Mais sobre: Melhores Coisas para Fazer em Turim
Turim é a capital do Piemonte, uma cidade situada no norte de Itália. É conhecida pelos seus edifícios requintados e ruas pitorescas, repletas de experiências inesquecíveis. Pode fazer passeios históricos, descobrir a incomparável gastronomia piemontesa e apreciar a beleza dos seus locais mais famosos. Por exemplo, não podes perder uma visita ao Palácio Real, ao Museu Egípcio e ao Palazzo Madama.
Além disso, as melhores actividades em Turim incluem experiências de rua, destaques artísticos e segredos da cidade velha. É claro que uma visita a esta cidade não está completa sem uma ida à Sacra di San Michele, uma beleza sagrada no topo de uma colina. Há tantas coisas para fazer neste destino italiano, aqui estão todas as opções que não podes perder!
1. Desfrutar de um passeio pelas ruas de Turim
Turim é uma cidade italiana muito elegante, com uma história rica, gastronomia, sítios artísticos e eventos de alta classe. Não perca a oportunidade de ver os seus edifícios barrocos e os contrastes que tornam este canto da Europa especial. Se não quer perder nada, então deve aproveitar uma experiência guiada para conhecer os seus monumentos, praças e pontos escondidos que a tornam especial. Os habitantes locais conhecem os locais mais agradáveis e divertidos para visitar, pelo que o podem informar sobre o que ver e fazer.
Se planeia passar pelo menos 2 dias na cidade, então tem de verificar os pontos de visita obrigatória:
- Piazza San Carlo: está localizada no coração da cidade e durante a sua estadia irá passar por aqui muitas vezes, uma vez que interliga as quatro artérias principais, conhecidas como Via Roma, Via Garibaldi, Via Po e Via Pietro Micca.
- Ristorante del Cambio: Um famoso restaurante piemontês que ostenta estrelas Michelin e uma longa lista de celebridades que já desfrutaram de uma refeição aqui. Entre elas estão Audrey Hepburn, Nietzsche e a família Agnelli.
- Galleria Subalpina: Se quiser viajar no tempo, provavelmente tem de dar uma olhadela a esta autêntica galeria que foi construída no século XIX. O seu elegante estilo renascentista lembrar-lhe-á a Galleria Vittorio Emanuele II em Milão.
2. Desfrute de uma experiência gastronómica em Turim
Uma atividade autêntica e imperdível em Turim é mergulhar nas tradições mais marcantes deste perímetro italiano. A melhor maneira de o fazer é com uma experiência gastronómica em casa de um habitante local.
É ideal para quem gosta de conhecer uma cidade através do paladar, uma vez que um local irá preparar para si especialidades da cozinha piemontesa. Se há uma coisa que pode fazer em Turim até se cansar é, sem dúvida, comer. Encontrará opções em todo o lado, mas nada se compara à experiência de receitas requintadas feitas com ingredientes de qualidade. Geralmente, é preciso reservarduas horas para esta degustação. Se tem pouco tempo e só planeia estar em Turim durante 1 dia, esta é a sua oportunidade de a experimentar:
- Tomini al verde: a Itália é famosa pelas suas especialidades de queijo, este prato oferece um queijo típico do Piemonte acompanhado por um molho aromatizado com azeite, salsa, alcaparras, anchovas e alho.
- Agnolotti del plin: escape aos limites do seguro e atreva-se a experimentar uma massa recheada com carne grelhada.
- Bonet: claro que a sobremesa é obrigatória e pode experimentar uma das mais famosas da gastronomia local. É feito com ovos, cacau, café e biscoitos amaretti. Estes biscoitos são também uma loucura para o paladar, feitos com amêndoas e claras de ovo.
Estes são apenas alguns dos pratos que pode experimentar durante esta experiência, mas esteja aberto a surpreender-se com pratos sazonais e sabores explosivos.
3. Mergulhe numa visita guiada ao Palácio Real.
O Palácio Real de Turim é um dos espaços mais impressionantes, onde se pode desfrutar de um itinerário cheio de aprendizagem. Se fores sozinho, não te esqueças de trazer um mapa da estrutura, porque há muito para ver. Foi construído no final do século XVI, encomendado pela dinastia reinante da Saboia da época. As visitas guiadas estão disponíveis a partir de 51 euros, permitindo-lhe evitar as filas de espera para este cobiçado edifício.
A não perder aqui a Scala delle Forbici, uma magnífica escadaria colorida construída especialmente para o casamento do Príncipe Carlos Emanuel III com Anna Christina da Baviera. Em geral, tem 5 áreas notáveis que não pode perder:
- Salões do Palácio Real: tem três andares conhecidos como a Sala do Trono, onde estão abrigados os apartamentos ducais, e o Salão de Baile que testemunhou festas exuberantes. Entre estes espaços pode apreciar-se a Cúpula da Cappella della Sacra Sindone, onde há anos se guardava o Santo Sudário onde foi envolvido Jesus Cristo. Tem outras salas opulentas como a Galleria del Daniel e o Salone degli Svizzeri.
- Armaria Real: aqui se encontram algumas das mais antigas e importantes colecções de armas do mundo.
- Biblioteca Real: contém cerca de 220.000 volumes antigos, bem como desenhos de artistas importantes.
- Galeria Sabauda: possui centenas de pinturas que pertenceram à família Savoy, seus fundadores.
- Museu Arqueológico: considerado um dos melhores museus de Turim, possui objectos da época romana e tesouros de prata. Está localizado no subsolo e abriga bustos, esculturas e outros itens fascinantes.
4. Visite o Museu Egípcio e viaje por mais de um século de história.
Viaje ao Egipto sem sair de Turim, numa experiência museológica única. Lar de mais de um século de história, é uma das colecções mais importantes do mundo. Passe pelo menos duas horas a explorar mais de 37.000 artefactos de valor inestimável.
Pode fazer uma visita sozinho, mas está sempre muito cheio, pelo que é preferível optar por uma experiência guiada para pequenos grupos sem filas de espera. Desta forma, pode apreciar confortavelmente os achados, cuidadosamente guardados noMuseu Egípcio de Turim, que não está em vão entre os melhores museus da cidade. Os seus corredores são dedicados à cultura egípcia e pode aproveitar a oportunidade para os apreciar:
- Galeria dos reis: poderá ver estátuas fascinantes dos faraós mais famosos da história, como Tutankhamun, Ramsés II ou Amun.
- Ostracon da Bailarina: uma joia guardada que se acredita ter sido recuperada entre 1292 e 1076 a.C. Representa a bailarina acrobática, uma figura da dança ginástica do Antigo Egipto.
- Livro dos Mortos de Luefankh: viajar até à época helenística, para ver um autêntico papiro que continha instruções sobre como sobreviver no outro mundo.
5. Explorar o mistério do Santo Sudário na Catedral de Turim.
A Catedral de Turim ou Duomo di Torino é um monumento gratuito onde está guardado o Sudário de Turim, que envolveu o corpo de Jesus Cristo. Pode ser visto em algumas ocasiões durante cerimónias sagradas, conhecidas como a Ostensão do Santo Sudário. Além disso, o encanto deste edifício sagrado reside na sua arquitetura harmoniosa, uma vez que foi construído sobre os restos de três igrejas e tem belas áreas como a torre do sino, a cúpula octogonal e a capela.
Aqui encontrará alguns túmulos da família real italiana, bem como o túmulo do Beato Pier Giorgio Frassati. Note-se que a catedral está situada no centro histórico, pelo que é uma maravilha rodeada de monumentos e locais emblemáticos que são obrigatórios na sua viagem por Itália.
Se planear ficar pelo menos 2 dias na cidade, pode apreciar a paisagem e tirar partido do Cartão Piemonte, que oferece acesso gratuito ou com desconto a certas atracções da Cidade Velha. Alguns dos locais que pode visitar perto da catedral incluem:
- O Museu Egípcio de Turim, razão suficiente para desfrutar de um passeio pela Cidade Velha.
- A Porta do Palatino, a entrada da antiga cidade romana, pela qual passará várias vezes durante a sua estadia em Turim.
- O Mercado del Balloon, um mercado peculiar e cheio de contrastes, ideal para conhecer a cidade de uma perspetiva diferente. Realiza-se habitualmente todos os sábados e tem zonas de alimentação, artesanato, roupa, flores e muito mais.
6. Não perca o Museu de Arte Oriental de Turim
O Museu de Arte Oriental de Turim está longe de ser uma experiência tradicional, albergando uma das mais valiosas colecções de arte asiática em Itália.
Tem cinco galerias que pode explorar ao seu próprio ritmo, dentro de uma estrutura original do século XVIII que foi remodelada para criar este museu em 2008. É um dosmelhores museus de Turim, pois pode viajar através de obras japonesas, paquistanesas e chinesas. Além disso, poderá vislumbrar pinturas, gravuras e outros objectos de arte notáveis, tais como exposições artísticas de dragões de três dedos. Note-se que a visita começa nos seus jardins de sonho, passando depois para três andares repletos de obras fantásticas. Nas suas salas, pode ver arte secular, colecções de arte islâmica e desfrutar de eventos especiais: concertos e actividades educativas, ideais se estiver à procura de coisas para fazer em Turim com crianças; também workshops de arte, palestras e muito mais.
7. Entrar no Palazzo Madama em Turim
O Palazzo Madama é um castelo deslumbrante onde se pode fazer um passeio histórico. Está localizado na Piazza Castello, a uma curta distância a pé do Palácio Real. Possui colecções de história e arquitetura, estrategicamente divididas. É considerado um dos edifícios mais elegantes que permite uma viagem no tempo através de várias épocas: medieval, renascentista e barroca.
Os melhores autocarros turísticos deTurim incluem visitas ao palácio, pelo que pode ser uma opção a considerar. Existem também visitas guiadas que evitam as filas e permitem apreciar a sua beleza sem as multidões. Um facto interessante é que era originalmente um portão romano, até que acabou por se tornar um imponente castelo. Para além disso, pode visitar o Museu Cívico de Arte Antiga, que alberga centenas de obras de arte.
8. Descubra a beleza arquitetónica da cidade
Turim pode ser considerada a capital da arte, por isso é interessante fazer um passeio pela arte moderna ou Art Nouveau da cidade. É possível traçar um percurso por conta própria ou reservar uma experiência guiada pelas correntes artísticas mais importantes. A maioria das atracções visuais tem a assinatura de Pietro Fenoglio, um mestre arquiteto cuja história é contada nas melhores visitas locais. Se quiser apreciar exemplos de edifícios emblemáticos, recomendo-lhe que considere:
- Casa Fenoglio-Lafleur: é um dos melhores exemplos do estilo Liberty italiano, uma corrente artística que chegou à capital piemontesa em 1902. Reserve alguns minutos para se maravilhar com as suas grandes janelas coloridas e varandas de ferro forjado.
- Casa dei Draghi: um edifício que mistura o estilo neo-gótico com o Art Deco, tem cinco andares imponentes que valem a pena ver.
9. Não perca um pôr do sol nos miradouros locais
É claro que não se pode deixar Turim sem desfrutar de uma vista panorâmica da sua imponente fachada. A capital piemontesa tem enclaves estratégicos, onde se pode apreciar o colorido do pôr do sol e vislumbrar os edifícios mais importantes. Uma opção menos concorrida é o miradouro do Monte dei Cappucini, situado numa colina de fácil acesso.
Se preferir uma alternativa mais confortável e moderna, deve optar pelo miradouro Mole Antonelliana, situado no edifício do Museu do Cinema de Turim. Pode subir num elevador panorâmico, para detalhar todos os cantos da cidade. Outras opções para obter vistas de 360° da cidade são:
- Basílica de Superga: é um edifício muito querido pelos turinenses, pois está localizado numa colina com vistas privilegiadas. Desta forma, terá uma experiência multifacetada, uma vez que pode desfrutar de uma visita guiada às suas instalações, apreciar as vistas e utilizar o antigo elétrico de Turim que é utilizado para subir.
- Campanile del Duomo: esta histórica torre sineira foi construída em 1468 e é uma viagem e tanto, pois é preciso subir cerca de 200 degraus. Prometo-te que vale a pena, pois a recompensa são as vistas das cúpulas dos principais edifícios.
10. Fuga para Sacra di San Michele a partir de Turim
A apenas quarenta e cinco minutos de Turim fica a Sacra di San Michele, uma experiência imperdível se planeia passar mais de dois dias na cidade. É um monumento rico em arte e história, mas saiba que para apreciar a sua beleza de perto terá de subir ao Monte Pirchiriano, a uma altitude de quase 1.000 metros.
Siga os mitos que se entrelaçam em torno desta abadia, que desafiou o tempo e se manteve intacta. Amelhor forma de lá chegar é através de uma visita guiada, para que não tenha de se preocupar com nada. No entanto, também é possível combinar uma visita de comboio e de autocarro para explorar por conta própria. Quanto aos bilhetes, na porta pode comprar um bilhete individual a partir de 8 euros para uma visita auto-guiada de 45 minutos, utilizando códigos QR que desbloqueiam vídeos explicativos. Algumas das coisas que se podem ver neste imponente edifício incluem:
- O Sepulcro dos Monges, que corresponde aos restos de um antigo templo e cemitério.
- A Estátua de Sacra di San Michele, uma peça artística do Arcanjo Miguel doada em 2005 pelo escultor Paul dë Doss-Moroder.
- A Escadaria dos Mortos, assim chamada devido à sua estrutura íngreme que conduz à Porta do Zodíaco de Sacra di San Michele, onde se abrigavam esqueletos antigos e onde atualmente se conservam túmulos sagrados de monges.