um passeio pelas suas passagens subterrâneas. Pode ser feito com crianças, que ficarão encantadas ao descobrir anedotas, mistérios e lendas locais. Ao longo do percurso, encontrarão espectáculos dramatizados, bem como percursos de obstáculos que vos desafiarão a decifrar enigmas.
Para começar a experiência, terá de descer alguns metros debaixo da terra, prepare-se para encontrar antigos cemitérios, casas de gelo reais, abrigos da Segunda Guerra Mundial e passagens que costumavam interligar a cidade antiga. Não é de surpreender que estas passagens estejam ensombradas porhistórias de fantasmas, uma vez que a maioria delas foi escavada por volta de 1706. É definitivamente uma das melhores coisas para fazer em Turim, especialmente se for com crianças cheias de curiosidade e expetativa. É uma experiência lúdica que pode ser encontrada a partir de 40 euros, onde descobrirá o lado oculto do Piemonte. A principal vantagem de fazer uma visita guiada é que um guia experiente irá conduzi-lo através do labirinto de túneis, apontando tudo o que precisa de saber. Note-se que não é adequado para pessoas claustrofóbicas.
5. Visita aos jardins do Palácio Real de Turim
Os espaços do Palácio Real de Tu rim podem ser uma opção interessante para as crianças, que se sentirão atraídas pelos seus jardins coloridos. Aqui encontrará áreas abertas onde se realizam eventos para crianças, como oficinas de arte, contos, peças de teatro para todas as idades, passeios educativos e muito mais. De facto, algumas áreas são gratuitas para crianças com menos de dezoito anos.
Acredita-se que os jardins do palácio tenham sido o cenário de mistérios locais, o que aumenta consideravelmente o seu atrativo. Poderá encontrar actividades e visitas guiadas que despertarão a imaginação das crianças, com buscas de personagens históricas piemontesas. Além disso, os jardins são espaçosos e repletos de árvores, baloiços, aromas da natureza e sons bucólicos que o irão cativar.
6. Divirta-se num passeio mágico por Turim
Descubra a perspetiva esotérica de Turim, considerada a capital da magia negra e branca da Europa. O seu lado chiaroscuro é maravilhoso, pois está cheio de segredos e contrastes. Os mais pequenos vão adorar descobrir truques de magia, ouvir lendas locais e visitar enclaves misteriosos que se enquadram no perfil enigmático da cidade. Não se preocupe! É adequado para todas as idades, embora as crianças com mais de cinco anos possam tirar mais partido.
É, sem dúvida, uma das melhores visitas guiadas de Turim e existe uma opção gratuita que é conduzida em inglês, embora se esgote rapidamente. Em todo o caso, é mais económico adquirir o cartão Torino+Piemonte, que inclui mais de 200 actividades e tem alguns passeios de magia e lendas. Além disso, durante este tipo de experiência pode visitar:
- Piazza Statuto: uma estátua impressionante conhecida como o coração da escuridão de Turim, nesta paragem ilustrativa pode descobrir segredos de alquimia e magia negra.
- Porta do Diabo: é a entrada secreta do Palácio Real de Turim, com emblemas maçónicos, um tipo de simbolismo utilizado pelos primeiros arquitectos de catedrais famosas.
- Grutas Alquímicas: são os túneis secretos da cidade, mas são diferentes da visita subterrânea porque neste caso apenas se exploram os restos de magia nos locais que foram palco de rituais e feitiços mágicos.
7. Desfrutar de um lanche turinês real
Não há nada melhor do que um lanche da tarde, especialmente se o desfrutares com a tua família. Em Turim, pode sentir-se como um membro da realeza, enquanto prova os doces típicos que as classes abastadas costumavam comer no século XIX durante a tarde. As crianças vão certamente divertir-se muito, pois a gastronomia piemontesa é muito generosa para o paladar.
Note-se que existem dois tipos de lanche da tarde real, o lanche de 1700 que acompanha chávenas de chocolate quente com os doces mais antigos do perímetro, como o Diablottino, considerado um dos chocolates mais antigos do mundo. O lanche dos anos 1800 é acompanhado pelo café Bicerin, uma bebida tradicional feita de café, cacau e natas, e oferece diferentes tipos de pastelaria salgada.
Os melhores lugares para saborear um autêntico lanche turinês são o Caffe Reale e a Gelateria Pepino. Este tipo de experiências pode ser encontrado a partir de 10 euros e pode ser combinado com a rota da pastelaria: uma atividade de degustação que explora os melhores cafés locais.
8. Aproveitar ao máximo os parques aquáticos de Turim
Para uma pausa do comum, pode dirigir-se aos parques aquáticos de Turim, que são pequenos mas muito divertidos. Combinam passeios e atracções com um cenário natural impressionante, e não é preciso ir muito longe da cidade para os encontrar. Sem dúvida, a capital piemontesa oferece aos seus visitantes a opção de combinar diversão, para que toda a família possa divertir-se. Alguns dos parques a não perder incluem:
- Lido Pool: no bairro de Mirafiori encontra-se um interessante parque temático, rodeado de piscinas para todas as idades. Tem escorregas com curvas ousadas, áreas de piquenique, campos de futebol e voleibol, entre outros.
- Piscina Comunale Trecate: é um parque temático colorido, onde se pode desfrutar de modernas atracções aquáticas. Tem uma variedade de piscinas e escorregas, zonas olímpicas, áreas de lazer para crianças, spa e um restaurante.
- Ondaland: é um parque aquático situado a cinquenta minutos de Turim, ideal se planeia ficar pelo menos dois dias na cidade. É o maior e tem cerca de vinte atracções com piscinas de ondas, escorregas aquáticos, rios de água branca e muito mais.
Note-se que os parques oferecem frequentemente descontos para famílias numerosas. Os bilhetes começam normalmente nos 7 euros, mas são quase sempre mais baratos para as crianças.
9. Provar a melhor pizza de Turim
A pizza é um prato que teve origem em Itália no século XVII, por isso é um prato obrigatório na sua visita à cidade. Preparar uma rota de pizza é uma das melhores coisas para fazer em Turim, especialmente se estiver a viajar com crianças. A comida aqui é boa e de preço generoso, com uma variedade de opções para agradar até aos paladares mais exigentes.
A pizza tradicional da capital piemontesa é a pizza al tegamino feita numa frigideira de ferro que transforma completamente o seu sabor. Além disso, pode experimentar diferentes estilos de pizza:romana, napolitana e piemontesa, com propostas únicas que o levarão numa maravilhosa viagem gastronómica. O itinerário pode ser concebido por si próprio, de acordo com os seus desejos e orçamento. No entanto, uma visita guiada é ideal, uma vez que os habitantes locais conhecem os melhores sítios para comer.
Há mesmo rotas que exploram as melhores gelatarias e pizzarias, criando uma combinação explosiva. Se fores sozinho, podes encontrar a melhor pizza de Turim em:
- Pizzium: um local tradicional onde pode experimentar a pizza napolitana feita em forno a lenha, com coberturas à sua escolha.
- La Capannina: um dos melhores lugares para experimentar a típica pizza al tegamino, este restaurante está na cidade desde 1956 e oferece
- México 86: é um restaurante que funde a cozinha mexicana e italiana, oferecendo pizza e tacos como pratos principais. Para além disso, pode encontrar opções curiosas como a pizza com nachos, guacamole e carne picada. A sua principal atração é o facto de ter uma área de lazer para crianças com escorregas e piscinas de bolas.
- Pizzeria La Piazzetta: outro local ideal para provar a pizza piemontesa, com áreas para crianças e actividades como pinturas faciais, balões e espectáculos de magia.
10. Passeio pelo sistema solar no Planetário de Turim
Sem dúvida, o Planetário de Turim ou Infinito Planetário de Turim é um sítio maravilhoso para visitar com crianças. Está imerso em exposições interactivas que tornam divertida a aprendizagem sobre o espaço e a astronomia. De facto, o ponto alto é o simulador do sistema solar, onde se pode caminhar em tempo real ao lado dos planetas e observar o céu noturno, enquanto se ouvem factos interessantes.
As crianças ficarão certamente entusiasmadas ao descobrirem onde se encontram os planetas em tempo real. Em geral, há actividades para todas as idades, tais como espectáculos de constelações e espectáculos temáticos para famílias no primeiro fim de semana de cada mês. Há também um museu, um laboratório com missões secretas e uma mascote robótica, que é um cão simpático que irá cativar os mais pequenos.